LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


08/03/2012

ASSUNTO: Demografia: Noções preliminares


Olá meus amigos! Tudo bem? Hoje faremos uma breve esplanação a respeito da dinâmica da populacional mundial, conteúdo que costumeiramente e cobrado nos principais vestibulares do Brasil, e especialmente na prova do ENEM. Iniciaremos nossa aula com a algumas definições:

Objetivos da Aula:



1.1: Etimologia
Demografia (dêmos=população, graphein=estudo) refere-se ao estudo das populações humanas e sua evolução temporal no tocante a seu tamanho, sua distribuição espacial, sua composição e suas características gerais. Em estatística, usualmente a palavra população indica um conjunto de elementos com características comuns. Por exemplo: um conjunto de parafusos poderia constituir uma população.

Obs.: A palavra demografia foi usada pela 1ª vez em 1855 por um belga chamado Achille Guillard. Do grego:
                                DÊMOS = POPULAÇÃO
                                GRÁPHEIN = ESCREVER / DESCREVER / ESTUDAR
Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia? A segunda definição é mais específica.

1.2: Conceito
Demografia formal é o estudo de populações humanas em um determinado momento com relação ao tamanho, a distribuição e a estrutura da população. A demografia formal também analisa as mudanças que ocorrem na população ao longo do tempo, principalmente o crescimento populacional. A maior ou menor ocorrência de nascimentos, óbitos e migrações são as causas básicas do crescimento populacional. Assim, há interesse em estudar dois tipos de variáveis demográficas. Um grupo de variáveis descreve algumas características de interesse da população. Referem-se a um determinado espaço geográfico e a um instante específico do tempo, por isso, compõem a análise estática da população.
São elas:
- TAMANHO da população é simplesmente o número total de pessoas na população.

- DISTRIBUIÇÃO da população é o número de pessoas na população por unidade geográfica ou por situação do domicílio (rural; urbano).

- ESTRUTURA ou COMPOSIÇÃO da população é o número de pessoas na população por sexo
(masculino; feminino) e/ou por grupo de idade (em geral, de 5 em 5 anos).
Observações:
As demais variáveis, NATALIDADE, MORTALIDADE e MIGRAÇÃO, referem-se a um determinado espaço geográfico e a um determinado período de tempo.
IMPORTANTE: Por isso, na análise demográfica formal, também é estudada a inter-relação entre as variáveis da análise estática e da dinâmica demográfica.

    INTERRELAÇÃO DAS VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS

1) Por um lado, a natalidade, a mortalidade e a migração são fatores que modificam a população.
Exemplo: a manutenção de uma natalidade alta leva a uma população predominantemente jovem;

2) Por outro lado, esses fatores modificadores dependem fortemente dos aspectos gerais da população.



Exemplo: em uma população velha morrem relativamente mais pessoas

3 Estudos populacionais abrangem as variáveis demográficas e também características étnicas, sociais e econômicas da população como desemprego, educação, saúde, etc. Portanto é um campo multidisciplinar, compreendendo disciplinas como economia, sociologia, antropologia, direito, política, epidemiologia, etc.

1.3: Objeto de estudo:
 tamanho, distribuição, estrutura  ou composição e movimento  das diversas populações humanas

AVISO IMPORTANTE: em nosso próximo artigo, vamos falar sobre cada um dos caracteres estudados na demografia que é  tamanho, a distribuição e a estrutura da população. Até a proxima. Valeu pessoal. Bons estudos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...