UVA/2004.2 - Vestibular Comentado Geografia

1ª- Questão:   "A geografia conheceu, num passado recente, um movimento vigoroso de renovação teórica, que exercitou com radicalidade a crítica às perspectivas tradicionais e introduziu novas orientações metodológicas no horizonte de investigação dessa ciência."

Analise as alternativas abaixo que tratam das concepções, escolas e evolução da Geografia.
I - Sendo a Geografia uma ciência de transformação e elaboração do espaço, a mesma faz uma interconexão entre o espaço da produção, circulação e idéias no decorrer do tempo histórico.
II - A principal mudança no ensino da geografia é a passagem, que ainda ocorre, de uma geografia tradicional e descritiva voltada para a memorização, para uma geografia crítica preocupada com o raciocínio e o espírito crítico do aluno.
III - O principal livro de Friedrich Ratzel, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana. Nela, Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.
IV - Vidal de La Blache criou uma doutrina, o Possibilismo, e fundou a escola francesa de Geografia. E, mais, trouxe para a França o eixo da discussão geográfica, situação que se manteve durante todo o primeiro quartel do século XX.

Estão corretos:

(A) somente o item IV
(B) somente os itens I e III
(C) todos os itens
(D) somente os itens II e IV

Tema: Escolas geográficas  
Assunto: fundamentadores do pensamento geográfico
Geografalando – COMENTA:

A questão destaca os grandes fundamentadores do pensamento geográfico: Ratzel – representando a corrente de pensamento alemão e Vidal de La Blache o pensamento francês. Portanto todos os itens são corretos.
Resposta correta: "C"

2ª- Questão:   Numa alusão aos princípios metodológicos da Geografia, podemos afirmar que o princípio em que o geógrafo compara as características da área estudada com a de outras regiões da Terra, estabelecendo as semelhanças e as diferenças é o:

(A) princípio da analogia, formulado por Karl Ritter e Vidal de la Blache.
(B) princípio da extensão, formulado por Frederico Ratzel.
(C) princípio da atividade, formulado por Jean Brunhes.
(D) princípio da causalidade, formulado por Alexandre de Humboldt.

Tema: Escolas geográficas
Assunto: princípios metodológicos da Geografia

Geografalando – COMENTA:
A analogia é o princípio geográfico responsável por buscar semelhanças ou diferenças entre regiões geográficas. Junto com o princípio da extensão é fundamental nos estudos de geografia regional.
Resposta correta: "A"


3ª- Questão:   O  conjunto  de  fatores  geográficos  que  melhor  explica  a  distribuição  das paisagens de vegetação na superfície da Terra, é:

(A) clima, latitude e altitude.
(B) longitude, correntes marítimas e altitude.
(C) processos tectônicos, latitude e rios.
(D) rotação da terra, rocha matriz e distribuição dos rios.

Tema: clima  
Assunto: Elemento e fatores climáticos

Geografalando – COMENTA:
Clima e latitude conjugam-se para explicar a distribuição das mais diferentes formações vegetais já que de acordo com a variação, na latitude há também variações nas temperaturas, taxa de insolação, etc. O relevo também repete essas variações pois quanto maior a altitude menor a temperatura.
Resposta correta: "A"


4ª- Questão:   Observando-se um mapa mundi com os fusos horários, conclui-se que as horas são atrasadas à proporção que se caminha do Leste para o Oeste e adiantadas quando se caminha em sentido contrário. Assim teríamos que adiantar os nossos relógios se viajássemos de:

(A) São Paulo para Sobral.
(B) Brasília para Fortaleza.
(C) Fortaleza para Manaus.
(D) Sobral para Fernando de Noronha.

Tema: Sistema de fuso horários  
Assunto: Fusos brasileiros

Geografalando – COMENTA:       
Fernando de Noronha situa-se no fuso 30°W, é o primeiro fuso brasileiro que tem horas adiantadas a quaisquer outras localidades do território continental brasileiro.
Resposta correta: "D"

5ª- Questão:   A distribuição da população da Terra é bastante irregular, havendo áreas densamente povoadas e áreas pouco povoadas. Esta distribuição populacional pode ser explicada, principalmente, devido:

(A) às condições ecológicas.
(B) ao relevo.
(C) aos  diversos  fatores  que  se  conjugam,  diferentemente,  no  espaço, favorecendo ou restringindo a ação do homem.
(D) nenhuma afirmação anterior é correta.

Tema: Demografia  
Assunto: Distribuição das populações humanas pelo globo

Geografalando – COMENTA:
Entre esses fatores, além das condições naturais citadas (clima, relevo, solo) podemos citar os fatores econômicos, histórico e psicológicos que também são determinantes para explicar os fluxos migratórios e conseqüentemente a distribuição da população.
Resposta correta: "C"

6ª- Questão:   "A fome é uma criação do homem. Não resulta de condições naturais adversas tão pouco é conseqüência do crescimento populacional do Terceiro Mundo ou do fato de que "o pobre não sabe alimentar-se", idéias bastante difundidas e largamente utilizadas para mascarar a realidade..." (Adas, Melhem. In: A fome, crise ou escândalo S. P. Ed. Moderna)

I - A fome não é somente um grave problema biológico, é fundamentalmente um sério problema político, econômico e social.
II - A fome e a miséria existente no mundo não são resultado da influência do meio sobre o homem, conforme apontam as teses deterministas ao não considerarem a relação homem-homem.
III - A fome está associada à estrutura fundiária, onde a maior parte da terra encontra-se concentrada nas mãos de uma minoria formando latifúndios improdutivos. A grande propriedade caracteriza-se por apresentar uma agricultura voltada para a exportação, reduzindo a produção de alimentos, aumentando a fome, a desnutrição que atinge a grande maioria dos países subdesenvolvidos.
IV - Em Geografia Agrária a análise do problema da fome deve desconsiderar a estrutura fundiária, pois a concentração de grandes extensões de terras nas mãos de uma minoria, não contribui para a fome do Terceiro Mundo.

Estão corretos:

(A) Apenas os itens I,II e III
(B) Os itens I,II,III e IV
(C) Apenas os itens I e IV
(D) Apenas os itens II e IV

Tema: Fome
Assunto: pobreza e subdesenvolvimento

Geografalando – COMENTA:
A fome se caracteriza como um estado de sub-alimentação, dentre outros índices está o de consumo de calorias-abaixo de 1900 calorias por dia já pode ser considerado estado de fome. Essa situação conforme dizem os itens é provocada sobretudo pelo quadro sócio-político-econômico que cerca o indivíduo.
Resposta correta: "A"  

7ª- Questão:   Observe a ilustração abaixo:



O perfil topográfico que representa o corte A-B do mapa é:

(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV

Tema: Geomorfologia
Assunto: Características do  relevo da região norte

Geografalando – COMENTA:
Opção é o item I pois apresenta no setor oeste a cordilheira dos Andes; na região central a planície e as terras-baixas amazônicas e no setor oriental trechos do planalto cristalino brasileiro. O item IV é falso pois o setor oriental não apresenta os níveis de altitudes representados no perfil topográfico, já que coincide com a larga planície costeira da região Amazônica.
Resposta correta: "A"

8ª- Questão:   A figura abaixo constitui a "mais perfeita" representação da Terra - o globo terrestre. A respeito dela podemos afirmar, exceto:


(A) Sendo esférico, nos dá uma ideia aproximadamente da realidade.
(B) Mostra-nos  todos  os  continentes,  os  oceanos,  as  principais  cadeias  de montanhas.
(C) Servem ao estudo pormenorizado ou analítico de qualquer área.
(D) Apresenta as distâncias em latitude e longitude.

Tema: Cartografia
Assunto: Representação cartográfica

Geografalando – COMENTA:      
A opção C é falsa pois para um estudo pormenorizado e analítico de uma dada área é necessário detalhamento com uso de escalas grandes, fato que é impossível ao se consultar um globo terrestre.
Resposta correta: "C"


9ª- Questão:   Com o avanço da ocupação humana sobre os mais diversos ecossistemas, várias têm sido as formas de impacto sobre o equilíbrio ecológico.

Nesta questão são feitas três afirmativas; cada uma delas pode estar certa ou errada. Leia-as com atenção e escreva V nas verdadeiras e F  nas falsas.

( ) São evidências dos males causados pela interferência humana no meio ambiente: o efeito estufa, as chuvas ácidas, as "ilhas de calor" nas cidades, o buraco na camada de ozônio, a poluição dos oceanos, a extinção de espécie animais, o esgotamento de recursos não renováveis e o desmatamento.
( ) A devastação das florestas nativas brasileiras ocorreu primeiro nas regiões Sudeste e Nordeste, depois na região Sul, mais tarde na região Centro- Oeste e, por último, na região Norte. Essa seqüência corresponde às fases de ocupação do território e à expansão do povoamento pelo espaço brasileiro.
( ) O principal exemplo de impacto ambiental sobre as formações vegetais é representado pela destruição das florestas equatoriais e tropicais. Os principais causadores de impactos ambientais nessas áreas florestais são os desmatamentos para a agropecuária, para a extração da madeira e para a exploração mineral, ou seja, para a produção dos bens que têm grande participação nas exportações dos países pobres.

A seqüência correta, de cima para baixo, é:

(A) V,F,V
(B) V,V,V
(C) F,F,F
(D) F,V,F

Tema: Impactos ambientais
Assunto: Ação humano e a devastação dos recursos naturais

Geografalando – COMENTA:
A questão destaca os diversos impactos ambientais, a saber:
-efeito estufa provocado pela queima de combustíveis fósseis
- ilhas de calor - provocada pela concentração excessiva de concreto e asfalto; desflorestamento provocado pela extração madeira e expansão das fronteiras agrícolas, dentre outros.
Resposta correta: "B"

10ª- Questão:   A  Europa,  além  de  apresentar  diferenças  políticas  e  econômicas,  abriga também culturas e etnias diversas e uma notável diversidade nas paisagens naturais, mas o sentimento de unidade na diversidade marca a Europa hoje. Analise as afirmativas abaixo que tratam sobre a Europa.

1 - A Europa reúne alguns dos países mais poderosos do planeta, sobretudo considerando-se o aspecto econômico. É o continente que possui o maior número de integrantes do Grupo dos Sete (G-7), conjunto dos países mais ricos do mundo.
2 - Hoje, no contexto da globalização da economia, ser um país europeu é condição fundamental, mas não única, para o ingresso no bloco regional da União Européia (UE)
3 - Quatrocentos e cinqüenta milhões de pessoas integram, desde o dia 1º de maio de 2004 a União Européia (UE), que se consolidou como o maior bloco econômico mundial depois da formalização do ingresso de mais dez países: Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca.
4 - Países que, se enfrentaram em duas guerras catastróficas no século XX, como Alemanha, de um lado, e França e Reino Unido, de outro, formam hoje a grande família européia. Nações de culturas e idiomas diversos encontraram o caminho da integração, conservando as suas diferenças. É uma iniciativa sem precedentes em toda a trajetória da civilização humana.
5 - O fato de refletirem realidades muito semelhantes e, sobretudo, de serem bastante equivalentes em termos de produção explica a incapacidade que têm a UE e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) de estreitarem seu relacionamento.

Estão corretos:

(A) Os itens 1,2,3,4 e 5
(B) Somente os itens 2,4 e 5
(C) Somente os itens 1,3 e 5
(D) Somente os itens 1,2,3 e 4

Tema: Geopolítica europeia
Assunto:  Blocos econômicos

Geografalando – COMENTA:
A Europa reúne o mais antigo e evoluído bloco econômico do planeta. Criado em 1957 o M.C.E (Mercado Comum Europeu) com 6 membros. Ocorreu uma espantosa evolução com a assinatura do tratado de Maartrisch em 1991, com a criação da moeda única o euro, livre circulação de trabalhadores e a inclusão de novos membros. Todos estão corretos exceto o item 5 que aponta motivos irreais para aproximação dos dois blocos.
Resposta correta: "D"

11ª- Questão:   A bacia do rio São Francisco é uma extensa bacia hidrográfica, responsável pela drenagem de aproximadamente 7,5% do território brasileiro. O rio São Francisco, que nasce em Minas Gerais, atravessa o sertão semi-árido mineiro e baiano, possibilitando a sobrevivência da população ribeirinha, a irrigação em pequenas propriedades e em grandes projetos industriais e a criação de gado. O rio São Francisco é bastante aproveitado para a produção de hidroeletricidade e navegável no seu curso médio entre:

(A) Salvador e Feira de Santana
(B) Pirapora e Paulo Afonso
(C) Pirapora e Juazeiro
(D) Juazeiro e  Recife

Tema: Hidrografia
Assunto:  Características das bacias hidrográficas brasileira

Geografalando – COMENTA:
A questão envolve as principais áreas navegáveis do São Francisco que são Pirapora (MG) e Juazeiro (BA).
Resposta correta: "C"

12ª- Questão:   Desde a extração do pau-brasil, até os dias atuais, os índios são explorados como força de trabalho, adquirem doenças perante as quais se apresentam indefesos, sofrem perseguições e preconceitos, são desalojados de suas terras, dizimados e até mesmo transformados em objeto de interesse turístico.

No Ceará vivem 12.198 índios, segundo o Censo 2000 (Fonte - IBGE) Assinale a opção que só contém grupos indígenas do Ceará

(A) Wai - Wai, Canelas, Carajás, Tucanos
(B) Cariris, Ianomamis, Carajás, Tapebas
(C) Tremembés, Tapebas, Pitaguarys, Jenipapo - Kanindé
(D) Pataxóss, Canelas, Pitaguarys, Panos

Tema: Identidade e cultura
Assunto:  Indígenas brasileiro

Geografalando – COMENTA:
A questão apresenta exemplos de tribos indígenas do Ceará divididas em: litoral: Tremembés e Tapebas; região metropolitana de Fortaleza (Maracanaú)= Pitaguarys; e Litoral leste e sertão central: Jenipapo e Kanindé
Resposta correta: "C"

13ª- Questão:   As ilhas oceânicas brasileiras: Fernando de Noronha, Trindade e Martin Vaz, são de constituição:

(A) aluvial
(B) sedimentar
(C) coralígena
(D) vulcânica

Tema: Vulcanismo no território brasileiro
Assunto: Ilhas brasileiras e suas constituições   

Geografalando – COMENTA:
As ilhas de Fernando de Noronha e Trindade e Martin Vaz são de formação vulcânica da Era Cenozóica. Atol da Rocas é um arquipélago de formação coralígena.
Resposta correta: "D"


14ª- Questão:   Possuindo o maior banco genético ou biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica que corresponde a um terço da reserva florestal do mundo, é uma formação vegetal:

(A) homogênea e xerófila
(B) heterogênea e higrófila
(C) latifoliada e homogênea
(D)heterogênea e xerófila

Tema: Vegetação brasileira
Assunto:  Características biogeográficas da floresta amazônica

Geografalando – COMENTA:
A  Amazônica  possui  como  características  tipos:  heterogênea,  latifoliada perene e higrófila
Resposta correta: "B"

15ª- Questão:   "Em pleno século XXI, é inconcebível que o Nordeste continue a aparecer na mídia nacional como campeão da miséria, líder até no ranking da violência, chaga que até então só se observava com mais intensidade no eixo Rio - São Paulo." Martins, Magno, jornalista. Algumas afirmativas abaixo são verdadeiras (V) e outras são falsas (F) com relação ao Nordeste brasileiro.

Analise-as  e  indique  a  opção  que  contém  a  alternativa  com  a  sequência correta, de cima para baixo.

( ) Região fragilizada, tanto no ponto de vista econômico quanto social, o Nordeste tem uma população de 47.741.711 habitantes, 28,11% da população nacional e uma área de 1.553.759 quilômetros quadrados. (IBGE)
( ) A seca no Sertão nordestino constitui-se em um fenômeno natural. Suas conseqüências é que não são naturais. Os graves problemas sociais que assolam o semi-árido, estão associados às questões políticas e econômicas.
( ) A zona da Mata é a mais tradicional área de ocupação do Nordeste porque ainda conserva a monocultura açucareira, implantada na época colonial.
( ) Bahia, Pernambuco e Ceará, são os estados nordestinos que mais atraem os investimentos industriais, sobretudo porque oferecem maiores vantagens aos investidores, como isenções fiscais e criação de infra- estrutura.
( ) A seca é a única responsável por toda a pobreza e mesmo a miséria da população nordestina, uma vez que o clima é o elemento mais importante na formação dos quadros naturais do Nordeste.

(A) F, F, V, V, V
(B) V, V, F, V, V
(C) V, V, V, V, F
(D) V, F, V, V, V,

Tema: Regiões brasileiras
Assunto: Desigualdades regionais

Geografalando – COMENTA:
A seca não é a única responsável pela pobreza e miséria. As desigualdades sociais, fome e miséria são consequências de fatores políticos, econômicos de cunho histórico.
Resposta correta: "C"

16ª- Questão:   Um dos problemas mais sérios da atualidade é o aprofundamento das desigualdades sociais, o alargamento do abismo entre ricos e pobres, sejam indivíduos, regiões ou nações.

Analise as alternativas que tratam das desigualdades no Brasil:

1 - Apesar da disparidade entre o Sul e o Nordeste do Brasil se ter reduzido à metade desde 1970, o valor do IDH do segundo é apenas dois terços do primeiro.
2 - No Brasil, existe acentuada desigualdade na distribuição da renda não apenas entre as categorias ou classes sociais, mas também entre os sexos, entre as cores das pessoas e entre as diversas regiões do país.
3 - A década de 1980 ficou conhecida como a década perdida, pois o país investiu pouco em infra estrutura produtiva, a economia cresceu pouco, mas em compensação às desigualdades sociais diminuíram.
4 - As últimas décadas confirmaram a tendência histórica à concentração da renda no Brasil: acentuou-se a desigualdade, aumentando a porcentagem dos excluídos e os polos de pobreza em áreas metropolitanas.

Estão corretos:

(A) os itens 1, 2 e 3
(B) os itens 3 e 4
(C) os itens 1, 2 e 4
(D) os itens 1, 2, 3 e 4

Tema: Regiões brasileiras
Assunto: Desigualdades regionais

Geografalando – COMENTA:
A década perdida foi marcada por aumento das desigualdades sociais, já que ocorreu grande aumento de concentração de renda.
Resposta correta: "C "

17ª- Questão:   A questão fundiária no Brasil é problema que se arrasta ao longo da História, desde o período colonial.

Sobre a estrutura fundiária brasileira, toda as afirmativas são corretas, exceto:

(A) O sistema das sesmarias, do século XVI, gerou o padrão concentrador de terras que se reproduziria ao longo da história do Brasil.
(B) A excessiva concentração da terra no Brasil é compensada pelo fato de não serem as mais férteis do país.
(C) O processo cíclico de expansão das fronteiras agrícolas e a concentração da estrutura fundiária gera conflitos permanentes e crescentes pela posse da terra. Tais conflitos vêm se avolumando nas últimas décadas, configurando o panorama de, uma guerra aberta no campo brasileiro.
(D) Na década de 1980 formou-se o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), que vem lutando pela reforma agrária, promovendo ocupações de terra e formando cooperativas, entre outras ações.


Tema: Questão fundiária no Brasil 
Assunto: Desigualdades sociais

Geografalando – COMENTA:
Os  grandes  latifundiários  do  país  são  proprietários  dos  melhores  solos agrícolas do país.
Resposta correta: "B "


18ª- Questão:   Quanto à estrutura político-administrativa do Brasil podemos afirmar que existe uma região com satisfatórios níveis de desenvolvimento, uma região que atravessou um período de estagnação mas que tenta se recuperar em função da economia paulista, vizinha e três regiões deprimidas:
(A) o Nordeste, o Centro-Oeste e o Norte
(B) o Sudeste, o Nordeste e o Sul
(C) o Centro-Oeste, o Sul e o Nordeste
(D) o Nordeste, o Sudeste e o Norte

Tema: Questão fundiária no Brasil 
Assunto: Desigualdades sociais

Geografalando – COMENTA:
Tomando como base que a questão quer que se aponte as três regiões deprimidas, ou seja, as de menos desenvolvimento econômico, essas regiões serão: Nordeste, Centro-Oeste e o Norte. Porém, há de se ressaltar que o enunciado apresenta uma pontuação confusa, no uso da última vírgula.
Resposta correta: "A "

19ª- Questão:   O Brasil apresenta 64% do seu território formado por bacias sedimentares e 36% por escudos cristalinos. Dos escudos, 32% pertencem à era Arqueozóica e 4% à era Proterozóica. Apesar de reduzidos em área, estes últimos são importantíssimos porque:

(A) possuem petróleo e carvão
(B) o enunciado é incoerente porque minérios só aparecem na era Cenozóica
(C) possuem minérios, tais como ferro e manganês
(D) possuem calcário, importante para a fabricação de cimento

Tema: Estrutura geológica brasileira 
Assunto: Recursos mineralógicosmetálicos  

Geografalando – COMENTA:
O relevo Pré-Cambriano é dividido em Arqueozóico, que é representado pelas rochas cristalinas e Proterozóico, onde são encontrados jazidas de minerais metálicos.
Resposta correta: "C "

20ª- Questão:   As afirmações abaixo tratam de questões relativas ao Ceará. Analise-as e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.

(  )  O  desmatamento  indisciplinado  das  caatingas  semi-áridas  pode conduzir à incidência dos processos de desertificação.     
( )  A degradação dos solos e da vegetação tem sido intensificada no sertão; as serras e o litoral têm sido preservados, conforme os preceitos da legislação ambiental.
(   )  A concentração de terras e as relações de produção não assalariadas são características irrelevantes da organização do semi-árido cearense.
( ) A ocorrência de conflitos de terras, desapropriações, assentamentos, violências, revela as contradições da estrutura econômica e social presente na organização do espaço agrário cearense.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

(A) V, V, V, F, F
(B) V, F, V, F, V
(C) F, F, F, V, V
(D) F, V, F, V, V

Tema: Ceará
Assunto: Uso inapropriado do solo e  a questão do latifúndio 
Geografalando – COMENTA:
A questão destaca o uso econômico e social do espaço cearense como a degradação ambiental pelo mau uso do solo com técnicas agropecuárias degradantes, turismo não planejado e especulação imobiliária no litoral.


Resposta correta: "B "
UVA/2004.2 - Vestibular Comentado Geografia UVA/2004.2 - Vestibular Comentado Geografia Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 28, 2015 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!