UVA/2010.1 - Vestibular Comentado Geografia


Conhecimentos Gerais


01ª Questão: - “O pré-sal é uma das maiores descobertas da história da indústria do petróleo. As chances de encontrar petróleo nessa área são muito grandes. É como comprar bilhete premiado.”
José Sérgio Gabrielli - Presidente da Petrobrás.

O Presidente Lula enviou ao Congresso, para a apreciação e votação, os quatro Projetos de Lei que inauguram o novo marco regulatório para o pré-sal.

Analise as alternativas abaixo:

1. A camada do pré-sal, com 800 quilômetros de extensão e uma área de 149.000 quilômetros quadrados, se estende ao longo da costa brasileira, do litoral do Espírito Santo a Santa Catarina.
2. O marco regulatório preparado pelo governo prevê que o pré-sal será explorado e administrado exclusivamente pela Petrobrás, empresa estatal que tem o monopólio da exploração, industrialização e comercialização, desde a sua fundação até os dias atuais, ininterruptamente.
3. O Presidente Lula pretende criar a Petro-Sal, cuja função principal é controlar custos e maximizar o lucro. Ela vai ser a supervisão, o interesse da União, sobre a Petrobrás.

Estão corretos:

(A) somente os itens 1 e 3.
(B) somente os itens 2 e 3.
(C) somente os itens 1 e 2.
(D) todos os itens.

Tema: Estrutura Geológica/ Camada Pré-Sal
Assunto: Identificar as caraterísticas e os locais de ocorrência de petróleo em território brasileiro na chamada  camada Pré-sal.
CLF – COMENTA:

O Pré-Sal é um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-se chamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobrás na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Portanto a opção 1 é correta.
A opção 2 é falsa pois houve a quebra do monopólio da Petrobrás, apesar de empresa controlar ainda hoje mais de 90% do petróleo brasileiro.
A opção 3 é correta. Foi aprovado o PL 5939/09, no dia 18 de Novembro de 2009 que cria a Petro-Sal, empresa estatal que será responsável pelos contratos de exploração e de comercialização de petróleo e gás natural encontrados na camada pré-sal.

Resposta correta: “A”


02ª Questão: - Assinale a alternativa correta:

(A) O oxigênio é um gás vital para a sobrevivência humana, participando com 21% da atmosfera ao nível do mar. À medida que aumentamos de altitude, a sua proporção também aumenta até atingir 90% da atmosfera.
(B) A composição da atmosfera varia em altitude e em latitude, sendo porém constante em longitude.
(C) Nos centros urbanos-industriais, a proporção de CO2 é bem maior que em outras áreas, trazendo consequências danosas para a saúde dos habitantes.
(D) O ozônio é um gás existente a 6 km de altitude e é responsável pela filtração de raios ultravioletas, nocivos ao homem. Por isso, é impossível a permanência do homem nas altas montanhas.


Tema: Camadas Atmosféricas /Poluição Atmosférica
Assunto: Identificar os principais tipos de gases que compõem a atmosferas e suas caraterísticas como também os gases produzidos pelas atividades humanas e seus impactos negativos para a  vida no planeta
CLF – COMENTA:

O efeito de interação entre a radiação e a poluição atmosférica constituída de partículas e de diferentes gases, como os gases do efeito estufa (CO, CO2, NOx, O3, hidrocarbonetos, entre outros)que é maior nos grandes centros urbanos, provoca alterações locais no balanço de energia e radiação que podem ser associadas à formação das ilhas de calor urbanas. Isso pode gerar problemas respiratórios e outras doenças.
Resposta correta: “C”


03ª Questão: - Florestas exuberantes, perenes, higrófilas, com grande variedade de espécies, constituídas de vários andares. Sua exploração econômica é importante apesar das dificuldades apresentadas para a penetração humana e pelo clima. Estas são as características das florestas equatoriais e tropicais úmidas.

As duas maiores florestas tropicais do globo, a amazônica e a congolesa, situam-se:

(A) na altura do Trópico do Capricórnio.
(B) na altura do Trópico do Câncer.
(C) na altura do Equador.
(D) respectivamente no norte da América do Sul e da África.

Tema: Bioma terrestre/ Localização geográfica
Assunto: Identificar características ou áreas de florestas equatoriais e tropicais úmidas no planeta. 
CLF – COMENTA:

Tanto a Floresta Amazônica, quanto a floresta do Congo situam-se nas proximidades da linha do Equador. Estão localizadas entre 4º N e 16º Sul como é o caso da Amazônia.

Resposta correta: “C”

04ª Questão: - Os movimentos horizontais ou transladativos são os deslocamentos de grupos humanos entre espaços geográficos distintos, afetando os efetivos populacionais dos espaços envolvidos, porém sem afetar os efetivos globais.

São movimentos horizontais ou transladativos:

(A) êxodo rural, transumância e migrações.
(B) transumância, migrações e natalidade.
(C) natalidade, mortalidade e nomandismo.
(D) nomandismo, CNV e mortalidade.

Tema: População
Assunto: Identificar os principais tipos de movimento horizontais realizados pelas populações humanas.
CLF – COMENTA:

O êxodo rural é a saída do homem da zona rural para as cidades. A transumância é um movimento populacional que se dá devido à condições climáticas e as migrações são de todas as ordens (econômicas, culturais, conflitos...). Os três consistem movimentos os chamados movimentos horizontais ou transladativos.
Resposta correta: “A”


05ª Questão: - Para Adam Smith, um dos mais importantes teóricos da economia clássica liberal, em sua obra A Riqueza das Nações, “ (...) nenhuma sociedade pode crescer e ser feliz se a maioria dos seus membros é pobre e miserável.”

Assinale as alternativas abaixo que tratam sobre as desigualdades sociais.

1. O modelo de desenvolvimento econômico do Brasil é qualificado como excludente e concentrador. Excludente porque afasta a maior parte da população, exatamente os mais necessitados, dos benefícios gerados pelo crescimento econômico. É concentrador porque a maior parte da renda e da riqueza do país permanece com uma parcela muito reduzida da população (os ricos).
2. Além do Produto Interno Bruto (PIB), os indicadores sociais e culturais revelam as desigualdades existentes entre o Norte e o Sul.
3. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de medir, ou tentar medir (pois essa é uma questão complexa e sempre sujeita a polêmicas), o desenvolvimento econômico e, principalmente, social de cada país.
4. O Brasil está selecionado entre os países com melhores IDHs do mundo - 0,956.


Estão corretos:     

(A) somente os itens 1, 2 e 3.
(B) somente os itens 2, 3 e 4.
(C) somente os itens 2 e 3.
(D) somente os itens 2 e 4.

Tema: Sistema Capitalista/ desigualdades sociais
Assunto: Identificar os principais tipos de desigualdade sociasi e econômicas existente dentro dos países  capitalistas  e entre eles.
CLF – COMENTA:

O Brasil é um dos países que mais concentra renda no planeta e essa condição agrava a desigualdade social. O item 1 é verdadeiro. Além das diferenças econômicas existentes, as diferenças culturais e sociais continuam a existir não somente entre norte e sul como dentro dos blocos. O item 2 também é correto. O item 3 está correto pois o IDH tenta medir esta condição de desenvolvimento, mas não indica o melhor lugar para se viver.

Resposta correta: “A”

06ª Questão: - Ao se comparar a estrutura etária dos países subdesenvolvidos com a dos países desenvolvidos, ressaltam diferenças sensíveis. Uma das mais evidentes é a importância da população idosa no conjunto da população produtiva.

Entre as consequências econômicas provocadas pelo envelhecimento da população podemos citar:

1. o aumento percentual da população ativa, na qual são incluídas as pessoas de mais de 60 anos.
2. o aumento percentual de emprego de mão-de-obra feminina no conjunto da população ativa.
3. a diminuição da mortalidade espacial e social da população.
4. o aumento das taxas de natalidade devido à maior utilização da população como força de trabalho.

São corretos:

(A) somente os itens 1, 2 e 3.
(B) somente os itens 1, 3 e 4.
(C) somente o item 4.
(D) todos os itens.

Tema: População/ Pirâmide etária
Assunto: Identificar informações em pirâmides etárias e distinguir a qual tipo de país capitalista ela representa.
CLF – COMENTA

Nos países desenvolvidos um grande número de idosos ingressam no mercado de trabalho devido à carência de mão-de-obra jovem. Assim como as mulheres também ingressam no mercado de trabalho numa proporção maior que a dos países subdesenvolvidos. Há de fato uma diminuição da população desses países, mas os movimentos migratórios em direção a alguns centros está aumentando na realidade. Como a questão fala da população idosa a opção correta é o item A.
Resposta correta: “A”


07ª Questão: - As usinas hidrelétricas Balbina, Tucuruí, Sobradinho e Itaipu situam-se, respectivamente, nas bacias:



(A) A, I, B, C
(B) D, I, B, C
(C) B, I, B, C
(D) A, A, B, I


Tema: Hidrografia/ Produção de Energia Elétrica
Assunto: Identificar as áreas das principais bacias hidrográficas e suas respectivas urinas hidrelétricas em mapa ou gravura.
CLF – COMENTA:

A Usina Hidrelétrica de Balbina está localizada no Rio Uatumã (Bacia Amazônica), A Usina de Itaipu está no estado do Pará na bacia do rio Tocantins, Sobradinho localiza-se na bacia do São Francisco e a Usina de Itaipu situa-se na bacia do Paraná.

Resposta correta: “A”


08ª Questão: - “A colonização empreendida no Brasil deixou como herança uma estrutura fundiária defeituosa, arcaica e marginalizante para o pequeno produtor rural, além de orientar a utilização da terra com produtos para exportação, em detrimento da produção de gêneros agrícolas para abastecer o mercado interno.” (Melhem Adas. Panorama geográfico do Brasil, São Paulo, Ed. Moderna)

De acordo com o texto acima, pode-se afirmar que no Brasil:

1. a herança colonial resultou numa repartição homogênea da terra.
2. a produção, orientada para fins de exportação, ocorre desde o período colonial.
3. a produção de gêneros alimentícios do pequeno produtor rural está voltada para o mercado externo.
4. a estrutura fundiária se caracteriza pelo elevado padrão de concentração.
5. a marginalização do pequeno produtor rural é decorrente da má utilização da terra.

São verdadeiras:

(A) somente as afirmativas 1, 2 e 4.
(B) somente as afirmativas 3, 4 e 5.
(C) somente as afirmativas 2 e 4.
(D) as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Tema: Colonização portuguesa/Construção do Espaço geográficos  
Assunto: Identificar as contribuições positivas e negativas deixadas como herança do tipo de colonização realizada pelos portugueses no território brasileiro.
 CLF – COMENTA

A má distribuição de terra no Brasil, data do início do processo de colonização com as sesmarias e capitanias hereditárias, que eram extensas faixas de terras doadas a poucos. Desde o início de nossa, colonização o Brasil é um grande produtor de gêneros agrícolas, com a importação de cana-de-açúcar no nosso primeiro ciclo e nos dias atuais com destaque para a soja e o café. O pequeno produtor tem sua produção voltada ao mercado interno e subsistência. O Brasil é marcado pelo latifúndio que marginaliza o pequeno produtor agrícola.

Resposta correta: “C”

Conhecimentos Específicos


01ª Questão: - A prospecção do petróleo realiza-se em quase todos os países do mundo, sendo que as perfurações são realizadas, preferencialmente:

(A) nas plataformas continentais cristalinas.
(B) nas planícies de rochas metamórficas.
(C) nos vales e depressões de rochas magmáticas.
(D) nas bacias sedimentares, continentais ou marítimas.

Tema: Estrutura Geológica/ Petróleo
Assunto: Identificar as bacias sedimentares como locais propícios para que ocorra a formação de combustíveis fósseis.
CLF – COMENTA:

Para que ocorra a formação do petróleo é necessária a deposição e preservação de matéria orgânica nas bacias sedimentares (principalmente restos de plantas e bactérias). Este processo tem que ocorrer em condições especiais de temperatura, pressão e tempo geológico (em milhões de anos). A Petrobrás é referência internacional na exploração de petróleo no continente e em águas profundas para a qual desenvolveu tecnologia própria, pioneira no mundo, sendo a líder mundial deste setor.

Resposta correta: “D”

02ª Questão: - Em relação ao ciclo hidrológico nas grandes cidades, coloque verdadeiro ou falso.

(  ) A devolução de água para a atmosfera através da transpiraçãovegetal é reduzida.
(  ) O volume de água que escoa superficialmente aumenta em função das construções  urbanas.         
(  ) O assoreamento dos canais fluviais contribui para o agravamento das enchentes.
(  ) O abastecimento do lençol freático é favorecido pela facilidade de infiltração de água no solo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) F,V,F,V
(B) V,F,F,V
(C) F,F,V,V
(D) V,V,V,F

Tema: Urbanização/ Ciclo Hidrológico
Assunto: Identificar os principais impactos socioambientais nos grandes centros urbanos relacionados  ao uso da água
CLF – COMENTA:
O processo de urbanização provoca alterações sensíveis no Ciclo Hidrológico, principalmente no aspecto da precipitação, ou ainda na diminuição da evapo-transpiração, como consequência da redução da vegetação, também pode provocar aumento da quantidade de líquido escoado, diminuição da infiltração da água, mudanças no nível do lençol freático e causar a erosão etc. .

Resposta correta: “D”

03ª Questão: - Cerca de um terço da superfície das terras emersas encontra-se ocupado por desertos e semi-desertos e mais de 15% da população mundial habita nesses espaços onde o investimento agrícola é por demais oneroso. A Geografia, atualmente, dedica bastante atenção a esse tema, especialmente ao fenômeno conhecido como "desertificação".

Analise as afirmativas a seguir que se referem ao tema mencionado e identifique (V) ou (F).

( ) A desertificação é um fenômeno mais comum nas áreas periféricas aos desertos, sobretudo no continente africano, mas vem sendo observado também em outras áreas do planeta, inclusive em ambientes úmidos.
( ) A desertificação é um fenômeno eminentemente natural que decorre exclusivamente das alterações climáticas globais.
( ) A derrubada ou queimada generalizada da cobertura vegetal, o uso inadequado do solo e a criação extensiva de gado, em ecossistemas frágeis, podem ser algumas causas responsáveis pela desertificação.
( ) O município de Irauçuba, no Ceará, tem cerca de 50% do seu território em processo de desertificação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) F,F,V,V
(B)  F,V,V,V
(C)V,F,V,V
(D) V,F,F,V

Tema: Impactos Ambientais/ Desertificação
Assunto: Identificar as áreas propícias as desertificação e seus principais impactos socioambientais.
CLF – COMENTA:

A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. Ocorre em mais de 100 países do mundo. Por isso é considerada um problema global. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de Desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. As regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, também chamadas de terras secas, ocupam mais de 37% de toda a superfície do planeta, abrigando mais de 1 bilhão de pessoas, ou seja, 1/6 da população mundial.

Resposta correta: “C”

04ª Questão: - A industrialização brasileira acelerou-se significativamente a partir dos anos quarenta, e foi produto de vários fatores.
Entre as alternativas abaixo, assinale a única que contém fatores explicativos desse processo.

(A) A industrialização brasileira foi possível graças à colaboração dos bancos estrangeiros que emprestaram dinheiro ao Brasil a juros módicos e à existência de um sindicalismo industrial fortemente organizado.
(B) A partir da 2ª Guerra Mundial, a burguesia brasileira já apresentava condições de dirigir, executar e financiar, autonomamente, a industrialização nacional.
(C) A opção por uma política industrial em larga escala resultou de um esforço conjunto envolvendo a ação planejadora e executora do Estado brasileiro, a participação de setores empresariais nacionais e estrangeiros e negociações diplomáticas e econômicas com outros países.
(D) A industrialização brasileira derivou exclusivamente das transformações no campo, decorrentes de uma reforma agrária que permitiu desconcentrar a propriedade rural e formar uma moderna economia capitalista de mercado nas antigas zonas rurais.

Tema: Industrialização Brasileiro
Assunto: Identificar características do processo de industrialização do Estado brasileiro
CLF – COMENTA:

A partir do século XX, especialmente após a 2ª Guerra Mundial, países do chamado terceiro mundo, também passaram por processos de industrialização, como é o caso do Brasil. Ao contrário das potências econômicas do século XVIII e XIX, o Brasil sofreu um processo de industrialização tardio. Ele teve início nas décadas de 40 e 50, onde o setor industrial passou a comandar o sistema de produção nacional. Durante o período colonial, a ligação com a metrópole portuguesa impedia o desenvolvimento brasileiro.


Resposta correta: “C”


05ª Questão: - Dê o nome das bacias hidrográficas numeradas no mapa abaixo:



(A) 1 - do Orenoco ; 2 - Amazônica ; 3 - Platina
(B) 1 - Amazônica ; 2 - Platina ; 3 - do São Francisco
(C) 1 - Amazônica ; 2 - do Tocantins e Araguaia ; 3 - do São Francisco
(D) 1 - do Parnaíba ; 2 - Central; 3 - do Nordeste

Tema: Hidrografia da América do Sul
Assunto: Identificar áreas de ocorrências ou características das bacias hidrográfica da América do Sul.
CLF – COMENTA:

Bacia hidrográfica - conjunto de terras drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia Amazônica, formada pelo rio Amazonas e seus afluentes, cobre quase 90% das terras da Região Norte. Com uma área total de aproximadamente 6,5 milhões de quilômetros quadrados, é considerada a mais extensa bacia hidrográfica do Planeta e a maior em volume de água. A Bacia Platina está entre as maiores do mundo, com cerca de 3,1 milhões de quilômetros quadrados de superfície, quase metade em território brasileiro. A bacia do Orenoco é a terceira maior neste continente, cobrindo uma área de 880 000 km2. É a principal da Venezuela http://pt.wikipedia.org/wiki/Venezuela, abrangendo quatro quintos do território do país.

Resposta correta: “A”

06ª Questão: - O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, Ocorreram vários períodos de interrupção, mas está sendo aplicado de modo contínuo desde 1985.

Analise as considerações abaixo sobre o horário de verão e assinale a opção correta.

1. Diluir o consumo de energia do horário de pico por um intervalo de cinco horas, entre 17h e 22h, evitando a sobrecarga do sistema elétrico.
2. Em 2009, o horário de verão começou no dia 18 de outubro e vai terminar à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010
3. Neste período (outubro/fevereiro) o governo determina que a população atrase os relógios uma hora. Isso permite aproveitar melhor a luz natural.
4. O horário de verão não é adotado no Norte e Nordeste porque nessas regiões a quantidade de horas do dia com luminosidade natural varia muito pouco ao longo do ano, e por isso os benefícios seriam desprezíveis.

Estão corretos:

(A) somente o 1.  
(B) somente 1, 2 e 4.
(C) 1,2, 3 e 4.       
(D) somente 1 e 2.

Tema: Sistema de fuso horário
Assunto: Identificar motivos e benefícios da instituição do Horário de Verão em áreas onde a luminosidade natural varia muito ao longo do ano,
CLF – COMENTA:

O Horário de Verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração da energia elétrica que se destina à iluminação artificial. O Horário de Verão reduz a demanda por energia no período mais crítico do dia, ou seja, que vai das 18h às 21h quando a coincidência de consumo por toda a população provoca um pico, denominado "horário de ponta". Portanto, antecipar os ponteiros do relógio em uma hora, como acontece durante quatro meses no ano, em média, permite que se aproveite melhor a luz natural. A redução da ponta varia de 4% a 5% e poupa o País de sofrer as consequências da sobrecarga na rede na estação mais quente do ano.

Resposta correta: “B”

07ª Questão: - Quanto mais subdesenvolvido for o país, a sua agricultura mais depende do calendário climático. O avanço técnico e científico permite suplantar muitas dificuldades. Se a maneira de produzir alimentos já é do conhecimento técnico e científico, o problema da fome passa a ser uma questão:

(A) de esperar o desenvolvimento atingir, naturalmente, as áreas carentes,
(B) da troca comercial entre os que produzem e os que não produzem.
(C) puramente assistencial, na qual os países produtores devem ampliar seu potencial de dominação.
(D) de opção política e econômica dos países envolvidos.

Tema: Agricultura/ Fome no mundo
Assunto: Identificar as principais características da Revolução Verde e a permanência da fome em áreas pobres do planeta.
CLF – COMENTA:
A FAO estima que 1,02 bilhão de pessoas estão subnutridas no mundo todo em 2009. A cada dia morrem 24.000 pessoas por causa da fome, enquanto isso um imenso número de terras fica nas mãos de poucos fazendeiros que no final das contas irão exportar a maior parte daqueles alimentos. Um grande número de cereais (60,6%) são utilizados para alimentação animal nos países desenvolvidos – um total contraste em relação aos países subdesenvolvidos. O Brasil é o 4° país produtor de alimentos, mas ocupa o 6° lugar no mundo em subnutrição, 30% da população é mal nutrida enquanto 9% das crianças morrem antes de completarem um ano de vida e 37% da população é formada por trabalhadores rurais.

Resposta correta: “D”

08ª Questão: - O modelo industrial centrado nas indústrias petroquímica e automobilística predominou durante praticamente todo o século XX, mas agora passa por um progressivo declínio. Essas indústrias, que foram de vanguarda até a década de 1970. vêm perdendo terreno para os setores da informática, da robótica, da biotecnologia, das telecomunicações. É a passagem da Segunda para a Terceira Revolução Industrial.

São características da revolução técnico-científica ou Terceira Revolução Industrial:

(A) a hegemonia do Japão na economia mundial, a substituição do petróleo pela energia solar e a substituição da mão-de-obra desqualificada por uma força de trabalho técnica de nível médio.
(B) a forte presença da pesquisa científica e da tecnologia moderna, a substituição do petróleo por outras fontes de energia e o final da hegemonia econômica dos Estados Unidos.
(C) uma nova hegemonia da Europa, a continuidade do petróleo como fonte de energia básica e indispensável e o subdesenvolvimento de amplas áreas do Norte (América do Norte, Leste da Ásia e ex URSS)
(D) o final da Guerra Fria e a ascensão da China como nova potência do mundo socialista, que continua a disputar terreno com o capitalismo.

Tema: Terceira Revolução Industrial
Assunto: Identificar características da Terceira Revolução Industrial.
CLF – COMENTA:
:
A Revolução Técnico-científico-informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na  segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando  houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico. Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação. Está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética entre muitos outros, que recentemente fazem parte de praticamente todos os seguimentos produtivos.

Resposta correta: “B”


09ª Questão: - Pela grande extensão que possui no sentido da longitude, o território brasileiro participa de 4 fusos horários. Por esta razão, a hora é mais adiantada:

(A) em Belém que em Porto Alegre. 
(B)  em Sobral que em Manaus.
(C) em Campo Grande que em Curitiba.     
(D) em Cuiabá que em Florianópolis.

Tema: Sistema de fusos horário
Assunto: Identificar a localização de um fuso ou determinar sua posição (a frente ou atrás) de um ponto referencial. 

CLF – COMENTA:
Segundo a Lei Federal Nº 11.662 de 24 de abril de 2008, o Brasil passa a ter 03 fusos horários.
As cidades de Sobral e Manaus estão localizadas nos fusos de 45°W e 60°W respectivamente. Portanto, Sobral está uma hora a mais que Manaus.

Resposta correta: “B”

10ª Questão: - No mapa abaixo a área assinalada representa um grande problema geopolítíco para o Brasil, pois é uma área estratégica de radiação da distribuição de drogas, principalmente onde se encontra a fronteira com a:



(A) Colômbia
(B) Argentina
(C) Venezuela
(D) Bolívia

Tema: Narcotráfico/Limítrofes. 
Assunto: Identificar as áreas mais sujeitas ou susceptíveis a entrada ilegal de drogas ou de armamentos militar dentro do território brasileiro
CLF – COMENTA:

O Brasil faz fronteira a noroeste com a Colômbia, país que enfrenta sérios problemas com o tráfico de drogas, guerrilhas paramilitares entre outros.
Resposta correta: “A”


UVA/2010.1 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2010.1 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 08, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!