UVA/2007.2 - Vestibular Comentado Geografia

Conhecimentos Gerais:
01ª- Questão:   “Apesar de o homem receber influências do meio onde vive, ele é capaz de modificá-lo e adaptá-lo às sua necessidades”.

Esta afirmação está de acordo com a teoria:

(A) determinista.
(B0 possibilista.
(C) malthusiana.
(D) mais-valia.

Tema: Escolas geográficas
Assunto: Possibilismo
CLF – COMENTA:

De acordo com os paradigmas da geografia e sua evolução teórico - metodológica, a escola francesa possibilista prega a ideia que a natureza oferece possibilidades de desenvolvimento, bastando ao homem encontrar a técnica mais adequada.

Resposta correta: “B”

02ª- Questão:   O relevo terrestre é resultante da atuação de dois conjuntos de forças denominadas agente do relevo que compreendem os agentes internos, ou criadores do relevo, e os agentes externos, ou os modificadores do relevo.

Podemos citar como agente externo o intemperismo físico causado:

(A) pela ação da água.
(B) por influência dos seres vivos
(C) pela erupção vulcânica
(D) pelas variações térmicas.

Tema: Relevo
Assunto: agentes modeladores do relevo
CLF – COMENTA:

Os agentes modeladores do relevo de atuação externa criam modelagens diferentes; e de acordo com outros fatores naturais existentes na área. Portanto, em uma área úmida se tem a água (umidade) como fator de esculturação; enquanto em áreas secas as variações de temperaturas preponderam na esculturação do relevo.

Resposta correta: “D”

03ª- Questão:   “... as cidades de um país ou de uma região representam estágios desiguais de crescimento (...), Fazendo com que umas dependam de outras em graus diferentes, porém estabelecendo-se sempre uma vida de relações entre elas.”

Esta definição se refere ao conceito de:
(A) sítio urbano.
(B) situação urbana.
(C) hierarquia urbana.
(D) Localização urbana.

Tema: Urbanização
Assunto: Conceitos ligados à hierarquia urbana
CLF – COMENTA:

A hierarquia urbana indica o grau de influência que uma cidade exerce sobre as demais, isso é definido pela sua concentração industrial, financeira e de serviços, além da rede de transportes e comunicação ligada a ela. Sendo assim, temos pela ordem decrescente: Cidade Global – Metrópole Nacional – Metrópole Regional – Centro Regional e Centro Local.

Resposta correta: “C”

04ª- Questão:   “ O prêmio Nobel da Paz, José Ramos Horta foi eleito presidente do Timor Leste. Cerca de quatro mil policiais timorenses e das forças da ONU, além de mil militares de uma força internacional, trabalharam no pleito”.

Sobre o Timor Leste um dos países mais jovens do mundo, totalmente independente em 2002, podemos afirmar:

I. Ex-colônia portuguesa, os timorenses são maioritariamente católicos, falam o português, o tétum e várias outras línguas ou dialetos.
II. É uma nação situada no Sudeste Asiático.
III. A Indonésia invadiu o Timor Leste em 1975 e o anexou ao seu território até a sua independência.
IV. A paisagem natural do território é exuberante, o país é rico em petróleo e possui elevada renda per capita e excelentes indicadores sociais.

Estão corretos:
(A) os itens I e IV
(B) os itens II, III e IV.
(C) os itens I, II, III
(D) todos os itens.

Tema: Ásia
Assunto: Aspectos históricos políticos sociais econômicos.
CLF – COMENTA:

O Timor viveu por 25 anos ocupado pelos indonésios logo após a sua descolonização. Nos conflitos morreram 250.000 habitantes de uma população de quase 800.000. O ítem IV está falso, pois não há no Timor Leste elevada renda per capita e os indicadores sociais estão entre os piores do mundo, fato decorrente em boa parte a quase total destruição da frágil infraestrutura econômica do país durante o conflito.

Resposta correta: “C”

05ª- Questão:   Com base no mapa abaixo, preencha os parênteses a seguir com o número correspondente a sub- região nordestina



( ) Região de transição entre a Amazônia superúmida e o nordeste semi-árido. Sua paisagem é dominada por extensas planícies, baixos planaltos e babaçuais.
( ) Estreita faixa de transição entre o litoral e o interior. Possui predomínio de médias e pequenas propriedades em contraste como latifúndios da Zona da Mata e do Sertão.
( ) Vasta porção submetida ao clima semi-árido, presença de rios temporários e vegetação arbustiva com presença de cactáceas. Elevado nível de pobreza.
( ) Apresenta clima quente e úmido com chuvas mais concentradas no outono e inverno. Presença de solos férteis (massapê).

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) II- IV- III- I
(B) IV - II - III- I
(C) III - II- I - IV
(D) I - III - II - IV

Tema: Regiões brasileiras
Assunto: Aspectos fisionômicos naturais do nordeste brasileiro.
CLF – COMENTA:
O Nordeste brasileiro apresenta quatro fisionomias naturais, do litoral ao interior:
Zona da mata (I) Apresenta clima quente e úmido com ocorrência de chuvas (orográficas). Na descida das elevações, a erosão pluvial carrega sedimentos, que juntamente com a desagregação das rochas (calcário, etc.) Formam o solo fluvial massapê.
Agreste (II) Área de transição climato-botânica, posicionada sobre a Borborema com a predominância da policultura e pecuária intensiva em pequenas propriedades.
Sertão (III) Área marcada pela aridez do clima semi-árido, chuvas irregulares com a intermitência dos rios e com a presença da caatinga com predominância das cactáceas. Meio-norte (IV) Área de transição climática entre o clima equatorial (Amazônia) e o semi- árido (sertão) e a presença da Mata dos Cocais.

Resposta correta: “B”


06ª- Questão:   A rede hidrográfica brasileira é uma das maiores e mais ricas do mundo, sobretudo pelas ilimitadas potencialidades que apresenta para o desenvolvimento do setor energético, da navegação fluvial, da agricultura irrigada, do turismo, etc. São características da hidrografia brasileira:

1. Predomínio dos rios de planície, propiciando um potencial hidrelétrico dos maiores do mundo.
2. Todos os rios brasileiros possuem regime pluvial, com exceção do Amazonas que tem um regime misto ( nival e pluvial).
3. Predomínio de rios perenes e drenagem exorréica. No sertão nordestino existem muitos rios temporários ou intermitentes.
4. Com exceção do rio Amazonas, que possue foz mista (delta e estuário) e do rio Parnaíba, que possui foz em delta, todos os rios brasileiros que desaguam livremente no oceano formam estuário.

Estão corretos:

(A) somente os itens 1, 2 e 4
(B) somente os itens 2, 3 e 4
(C) somente os itens 1 e 3
(D) todos os itens

Tema: Hidrográfia
Assunto: características da hidrografia brasileira.
CLF – COMENTA:

A hidrografia brasileira é caracterizada:
- Pela presença do rios de planaltos, portanto elevado potencial hidroelétrico.
- Em função do clima equatorial e tropical com chuvas abundantes os rios são predominante, perenes, portanto de regime pluvial.
- Os rios brasileiros, em sua maioria deságua no oceano (exorréica) e com foz estuário.

Resposta correta: “B”

07ª- Questão:   Densa e exuberante floresta, ocupa a porção oriental do Brasil, principalmente as escarpas voltadas para o mar. A extração de madeiras nobres, a ocupação humana (cidades) e a
econômica (cana-de-açúcar , etc...) destruíram a maior parte desta floresta.

O texto se refere à:

(A) Floresta amazônica – formação vegetal típica de áreas de clima equatorial. Estende-se além do Brasil pela Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
(B) Mata Atlântica – floresta típica de clima tropical úmido, cuja existência está ligada ao relevo e à umidade. Estendia-se, por ocasião da chegada dos portugueses ao Brasil, desde o Ceará até o Rio Grande do Sul.
(C) Mata das Araucárias – floresta aciculifoliada ou mata dos pinhais. Estendendo-se desde o Paraná até o Rio Grande do Sul.
(D) Mata do Cocais – área de transição entre a floresta equatorial, a Caatinga e o Cerrado. Localiza-se em clima tropical nos estados do Maranhão, Piauí, parte do Ceará e no Rio Grande do Norte.

Tema: Biomas brasileiros
Assunto: características da Mata Atlântica
CLF – COMENTA:

Considerando a devastação das florestas Brasileiras, pode-se afirmar que a mata Atlântica é a mais destruída. E sua devastação de motivação histórica (povoamento) e econômica (ciclos econômicos).

Resposta correta: “B”

08ª- Questão:   O Papa Bento XVI esteve no Brasil no período de 9 a 13 de maio deste ano. Sua missão foi de revigorar a fé no maior País católico do mundo. No Brasil, 139,3 milhões de pessoas, ou 74% da população, se dizem católicas. Mas apenas 33% dos que se declaram como tal – ou 46 milhões de pessoas – freqüentam a igreja semanalmente. Esse é o real tamanho do rebanho de Bento XVI no País. Fontes: Revista Veja 16/05/2007, Ceres, FGV/IBGE.

Analise as afirmativas abaixo que tratam sobre as religiões professadas no Brasil

1. Por ser catolicismo a religião que tem o maior número de adeptos no Brasil, ela é, considerada religião oficial do País pela Constituição de 1988.
2. O Nordeste é a região brasileira que possui a maior proporção de católicos – 81% da população e o estado brasileiro de maior proporção de católicos é o Piauí – 90,5% da população.
3. Estudos recentes mostram que há uma expansão continuadas dos grupos evangélicos, especialmente nas áreas periféricas das grandes cidades.
4. O Islamismo, religião que mais cresce na Terra, é a segunda religião mais professada no nosso país.


Estão corretos:
(A) todos os itens
(B) os itens 1, 2 e 3
(C) apenas o item 2
(D) os itens 2 e 3

Tema: O População brasileira
Assunto: Características culturais do povo brasileiro
CLF – COMENTA:

O item 1 é falso pois desde a primeira constituição republicana o Brasil é considerado um estado laico, portanto sem vinculação a uma religião. O item 4 também é falso pois a 2ª maior religião mais professada do Brasil é protestantismo. O Islamismo predomina em regiões como Oriente Médio, África , Saariana e Ásia central.
Resposta correta: “D”

Conhecimentos Específicos
01ª- Questão:   A elaboração de mapas é uma atividade realizada pela Cartografia. Ela engloba desde atividades de obtenção de informações sobre o espaço a ser mapeado ou de pesquisa em livros e outros escritos, passando pela confecção dos mapas, até sua impressão definitiva e publicação. Em virtude disso, a cartografia é considerada ao mesmo tempo uma ciência, uma arte e uma técnica.

Leia as considerações abaixo:

I. Para a representação da realidade no mapa, é necessário estabelecer uma correspondência entre as dimensões do terreno e as do papel. Isso é feito através da escala, que expressa o quanto a realidade foi reduzida.
II. A projeção é uma técnica que permite a representação de uma superfície esférica (a Terra) numa superfície plana (o mapa).
III. O globo oferece, a única visão fiel de conjunto que se pode ter da Terra e das propriedades relacionadas à sua esfericidade, por esta razão constitui a melhor forma de representação do planeta.
IV. O mundo é visto na bandeira da ONU por meio de uma projeção de Mercator polar.
Como não está centrada em nenhum país, mas no Pólo Norte, onde só há gelo, tenta transmitir a idéia de que a entidade é neutra e representa os interesses de todos os países membros.

Estão corretos:

(A) somente os itens I e IV.
(B) somente os itens I, II e III.
(C) somente o item III.
(D)Todos os itens.

Tema: Cartografia
Assunto: Aspectos gerais de um representação carografica
CLF – COMENTA:

O único item incorreto é o IV, pois a projeção que aparece na bandeira da ONU é a azimutal ou polar, onde os países mais ricos são vistos no centro e os pobres na periferia, não expressando portanto, uma visão neutra do mundo.

Resposta correta: “B”

02ª- Questão:   O desenho abaixo mostra a circulação dos ventos:


(A) alísios.
(B) monções.
(C) Brisas.
(D) contra-alísios.

Tema: Atmosfera
Assunto: Características da sistema de circular atmosférica   
CLF – COMENTA:

O desenho mostra a circulação dos ventos alísios, que sopram dos Trópicos para o Equador com desvios para a esquerda no sul, devido ao efeito coriolis.
Resposta correta: “A”

03ª- Questão:   Pirâmides etárias são gráficos que indicam o volume, a composição etária e a composição por sexos da população.

A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos possui:

(A) topo estreito e meia-altura bojuda.
(B) base estreita e meia-altura bojuda.
(C) base larga e topo estreito.
(D) base estreita e topo bojudo.

Tema: Demografia
Assunto: Leitura e interpretação de pirâmide etária
CLF – COMENTA:

A base larga da pirâmide indica grande número de jovens e o topo estreito, pequeno número de idosos, decorrente respectivamente de elevada natalidade e baixa expectativa de vida.

Resposta correta: “C”

04ª- Questão:   Usando velocidades constantes e iguais, cinco aviões saem, na mesma hora, no sentido norte e perpendicularmente ao equador, de quatro capitais brasileiras. Cruzará em primeiro lugar a linha do equador o avião que partiu:

(A) de Belém, Pará.
(B) de São Luís, Maranhão.
(C) de Terezina, Piauí.
(D) de Fortaleza, Ceará.

Tema: Sistema de coordenadas geográficas
Assunto: Paralelos
CLF – COMENTA:

A capital mais próxima da linha do Equador, distante apenas 1°°27’21’’ é Belém.
Resposta correta: “A”

05ª- Questão:   A grande riqueza mineral do Brasil está mais diretamente associada:

(A) à extensão territorial e ao clima.
(B) à grande extensão norte-sul.
(C) ao predomínio de relevo planáltico.
(D) à estrutura geológica.

Tema: Estrutura geológica brasileira e aproveitamento econômico 
Assunto: Minerais metálicos
CLF – COMENTA:

Na estrutura geológica brasileira, temos 36% de terrenos cristalinos, onde nas áreas de formação proterozóica desses terrenos, estão presentes minérios, como: ferro, alumínio e manganês.

Resposta correta: “D”


06ª- Questão:  


A área acima representada, o Oriente Médio, tem sido alvo das atenções mundiais nos últimos anos. Sobre essa região podemos afirmar corretamente:

I. O Oriente Médio representa a porção mais ao leste da Ásia e é banhado pelo oceano
Pacífico ao leste e oceano Índico ao sul.
II. O clima predominante na região é o desértico. Em alguns trechos, especialmente próximos ao litoral, o clima é subtropical mediterrâneo. Aí se concentra a maior parte da população.
III. O Oriente Médio é uma região com muitas tensões e conflitos - religiosos, sociais e fronteiriços - que costumam periodicamente dar origem a guerras locais ou até mesmo a movimentos terroristas, internacionais.
IV. É uma das principais áreas estratégicas de todo o mundo em virtude de sua importância econômica e militar.

Estão corretos:

(A) somente os itens I, II e IV.
(B) somente o item I.
(C) somente os itens II, III e IV.
(D) os itens I, II, III e IV.

Tema: Ásia
Assunto: Aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos.
CLF – COMENTA:

O único item falso é o I, pois o Oriente Médio representa a porção mais Ocidental da Ásia e é banhado a Sul pelo oceano Índico, Mar Vermelho e Golfo Pérsico e a Norte pelo Mar Mediterrâneo, Mar Negro e Mar Cáspio.

Resposta correta: “C”


07ª- Questão:   Sobre a formação da população brasileira, afirma-se corretamente, que:

I. Dos grupos de povos da Europa, aqueles que mais contribuíram na formação da população brasileira foram os Atlanto-Mediterrâneos.
II. A introdução do negro no Brasil foi motivada pela necessidade de mão-de-obra para a agro-indústria canavieira, para a mineração e para a cultura cafeeira.
III. O caipira, muito bem retratado por Monteiro Lobato, é o resultado da mistura do índio com negro e predomina no Sertão Nordestino.
IV. O tipo brasileiro “o seringueiro” da Região Norte é principalmente o descendente do branco e negro.

Estão corretos:

(A) somente os itens I e II.
(B) somente os itens I, II e III.
(C) somente os itens III e IV.
(D) somente os itens I, III e IV.

Tema: Demografia
Assunto: Formação étnica do povo brasileiro
CLF – COMENTA:

Item III, é falso, pois o tipo étnico caipira é uma das denominações dadas ao caboclo, resultante do cruzamento do branco com índio.
Outras denominações aceitas para esse cruzamento são: caiçara ou capiau.
O item IV também é falso, pois o seringueiro da região Norte, é o caboclo amazônico, descendente do cruzamento do branco com índio.

Resposta correta: “A”

08ª- Questão:   Quanto à rede urbana brasileira e a área de influência de suas metrópoles, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:

(A) A função político-administrativa de Brasília confere a ela o papel de metrópole nacional.
(B) O Brasil tem duas metrópoles nacionais: São Paulo e Rio de Janeiro.
(C) No Nordeste, as metrópoles regionais, Salvador, Recife e Fortaleza são cidades costeiras.
(D) O Sudeste, pólo da economia industrial do país e maior concentração populacional do território, abriga as duas metrópoles nacionais e ainda uma importante metrópole regional, Belo Horizonte.

Tema: Demografia
Assunto: Rede urbana brasileira.
CLF – COMENTA:

Brasília, por ser a capital político-administrativa, não possui função de metrópole nacional, uma vez que, não tem poder de polarização através da concentração industrial, financeira e comercial, peculiar das metrópoles.

Resposta correta: “A”

09ª- Questão:   Os líderes da União Européia (UE) celebraram, este ano (25/03), 50 anos do Tratado de Roma, que deu origem à Comunidade Econômica Européia e foi embrião do bloco continental.

Leia com atenção as assertivas abaixo e coloque F nas frases falsas e V nas frases verdadeiras.

( ) A UE criou uma moeda européia única, o eurodolar, instituída em janeiro de 1999, e que passou a circular sob forma de dinheiro (notas e moedas) em janeiro de 2002.
( ) A União Européia é o maior bloco comercial do mundo, com o mais elevado grau de integração econômica e maior influência política.
( ) A União Européia nasceu com seis membros, cresceu para vinte e sete e ultrapassou o seu papel original de promover a cooperação econômica para chegar a um bloco integrado da moeda compartilhada, fronteiras comuns e cooperação em áreas como ambiente e imigração.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) V - V - F
(B) F - V - V
(C) V - F - F
(D) F - V - F

Tema: Europa
Assunto: Aspectos históricos políticos sociais econômicos.
CLF – COMENTA:

A moeda única usada na União Européia (UE) é o Euro.
Resposta correta: “B”

10ª- Questão:   O El Niño ( o menino, referente a Jesus, por ocorrer após o Natal) é um fenômeno climático natural, acentuado em conseqüência de um distúrbio planetário - o aquecimento global e é caracterizado pelo:

(A) aquecimento das águas do oceano Atlântico, na região ao litoral brasileiro.
(B) o aquecimento das águas do oceano Pacífico na região do Equador, nas proximidades da costa oeste da América do Sul.
(C) esfriamento da águas do oceano Atlântico na região do Equador devido a corrente- marítima do Labrador.
(D) Aquecimento das águas de todos os oceanos, nas regiões atravessadas pela linha do Equador.

Tema: Climatologia
Assunto: Fenômenos climáticos: El Niño
CLF – COMENTA:

O El Niño, ocorre no Pacífico Equatorial, próximo a costa do Peru e provoca , devido ao aquecimento anormal dessas águas, mudanças no regime de ventos causando secas ou enchentes numa gigantesca área da Oceania, América e África.


Resposta correta: “B”
UVA/2007.2 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2007.2 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 06, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!