LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


02/11/2015

GABARITO: D – 3: Identifica ou relacionar as principais características fitogeográficas do mundo ou do território brasileiro com suas respectivas regiões ou áreas de abrangência.

01ª- Questão:  (UVA/2003.1)
A Zona da Mata apresenta elevado índice pluviométrico. O cerrado é a paisagem do Centro-Oeste, sendo a vegetação dominante do Sertão nordestino, a Caatinga.  São corretos apenas os itens I e II.
Resposta correta: “A”

02ª- Questão: (UVA/2003.2)   
O solo da floresta amazônica é pobre devido ao processo de intensa lixiviação que ocorre dado o elevado índice pluviométrico da região. A vida na Amazônia é mantida principalmente devido as folhas mortas que caem e se decompõem graças ao intenso calor e umidade da floresta.

Resposta correta: “B”

03ª- Questão: (UVA/2003.2)
A bacia Amazônica é conhecida como a maior bacia fluvial do mundo, com cerca de sete mil rios que compõem a Hiléia  Amazônica
Resposta correta: “B”


04ª- Questão: (UVA/2003.2)
A mata atlântica abrange a costa atlântica do Brasil do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, sendo encontrada atualmente nas áreas de grande altitude.
Resposta correta: “A”

05ª- Questão: (UVA/2004.2)
A  Amazônica  possui  como  características  tipos:  heterogênea,  latifoliada perene e higrófila
Resposta correta: "B"



06ª- Questão: (UVA/2006.1)
As áreas hachuradas representam as regiões que originalmente eram cobertas por florestas tropicais, Norte da América do Sul, Centro da África e Sul da Ásia, denominados de países subdesenvolvidos.
Resposta correta: “A”



07ª- Questão: (UVA/2006.1)
A questão apresenta a localização dos domínios morfoclimáticos do Brasil representados pelos números:

1.Mares de morros
3.Cerrado
4.Caatinga
5.Amazônico

Resposta correta: "D"


08ª- Questão: (UVA/2006.2)
O item incorreto é o B  pois afirma que as caatingas constituem um bioma homogêneo. Na verdade, assim como quase todos os biomas tropicais, as caatingas possuem grande heterogeneidade fauno-florística. De acordo com a pesquisadora Gerda Nickel existem cerca de 1346 espécies de plantas diferentes na caatinga, destas 600 espécies lenhosas.

Resposta correta: "B"


09ª- Questão: (UVA/2007.1)
Apenas o item 1, é falsa, pois a caatinga, principalmente no período da estiagem, oferece pouca proteção ao solo, devido a perda da folhagem.

Resposta correta: “C”


10ª- Questão: (UVA/2007.2)
Considerando a devastação das florestas Brasileiras, pode-se afirmar que a mata Atlântica é a mais destruída. E sua devastação de motivação histórica (povoamento) e econômica (ciclos econômicos).

Resposta correta: “B”



11ª- Questão: (UVA/2008.1)
O domínio das Caatingas cobre cerca de 10% do território brasileiro, e além das características citadas no enunciado, podemos destacar que ela possui grande biodiversidade ( mais de 1.500 espécies de plantas). Sua geologia é cristalina e os solos são rasos e pedregosos. 

Resposta correta: “A”


12ª- Questão: (UVA/2009.1)
As duas formações representadas no mapa são a caatinga, que cobre uma área de aproximadamente 900.000 Km2 abrangendo todos os estados nordestinos menos o Maranhão mais o norte doestado de Minas Gerais. E o cerrado
Resposta correta: "D"


13ª- Questão: (UVA/2009.1)
O biomas mais alterados do Brasil são as Araucárias e a Mata Atlântica com 99 e 95% de área devastada. A caatinga aparece em terceiro com 80% de área devastada ou fortemente antropizada.
Resposta correta: "B"  


14ª- Questão: (UVA/2009.1)
O custo do combate à desertificação é alto e exige medidas ligadas a recuperação das áreas degradadas e educação ambiental.
Resposta correta: "B"

15ª- Questão: (UVA/2010.1)
A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. Ocorre em mais de 100 países do mundo. Por isso é considerada um problema global. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de Desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. As regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, também chamadas de terras secas, ocupam mais de 37% de toda a superfície do planeta, abrigando mais de 1 bilhão de pessoas, ou seja, 1/6 da população mundial.

Resposta correta: “C”

16ª- Questão: (UVA/2010.1)
A caatinga é um bioma exclusivo do Brasil e ocorre sob a influência do clima semi-árido.
Resposta correta: “B”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...