LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


19/04/2012

ASSUNTO - CAPITALISMO E A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO


Aula 05 e 06

A divisão internacional do trabalho é a “distribuição das atividades econômicas ao redor do globo”. Lembre-se que isso segue um contexto de desenvolvimento e capacidade tecnológica, ou seja, não há qualquer órgão ou país que determine essa divisão, e os países que não conseguem se desenvolver mais não estão nessa condição porque querem, mas porque sua formação histórico-econômico o conduziu a isso.

Basicamente são consideradas duas “Divisões internacionais do trabalho” – a velha e a nova.
A) Velha divisão internacional do trabalho:

Vigente até o início do século passado, considera como fator de divisão a existência ou não da atividade industrial, antes restrita aos países desenvolvidos. Tínhamos, portanto:
Países desenvolvidos: produtores/exportadores de bens industrializados.
Países subdesenvolvidos: produtores/exportadores de matérias-primas.
B) Nova divisão internacional do trabalho:

É a atual divisão, onde surgem os países subdesenvolvidos industrializados (também chamados “emergentes” ou “países em desenvolvimento”). Temos, portanto:
- Países desenvolvidos: produtores/exportadores de tecnologia.
- Países subdesenvolvidos industrializados: produtores/exportadores de bens industrializados.
- Países subdesenvolvidos: produtores/exportadores de matérias-primas.
Observe que:         

- Essa nova divisão não significa que os países exportem apenas esse tipo de produtos, ou seja, os países desenvolvidos, por exemplo, também exportam produtos industriais mais simples e até mesmo matérias-primas.         
- O Brasil enquadra-se nos países subdesenvolvidos industrializados, possuindo um amplo parque industrial, mas lembre-se que os bens agromineradores (primários) respondem por boa parte de nossas exportações.           
- A tecnologia exportada pelos países desenvolvidos na atual divisão internacional do trabalho é aquela presente em seus bens industriais de alta tecnologia, franquias, royalties e patentes (esses últimos referem-se ao pagamento por uso de uma marca, produto, tecnologia ou conhecimento registrado pelos seus desenvolvedores).

A DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Acompanhando as mudanças ocorridas com a evolução do capitalismo, as relações entre os países e suas especializações no mercado internacional (DITs) também se modificam.


DIT do Período Colonial



As regras das relações entre metrópoles e colônias foram estabelecidas pelo pacto colonial, segundo o qual a colônia só podia manter relações comerciais com a metrópole. Surgiu assim a primeira divisão internacional do trabalho (DIT), caracterizada pelo envio de matérias-primas das colônias para as metrópoles e de produtos manufaturados das metrópoles para as colônias

DIT do imperialismo. Entre o período que vai do final da primeira guerra mundial (1918) até o final da segunda (1945), algumas potencias ocidentais (Inglaterra, França, Holanda) ainda mantinham suas colônias na Ásia e na África. Portanto, a divisão internacional do trabalho permanece a mesma da fase do imperialismo ou do capitalismo industrial.


                    Matérias-primas
                              COLÔNIAS -------------------------- METRÓPOLES
                                                                                 Produtos industrializados
A descolonização da áfrica e da Ásia, o surgimento dos países subdesenvolvidos industrializados e expansão das transnacionais estabeleceram três DITs bem diferentes, que se sucederam durante a fase do capitalismo financeiro.


DIT clássica: com a descolonização da Ásia e da África (1947-1975), os novos países surgidos nesses continentes passaram a fazer parte, ao lado das antigas colônias e da América, do conjunto dos países subdesenvolvidos. Estabeleceu-se, então, o que denominamos DIT clássica, que caracteriza as relações entre os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos não industrializados.

Matérias-primas
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS -------------------------- PAÍSES DESENVOLVIDOS
NÃO INDUSTRIALIZADOS                                      Produtos industrializados
                                                                                   Investimentos e concessão
                                                                                   de empréstimos.
                                                                                    


DIT da nova ordem mundial: nesse mesmo período, com a industrialização de alguns países subdesenvolvidos, outra DIT passou a conviver com a DIT clássica. Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países


- Produtos industrializados,
- Tecnologia;
- Capital – (empréstimos 
e investimentos produtivos 
e especulativos)
   PAÍSES --------------------------------------------- PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS           DESENVOLVIDOS                                    INDUSTRIALIZADOS                                                                            
                                                                  - Matéria-prima, produtos 
                                                                     industrializados.
                                                                  - capital –lucro das transnacionais
                                                                  - capital especulativo, pagamento de juros.
                                                                  - divida externa, e royalties pela 
                                                                     propriedade intelectual




Exercícios
1º- Com base na sua leitura de mundo elabore um conceito sobre o sistema capitalista.(mínimo 4 linhas) .
2º - De que forma o absolutismo e o mercantilismo contribuíram para o sucesso do capitalismo? Comente.
3º- Cite duas características da fase do capitalismo financeiro.
4º- Diferencie truste de cartel.
5º- Qual das formas de oligopólio é mais prejudicial à livre concorrência, ou seja, ao funcionamento da lei da oferta e da procura?

6º- (Vunesp-SP, adaptada) esta toma por base uma Tragédia em um ato, assinada pelo escritor, tradutor e desenhista Millôr Fernandes (1942), e publicada pela primeira vez em “o pif-paf”. (O Cruzeiro, 1945.).

Essa tragédia-relâmpago mobiliza o campo da sugestibilidade e, num clima de aparente humorismo, libera todo um universo de conceitos, situações e costumes subentendidos. Identifiquem nessa situação as características das relações de trabalho no sistema capitalista e responda as questões:

O CAPITALISMO MAIS REACIONÁRIO TRAGÉDIA EM UM ATO PERSONAGENS: O PATRÃO E O EMPREGADO ÉPOCA ATUAL EM PREGADO – 

Patrão, eu queria lhe falar seriamente.
Há quarenta anos trabalho na empresa e até hoje só cometi um erro.
PATRÃO - está bem meu filho, está bem. Mas de agora em diante tome mais cuidado.
[Pano bem rápido]

(Millôr Fernandes, trinta anos de mim mesmo, nórdica, p. 15 in: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves & RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia: novo ensino médio. São Paulo, Ática. 2002.).

a) O que está subtendido no discurso direto do patrão?
b) Por que esse texto pode ser entendido como uma critica de costumes?

7º- Diferencie capitalismo comercial de capitalismo industrial.

8º- Compare a DIT clássica com a DIT da nova ordem mundial e destaque o papel desempenhado pelo Brasil neste último momento.

9º- Com base no que foi estudado sobre o capitalismo em nas suas observações da realidade comente as charges Abaixo;( Mínimo cinco linhas para cada uma das charges)
 

Um comentário:

  1. Como descrever a DIT atual baseada na atual fase informacional do capitalismo e da influencia da revolução tecnica na circulação de mercadorias e informações e pessoas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...