LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


27/04/2011

Trabalho de campo sobre a paisagem




Metodologia:  percepção ambiental, estudo do meio ou aula de campo
- Objetivos
- Desenvolver habilidades de leitura da paisagem.
- Ampliar o conhecimento espacial em relação ao seu lugar.


Conteúdos
- Construção da leitura e da expressão sobre o lugar e sua dinâmica.
- O gênero descritivo e a paisagem.


Material necessário
Caderno de campo, papel vegetal, máquina fotográfica, plantas e mapas do local e/ou internet para consulta de mapas e lápis preto.


- Para as anotações, o ideal é que cada aluno tenha seu próprio diário de campo ou caderno de brochura.
- fichas, com tópicos sobre o que se pretende descobrir durante o estudo


1ª etapa(em sala de aula)

Dividir a sala em grupos de seis alunos. Cada grupos de alunos de posse  fotos antigas do seu município (campo ou cidade). Deverá  identificar o lugar retratado e justificar sua resposta. Faça uma roda para que os grupos apresentem suas ideias, em seguida o professor deverá falar sobre as marcas do passado na paisagem atual e as possibilidades de ler por meio delas ações de sua dinâmica. Em seguida deverá solicitar a todos que construam um croqui (esboço) do lugar com pontos de referência e nomes (topônimos). Deverá também orienta-los a escrever legendas.


Croqui de observação é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível.

Atividade
1 Escolha uma paisagem e faça o croqui dela.

2 Delimite os diferentes planos existentes no seu croqui.

3 Registre os elementos que compõem cada plano do croqui.






Atividades1 Em relação às fotos A e B, descreva os elementos que compõem a paisagem de cada plano, sejam eles naturais ou artificiais.

2 Em relação às fotos C, D e E, de que lugar o fotógrafo tirou cada foto?

3 Em relação às fotos C, D e E, qual nos permite identificar melhor os elementos que compõem a paisagem?Croqui de observação é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível. é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível. é um desenho feito com traços simples que representam as formas e disposição dos diferentes elementos que compõem a paisagem visível.



 2ª etapa(em sala de aula)
O professor antes deverá avaliar os dados e preparar um roteiro para a visita ao entorno da escola.
Em seguida o professor e cada equipe deverá selecionar fotos, textos e mapas do lugar para montar o caderno de campo, deixando espaços para anotações, desenhos e colagem das fotos feitas na visita. Chame a atenção para a dinâmica da paisagem em diferentes situações (num dia frio, ensolarado etc.). Faça uma oficina preparatória antes da saída a campo para discutir as formas de registro, como as fotografias.


3ª etapa (aula de campo)
No campo, peça que caminhem e observem o lugar. Solicite que representem a observação desenhando a lápis. Sugira que fechem os olhos e atentem para os odores, as sensações táteis e os sons do lugar, que serão descritas e diga que escolham um campo de observação para perceber detalhes, como a topografia, a vegetação e a fauna e, por fim, para fotografar o local escolhido em diferentes planos. O ideal é que façam pelo menos uma entrevista, conforme as oportunidades e os interesses que surgirem. Instrua-os a completar o caderno de campo.


4ª etapa
Divida a turma em duplas. Peça que cada aluno escolha uma das fotos tiradas e explique que ele vai descrevê-la para que seu colega possa desenhá-la. Solicite que sigam os seguintes passos: sobrepor à foto um papel transparente e delimitar seus planos de profundidade; rever as anotações feitas sobre o lugar da foto; refletir sobre a escolha do local e da imagem; e escrever uma carta ao colega explicando suas escolhas. O texto deve descrever a foto com explicações sobre posição dos objetos, formas, cores, localização dos elementos em relação ao leitor (à sua direita, esquerda, acima, abaixo), aos seus planos (primeiro, médio e fundo) e campos (inteiro, parcial, detalhado). Proponha uma discussão sobre os textos.


5ª etapa

Peça que cada estudante pesquise uma foto de paisagem que seja diferente do lugar do entorno estudado e a compare com as demais imagens produzidas por eles. Forme grupos e instrua-os a montar um quadro comparativo sobre as diferenças que encontraram entre os outros locais e o da escola. Faça uma roda para que eles apresentem seus quadros. Em seguida, ajude-os a decidir como e qual seria um lugar contrastante com o entorno da escola.




6ª etapa

Proponha uma nova ida a campo, com coleta de dados de acordo com os critérios de contrastes e ligações afetivas levantados pelos alunos, o que permite estabelecer comparações com a primeira visita de campo.



Atividades extras

Atividades1 Em uma folha de papel sulfite, desenhe o caminho que você percorre de sua casa até a escola.

2 Liste as referências que mais chamam a sua atenção nesse trajeto.

3 Crie símbolos para representar essas referências no seu desenho.

4 Localize as referências em seu desenho, e nos locais adequados reproduza o símbolo que representa. Pinte todo o seu desenho.

5 Que sentidos que você utilizou para fazer este desenho?

6 Se você mostrar o seu desenho para uma pessoa que não conheça este lugar, ela será capaz de saber o que ele representa? Por quê?

7 Essa pessoa seria capaz de achar sua casa, a escola ou os lugares que chamam sua atenção? Por quê?



Diferentes pontos de visão

Para compreender uma paisagem, estudamos e analisamos os registros de que dispomos dos seus aspectos visíveis. Podemos decompor a imagem em planos sucessivos, do mais próximo de nossa visão ao mais distante, como mostram as fotos que se seguem.






Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...