UVA/2008.1 - Vestibular Comentado Geografia

Conhecimentos Gerais

01ª- Questão:   Durante esta Era, a vida alcança grande desenvolvimento, é a Era dos anfíbios, criptógamos e jazidas carboníferas, dos peixes e vegetação nos continentes, dos invertebrados, de grande número de fósseis e vida aquática.

O texto se refere à Era:

(A) Cenozóica
(B) Mesozóica
(C) Paleozóica
(D) Arqueozóica

Tema: Geologia
Assunto: Características das eras geológicas
CLF – COMENTA:
As eras cronologicamente são: arqueozóica, proterozóica, paleozóica, mesozóica e cenozóica. Sabe-se que as primeiras formas de vida surgem no final do proterozóico (bactérias anaeróbicas). Mas é só no paleozóico que a vida atinge um maior desenvolvimento. Forma-se o primeiro oceano e aumenta progressivamente a quantidade de oxigênio produzido pelas algas do oceano primitivo, o que propicia o pleno desenvolvimento de vida aquática.

Resposta correta: “C”


02ª- Questão:   Se no ponto 4 o relógio estiver marcando 11 horas, um ponto antípoda ao 4 estará registrando:


(A) 23 horas do dia anterior .
(B) 23 horas do mesmo dia.
(C) 23 horas do dia seguinte.
(D) 11 horas do dia seguinte.

Tema: Sistema de fuso horario
Assunto: antípoda de um fuso
CLF – COMENTA:

O ponto 04 , localizado a zero grau, tem como antípoda um ponto localizado a 180°. E, isto implica dizer que, se são 11horas no ponto 04, o ponto antípoda de 04 , estará à 12horas a mais, pois : 180°. : 15 = 12. Então 11horas(horário do ponto 04) mais 12 horas (diferença horária entre o ponto 04 e sua antípoda é igual a 23 horas do mesmo dia).

Resposta correta: “B”

03ª- Questão:   De tempos em tempos, quando menos se espera, grandes abalos catastróficos vêm testemunhar como é pouco firme a crosta terrestre. Em agosto de 2007 tremores isolaram a região do Peru, devastaram quatro cidades peruanas, mataram cerca de 510 pessoas e deixaram mais de 1500 feridos. Nos últimos seis anos, o Peru foi sacudido por quatro terremotos.

Analise as afirmativas abaixo:

1- São agentes externos ou modificadores do relevo: os abalos sísmicos, o vulcanismo e o tectonismo.
2- Atualmente, a escala mais utilizada para medir a intensidade de abalos sísmicos é a escala de Richter . Nessa escala as medidas são dadas em graus que variam de 1 a 9.
3- Os abalos sísmicos são movimentos naturais da crosta terrestre que se propagam por meio de vibrações. Quando ocorrem nos continentes, provocam os terremotos e quando ocorrem nos oceanos provocam os maremotos.
4- Ao serem pressionadas pelo magma, a partir do manto, as placas tectônicas sofrem atritos e podem se deslocar . Esses atritos vão gerar os abalos sísmicos.

Estão corretos:

(A) Somente os itens 1 e 4.
(B) Somente os itens 2,3 e 4.
(C) Somente os itens 1,2 e 3
(D) Os itens 1,2,3 e 4

Tema: Relevo terrestre
Assunto: Agentes interno do relevo
CLF – COMENTA:
A questão aborda os agentes internos e externos do relevo. O único item falso é o 01, pois abalos sísmicos, vulcanismo e tectonismo, são agentes internos do relevo. Os agentes externos são o intemperismo( químico, físico e biológico) e a erosão, ( pluvial, fluvial, glacial, marinha e eólica)

Resposta correta: “B”

04ª- Questão:   A poluição é um grave e preocupante problema da atualidade. Estudiosos do assunto têm demonstrado grande preocupação a respeito das possíveis conseqüências do “efeito estufa”, o impacto ambiental que mais assusta as pessoas.
Todas as alternativas contêm medidas corretas para evitar a intensificação do efeito estufa, exceto:

(A) O aumento na eficiência da geração de energia elétrica.
(B) Redução da prática de queimadas e incentivo ao reflorestamento
(C) Aumento do uso de combustíveis de origem vegetal.
(D) Redução do consumo de carvão e petróleo.

Tema: Aquecimento Global
Assunto: Efeito estufa
CLF – COMENTA:
A intensificação do efeito estufa é provocada pela expansão do uso de combustíveis fósseis, que são as principais modernas fontes de energia. Para diminuição do efeito estufa seria necessário então o uso de fontes alternativas, pouco ou não poluidoras, como o biodiesel , energia eólica, solar, das marés e geotérmicas.

Resposta correta: “C”

05ª- Questão:   O Brasil resultou de um processo lento, imposto pelos colonizadores portugueses, que unificou todos os povos que viviam no que é hoje o território brasileiro, o qual foi sendo gradativamente conquistado e ocupado. As afirmações abaixo relacionam os elementos básicos formadores da população brasileira com exceção de um. Assinale-o.

(A) Europeus, principalmente portugueses.
(B) Africanos trazidos à força para trabalhar como escravos.
(C) Os diversos grupos indígenas.
(D) Os asiáticos, principalmente os japoneses e chineses que vieram trabalhar no sul do país no século XVI.

Tema: Demografia
Assunto: Elementos étnicos constituinte da população brasileira
CLF – COMENTA:
O item D está falso, pois os asiáticos ( japoneses e chineses), vieram para o Brasil, não no século XVI, e sim no início do século XX, e também não se fixaram na região Sul, mas no Sudeste e Norte, principalmente nos estados de São Paulo, norte do Paraná , na zona Bragantina e baixo Amazonas nos estados do Pará e do Amazonas.

Resposta correta: “D”

06ª- Questão:   O território brasileiro é formado, basicamente, por dois tipos de estrutura geológica: os escudos cristalinos e as bacias sedimentares.
Em relação a estrutura geológica do território brasileiro pode se afirmar que:

I. O Brasil localiza-se na área de dobramentos modernos da América do Sul, fato esse que contribui para explicar a modéstia altímetra do seu relevo.
II. A maior bacia sedimentar do Brasil é a Amazônia e a mais recente é do Pantanal Matogrossense.
III. As bacias sedimentares cobrem 64% da área total do Brasil e são de grande importância econômica, pelo fato de abrigarem jazidas de recursos minerais energéticos, como o petróleo e o carvão mineral.
IV . Nosso país é muito rico em recursos minerais metálicos, principalmente nos 4% do território formados por escudos da era proterozóica.

Estão corretos:
(A) Somente os itens I, III e IV .
(B) Somente os itens I, II e III.
(C) Somente os itens II, III e IV .
(D) T odos os itens.

Tema: Geologia
Assunto: Estrutura geológica brasileira
CLF – COMENTA:
O único item falso é o I, pois o Brasil não possui dobramentos modernos no seu território, apenas bacias sedimentares (64%) e escudos cristalinos (36%).

Resposta correta: “C”

07ª- Questão:   O Brasil se destaca por ser um dos países mais populosos do planeta. Poucos países conheceram um crescimento populacional tão grande e rápido como o nosso nos últimos 120 anos.

Analise as afirmativas abaixo e coloque a letra V nas frases verdadeiras e a letra F nas frases falsas.

( ) Atualmente o Brasil se tornou um país onde o total de imigrantes é maior que o número de pessoas que saem do país.
( ) No Brasil, segundo o censo de 2000, a maior parcela da população dedica-se às atividades terciárias.
( ) A elevada concentração da população brasileira próxima ao litoral está muito vinculada ao seu passado colonial e à dependência econômica externa.
( ) Alguns fatores como a urbanização, o aumento do nível de escolaridade, o maior uso de métodos anticonceptivos e a maior participação da mulher no mercado de trabalho explicam a forte redução da taxa de natalidade no Brasil desde a década de
1970.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

A. F- V - V - V
B. F - F - V - V
C. V - V - V - F
D. V - F - F - V

Tema: Demografia
Assunto: Principais características da população brasileira
CLF – COMENTA:
O primeiro item é o único falso, pois o contingente de população imigrante no Brasil hoje já é inferior ao de emigrantes. De acordo com o IBGE, entre 1980 e 1999, o Brasil perdeu mais de 1,5 milhão em população emigrante. Somente até a primeira metade do século XX, fomos um país imigratório.

Resposta correta: “A”


08ª- Questão:   A principal área de criação de gado bovino do Nordeste brasileiro está assinalada no mapa por:



(A) I, onde a pecuária é extensiva.
(B) II, onde a pecuária é extensiva.
(C) III, onde a pecuária é intensiva.
(D) I e III, onde a pecuária é intensiva

Tema: Regiões Brasileiras
Assunto: Atividades econômica pecuária
CLF – COMENTA:
A questão aborda o zoneamento geoeconômico do Nordeste, onde, na área 01 do mapa, o Meio-norte, predomina o extrativismo vegetal. Na área 02, o sertão, a pecuária extensiva. Na área 03, o agreste, a policultura comercial e na área 04, a zona da mata, a monocultura açucareira.

Resposta correta: “B”
  

Conhecimentos Específicos


01ª- Questão:   O colonialismo e as estruturas sociais ultrapassadas são fatores que dificultam o desenvolvimento latino-americano. Sobre as características atuais da América Latina não é correto afirmar que:

(A) As relações de trabalho são historicamente atrasadas, isto é, explora a mão-de-obra do trabalhador através de salários baixos e de péssimas condições de trabalho.
(B) A terra e a riqueza encontram-se mal distribuídas, isto é, existe uma minoria privilegiada, enquanto a maioria vive na miséria.
(C) Existe forte defesa da cultura nacional, dificultando a entrada de outras culturas que poderiam contribuir para o desenvolvimento.
(D) Possui uma economia exportadora de matérias-primas agrícolas ou minerais e importadora de produtos industrializados.

Tema: América latina
Assunto: Características socioeconômica  da América latina
CLF – COMENTA:
O item falso é o C, pois a globalização não é só um fenômeno econômico, mas também cultural, o que nos impede falar em defesa da cultura nacional ou em dificultar a entrada de outras culturas.

Resposta correta: “C”

02ª- Questão:   A América Central é constituída por uma estreita faixa de terras continentais e por grande variedade de ilhas denominadas Antilhas, distribuídas em dois trechos: o das Grandes Antilhas e o das Pequenas Antilhas.

As grandes Antilhas são constituídas pelas ilhas:

(A) De Cuba, Hispaniola (Haiti e República Domenicana), Jamaica e Porto Rico.
(B) T rindade, T obago, Martinica e Guadalupe.
(C) Bahamas, Barbados, Cuba e Haiti.
(D) São Domingos, Jamaica, Lucaias e Cuba.

Tema: América Central
Assunto: Localização  astronômica ou  geoespacial  
CLF – COMENTA:
São consideradas grandes Antilhas, apenas as quatro ilhas de maior extensão territorial do Caribe, elas são: a ilha de Cuba, São Domingos (onde se situam a República Dominicana e o Haiti), ilha da Jamaica e de Porto Rico.

Resposta correta: “A”

03ª- Questão:   “T anto pela sua posição entre três partes do mundo, constituindo verdadeira ponte entre o
Ocidente e o Oriente, como por possuir mais da metade das reservas petrolíferas mundiais, essa região constitui um dos pontos de maior interesse da política e da economia mundial.”

A região caracterizada pelo texto corresponde ao:

(A) Sudeste asiático
(B) Mar Vermelho
(C) Região dos Grandes Lagos.
(D) Oriente Médio.

Tema: Oriente Médio
Assunto: Aspectos sócio econômica e histórico-espacial do oriente Médio.
CLF – COMENTA:
Podemos apontar quatro motivos principais para considerar o Oriente Médio uma região de tensão e interesse político mundial:

 - possui 65% das reservas de petróleo do mundo;
- tem posição geoestratégica , pois é eixo de ligação entre três continentes (Europa, Ásia e África);
- tem uma composição multiétnica (árabes, curdos e persas);
- é berço das três maiores religiões monoteístas do mundo, (Judaísmo,Islamismo e Cristianismo).

Resposta correta: “D”

04ª- Questão:   A meio caminho entre a América do Sul e a África há uma cadeia montanhosa submersa em forma de um grande S, que se estende desde o Atlântico Norte até o Atlântico Sul, denominada:

(A) Super S.
(B) Dorsal Atlântica.
(C) Cadeia Americana.
(D) Placa Nazca.

Tema: Relevo terrestre
Assunto: Características do relevo submarino   
CLF – COMENTA:
As Dorsais constituem a principal subunidade do relevo submarino, são formadas por processos vulcânicos, oriundos do afastamento das placas, como é o caso da Dorsal Atlântica que se forma na área de afastamento da placa da África e da América do Sul.

Resposta correta: “B”

05ª- Questão:   Thomas Robert Malthus formulou em 1798, uma teoria bastante catastrofista a respeito do surto demográfico iniciado com a era industrial.

As opções abaixo correspondem à teoria malthusiana. Marque a afirmativa incorreta.

(A) Malthus considerava o crescimento populacional uma variável independente.
(B) A teoria malthusiana foi elaborada num momento histórico caracterizado pela passagem na Inglaterra, do capitalismo comercial para o industrial.
(C) A teoria de Malthus procurava adaptar a economia à dinâmica demográfica.
(D) Malthus não considerou o desenvolvimento da ciência e da tecnologia aplicadas à agricultura.

Tema: Demografia
Assunto: Teorias demográficas    
CLF – COMENTA:
O C é incorreto, pois a teoria que procura adaptar a economia à dinâmica demográfica é chamada de teoria Reformista ou Marxista. Para ela, a espiral demográfica seria contida com reformas econômicas como a distribuição de renda

Resposta correta: “C”

06ª- Questão:   A questão deve ser respondida com o auxílio do mapa abaixo:



Das bacias principais ou grandes bacias, as únicas totalmente brasileiras são:

(A) B - C - I
(B) A - E - I
(C) B – I
(D) G - C - H


Tema: hidrografia Brasileira
Assunto: Aspectos espacial da hidrografia  brasileira.
CLF – COMENTA:
As Bacias Hidrográficas indicadas como sendo as únicas genuinamente brasileiras são as indicadas pela letra B, que representa a Bacia do São Francisco e a letra I.

Resposta correta: “C”

07ª- Questão:   O Brasil transformou-se de um país de população rural e de economia agrária em um país urbano-industrial. Efetivamente o processo de urbanização iniciado na década de 1940, ganhou intensidade a partir de 1950, tomando proporções consideráveis.

Analise as afirmativas abaixo sobre a urbanização.

I - O processo de urbanização brasileiro não se deu de modo uniforme. Desenvolvendo-se de maneira desigual, estabeleceu entre as cidades brasileiras uma hierarquia, a rede urbana, que vai das metrópoles - nacionais e regionais - até as cidades locais.
II - No Ceará, tem ocorrido aumento contínuo e intenso da população urbana e, em decorrência, diminuição da população rural, sendo que desde 1980 a população urbana ultrapassou a população rural.
III - A forte concentração fundiária, em grande parte do Ceará, as técnicas tradicionais de produção, a baixa produtividade, a degradação ambiental, os períodos cíclicos de seca, entre outros fatores, impelem o trabalhador rural a migrar para a cidade.
IV - O processo de urbanização ocorre através da continuidade do predomínio do campo sobre a cidade.

Estão corretos:

(A) Somente os itens I, II e III.
(B) Somente os itens II e IV .
(C) Somente os itens I e III.
(D) Os itens I, II, III e IV

Tema: Urbanização
Assunto: Aspectos histórico-espacial do processo de urbanização do Brasil
CLF – COMENTA:
Apenas o item 04 é falso, pois o processo de urbanização só é efetivado quando mais da metade do percentual da população de uma determinada área, vive nas cidades.

Resposta correta: “A”

08ª- Questão:   Localiza-se totalmente no território brasileiro, possui um grande potencial hidrelétrico, além de grande potência instalada, é navegável em grande trecho e no período colonial desempenhou um grande papel na interiorização do povoamento.

O texto refere-se:

A. Ao rio Amazonas
B. Ao rio São Francisco
C. Ao rio Paraná
D. Ao rio Paraguai

Tema: Hidrografia Brasileira
Assunto: Aspectos histórico-espacial e sócio econômica dos rios brasileiros.
CLF – COMENTA:

O rio São Francisco nasce no estado de Minas, atravessa a Bahia, passando por Alagoas, Pernambuco e Sergipe. 80% do seu volume de água é represado para hidroeletricidade.
Resposta correta: “B”


09ª- Questão:   Predomínio do intemperismo físico, drenagem intermitente, vegetação xerófila e presença de tabuleiros terciários são características que definem o domínio morfoclimático brasileiro:

(A) Da Caatinga
(B) Amazônico
(C) Da Araucária
(D) Do Cerrado

Tema: Biomas Brasileiros
Assunto: Aspectos espacial e naturais da caatinga brasileira.
CLF – COMENTA:
O domínio das Caatingas cobre cerca de 10% do território brasileiro, e além das características citadas no enunciado, podemos destacar que ela possui grande biodiversidade ( mais de 1.500 espécies de plantas). Sua geologia é cristalina e os solos são rasos e pedregosos.

Resposta correta: “A”

10ª- Questão:   Sobral, um dos núcleos urbanos mais antigos do Ceará originou-se do povoado que se formou, em meados do século XVIII, em terras da Fazenda Caiçara.

Analise as alternativas abaixo que tratam sobre Sobral, cidade conhecida como a “Princesa do Norte.”:

1. Está localizada na porção Noroeste do Ceará, na região do alto Acaraú, com uma altitude média de 180m, na sede.
2. É a quarta cidade mais populosa do Ceará, depois de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Maracanaú, segundo o Censo de 2000.
3. Chove anualmente uma média de 800 mm e a temperatura anual é de 28°C.
4 A sede do município de Sobral dista cerca de 230 km da capital cearense, sendo o acesso a partir de Fortaleza feito pela BR-125.

Estão corretos:

(A) Os itens 1, 2, 3 e 4
(B) Somente os itens 1, 2 e 3
(C) Somente os itens 1 e 2
(D) Somente os itens 2 e 3

Tema: Sobral
Assunto: Aspectos espacial e naturais.
CLF – COMENTA:
O item 1 é incorreto, porque Sobral está localizada no Baixo Acaraú e a altitude da sede do município é de 75m.
O item 04 é falso porque a rodovia que dá acesso a cidade de Sobral é a BR 222.

Resposta correta: “D”
UVA/2008.1 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2008.1 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 06, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!