UVA/2008.2 - Vestibular Comentado Geografia

Conhecimentos Gerais

01ª Questão: Usando como base as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta.

I. A temperatura, maior ou menor quantidade de calor existente no ar, não se apresenta de maneira uniforme.
II. O aquecimento da atmosfera ocorre de forma indireta.
III.  Devido à forma esférica da terra, quanto maior for a latitude
maior será a temperatura.
IV. Visto que o aquecimento da atmosfera ocorre mediante a irradiação do calor recebido pela superfície terrestre, quanto maior for a altitude menor será a temperatura.
V. A repartição das terras e das águas não influi na temperatura.

(A) as afirmações I, II e V estão corretas.
(B) somente a afirmação II está correta e a IV está errada.
(C) todas as afirmações estão corretas.
(D) as afirmações III e V estão incorretas e as afirmações I, II e IV estão corretas.

Tema: Climatologia
Assunto: Características dos elementos climáticos .
CLF – COMENTA:
São incorretos os itens:
- III. Quanto maior a latitude menor a temperatura, pois os feixes de luz solar atingem uma maior superfície devido a curvilinidade acentuada da esfera terrestre nas áreas de médias e principalmente altas latitudes, por isso diminui a potência do aquecimento solar.
IV. Quando aumentamos a altitude ficamos mais distantes do mosaico de irradiação que nos aquece é a lei da variação do grau hipsomérico que diz: a cada 200m acima do nível do mar, menos 1°C de temperatura. Se a temperatura em Camocim que está no nível do mar for de 26°C, na serra da Meruoca a 800m de altitude teremos:

800 ÷200=4    26°C – 4°C=22°C

Resposta correta: “D”


02ª Questão: Energia significa capacidade de realizar trabalho. Ela pode ser: fornecida por diversos meios e ser de vários tipos. A hidráulica, solar, eólica, marés, biomassa (produtos vegetais), são exemplos de fontes de energia:

(A) renováveis.
(B) não-renováveis.
(C) arcaicas.
(D) escassas.

Tema: Fontes de energia
Assunto: principais tipos de energias renováveis.
CLF – COMENTA:
São consideradas renováveis, as fontes de energia que podem ser repostas pela natureza, como por exemplo a energia hidráulica, solar, de marés, biomassa, geotérmica (originada do calor oriundo do interior da terra em áreas vulcânicas).
Resposta correta: “A”

03ª Questão: As bacias hidrográficas 1 e 2 são, respectivamente:


(A) do são Francisco e Paranaica.
(B) Amazônica e do São Francisco.
(C) Amazônica e Paranaica.
(D) Arenoso e do Araguaia-Tocantins

Tema: hidrografia Brasileira
Assunto: Aspectos espacial da hidrografia  brasileira.
CLF – COMENTA:

As bacias indicadas por 1 e 2 são respectivamente, a Amazônica - a maior bacia do mundo em extensão e em volume de água e que banha o Brasil e mais quatro países sul americanos; a outra bacia é a  Paranaica que faz parte da bacia platina a segunda maior do mundo, ela é também a de maior aproveitamento hidráulico no Brasil.

Resposta correta: “C”

04ª Questão: Por causa da grande extensão leste-oeste do seu território, o Brasil possui quatro fusos horários, todos situados a oeste do fuso de Greenwich (Londres).

Analise as alternativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e F nas falsas.

( ) Cada fuso horário equivale a 15 meridianos ou 15° ou 1 hora.
( ) O fuso horário oficial do brasil, que determina a hora oficial do país (hora de Brasília), corresponde ao 3º fuso a oeste de  Londres, portanto 3 horas a menos.
( ) Sobral e Fortaleza, como todas as cidades da região Nordeste, sudeste e Sul estão no 2º fuso horário do Brasil.
( ) Cada 15° (1 fuso) para oeste corresponde a 1 hora a mais; e para leste, 1 hora a menos.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) V - F - F - V
(B) V - V - V - F
(C) V - V - F - F
(D) F - F - V - V.

Tema: Sistema de Fuso Horário
Assunto: Caracterização e aspectos teóricos dos fusos terrestre
CLF – COMENTA:

O último item é o único incorreto, pois a cada 15° a Oeste,
corresponde a uma hora a menos.
A questão contudo, está desatualizada, pois ainda considera a existência de quatro (04) fusos no Brasil. Pelo decreto de lei Nº 11.662 de 24 de abril de 2008, o Brasil passa a possuir apenas três (03) fusos, sendo abolido o fuso 75° W, conhecido como fuso do Acre, que foi anexado ao fuso 60°W.
Resposta correta: “B”

05ª Questão:   A população mundial, em 2005, atingiu a cifra dos 6,45 bilhões de pessoas. Mas esse não é considerado o grande problema demográfico desse século.

Os principais desafios demográficos do século XXI, são:

1. o rápido crescimento da taxa de natalidade e o aumento exagerado da população jovem nos países ricos das últimas décadas.
2. as migrações em massa de regiões ou países pobres para as regiões ou países desenvolvidos.
3. os diversos tipos de racismo ou preconceitos étnicos, culturais e outros.
4. a persistência da questão alimentar, isto é, a fome ou subnutrição de uma significativa parcela da população mundial ao lado de uma novidade: o excesso de consumo de alimentos de uma parcela crescente e já sensível da população mundial, especialmente nas regiões mais ricas.

Estão corretos:
A. somente os itens 1, 2 e 4.
B. somente o item 3.
C. somente os itens 2, 3 e 4.
D. todos os itens.



Tema: Demografia
Assunto: Características da população mundial
CLF – COMENTA:

Apenas o item I é incorreto, pois altas taxas de natalidade e grande contingente de população jovem são características de países subdesenvolvidos.
Resposta correta: “C”

06ª Questão:   O G7 é uma espécie de «clube» das sete economias mais ricas do mundo desenvolvido. O G8 é um grupo que congrega os países do G7 mais um país considerado importante não pelo poderio econômico, mas pelos armamentos nucleares. Que país é esse?
(A) China
(B) Coréia do Norte
(C) Rússia
(D) Índia

Tema: Geopolítica século XXI
Assunto: Características da geopolítica do final do século XX e inicio do século XXI
CLF – COMENTA:

Devido as sucessivas crises que culminaram com o desmonte da
URSS e do bloco socialista, a Rússia perdeu várias posições dentre as economias mais fortes do mundo, porém, mesmo com a desintegração da URSS, ela que é a mais populosa das ex-repúblicas, é também a que conta com o maior arsenal bélico, depois dos EUA, por isso, foi convidada para compor, junto com os sete países mais ricos do mundo, o chamado G8.

Resposta correta: “C”

07ª Questão:  O crescimento das cidades ou a urbanização, no Brasil, deve-se em grande medida ao processo de industrialização. Mas existem outros fatores que explicam este fenômeno,. Dentre eles, encontram-se, exceto:

(A) a concentração da estrutura fundiária, com a absorção de pequenas e médias propriedades pelos grandes proprietários, fato que tem provocado a expropriação do homem do campo e sua consequente migração para as cidades.
(B) o desejo do homem do campo de melhorar de vida, buscando na cidade assistência médica hospitalar, educacional, salários melhores, muitas vezes ilusórios.
(C) a grande produção de habitações para a população de baixa  renda por parte de todas as esferas do governo, bem como por  parte dos agentes imobiliários que têm conseguido grande atuação na construção de habitações populares gratuitas.
(D) a extensão da legislação trabalhistas ao campo, em especial o
Estatuto do Trabalhador Rural, criado em 1964 e que levou os  proprietários de terras a dispensarem seus trabalhadores, agregados, arrendatários e outros.

Tema: Urbanização
Assunto: Características do processo de urbanização dos países subdesenvolvidos.
CLF – COMENTA:
O item C é incorreto, pois os agentes imobiliários não contribuem para o acesso da população de baixa renda a habitações, pelo contrário, atuam como especuladores, muitas vezes usando a grilagem de terra (falsificação de documentos fundiários).
Resposta correta: “C”

08ª Questão:   Fidel Castro renunciou ao poder depois de 49 anos como líder de uma das mais longevas ditaduras da Terra. Cuba, a ilha de Fidel, é menos extensa do que o Ceará e é uma das ilhas que compõem as Grandes Antilhas.

Sobre Cuba podemos afirmar que:

1. Descoberta por Colombo em 1492, Cuba, fica no Mar do Caribe, na entrada do golfo do México. 2. É o único país comunista do continente americano.
3. A capital e principal cidade do país é Havana.
4. É o país que tem a maior renda per capita, maior IDH e o mais elevado PIB do continente americano.

Estão corretos:

(A) somente os itens 2 e 4.
(B) somente os itens 1 e 3.
(C) somente os itens 1, 2 e 3.
(D) todos os itens.

Tema: América latina
Assunto: Características histórico-espacial econômico e social da Cuba
CLF – COMENTA:

O único item incorreto é o 4, pois Cuba, mesmo tendo, bons    indicadores sociais (baixa taxa de mortalidade e analfabetismo)   não possui alta renda per capita. Os países de maior renda per capita nas Américas são Canadá e EUA e nas Antilhas, as Bahamas.
Resposta correta: “C”


Conhecimentos  Específicos

01ª Questão:   A organização espacial, assim como a sociedade brasileira, refletem marcas profundas decorrentes do processo de colonização, daí observar-se que:

(A) as densidades demográficas, no litoral, são tão grandes quanto as do interior.
(B) a maioria das regiões metropolitanas se localizaram na fachada atlântica.
(C) a economia brasileira sempre se manteve independente dos centros mundiais do capitalismo.
(D) os solos mais férteis são utilizados para a produção de alimentos para a população e não de gêneros para exportação.

Tema: Colonização brasileira
Assunto: Características do tipo de colonizaçõa feita no território brasileiro pelos portugueses
CLF – COMENTA:
A colonização brasileira se deu do litoral para o interior. Isso explica as densidades demográficas sabem bem maiores no litoral, assim bem como as principais cidades estarem localizadas na Costa Oceânica.

Resposta correta: “B”

02ª Questão: O Pantanal, tido como verdadeiro "santuário ecológico", constitui um valioso banco genético que não pode ser destruído. Forma um ecossistema complexo, mas frágil, pois as teias de relações ou interações entre seus elementos são bastante delicadas.

É uma área de planície sedimentar localizada:

(A) nos ecossistemas alagados dos rios Paraguai, Uruguai e Paraná (formadores da Bacia Platina).
(B) na depressão da Bacia do Rio Paraguai, que abrange terras brasileiras, bolivianas e paraguaias.
(C) nos campos do Rio Grande do Sul, prolongando-se pelo Uruguai e Paraguai.
(D) na planície Amazônica, estendendo-se por toda a região central até o Paraguai.

Tema: Biomas brasileiros
Assunto: Características  paisagísticas e naturais do panatanal mato grossense   
CLF – COMENTA:
O item "A", é incorreto, pois apenas o rio Paraguai é de planície, tendendo formar ecossistemas alagados.
O item C e D também estão incorretos pois nem o Rio Grande do Sul nem o Amazonas possuem terras na planície do Pantanal. Os únicos estados brasileiros com terras na planície do Pantanal, são o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, além de dois países vizinhos, Paraguai e Bolívia.

Resposta correta: “B”

03ª Questão: As cidades representam a mais profunda e radical intervenção humana sobre a superfície terrestre. O espaço urbano condensa uma longa história de atividade social.

Analise as alternativas abaixo e escreva V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.

(A) Quanto à origem, as cidades podem ser naturais ou espontâneas e artificiais ou planejadas.
(B) A dependência que existe por parte de algumas cidades em relação a outras constitui a situação geográfica.
(C) As cidades passaram a conhecer um maior crescimento e poder sobre o espaço em que se situavam, graças à Revolução Comercial e à Revolução industrial.
(D) O sítio urbano de uma cidade corresponde ao local em que ela se assenta e sua relação com a topografia.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) F - F - V - V
(B) V - F - V – V
(C) V - F - V – F
(D) V - V - F – F

Tema: Urbanização
Assunto: Níveis de  organização de uma rede de cidades ou de hierarquia urbana.
CLF – COMENTA:
A dependência que existe de algumas idades em relação a outras, chamamos de hierarquia urbana.

Resposta correta: “B”

04ª Questão: O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma forma de medir, o desenvolvimento econômico e, principalmente, social de cada país. Esse índice leva em consideração os fatores abaixo relacionados, exceto:

(A) fatores educacionais (taxa de analfabetismo, de população com ensino superior, etc).
(B) fatores ligados à  saúde  (expectativa de  vida, taxas de mortalidade infantil, etc) e à renda (renda per capita distribuição social de renda).
(C) fatores físicos (relevo, hidrografia e clima da região).
(D) fatores como o acesso da população à informação, água tratada e vários outros itens.

Tema: Sistema capaitalista 
Assunto: Classificação dos pais capaitalistas com base no IDH
CLF – COMENTA:
O IDH, índice de desenvolvimento humano é composto por indicadores de saúde, educação e renda.

Resposta correta: “C”

05ª Questão: Entre os anos 1960 e meados da década de 1990, nenhum local do mundo teve um crescimento econômico tão expressivo como o apresentado pelos "Tigres Asiáticos", assim chamados devido ao seu rápido crescimento econômico, à sua agressividade exportadora, enfim à força de suas economias.

Os quatro "Tigres Asiáticos" originais ou típicos são:

(A) China, Japão, Hong King e Taiwan.
(B) Cingapura, Coréia do Norte, Japão e Filipinas.
(C) Taiwan, Cingapura, Coréia do Sul e Hong Kong.
(D) Malásia, Coréia do Norte, Japão e China.

Tema: Sistema Capitalista
Assunto: Países emergentes – Tigres asiáticos
CLF – COMENTA:
Os tigres Asiáticos, são países que atraíram investimentos japoneses e norte americanos, devido a: incentivos fiscais, "militarização" no trabalho, frágeis leis antipoluição e economias voltadas para a exportação.
Resposta correta: “C”

06ª Questão:  Os gases acumulados na atmosfera (principalmente o CO2), permitem a passagem da luz solar, mas bloqueiam a irradiação do calor da Terra impedindo-o de voltar ao espaço. Este fenômeno é chamado de:

(A) smog.
(B) inversão térmica.
(C) chuvas ácidas.
(D) efeito estufa.

Tema: Aquecimento Global
Assunto: causas e consequências do efeito estufa
CLF – COMENTA:

O efeito estufa é um dos problemas ambientais de mais difícil solução no globo, pois implicaria na redução, do uso de combustíveis fósseis, matriz energética dos principais países industrializados.

Resposta correta: “D”

07 ª Questão: A América do Sul, é banhada ao leste pelo oceano Atlântico e a oeste pelo oceano Pacífico. Os dois únicos países sul-americanos centrais, isto é, que não são litorâneos são:

(A) Chile e Equador.
(B) Bolívia e Paraguai.
(C) Venezuela e Uruguai.
(D) Argentina e Peru.

Tema: America do Sul
Assunto: Características geoastronomica da  América do Sul
CLF – COMENTA:
Bolívia e Paraguai são realmente os dois únicos não banhados por oceanos nas Américas. A Bolívia porém, já teve esse acesso, perdido para o Chile na chamada Guerra do Pacífico em 1879 / 1881.
Resposta correta: “B”


08ª Questão: O islã ou Islão, nomes utilizados para a cultura muçulmana, abrange uma imensa região. A área onde a cultura islâmica é mais forte e estabelecida, contudo, é o Oriente Médio ou Sudoeste Asiático.

O elemento unificador dessa civilização é:
(A) a religião maometana, baseada nos ensinamentos do Alcorão. (B) o  budismo,  que  prega  o  conformismo  e  desvaloriza  o individualismo.
(C) a religião cristã, baseada nos ensinamentos da Bíblia.
(D) uma mistura de religião e filosofia - o hinduísmo - que contribui para manter a coesão, a unidade do povo árabe.

Tema: Islamismo
Assunto: Características das grandes religiões do mundo
CLF – COMENTA:

O mundo islâmico, vai muito além do Oriente Médio, estendendo-se do sudeste asiático (onde está o maior país de população muçulmano do mundo, a Indonésia) até o Norte da África.
Resposta correta: “A”

09 ª Questão: termo bipolaridade, que passou a ser intensamente utilizado a partir da Segunda Guerra Mundial, significou:

(A) os dois principais pólos ou centros da economia capitalista mundial: Estados Unidos e Japão.
(B) o grande peso e importância político-militar que passaram a desempenhar as duas superpotências Estados Unidos e União Soviética, como líderes de seus blocos de aliados.
(C) a descoberta dos dois pólos do nosso planeta: o Norte e o Sul.
(D) a divisão do mundo atual entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Tema: Geopolítica século XX
Assunto: Características da geopolítica do final da  Guerra Mundial
CLF – COMENTA:
A bipolaridade marcou a geopolítica mundial do pós guerra, 1945, até a queda do muro de Berlim, 1990.
Durante esse período o mundo foi dividido em Leste versus Oeste e viveu sob o medo da destruição do planeta, devido a corrida armamentista promovida pelas as duas super potências - URSS e EUA na chamada Guerra Fria.

Resposta correta: “B

10ª Questão: A Terceira Revolução Industrial ou revolução técnico-científica, provavelmente se encontra em seus primórdios e muitas mudanças ainda deverão ocorrer no século XXI.

São indústrias de ponta da Terceira Revolução Industrial.

(A) a petroquímica, a automobilística e a siderúrgica.
(B) a elétrica, a eletrônica e a têxtil.
(C) a informática, a biotecnologia e a robótica.
(D) a alimentícia, a de bebidas finas e a de cosméticos.

Tema: Geopolítica século XXI
Assunto: Características da geopolítica do final do século XX e inicio do século XXI
CLF – COMENTA:

Além da informática, do biotecnologia e da robótica, podemos citar como indústrias de ponta a química fina a indústria aeroespacial, a telemática, mecatrônica, dentre outras.

Resposta correta: “C”
UVA/2008.2 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2008.2 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 06, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!