CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS: Reino Unido versus Islanda do Norte (o IRA)


Fala galera! Tudo Bem? Na aula de hoje vamos falar sobre conflitos e tensões no Mundo.
É interessante a gente começa entendendo que existe uma diferença entre os conceito de Estado e Nação.

(Estado ≠ Nação)

- Estado é uma unidade política sobre um território, ele é uma área que tem fronteiras bem determinadas, onde o Estado exerce sua soberania, ou seja, podemos definir o conceito de Estado como sendo uma unidade política que tem controle sobre um território delimitado por fronteiras.

Já o termo nação se refere a um povo que mantém laços históricos e culturais – geralmente fala a mesma língua – e tem uma origem étnica comum e afinidades religiosas. A gente pode encontrar dentro de um mesmo Estado diferentes nações. Existem diversos casos em que a convivência de diferentes nações em um mesmo Estado pode causa conflitos e tensões que, por vezes, desdobram-se em enfrentamentos e guerras.

Na Europa temos vários exemplos de nações convivendo em um mesmo Estado, o Reino Unido  é um desses exemplos e como sabemos o Estado do Reino Unido tem seu território dividido em quatro territórios (País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte e Inglaterra), e que juntos formam o País do Reino Unido. 

Observe o mapa abaixo:
Muitos pensam que o nome desse país seja Inglaterra, mas não! O seu nome oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. Temos no mapa ao lado duas ilhas: a ilha da Irlanda e ilha da Grã-Bretanha. A ilha maior corresponde a da Grã-Bretanha, nela fica localizada três áreas administrativas do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales. Na ilha menor, da Irlanda, na porção setentrional fica a área administrativa da Irlanda do Norte. Portanto, o país Reino Unido é formado por estas quatro (4) áreas. O curioso é que cada um desses quatro território apresenta o predomínio de uma nação própria.
 
 Galera! O problema é que quando uma etnia ou um grupo social (qualquer) tem supremacia dos seus interessem próprios em relação aos interesses dos demais grupos que fazem parte de um mesmo Estado acabam que gerando conflitos de interesses! É isso que está ocorre na Irlanda do Norte entre Católicos e protestantes!

Na Irlanda do norte existe um choque de interesses entre católicos e protestantes que acabou criando um sentimento nacionalista entre os católicos que constituem cerca de 42% da população (minoria) de origem irlandesa, filhos de pessoas que nasceram na ilha à séculos, típico cidadãos descendentes dos primeiros habitantes dessa ilha, que querem se separar do reino Unido e formar um Estado independente!

Contrários aos interesses dos católicos temos cerca de 58% da população (maioria)   que são protestantes e de origem britânica. No passado escoceses e ingleses protestante anglicanos imigraram para a ilha menor, na porção setentrional, e hoje correspondem a maior parcela da população que não querem se separar do restante do Reino Unido!

Os Católicos não satisfeitos com o domínio de povos estrangeiros (de origem britânica) busca a instalação de um Estado Irlandês independente! E foi o que os católicos fizeram na década de 1960 criaram um movimento chamado de IRA  sigla em inglês que significa suas inicias - Irish Republican Army (Exército Republicano Irlandês) um movimento que realizou por muitos anos atentados e ataques contra o Estado Britânico matando muitos inglês na tentativa força a saída da Irlanda do Norte do Reino Unido tornando independência da Irlanda do Norte, entre 1960 à 1990, cerca de 30 anos (três décadas) os conflitos entre católicos e protestantes acentuaram-se de forma violenta

É importante destacar que em 1998 (no final da década de 1990) houve um acordo entre o governo britânico e as lideranças do IRA, pondo fim aos ataques violentos levados a cabo pelo grupo. Hoje tecnicamente o IRA não realiza ações terrorista contra o estado Britânico, mas foi um movimento muito conhecido na Europa.

Show !!  
CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS: Reino Unido versus Islanda do Norte (o IRA) CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS: Reino Unido versus Islanda do Norte (o IRA) Reviewed by Gilvan Fontanailles on novembro 15, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!