LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


28/10/2015

GABARITO: D – 1: Identificar as principais características entre as regiões brasileiras




1ª Questão: Todos os itens trazem a realidade que diz respeito a fome e seus percentuais alarmantes no NE do Brasil. Também apresentam o nosso passado colonial escravagista com os primeiros miseráveis da nossa história com continuação até nossos dias.

2ª Questão:  A Região Nordeste é a principal área de repulsão do país, sendo todas as sub- regiões zonas de migrações.

Resposta correta: “C”

3ª Questão: O Brasil ainda adota uma política natalista ou populacionista devido aos fatores religiosos e políticos.
Os maiores índices de pobreza estão localizados nas  regiões norte e nordeste do Brasil.
Resposta correta: “A 

4ª Questão: A criação do Estado de Tocantins, a partir do desmembramento  do Norte de Goiás,  ocorreu em 1988
Resposta correta: "C"

5ª Questão: O Nordeste não é uma região homogênea sob o aspecto natural, possui desde florestas equatoriais no oeste do Maranhão, até as formas xerófitas no sertão.

Resposta correta: "D"

6ª Questão:  A seca não é a única responsável pela pobreza e miséria. As desigualdades sociais, fome e miséria são consequências de fatores políticos, econômicos de cunho histórico.

Resposta correta: "C"

7ª Questão: A partir de 1988, o Brasil passou a possuir 26 Estados e 1 Distrito Federal. Os territórios do Amapá e Roraima foram elevados à categoria de Estado. Fernando de Noronha foi incorporado ao estado de Pernambuco e o estado de Goiás dividido, ficando a porção norte denominada de Tocantins, o mais novo estado do Brasil.
Resposta correta: "B"

8ª Questão: A região Nordeste está dividida em quatro sub-regiões:
- Zona da Mata: ocupando a porção oriental da região.
- Agreste: área de transição entre o litoral (Zona da Mata) e o interior (Sertão).
- Sertão: maior das sub-regiões, ocupada pelo domínio do semi-árido e da caatinga.
- Meio-Norte: área de transição entre o Sertão (quente e seco) e a Amazônia (quente e úmida).
Resposta correta: "D"

9ª Questão:   
Os itens abordam a área de ocorrência e os fatores que explicam o processo de desertificação que é ocasionado pela ação conjugada de fatores naturais e a ação antrópica (agropecuária predatória, técnicas erradas de irrigação, etc.)
Resposta correta: "D"


10ª Questão: O mapa das sub-regiões do Nordeste apresenta uma área que abrange o domínio da caatinga e do clima semi-árido, conhecido como nordeste pecuário ou sertão.

Resposta correta: "C"

11ª Questão:    Desde o início da colonização até os nossos dias, a política indigenista adotada no Brasil não preservou suas terras originais, e a sua cultura sufocada pelo domínio imperialista do colonizador branco.
Os mecanismos legais de apoio e defesa do índio, não conseguem assegurar-lhes uma vida digna e a proteção do que lhes pertence de fato, e deveria pertencer de direito, a terra.

Resposta correta: "A"

12ª Questão:  Os indicadores sociais do Nordeste ainda estão longe dos níveis desenvolvidos, apresentando grandes desigualdades sociais, mostrando um verdadeiro bolsão de miséria. Quanto ao processo ambiental, é grande o processo de desertificação e destruição da paisagem litorânea.

Resposta correta: “D”

13ª Questão: Não se deve apontar condições naturais desfavoráveis para a ocorrência da fome, pois é considerado meio uma condição política.
O emprego intensivo de mão-de-obra não é causados da fome, e sim, a falta de emprego.

Resposta correta: “B”

13ª Questão: A região Nordeste apresenta um aspecto heterogêneo no que se refere a sua divisão em subunidades regionais país apresenta: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio-Norte.

Resposta correta: “C”

14ª Questão: O texto retrata as características do vaqueiro do sertão nordestino.

Resposta correta: “D”

15ª Questão: O único item falso é o 3, pois na constituição de 1988 o que ocorreu foi, a transformação dos territórios de Roraima e Amapá em estados , criação do estado de Tocantins, desmembrado de Goiás e ainda a mudança do território de Fernando de Noronha que passou a ser município de Pernambuco.

Resposta correta: “B”

16ª Questão:  O Nordeste brasileiro apresenta quatro fisionomias naturais, do litoral ao interior:

- Zona da mata (I) Apresenta clima quente e úmido com ocorrência de chuvas (orográficas). Na descida das elevações, a erosão pluvial carrega sedimentos, que juntamente com a desagregação das rochas (calcário, etc.) Formam o solo fluvial massapê.

- Agreste (II) Área de transição climato-botânica, posicionada sobre a Borborema com a predominância da policultura e pecuária intensiva em pequenas propriedades.

- Sertão (III) Área marcada pela aridez do clima semi-árido, chuvas irregulares com a intermitência dos rios e com a presença da caatinga com predominância das cactáceas.

- Meio-norte (IV) Área de transição climática entre o clima equatorial (Amazônia) e o semi- árido (sertão) e a presença da Mata dos Cocais.

Resposta correta: “B”

17ª Questão: A questão aborda o zoneamento geoeconômico do Nordeste, onde, na área 01 do mapa, o Meio-norte, predomina o extrativismo vegetal. Na área 02, o sertão, a pecuária extensiva. Na área 03, o agreste, a policultura comercial e na área 04, a zona da mata, a monocultura açucareira.

Resposta correta: “B”

18ª Questão: O Brasil continua entre os países de maior concentração de renda do mundo.

Resposta correta: “C”

19ª Questão: O único correto é o primeiro item, pois na Amazônia devido à expansão da fronteira agropecuária, é uma das regiões de maiores conflitos fundiários do país.

Resposta correta: “C”

20ª Questão: O processo de industrialização no Brasil, aprofundou as já existentes desigualdades regionais. É nesse momento que surgem ações do Estado criando órgãos de desenvolvimento regional: a SUDENE (1959), SUDAM (1966), Zona Franca de Manaus (1969), dentre outras.

Resposta correta: “C”

21ª Questão:  A última vez que ocorreu alteração na divisão política brasileira foi em 1988, quando foram extintos os territórios de Roraima, Amapá e foi criado o Estado de Tocantins, o território de Fernando de Noronha foi transformado em Parque Nacional Marinho.
Resposta correta: “C”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...