PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2010: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial





ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 01

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
01
02
01
02



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O gráfico representa a relação entre o tamanho e a totalidade dos imóveis rurais no Brasil. Que característica da estrutura fundiária brasileira está evidenciada no gráfico apresentado?



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a) A concentração de terras nas mãos de poucos
b) A existência de poucas terras agricultáveis
c) O domínio territorial dos minifúndios.
d) A primazia da agricultura familiar.
e) A debilidade dos plantations modernos.



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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                É uma questão que abordas conhecimentos conceituais de Geografia agrária como também a análise de gráficos. A partir do gráfico, observa-se uma estrutura fundiária concentradora, marcada pela desigualdade social histórica no Brasil. Essa estrutura é observada principalmente na região nordeste, onde historicamente, poucas pessoas detêm grandes e muitos lotes de terra, enquanto a maioria da população acaba indo em direção as grandes cidades por não ter o mínimo de terras para sua subsistência. 


A questão aborda a produção e transformação do espaço agrário brasileiro. Observe que a questão tematiza uma das características do espaço agrário brasileiro, herança do modelo colonial, que é a brutal concentração fundiária. A partir da análise do gráfico podemos perceber que mais de 50% das áreas rurais são ocupadas por latifúndios. Pode-se salientar que grande parte dessas propriedades rurais são improdutivas ou subaproveitadas, o que estimula conflitos no campo. O número dominante de imóveis é de minifúndios, o que dificulta a compreensão do gráfico por parte dos candidatos. 

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3. Gabarito:A


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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 02
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
02
01
03
03



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Antes, eram apenas as grandes cidades que se apresentavam como o império da técnica, objeto de modificações, suspensões, acréscimos, cada vez mais sofisticadas e carregadas de artifício. Esse mundo artificial inclui, hoje, o mundo rural.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço. São Paulo: Hucitec, 1996.
Considerando a transformação mencionada no texto, uma consequência socioespacial que caracteriza o atual mundo rural brasileiro é
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a) a redução do processo de concentração de terras.
b) o aumento do aproveitamento de solos menos férteis.
c) a ampliação do isolamento do espaço rural.
d) a estagnação da fronteira agrícola do país.
e) a diminuição do nível de emprego formal.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H17
 Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                As transformações ditas no texto passam pelo avanço tecnológico, originado no pós Segunda Guerra Mundial e que foi implementado em diversos países do chamado “Terceiro Mundo”. A década de 60 foi marcada pela Revolução Verde, que inseriu novas tecnologias no campo como: fertilizantes, agrotóxicos, maquinários e técnicas como a de calagem – correção de solos ácidos típicos do Centro-Oeste brasileiro com o uso de calcário - levando a incorporação de terras, antes pouco férteis e que agora há alta produtividade.



A questão aborda a produção e transformação do espaço agrário brasileiro. Observe que a questão tematiza uma outras importante características do espaço agrário brasileiro, que trata do estreitamento entre o campo e a cidade (interação entre o setor agrário com o setor industrial), homogeneizando os espaços e os tornando mais artificiais. As inovações tecnológicas permitem melhor aproveitamento dos diversos tipos de solo, aumentando a produtividade agrícola. No Brasil, áreas de solos ácidos foram incorporadas ao processo produtivo, a partir de técnicas de correção como o adicionamento do carbonato de calcário (colagem), o que tornou o cerrado o celeiro do país e uma das regiões de mais elevada produtividade do planeta.

  
 
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3. Gabarito: B

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 03
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
03
03
02
01



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A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).

Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos.
Araraquara: Wunderlich, 2001 (adaptado).
 
O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência
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a) dos impactos sociais da modernização da agricultura.
b) da recomposição dos salários do trabalhador rural.
c) da exigência de qualificação do trabalhador rural.
d) da diminuição da importância da agricultura.
e) dos processos de desvalorização de áreas rurais.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H10
Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                Com a Revolução Verde na década de 60, a modernização agrícola acarretou no fenômeno do êxodo rural, originado pela entrada das máquinas no processo produtivo agrário levou a liberação da mão de obra das lavouras. Essas pessoas foram buscar melhores condições de vida nas áreas urbanas e empregos nos setores industriais e de serviços.


A questão aborda o espaço agrário e as questões sociais no campo 



O texto da questão retrata o êxodo rural intenso ocorrido no Brasil no século XX, onde as cidades se encheram de pessoas saídas do campo sem qualificação profissional e jogadas nas periferias e bairros pobres.



O homem de negócios do campo viu a mão de obra desaparecer e a busca nas áreas urbanas, onde o desemprego e as péssimas condições de vida obrigam o migrante  a se sujeitar ao trabalho sazonal (temporário) e sem garantia alguma. O trabalho realizado em tais condições marca a dura realidade e fez surgir o boia- fria.

    
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3. Gabarito:A

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 04
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
04
04
04
04



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Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil
Socioambiental 2008
São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.

 
Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões
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a) causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.
b) são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.
c) provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.
d) são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.
e) são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H10
Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                A grande quantidade de lixo, sendo depositada em terrenos baldios que acabam se transformando em lixões, são áreas de proliferação de baratas, ratos e outras pragas urbanas, que propagam doenças como a leptospirose, podendo afetar a população que reside próximo a essas áreas, considerando assim locais de problema de saúde pública. Além disso, como resultado da ação de decomposição da matéria orgânica presente nos lixos, o chorume tem um alto teor de contaminação dos solos e das águas ao entorno desses lixões.



A questão aborda um assunto que trata de um dos principais problemas ambientais contemporâneas ligados a vida urbana.



Galera!! Os depósitos dos lixos das grandes cidades em espaços abertos, sem nenhum proteção, cautela ou tratamento devido, são ocasionadores de grande agressões ambientais e geradores de epidemias graves.



As áreas urbanas brasileiras, veja-se Fortaleza como exemplo, utilizam aterros sanitários de forma precária e são fontes de doenças, através dos ratos, baratas, moscas e a contaminação do lençol freático.   

    
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3. Gabarito:B

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 05
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
05
06
05
09



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Figura para as questões  05 e 06


 
O esquema representa um processo de erosão em encosta. Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
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a) Plantio direto.
b) Associação de culturas.
c) Implantação de curvas de nível.
d) Aração do solo, do topo ao vale.
e) Terraceamento na propriedade

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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H30
Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  

A questão aborda um dos problemas ambientais mais comuns que ocorrem especificamente em áreas que possuem encosta como as de regiões serranas que tem acentuados aclives que quando desmatada a vegetação original pode ocasionar sérios problemas ambientais com relação a manutenção do solo. Geralmente ocorre quando essas áreas são antropizadas  pela ação do homem para o cultivo de pastagens na pecuária ou ainda quando para práticas agriculturas diversas. Esse tipo de uso indevido do solo acarreta graves consequências como a formação de ravinas ou, em caso mais grave, o surgimento de vaçorocas (boçorocas), reduzindo a capacidade produtiva do solo.
              

A aração do topo da encosta ao vale, pode originar pequenas fraturas no solo, que com uma chuva intensa e forte, levará grandes partes dos sedimentos arados para as partes mais baixas do relevo. A partir dessas fraturas, voçorocas e ravinas (grandes buracos realizados pela erosão pluvial) são originados, já que parte da vegetação que deveria absorver e infiltrar as águas pluviais foi retirada para o plantio.


 
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3. Gabarito:D

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 06
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
06
05
06
10



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Figura para as questões  05 e 06
Muitos processos erosivos se concentram nas encostas, principalmente aqueles motivados pela água e pelo vento. No entanto, os reflexos também são sentidos nas áreas de baixada, onde geralmente há ocupação urbana.
Um exemplo desses reflexos na vida cotidiana de muitas cidades brasileiras é
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a) a maior ocorrência de enchentes, já que os rios assoreados comportam menos água em seus leitos.
b) a contaminação da população pelos sedimentos trazidos pelo rio e carregados de matéria orgânica.
c) o desgaste do solo nas áreas urbanas, causado pela redução do escoamento superficial pluvial na encosta.
d) a maior facilidade de captação de água potável para o abastecimento público, já que é maior o efeito do escoamento sobre a infiltração.
e) o aumento da incidência de doenças como a amebíase na população urbana, em decorrência do escoamento de água poluída do topo das encostas

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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H30
Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  

A questão aborda um dos problemas ambientais muito comuns em regiões serranas que concentram áreas urbanas como são observadas no Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. E o que é que ocorre nesse tipo de domínio natural  quando são ocupados de forma irregular e desorganizada pelo ser humano?  



Galera!! A ocupação irregular e a favelização nas áreas de morros contribuem para graves desastres como deslizamentos de solo e rochas sobre as instalações irregulares (barracos=residências) construídas nas encostas gerando catástrofes humanas quando ocorre o soterramento. Isso tudo ocorre devido a péssima distribuição da riqueza nacional que se materializam com os espaços naturais ocupados de forma desigual e a pobreza se instala nas áreas sujeitas a tão desastrosos fenômenos resultantes das águas pluviais. Esses são alguns aspectos a serem levados em consideração no momento da elucidação da questão.   



Esses domínios naturais (encostas serranas) funcionam como verdadeiras cachoeiras ou quedas d’água nos momentos de chuvas e inundam rapidamente os terrenos baixos de planícies e de áreas de mangues dos rios e estuários, devidos estes  ao longo do tempo em que estão ocupados de forma irregular boa parte do solo ficam desprotegido pela perda da vegetação e devido também a instabilidade que se gera ao manipular o solo com a construção dos barracos ou residências e gera uma grande perca de sedimentos a cada vez que chove o que consequentemente vai assorear os leitos dos rio que geralmente ficam também na porção menos acidentada que é o local que se encontram os aglomerados urbanos.    

               Concluíndo:
Com a erosão pluvial das encostas devido, principalmente, ao processo de desmatamento, as áreas rebaixadas ao entorno sofrem as consequências. Quando há chuvas intensas, os sedimentos erodidos das encostas são levados para os rios nas partes mais baixas do relevo, assoreando esses rios, que acabam não comportando o volume de água adequado em seu leito causado inundações no perídos chuvosos.


 
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3. Gabarito:A

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 07
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
07
07
07
07



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Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros, uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49°49' N, Longitude 23°49’ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.
KLINK. A. Parati: entre dois polos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).

No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é
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a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
e) a forma de projeção cartográfica, usada para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6
 Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  


O texto base da questão extraído da obra do velejador Almir Klink aborda noções sobre orientação com ênfase ao sistema de coordenadas geográficas. Então a questão está centralizada no assunto coordenada geográfica.  A dica é depois de ler o texto (na formatação do Enem) ler a comanda abaixo dele:  no texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é.  Então fica claro que o candidato deverá saber identificar algum aspecto importantes sobre o tema trabalhado na questão.



Como a questão está centrada em um conteúdo da cartografia a banca utiliza-se de vários outros conceitos ligados a cartografia geográfica nas alternativas das questões como o de  escala, latitude, longitude e sistema de projeção e o de coordenada geográfica.




Então nesse caso, a opção correta está ligada a habilidade do candidato a saber identificar o conceito de Coordenada geográfica. Veja que o conceito de coordenada geográfica (alternativa C ) foi colocado ressaltando a importância da latitude e da longitude para a posição exata de um ponto na superfície terrestre.   


A opção correta é a letra C, além de ser adequada é a única opção que está correta a que diz ou informa o que é o conceito de COORDENADAS GEOGRÁFICA .

A letra D, está incorreta, por dois motivos, o primeiro está errada o conceito de latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, (galera latitude é a distância em graus entre um ponto e a Linha do Equador e não o Meridiano de Greenwich) , e o conceito de longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador, está errada! Longitude é a distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich.



O segundo motivo é que esse enunciado não informa que as coordenadas é o encontro de retas perpendiculares que informam a localização exata de um ponto qualquer na superfície terrestre que é a ideia central desse conceito.
 

Galera!! As coordenadas geográficas são linhas imaginárias que cortam (perpendiculares) horizontalmente e verticalmente o eixo terrestre. Essas linhas horizontais recebem no nome de paralelos e as verticais de meridianos. Quando necessitamos achar um ponto preciso no espaço, achamos suas medidas em graus – chamadas respectivamente de latitude e longitude – que em conjunto precisam qualquer lugar na superfície terrestre.

              
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3. Gabarito:C

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 ENEM 2010 - Prova comentada - Questão 08
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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
08
11
11
08



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O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são
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a) magmáticas, pois a ação de vulcões causou as maiores extinções desses animais já conhecidas ao longo da história terrestre.
b) sedimentares, pois os restos podem ter sido soterrados e litificados com o restante dos sedimentos.
c) magmáticas, pois são as rochas mais facilmente erodidas, possibilitando a formação de tocas que foram posteriormente lacradas.
d) sedimentares, já que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada.
e) metamórficas, pois os animais representados precisavam estar perto de locais quentes.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H29
 Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas..


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
                  




A questão aborda a ocorrência de  um tipo de processo natural que acontece  dentro da estrutura interna da terra. A construção de um perfil em camadas sotopostas, como é retrata na imagem são encontradas geralmente estruturas geológica de bacias sedimentares da era mesozoica no Período Jurássico .



Dica: 



A primeira sacada é que a comanda da questão pergunta por qual o tipo de rocha onde é encontrada esse tipo de estrutura em camadas sotopostas. Então é bom lembrar que os fósseis são matérias encontrados em estruturas sedimentares. Então nos enunciados onde ocorrem a palavra rocha sedimentares está 50% correta. Rocha sedimentar é palavra chave nessa primeira dica!



A segunda grande sacada é que para existir fósseis deve existir soterramento e litificação de diferentes materiais. Então as palavras chaves nessa 2ª dica são soterramento e litificação



 

A questão D está incorreta embora apareça a palavras rocha sedimentar. Pois na comanda da questão além do tipo de rocha é mencionado o esquema que mostra os depósitos em que aparecem fósseis de animais. Nesse enunciado não existe nenhum tipo de informação que aparece de origem desses fósseis, apenas menciona que cada uma das camadas encontradas na figura simboliza um evento de erosão dessa área representada. Essa alternativa é um PEGA Ratão

A  opção mais adequada e por isso é a correta é a alternativa B. Pois aparece a palavra Litificação que é um conjunto complexo de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada. Devido, principalmente, pela pressão exercida pelos sedimentos acumulados nos diversos tipos de erosão.

Galera!! A imagem mostra vestígios de restos de animais graças ao processo de sedimentação. Esses fósseis foram cobertos por diversas camadas de sedimentos, que ao longo dos milhares de anos foram depositados e compactados lentamente, originando rochas sedimentares em seu revestimento.
            
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3. Gabarito:B

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PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2010: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2010: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 26, 2014 Rating: 5

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