LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


27/04/2011

Trabalho de campo sobre a paisagem




Metodologia:  percepção ambiental, estudo do meio ou aula de campo
- Objetivos
- Desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
- Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.


Conteúdos
- Construção da leitura e da expressão sobre o lugar e sua dinâmica.
- O gênero descritivo e a paisagem.


Material necessário
Caderno de campo, papel vegetal, máquina fotográfica, plantas e mapas do local e/ou internet para consulta de mapas e lápis preto.


- Para as anotações, o ideal é que cada aluno tenha seu próprio diário de campo ou caderno de brochura.
- fichas, com tópicos sobre o que se pretende descobrir durante o estudo


1ª etapa(em sala de aula)

Dividir a sala em grupos de seis alunos. Cada grupos de alunos de posse  fotos antigas do seu município (campo ou cidade). Deverá  identificar o lugar retratado e justificar sua resposta. Faça uma roda para que os grupos apresentem suas ideias, em seguida o professor deverá falar sobre as marcas do passado na paisagem atual e as possibilidades de ler por meio delas ações de sua dinâmica. Em seguida deverá solicitar a todos que construam um croqui (esboço) do lugar com pontos de referência e nomes (topônimos). Deverá também orienta-los a escrever legendas.


Croqui de observação é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível.

Atividade
1 Escolha uma paisagem e faça o croqui dela.

2 Delimite os diferentes planos existentes no seu croqui.

3 Registre os elementos que compõem cada plano do croqui.






Atividades1 Em relação às fotos A e B, descreva os elementos que compõem a paisagem de cada plano, sejam eles naturais ou artificiais.

2 Em relação às fotos C, D e E, de que lugar o fotógrafo tirou cada foto?

3 Em relação às fotos C, D e E, qual nos permite identificar melhor os elementos que compõem a paisagem?Croqui de observação é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível. é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível. é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível.



 2ª etapa(em sala de aula)
O professor antes deverá avaliar os dados e preparar um roteiro para a visita ao entorno da escola.
Em seguida o professor e cada equipe deverá selecionar fotos, textos e mapas do lugar para montar o caderno de campo, deixando espaços para anotações, desenhos e colagem das fotos feitas na visita. Chame a atenção para a dinâmica da paisagem em diferentes situações (num dia frio, ensolarado etc.). Faça uma oficina preparatória antes da saída a campo para discutir as formas de registro, como as fotografias.


3ª etapa (aula de campo)
No campo, peça que caminhem e observem o lugar. Solicite que representem a observação desenhando a lápis. Sugira que fechem os olhos e atentem para os odores, as sensações táteis e os sons do lugar, que serão descritas e diga que escolham um campo de observação para perceber detalhes, como a topografia, a vegetação e a fauna e, por fim, para fotografar o local escolhido em diferentes planos. O ideal é que façam pelo menos uma entrevista, conforme as oportunidades e os interesses que surgirem. Instrua-os a completar o caderno de campo.


4ª etapa
Divida a turma em duplas. Peça que cada aluno escolha uma das fotos tiradas e explique que ele vai descrevê-la para que seu colega possa desenhá-la. Solicite que sigam os seguintes passos: sobrepor à foto um papel transparente e delimitar seus planos de profundidade; rever as anotações feitas sobre o lugar da foto; refletir sobre a escolha do local e da imagem; e escrever uma carta ao colega explicando suas escolhas. O texto deve descrever a foto com explicações sobre posição dos objetos, formas, cores, localização dos elementos em relação ao leitor (à sua direita, esquerda, acima, abaixo), aos seus planos (primeiro, médio e fundo) e campos (inteiro, parcial, detalhado). Proponha uma discussão sobre os textos.


5ª etapa

Peça que cada estudante pesquise uma foto de paisagem que seja diferente do lugar do entorno estudado e a compare com as demais imagens produzidas por eles. Forme grupos e instrua-os a montar um quadro comparativo sobre as diferenças que encontraram entre os outros locais e o da escola. Faça uma roda para que eles apresentem seus quadros. Em seguida, ajude-os a decidir como e qual seria um lugar contrastante com o entorno da escola.




6ª etapa

Proponha uma nova ida a campo, com coleta de dados de acordo com os critérios de contrastes e ligações afetivas levantados pelos alunos, o que permite estabelecer comparações com a primeira visita de campo.



Atividades extras

Atividades1 Em uma folha de papel sulfite, desenhe o caminho que você percorre de sua casa até a escola.

2 Liste as referências que mais chamam a sua atenção nesse trajeto.

3 Crie símbolos para representar essas referências no seu desenho.

4 Localize as referências em seu desenho, e nos locais adequados reproduza o símbolo que representa. Pinte todo o seu desenho.

5 Que sentidos que você utilizou para fazer este desenho?

6 Se você mostrar o seu desenho para uma pessoa que não conheça este lugar, ela será capaz de saber o que ele representa? Por quê?

7 Essa pessoa seria capaz de achar sua casa, a escola ou os lugares que chamam sua atenção? Por quê?



Diferentes pontos de visão

Para compreender uma paisagem, estudamos e analisamos os registros de que dispomos dos seus aspectos visíveis. Podemos decompor a imagem em planos sucessivos, do mais próximo de nossa visão ao mais distante, como mostram as fotos que se seguem.






Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...