Aulas 1 ano 2 BIMESTRE
PRIMEIRA SEMANA AULAS: 01 e 02
ASSUNTO:TEORIAS DA FORMAÇÃO DA TERRA:
Objetivos da Aula:
- A presentar as principais teorias sobre a origem da Terra e suas respectivas
- A presentar as principais teorias sobre a origem da Terra e suas respectivas
Noções preliminares:
As teorias sobre a formação da Terra bem como do universo é um assunto que não tem tanta tradição a serem cobrados pela bancas de vestibulares do país em relação a Geografia. Mas, isso não quer dizer que esse assunto não pode ou venha ser cobrados de forma interdisciplinados em conteúdos cobrados em outras disciplinas como em Biologia, Química e Física e até mesmo em assunto da atualidade. Por isso, vale a pena, você, prestar o máximo de atenção na aula de hoje. Certo?
O que é que você precisa entender sobre esse assunto?
1º - abordagem conceitual de cada uma das teorias;
-destacando as base epistemológica de cada abordagem:
- suas ideias ou conceitos
2º - diferenciar uma da outra
- Relacionar os textos (base da aula) e escrever, em seu caderno, as semelhanças entre as diferenças entre essas concepções.
- Indicar as diferenças que cada uma delas apresentam;
Então vamos lá!!!!!
No inicio desse ano, você aprendeu que as transformações nas paisagens da Terra, isto é, no espaço geográfico vêm acontecendo desde a sua origem.
A respeito da Origem da Terra e do Universo, serão apresentadas duas teorias: uma de caráter religioso, que entendem a criação da Terra como Obra de Deus ou de outros seres superiores. E outra de carácter científico que se apoia nos achados científicos, como as descobertas de fósseis e outras evidências, para explicar a origem/evolução do planeta.
- Mas, qual a origem do Universo?
Essa é uma das perguntas mais intrigantes que alguém pode nos fazer.
- Você sabe qual é a origem de tudo que existe?
- Como surgiu o Universo, a Terra e até mesmo a origem do próprio homem?
http://s.glbimg.com/jo/g1/s//2010/04/14/Galaxias620x520.swf
A explicação religiosa sobre a origem da Terra:
Cada explicação religiosa apresenta particularidades, pois está relacionada à cultura da sociedade que a formulou. No texto a seguir, você poderá constatar isso. O texto foi retirado do Gênesis (um livro do Antigo Testamento, que compõe a Bíblia):
No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Gênesis 1:1-19
O Big Bang e a origem da Terra
Cada explicação religiosa apresenta particularidades, pois está relacionada à cultura da sociedade que a formulou. No texto a seguir, você poderá constatar isso. O texto foi retirado do Gênesis (um livro do Antigo Testamento, que compõe a Bíblia):
No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Gênesis 1:1-19
O Big Bang e a origem da Terra
Para os cientistas, toda a matéria do Universo formou-se a partir de "uma grande explosão" que ocorreu há aproximadamente 15 bilhões de anos. Essa "explosão" recebeu o nome de Big Bang.
Você consegue imaginar o que são 15 bilhões de anos? è muito tempo, sem dúvida. No entanto, esse é o tempo aproximado que muitos cientistas calculam para a idade do Universo.
A teoria do Big Bang diz que toda a matéria existente estava concentrada em um ponto, e uma forte "explosão" fez com que ela fosse fragmentada e sofresse expansão, criando o Universo que conhecemos hoje.
A formação da teoria do Big bang só foi possível graças ao acúmulo de registro e aos estudos realizados ao longo da história do ser humano.
Atualmente pode-se afirmar que todas as estrelas, a Lua e a Terra fizeram parte desse ponto inicial.
Os cientistas acreditam que os efeitos da "explosão" ainda não terminaram, pois o Universo continua em expansão. Esse fato é comprovado pelo afastamento das galáxias formadas a partir do material gerado pela "explosão".
Atividade de Fixação:
PRIMEIRA PARTE
Muitas teorias sobre a origem da Terra apresentam pontos em comuns, apesar de criadas por sociedades e povos distintos.
1 Releia os textos e escreva, em seu caderno, as semelhanças entre as diferentes concpções. Que diferenças elas apresentam?
SEGUNDA PARTE
- Exibição dos videos:
1º Vídeo: O BIG BANG
Você consegue imaginar o que são 15 bilhões de anos? è muito tempo, sem dúvida. No entanto, esse é o tempo aproximado que muitos cientistas calculam para a idade do Universo.
A teoria do Big Bang diz que toda a matéria existente estava concentrada em um ponto, e uma forte "explosão" fez com que ela fosse fragmentada e sofresse expansão, criando o Universo que conhecemos hoje.
A formação da teoria do Big bang só foi possível graças ao acúmulo de registro e aos estudos realizados ao longo da história do ser humano.
Atualmente pode-se afirmar que todas as estrelas, a Lua e a Terra fizeram parte desse ponto inicial.
Os cientistas acreditam que os efeitos da "explosão" ainda não terminaram, pois o Universo continua em expansão. Esse fato é comprovado pelo afastamento das galáxias formadas a partir do material gerado pela "explosão".
Atividade de Fixação:
PRIMEIRA PARTE
Muitas teorias sobre a origem da Terra apresentam pontos em comuns, apesar de criadas por sociedades e povos distintos.
1 Releia os textos e escreva, em seu caderno, as semelhanças entre as diferentes concpções. Que diferenças elas apresentam?
SEGUNDA PARTE
DEBATE SOBRE AS DUAS TEORIAS MAIS ACEITAS PELOS ALUNOS: TEORIA EVOLUCIONISTA versus TEORIA CRIACIONISTA
Desenvolvimento da aula:- Exibição dos videos:
1º Vídeo: O BIG BANG
2º Vídeo: Criacionismo X Evolucionismo - Contradições e Evidências
SEGUNDA SEMANA AULAS: 03 e 04
ASSUNTO:TEORIAS DA FORMAÇÃO DA TERRA:
Objetivos da Aula:
-
-
A origem do Sistema Solor e do planeta Terra:
A ciência explica a formação do Sistema solar pela Teoria da nebulosa.
Observe:
Os esquemas acima são representações artísticas, nas quais as cores e a escala não correspondem à realidade.
Um desses planeta foi a Terra, que se formou há aproximdamente 4,5 bilhões de anos.
Os cientistas acreditam que a Terra também teria se formado pelo agrupamento de inúmeros fragmentos, formando um corpo semelhante a uma esfera compacta e quente.
Segundo a Teoria da Grande Explosão ou Big Bang, no início, a Terra não possuía um formato regular como o atual. Contudo, à medida que foi atraindo maior quantidade de matéria, começou a tomar sua forma relativamente esférica.
Alguns milhões de anos se passaram. Enquanto isso a temperatura diminuía e a massa começava a se separar em camadas. A parte externa foi se solidificando, formando a crosta, muito fina no inicio, mas tornando-se mais espessa com o passar do tempo. Só depois que a temperatura da crosta diminuiu o suficiente é que começou a exestir água no estado líquido na superfície terrestre. Ou seja, o nosso planeta evoluiu com o decorrer do tempo. E gradativamente novos elementos lhe foram sendo adicionados, estes aos poucos se transformaram até chegar aos componentes que convivemos hoje como o ar, o solo, água, os quais foram essenciais para o surgimento dos seres vivos.
Uma forma de representar a estrutura interna da Terra é dividi-la em três compartimentos: Crosta, Manto e Núcleo. Nessa divisão, a crosta é a camada superficial sólida, com espessura de 35 km. Abaixo da crosta situa-se o manto, que vai até 2. 900 km de profundidade. As rochas do manto comportam-se como um fluido muito viscoso para grandes intervalos de tempo. A camada mais interior é o núcleo, fluido extremamente solido na parte mais interna da Terra. Essa e o modelo de representar a estrutura interna da dessa sob o modelo químico.
Atualmente, representa-se a estrutura da Terra sob o ponto de vista dinâmico, isto é, físico.
Atividade de Fixação:
Atividade prática ou lúdica:
Construção dos modelos de estruturas do interior da Terra químico e físico
Existem dois modelos representativos da estrutura interna da terra.
Num dos modelos é considerado a composição química dos materiais. Está dividido em três unidades estruturais.
Litosfera = crostas + manto superior = 70 a 100 km espessura.
IMPORANTE:
Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
IMPORANTE:
Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
Astenosfera que corresponde a um material em = ou - em estado de fusão em que as Placas Tectônicas deslizam.
Mesosfera = manto superior+manto inferior
Endosfera = Núcleo externo+interno
Endosfera = Núcleo externo+interno
SEGUNDA AULA:
ASSUNTO:TEORIA DA DERIVA CONTINENTAL:
Objetivos da Aula:
Fala galera! Tudo bém?
Hoje vamos falar sobre um assunto bastente cobrado nos vestibulares, trata-se da Deriva Continental. Teoria desenvolvida pelo meteorologista alemã Alfred Wegener e divuldada no início do século XX, segundo aqual, há cerca de 400 milhões de anos todas as terras emersas do planeta estavam agrupadas em umúnico supercontinente o pangeia, cercado por um único oceano, o: PANTALASSA.
Veja o vídeo abaixo:
IMPORTANTE:
Os montes Urais e os montes apalache já existiam na época do PANGEIA
Figura 02
OBSERVAÇÃO:
Esses montes surgiram dos choques entre as diferentes placas continentais, ao formarem o SUPERCONTINENTE.
Há 225 milhões de anos formou-se uma grande fenda no sentido Leste - Oeste.
IMPORTANTE:
Nesta época, o nosso planeta já abrigava vida animal e vegetal nas águas e em terra,
Figura 03
OBSERVAÇÃO:
O mar ocupou essa fenda, dividindo o pangeia em dois grandes continentes
- LAURASIA(na porção de cima da pangeia, isto é, ao norte)
- GONDWANA(na porção de baixo da pangeia, isto é, ao sul)
Figura 04
CONTEXTUALIZANDO:
Essa divisão ocorreu a partir da ERA MESOZÓICA
- LAURASIA(que correspondem na atualidade os territórios da América do Norte, Groenlandia, Ásia e Europa )
- GONDWANA(que correspondem na atualidade os territórios da América do Sul, Índia, África, Nova Zelandia/ Austrália e a Antártica)
Há cerca de 180 milhões de anos a America começa a sua separação das terras africanas. E o mesmo também começa ocorrer ao norte da LAURASIA, isto é, a América do Norte vai se desligando da LAURASIA. OK!!!!
E AINDA:
Veja, que as porções de terras da futura Índia e da Antártica também começam a se separarem
Observe que a ìndia começa o seu percuros em direção a Ásia.
Há 100 milhões de anos a América do Sul desligar-se completamente da África.
Figura 10
E também:
- A Groenlândia começa a separar-se da Europa.
- A América do Norte se afasta da massa de terra eurasiana.
IMPORTANTE:
Figura 07 e 08
Há 60 milhões de anos
- A Índia choca-se com a Ásia
Figura 12 e 13
Atualmente a deriva dos continentes continua:
A América segue afastando-se da África e o Atlântico Sul cresce em média 7 cm por ano .
OBSERVAÇÃO:
As montanhas Rochosas, A cadeia do Atlas, as Cordilheiras dos Andes, dos Alpes e do Himalaia são testemunhas desse processo.
ISTO É:
Elas são dobras na superfície terrestre provocadas pelos choques entre as placas Oceânicas e continentais durante seus deslocamentos.
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/formacaodoscontinentes.swf
AGORA VOCÊ SABE O QUE FOI QUE FEZ Wegener PENSAR NESSA SUA TEORIA?
A grande prova da teoria era a coincidência entre os contornos litorÂneos da África e do litoral brasileiro.Figura: 15
Além dessa semelhança wegener encontrou outras semelhanças como rochas encontradas em várias partes do mundo, também fosséis de fauna e flora datadas em várais eras como paleozóica e mesozóica, formando um possível contorno dos continentes em um único grande bloco o PANGEIA.
São cinco os critérios utilizados por Alfred Wegener:
E a prova mais consistente foi a descoberta de um período de uma graciação envolvendo vários teritorios
CONCLUSÃO:
Wegener defendia a tese da deriva, ou seja, as terras emersas teriam flutuado sobre o magma e, por meio deste movimento, ocorreram separações até chegar à configuração atual.
CRÍTICAS À TEORIA DE Wegener:
Wegener não consiguiu explicar cientificamente e detalhadamente como se deu ou se dava o deslocamento dos continentes.
SEXTA SEMANA:
Aulas:
ASSUNTO:TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACA:
Objetivos da Aula:
Fala galera! Tudo bém?Hoje vamos falar sobre A teoria da Tectônica de Placa. esse é um assunto bastante importante porque ele vai ajudar-nos a entender vários fenômenos fisicos que ocorrem fora e dentro da superfície terrestre. Ok.
Entã vamos lá!
Desacreditada a Teoria da Deriva continental foi esquecida, até que em 1967, um cientista chamado Jason Morgan desenvolveu a teoria da Tectônica de placas que ajudou a explicar e responder aos críticos de wegener o por que dos continentes se movimentarem.
Segundo a Teoria de morgan, esses movimentos são possíveis porque os continentes e os oceanos estão sobre placas que flutuam sobre uma massa flexível denominada ASTENOSFERA.
OBSERVAÇÃO:
A astenosfera é uma das camadas interna que formam a estrutura interna da Terra. Ela recebe tanta energia que impulsiona os diferentes movimentos das placas, que irão deslocar os continentes e os oceanos.
Figura 01
Segundo essa teoria, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km que flutua sobre um substrato pastoso, a astenosfera.
OBSERVAÇÃO:
As 6 maiores placas tectônicas são:
- Americana,
- do Pacífico,
- Antártica,
- Indu-Australiana,
- Euro-asiática e
- Africana.
além dessas placas existem outras placas menores como a:
- de Nacza,
- do Caribe,
- de Cocos,
- da Grécia,
- Arábica,
- Anatólia,
-Iraniana,
- Filipinas e outras.
Segundo Morgan os Limites dessas Placas estão em movimento e que estes não ocorrem da mesma forma.
Segundo a Teoria de morgan, esses movimentos são possíveis porque os continentes e os oceanos estão sobre placas que flutuam sobre uma massa flexível denominada ASTENOSFERA.
OBSERVAÇÃO:
A astenosfera é uma das camadas interna que formam a estrutura interna da Terra. Ela recebe tanta energia que impulsiona os diferentes movimentos das placas, que irão deslocar os continentes e os oceanos.
Figura 01
Segundo essa teoria, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km que flutua sobre um substrato pastoso, a astenosfera.
OBSERVAÇÃO:
As 6 maiores placas tectônicas são:
- Americana,
- do Pacífico,
- Antártica,
- Indu-Australiana,
- Euro-asiática e
- Africana.
além dessas placas existem outras placas menores como a:
- de Nacza,
- do Caribe,
- de Cocos,
- da Grécia,
- Arábica,
- Anatólia,
-Iraniana,
- Filipinas e outras.
Segundo Morgan os Limites dessas Placas estão em movimento e que estes não ocorrem da mesma forma.
Segundo a mesma teoria existem 3 tipos movimentos e que cada um desses movimentos são responsáveis pela origem de um tipo de atividade geológica específica.
Segundo a Teoria os movimentos podem ser:
Segundo a Teoria os movimentos podem ser:
- CONVERGENTES;
- DIVERGENTES;
- TRANSFORMANTES OU TRANSFORMANTES OU AINDA CONSERVANTIVOS
http://ansatte.uit.no/kku000/webgeology/webgeology_files/brazil/plate_tect_pt8_bra.swf
http://ansatte.uit.no/kku000/webgeology/webgeology_files/brazil/plate_tect_pt8_bra.swf
Limites Convergentes ou Zonas de Subducção:
FOTO 02
FOTO 03
FOTO 04
A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é DESCONSTRUTIVO.
POR QUE?
Porque ele é originado pelo choque de placas que se movimentam numa mesma direção. O que vai ocorrer as seguinte atividades geologicas:
- Fortes tremores de terra;
- Intensa atividade vulcânica;
- e ainda pode originar ilhas ou cadeias de montanhas
EXEMPLIFICANDO:
Esse tipo de movimento as placas tectônicas se Convergem a mesma direção e acabam se colidindo. Nessa colização sempre uma delas acaba sendo rebaixada e deslocada para baixo da outra retornando à astenosfera. Geralmente são as placas oceânicas que nesse processo acabam sendo mergulhadas na astenosfera entrando em fuzão voltando para o manto, transformando se em magma.
IMPORTANTE:
Nesse tipo de movimento existe então a destruição de parte da crosta. Por isso é que esse movimento é considerado Desconstrutivos. OK!!!
Limites Divergentes ou Cristas em Expansão também chamadas de ou "zonas de rifte”, As placas estão em processo de separação, o material magmático escapa pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra, formando um novo assoalho oceânico. Ex.: As cordilheiras Meso-Pacífica e Meso Atlântica
Foto 01
Limites Divergentes ou Cristas em Expansão também chamadas de ou "zonas de rifte”, As placas estão em processo de separação, o material magmático escapa pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra, formando um novo assoalho oceânico. Ex.: As cordilheiras Meso-Pacífica e Meso Atlântica
Foto 01
Foto 03
Siga o link para ver uma animação:
POR QUE?
Porque ele é originado pela separação de placas (não existe choque de placas) isto é, são placas que se movimentam em direção opostas.
Segunda coisa que você deve saber é que esse movimento só ocorre entre palcas oceanicas o que vai ocorrer apenas as seguintes atividades geologicas:
- Surgimento de uma nova crosta oceanica -
Por que?
Como as placas estão em processo de separação, o material magmático que existe no interior do manto acaba escapando pelas fendas que se abrem no revestimento externo da Terra(isto é crosta), formando um novo assoalho oceânico.
EXEMPLIFICANDO:
As cordilheiras Meso-Pacífica e Meso Atlântica
Veja a grafuva:
IMPORTANTE:
Nesse tipo de movimento observa-se que as placas se movam em sentidos contrários formando uma zona de dispersão, isto é, uma zona de separação. O que possibilita então a construção de uma nova crosta. Por isso é que esse movimento é considerado construtivos. OK!!!
Limites Transformantes (Tangenciais) ou Transcorrentes – Nesse caso, não há nem convergência nem divergência.
Figura:
A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é CONSERVATIVO.
POR QUE?
Porque essas regiões onde ocorre esse movimento são Zonas de Conservação porque não há destruição de crostas antigas nem há formação de novas crostas. As placas se roçam uma na outra, o que pode ocorrer as seguintes atividades geologicas:
- Tremores de terra (terremotos) que podem alterar a superfície terrestre, nesse caso originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno OK!!!!.
EXEMPLIFICANDO:
Ex.: falha de San Andreas, Calif. Veja a Gravura:
Limites Transformantes (Tangenciais) ou Transcorrentes – Nesse caso, não há nem convergência nem divergência.
A primeira coisa que você deve saber SOBRE ESSE TIPO DE MOVIMENTO é que ELE é CONSERVATIVO.
POR QUE?
Porque essas regiões onde ocorre esse movimento são Zonas de Conservação porque não há destruição de crostas antigas nem há formação de novas crostas. As placas se roçam uma na outra, o que pode ocorrer as seguintes atividades geologicas:
- Tremores de terra (terremotos) que podem alterar a superfície terrestre, nesse caso originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno OK!!!!.
Observe o mapa a baixo e com base na leitura deste responda os enunciados das questões 01 e 02 :
01 Questão
A relação entre as margens ativas de placas tectônicas e a morfologia do relevo terrestre está
corretamente expressa, EXCETO:
a) pela presença de grandes alinhamentos montanhosos.
b) pela ocorrência de arcos de ilhas.
c) pela ocorrência de superfícies de aplainamento.
d) pela presença de fossas oceânicas.
02 Questão
A partir da observação do mapa, é CORRETO afirmar em relação ao movimento das placas tectônicas:
a) Predominam movimentos divergentes, o que indica que os agentes internos, modeladores do relevo terrestre, estão pouco ativos.
b) Porções centrais de placas tectônicas podem tornar-se ativas e gerar novas placas, como está acontecendo no leste africano.
c) Placas tectônicas podem apresentar movimentos paralelos e, nesse contato, gerar cadeias montanhosas.
d) O movimento das placas se faz preferencialmente no sentido Norte-Sul e promove a reciclagem de material crustal.
03 QuestãoUTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
03 QuestãoUTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas.
a) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.
b) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.
c) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
d) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
e) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.
04 Questão
Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
(A) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
(B) forma margem continental do tipo passiva.
(C) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
(D) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
(E) coincide com limites divergentes de placas tectônicas.
05 Questão
(FATEC) A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas
a) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.
b) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.
c) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.
d) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.
e) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.
06 Questão
UEPIA- (adaptado) Teoria da Tectônica de Placas compreende que a litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico de placas que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenosfera. As placas são geradas junto às dorsais oceânicas, com a formação do assoalho oceânico, e são destruídas nas fossas oceânicas, ditas zonas de subducção. A Cordilheira dos Andes é formada pela colisão de placas convergentes, ou seja, duas placas que se movem uma em direção à outra. Fossas oceânicas e margens continentais ativas são formadas nesses eixos de colisão. Assim A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir
De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)
a) colisão de placas ocênica e continental.
b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
d) formação tricheiras oceânicas.
e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.
07 Questão
(UFLA/2007)
Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:
a) Movimento convergente. b) Movimento tangencial.
c) Movimento transformante. d) Movimento divergente.
e) Movimento marítimo
08 Questão
Unesp/2005-2 O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangéia. Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas:
(A) a das placas tectônicas e a da descontinuidade de
Mohorovicic.
(B) a da deriva continental e a da descontinuidade de
Gutemberg.
(C) a das placas tangenciais e a das placas continentais.
(D) a das placas tectônicas e a da deriva continental.
(E) as das descontinuidades de Mohorovicic e de Gutemberg.
09 Questão
(UEL) té a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.
Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.
Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.
Com base nas informações contidas no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre placas tectônicas, considere as afirmativas a seguir.
Figura 1: Mapa de Placas Tectônicas.
(SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)
(SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)
Figura 2: Mapa de Zonas Sísmicas e Vulcões.
(SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)
(SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)
I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria de Wegener, segundo a qual os continentes estão se afastando.
II. As áreas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como os Andes e o Himalaia.
III. As áreas propensas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de instabilidade tectônica.
II. As áreas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como os Andes e o Himalaia.
III. As áreas propensas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de instabilidade tectônica.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
a) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
b) Somente as afirmativas II e III são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
10 Questão
Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 60 e 70, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:
a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal.
d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.
11 Questão
As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria da Tectônica de Placas, é possível admitir que
a) o material magmático que sobe para a crosta terrestre vem impedindo que o "Chifre da África" se separe do restante do continente africano.
b) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um único megabloco, denominado Pangéia.
c) o "anel de fogo" do Pacífico sofrerá os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califórnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada é menor.
d) a África e a América do Sul estão se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlântico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direção à de Nazca.
e) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacífico resultou do choque entre as placas Americana a Asiática no período terciário da era atual.
12 Questão
(Ufba) – Adaptada – Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, é correto afirmar que:
I – se trata de uma representação da estrutura geológica comumente designada como “fossas tectônicas”.
II – esse tipo de estrutura geológica ocorre especialmente em áreas da crosta onde acontecem colisões de placas litosféricas.
III – essa estrutura geológica inexiste no Brasil, uma vez que esse país se situa numa margem passiva da placa sul-americana.
IV – essa estrutura geológica ocorre quando os esforços tectônicos atuantes na crosta terrestre são de distensão.
Estão corretas:
a) apenas I, II e IV
b) apenas II e IV
c) I e IV
d) todas estão corretas
13 Questão
O bloco diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude, decorrente da movimentação de placas tectônicas.
Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e o conseqüente fenômeno natural.
(A) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(B) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes; maremoto.
(C) No fundo do oceano, com deslocamento do solo sem propagação de ondas; terremoto.
(D) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(E) Em superfície, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas; maremoto.
14 Questão
Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que
A) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
B) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
C) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
D) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
E) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
15 Questão
Sobre a deriva continental e a tectônica de placas, assinale o que for correto.
01) Há cerca de 250 a 300 milhões de anos, existia uma única grande massa continental, denominada Pangeia, cercada por um único oceano, chamado
Pantalassa. A partir da fragmentação da Pangeia, deu-se origem à configuração atual dos continentes.
02) A isostasia é o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. Os blocos mais espessos, portanto, mais pesados, encontram-se profundamente mergulhados no substrato magmático, enquanto os blocos mais finos e leves encontram-se pouco mergulhados no magma.
04) A litosfera compreende as rochas da crosta, formada por placas rígidas e móveis, conhecidas como placas tectônicas. A mobilidade dessas placas se dá devido à
existência de uma camada logo abaixo da litosfera, chamada de astenosfera, constituída por rochas parcialmente fundidas e menos rígidas.
08) A cordilheira dos Andes é formada a partir do contato entre duas placas tectônicas divergentes: a Placa Sul- Americana e a Placa do Pacífico. Nesse caso, as
placas deslizam lateralmente entre si, não ocorrendo destruição nem formação da crosta, tratando-se, assim, de placas conservativas, embora provoquem falhas e terremotos.
16) A Dorsal Meso-Atlântica é formada pelo contato entre a Placa Sul-Americana e a Placa de Nazca. A Placa Sul-Americana, por ser menos densa, mergulha sob a Placa de Nazca, formando uma subducção no assoalho marinho, que causa o estreitamento do fundo do Oceano Atlântico.
RESPOSTA: Total__________________
16 Questão
Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, detectaram que as placas tectônicas que formam a África e a Arábia encontram-se em movimento. Imagens de satélite detectaram o aparecimento de uma fratura recente na crosta terrestre, no deserto de Afar (perto do Mar Vermelho). Por monitoramento, observaram que, em apenas três semanas, a fenda atingiu 8 metros de profundidade ao longo dos 60 quilômetros de extensão, tendo preenchimento de magma.
ASSINALE a alternativa que apresenta o nome desse processo.
A) Colisão entre placas tectônicas.
B) Zona de Subducção entre placas tectônicas
C) Divergência de placas tectônicas
D) Transcorrência entre placas tectônicas.
17 Questão
"Tudo virou um inferno, como se a II Guerra Mundial estivesse acontecendo novamente: 4.500 mortos, 23.760 feridos e 270 mil desabrigados."
("ISTO É", 25-01-95).
Com base na figura a seguir, é correta a explicação para o acontecimento que atingiu a cidade de Kobe, no Japão:
a) Em uma falha geológica, houve deslocamento e posterior encontro de placas tectônicas - no caso, a placa Euroasiática com a placa das Filipinas.
b) Houve um processo de orogênese, isto é, movimento horizontal e prolongado que, atuando sobre as camadas de rochas sedimentares, provoca o dobramento dessas camadas.
c) Houve um processo de epirogênese, ou seja, movimento vertical leve e prolongado, capaz de provocar elevações e abaixamentos de grandes extensões continentais.
d) Houve um desmoronamento das rochas no interior da Terra, provocando acomodações das camadas de sedimentos devido ao seu próprio peso.
e) Ocorreu um rompimento da crosta terrestre pela ação de forte pressão causada pelo magma que, através da falha ou fratura, subiu até a superfície.
18 Questão
Observe a figura e analise as proposições:
( ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.
( ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes.
( ) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
( ) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão.
( ) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.
A opção correta é:
a) FFVVV b) FVVFF c) FVFFV d) VVFFF
19 Questão
Analise o mapa a seguir:
A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com
a) áreas de expansão do assoalho oceânico.
b) dorsais oceânicas.
c) limites divergentes de placas tectônicas.
d) margens continentais passivas.
e) zonas de colisão de placas tectônicas.
20 Questão
Sobre os enunciados que se seguem é correto afirmar, EXCETO:
a) A Dorsal Atlântica foi formada pelo resultado do deslocamento divergente entre as Sul-Americana e Africana.
b) A Cordilheira dos Andes foi formada pelo resultado de colisão entre as Placas Sul-Americana e Nazca.
c) Entre as Placas do Pacífico e a Nazca, verifica-se um movimento predominantemente tangencial.
d) Das zonas de agregação podem subir materiais do manto para a crosta.
e) Na zona de subducção, podem ocorrer tremores e atividades vulcânicas.
21 Questão
Considere as informações a seguir sobre a tectônica de placas:
I - A crosta terrestre é formada por várias placas litosféricas, que se movem umas em relação às outras, sendo carreadas por lentas correntes de convecção existentes na astenosfera.
II - O Japão, localizado na Placa Eurasiana, desenvolve avançadas tecnologias em construção civil, já que sua borda oriental é uma das regiões de maior incidência de terremotos, tsunamis e vulcões.
III - Os limites de contato entre as placas tectônicas são de três tipos: convergentes, divergentes e transformantes.
IV - A fossa mesoceânica constitui uma fratura que se estende paralelamente às cristas mesoceânicas, enquanto a fossa submarina é um depressão longa e estreita que ocorre junto à margem ativa dos continentes.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas I, II e IV.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
22 Questão
(PUC – MG) A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
c) A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
23 Questão:
(FATEC) O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos.
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,
a) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.
b) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
c) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
d) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
e) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.
24 Questão:
(FACID) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades, como ilustra a figura abaixo. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por:
Fonte: camerataallegro.com.br. Acesso em 22/10/2011
a) forças endógenas incontroláveis.
b) energias exógenas excepcionais.
c) forças antrópicas descontroladas.
d) energias antrópicas excepcionais.
e) forças endógenas e antrópicas.
b) energias exógenas excepcionais.
c) forças antrópicas descontroladas.
d) energias antrópicas excepcionais.
e) forças endógenas e antrópicas.
25 Questão:
Segundo a Teoria da Deriva Continental, os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia. Quais são os dois continentes cujo perfil do litoral apresenta um encaixe perfeito, embasando essa teoria?
a) Antártica e Europa
b) Europa e Oceania
c) Oceania e América do Norte
d) América do Sul e África
e) África e América do Norte
b) Europa e Oceania
c) Oceania e América do Norte
d) América do Sul e África
e) África e América do Norte
OITAVA AULA:
ASSUNTO:ESTRUTURA INTERNA DA TERRA:
Objetivos da Aula:
Fala galera!! Tudo Bem!?? Hoje vamos estudar um assunto bastante cobrado nos vestibulares, que é a Estrutura da Terra.
A gente viu em aulas passadas que durante a formação da Terra grande parte da massa interna que vai formar a Terra fundiu-se devido a um super aquecimento desse material, onde houve uma diferenciada acomodação de seus componetes.
OBSERVAÇÃO:
- os materias mais pesados formaram o núcleo;
- os mais leves ficaram mais próximo à superfície, formando as diferentes camadas da Terra;
ver grafuras abaixo “as camadas da Terra”
OBSERVAÇÃO; Ver a animação da estrutura interna da terra no link:... http://www.ideiasnacaixa.com/laboratoriovirtual/terra.swf
A CROSTA: DIVIDE-SE Continental e Oceânica
Crosta: Continental: Essa pode ainda ser dividida em: em superior e inferior.
A DIFERENÇA de uma para a outra está na espessura. Isso é:
Crosta Continental Superior: vai de 15 a 25 km espessura e que é conhecida também por SIAL devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício + Alumínio
Crosta Continental Inferior: 30 a 35 km espessura e que é conhecida também por SIMA devido os minerais ou os elementos químicos mais comuns encontrados nessa espessura da crosta serem o Silício e Magnésio.
IMPORTANTE:
Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura. A Crosta Continental flutua acima de material muito denso do manto, à semelhança dos icebergs sobre os oceanos. Esse é o Princípio da Isostasia que assegura que as “ leves “ áreas continentais flutuem sobre um Manto de material mais denso.
OBSERVAÇÃO
A descrição acima tratar-se do princípio da ISOSTASIA que assegura que as "leves" áreas continentais flutuem sobre um MANTO de material mais denso.
Veja a gravura:
Nas regiões montanhosas a crosta pode alcançar 65 km de espessura. A Crosta Continental flutua acima de material muito denso do manto, à semelhança dos icebergs sobre os oceanos. Esse é o Princípio da Isostasia que assegura que as “ leves “ áreas continentais flutuem sobre um Manto de material mais denso.
OBSERVAÇÃO
A descrição acima tratar-se do princípio da ISOSTASIA que assegura que as "leves" áreas continentais flutuem sobre um MANTO de material mais denso.
Veja a gravura:
- camada basáltica de 1a 4 km esp.
- camada oceânica de 5 a 6 km esp
Litosfera = crostas + manto superior = 70 a 100 km espessura.
IMPORANTE:
Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
IMPORANTE:
Ela é formada de placas rígidas e móveis, que chamamos de Placas Tectônicas.
Astenosfera que corresponde a um material em = ou - em estado de fusão em que as Placas Tectônicas deslizam.
Mesosfera = manto superior+manto inferior
Endosfera = Núcleo externo+interno
Endosfera = Núcleo externo+interno
Texto COMPLEMENTAR
A estrutura Interna da Terra sempre foi um grande mistério para toda a Humanidade, devido às grandes dificuldades em estudá-la, com ao aumento da pressão e calor à medida que descemos para o interior da terra.
Contudo existem métodos para estudá-la:
-Métodos directos, observação directa dos materias que constituem o nosso planeta. Exs: observação directa das rochas, pequenas escavações no terreno e estudo da actividade vulcânica;
-Métodos indirectos, forma de estudo sem observação directa dos materiais. Exs: estudo da actividade sísmica e estudo da Astronomia.
Existem dois modelos representativos da estrutura interna da terra.
Num dos modelos é considerado a composição química dos materiais. Está dividido em três unidades estruturais.
Aulas 1 ano 2 BIMESTRE
Reviewed by Gilvan Fontanailles
on
julho 20, 2012
Rating:
Cade o gabarito das questões ? preciso urgentemente da questão 16 mande logo
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