Teorias demográficas: Malthusianismo


Objetivo da aula:
- Reconhecer as principais teorias demográficas e seu momento histórico.

Fala gelera! Tudo bem??Na aula passada vimos que o crescimento elevado da população ocorreu a partir do final século XIX, e isso promoveu profundas discussões o que levou a criação de várias teorias sobre esse tema, como se vê a seguir.

O certo é que esses surtos de crescimento demográfico fizeram surgir inúmeras teorias que tentaram explicar o crescimento populacional acelerado que o mundo presenciou a partir e durante os séculos XVIII e XIX e que se acentuou no século XX onde de 1901 a 2000, o número de habitantes da Terra passou de 1,6 bilhão para 6,1 bilhões. Esse crescimento elevado da população tem promovido ainda hoje profundas discussões sobre esse tema desde o século XIX, como se vê a seguir.

Dentre essas teorias, destacam-se a Teoria Malthusiana, a Teoria Neomalthusiana e a Teoria Reformista ou Marxista e a mais atual a ecomalthusianismo.

Na aula de hoje vamos falar sobre Malthusianismo
Então vamos lá!!!
Então galera! Vamos didaticamente relacionar o surgimento das teorias demográficas as fase de aceleração do crescimento populacional mundial na história de sua evolução. Lembrando que esta teve três grandes surtos de crescimento:

- a 1ª chamado de Rápido,
-a 2ª de acelerado e
- a 3ª de Explosão demográfica.

Com essa divisão vamos estudar cada uma dessa teoria. Então vamos lá.
A primeira aceleração do crescimento populacional = Fase de Crescimento Rápido:

Contextualizando:
Teve seu início na Inglaterra durante a I Revolução Industrial e se espalhou pelo continente europeu até a ocorrência da II Revolução Industrial. Essas duas revoluções foram responsável pela urbanização dos países europeus. Ponto negativo: ( provocou a ocorrência do êxodo rural em massa, desemprego, aumento populacional de pobres nos grandes centros urbanos) O Ponto positivo a urbanização elevou a média de vida dos europeus e diminuiu gradativamente  a redução da taxa de mortalidade infantil européia o que favoreceu uma diminuição acentuada na taxas de mortalidades nos países que iniciaram a I ou II Revolução Industrial.

IMPORTANTE:
A primeira aceleração do crescimento populacional coincide com a consolidação do sistema capitalista e o advento da Revolução Industrial, durante os séculos XVIII e XIX. Nos países que se industrializavam, a produção de alimentos aumentou e a população que migrava do campo encontrava na cidade uma situação socioeconômica e sanitária muito melhor. Assim, a mortalidade se reduziu e os índices de crescimento populacional se elevaram o que fez um grupo de demógrafos a refletir a respeito desse novo panorama social que a Revolução industrial trazia consigo.

Nessa análise da expansão populacional na Inglaterra no final do século XVIII, gerou um acirrado debates no meio científica inglês (na área da demografia), que resultou na primeira TEORIA DEMOGRÁFICA, o malthusianismo que foi laborada pelo economista inglês Thomas Malthus (1776-1834). Conforme seu estudo Ensaio sobre o princípio da população (1798), existia um descompasso entre o aumento da população com o aumento da produção de alimentos:.    

Teoria malthusiana
Problemática observada por Thomas Malthus:   

O que malthus, observou foi que a quantidade da produção dos meios de subsistência com a evolução do crescimento da população mundial, excedia a capacidade da terra de produzir alimento. Malthus percebeu que enquanto o crescimento populacional tenderia a seguir um ritmo de uma progressão geométrica, a produção de alimentos cresceria no máximo seguindo uma progressão aritmética 
Esse quadro levaria a uma conflito generalizado entre as pessoas por comida, caso se não houvesse um controle natural, imposto pela própria natureza como 
guerras, doenças, epidemias.

 Exemplificando:

Na análise realizada por Malthus a população mundial estava crescendo em um ritmo rápido, comparado por ele a uma progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128...), e a produção de alimentos estava crescendo em um ritmo lento, comparado a uma progressão aritmética (1, 2,3,4, 5, 6...). Sendo assim, em um determinado momento, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra concluiu Thomas Malthus. 

Assim, a população tenderia a crescer além dos limites de sua sobrevivência, e disso resultaria a FOME e a MISÉRIA.

  
Estaria certas as previsões de malthus? O QUE FOI QUE ELE PRÔPOS?
diante dessa constatação e
Segundo Thomas Malthus para evitar uma “catástrofe”os governos dos países capitalistas deveriam promover uma "restrição moral" aos nascimentos, como solução para o problema. O que significaria isso?
- proibir o casamento entre pessoas muito jovens; 
- limitar o número de filhos entre as populações mais pobres
- elevar o preço das mercadorias e reduzir os salários.
Todas essa ações segundo Malthus pressionariam os mais pobres a terem uma prole menos numerosa.


Observação: Todo esse discurso foi elaborado antes da consolidação da I Revolução Industrial.
Hoje as ideias de Malthus, são consideradas ultrapassadas pela maioria dos estudiosos.

Por quê?
Para os críticos de Malthus, não se elimina a pobreza diminuindo o número de nascimentos entre os pobres, mas redistribuindo a riqueza do mundo.

Quem fez essa critica ao Malthusianismo??

Foram os reformista ou Maxista.. (falaremos desses demógrafos na nossa próxima aulas OK!! 



Atividade de Fixação

1ª Questão: (UNIMONTES) O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que

(A) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
(B) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
(C) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
(D) relaciona crescimento populacional com a fome.

2ª Questão: (Ibmec) O elevado nível de crescimento demográfico nos países pobres seria a causa principal de problemas como o esgotamento dos recursos naturais da Terra e o desemprego, razão pela qual a execução de uma política de controle da natalidade é recomendada, de acordo com a teoria:

(A) neoliberal
(B) contratualista
(C) neomalthusiana
(D) determinista
(E) socialista

3ª Questão: Analise o gráfico a seguir.


(Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2013.)

A partir do século XVIII, com a evolução e o desenvolvimento do capitalismo, o crescimento demográfico deixou de ser visto como um fator negativo e passou a ser estudado como elemento positivo, visto que, com o aumento do número de pessoas, haveria também mais consumidores. Em meio a esse contexto social e econômico, o economista inglês Thomas Robert Malthus formulou e publicou sua teoria demográfica. De acordo com a teoria malthusiana e com o gráfico que a representa, considere as afirmativas a seguir.

I. Atualmente, as previsões de Malthus se concretizaram, já que, no último século, a população duplicou a cada 25 anos e a produção de alimentos não acompanhou esse crescimento, o que é confirmado pelo aumento da fome no mundo.
II. Malthus afirmava que o aumento das áreas cultivadas com alimentos era limitado e que, por outro lado, a população cresceria sem parar. Como consequência, ocorreria fome devido à falta de alimentos para abastecer essa crescente população.
III. Malthus afirmava que o crescimento da população ocorria em um ritmo muito mais acelerado que o crescimento da produção de alimentos. Segundo ele, a população crescia em progressão geomé- trica e tenderia a duplicar a cada 25 anos, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética.

IV. Thomas Malthus, além de economista, era Pastor da Igreja Anglicana, que era contrária à utilização de métodos anticoncepcionais, por isso propunha que só tivessem filhos aquelas pessoas que possuíssem terras cultiváveis. Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
(B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
(C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
(D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

(E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Teorias demográficas: Malthusianismo Teorias demográficas: Malthusianismo Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 13, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!