Modernização Agrícola Brasileira - 1ª Fase: Revolução Verde


Fala galera!! Tudo bem!!! Na aula de hoje vamos falar sobre um assunto muito recorrente no Enem que é a modernização do campo brasileiro.


NOÇÕES PRELIMINARES:

São basicamente três fases que caracterizam o processo de modernização da agricultura brasileira. Nessa aula vamos falar apenas da 1ª fase, que compreende o inicio de modernização (ou mecanização do campo = incremento de técnicas modernas com acréscimo de insumos agrícolas industrializados: fertilizantes (adubos), agrotóxicos (fungicidas, herbicidas, pesticidas, e maquinários voltados a mecanização do campo) em que passou agricultura a nível mundial entre os anos de 1945 à 1955, período em que ficou conhecida como Revolução Verde.

Mas o que foi mesmo a REVOLUÇÃO VERDE???

Surgi após o final da 2ª Guerra Mundial surge no cenário mundial as grandes empresas multinacionais (sobretudo americana) entre elas as de insumos agrícolas e maquinários voltados para a mecanização do campo e que começaram a difundir suas tecnologias agrícolas para o mundo e a vender essas suas tecnologias para os países em desenvolvimento (países como por exemplo o Brasil).

Conceituando o termo Revolução Verde entendemos com o conjunto de mudanças técnicas na produção agropecuária - proposta aos países pobres para resolver o problema da fome(em tese) e que consistia na mordenização das práticas agrícolas (utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas, sementes melhoradas) e na mecanização do preparo do solo- do cultivo e da colheita -  visando ao aumento da produção de alimentos.     

A Revolução Verde No Brasil
No Brasil, com a vinda das multinacionais entre as décadas de 40 e 50 (e suas tecnologias agrícolas) iniciou-se um processo de modernização quanto a base técnica de produção agrícola. Antes os campos brasileiros marcados por uma agricultura arcaica com técnicas  muito rudimentares, baixa capitalização (pouco capital para investimento), são gradativamente ou gradualmente substituídas por um modelo de cultivo moderno baseado na novas tecnologias como incrementos de insumos agrícolas: fertilizantes (adubos), agrotóxicos (fungicidas, herbicidas, pesticidas), e de maquinários voltados a mecanização (tratores, semeadeiras, colheitadeiras) do campo.

Agora é essa modernização não ocorre para todos. No Brasil por exemplo, nem toda a agricultura teve acesso revolução verde. Boa parte do Brasil ficou aquém desse processo de modernização do campo. Inclusive somente os agricultores mais capitalizados tiveram acesso a essas novas tecnologia. De modo geral a revolução verde (no Brasil) é caracterizada como apenas a chegada de empresas multinacionais com a finalidade de vender seus produtos(tecnologias agrícolas). 

Pontos positivos:Por um lado o acesso a essas novas tecnologias no Brasil fez gerar um maior volume em toneladas na produção agrícola. Produtividade em termos agrícola, ocorrem quando há o aumento da produção sem que haja um aumento da área cultivada.  Então CUIDADO para não confundir.... aumento de produtividade com aumento de produção. Enquanto o aumento de produção está relacionado, muitas vezes, à ampliação das áreas cultivadas, o aumento da produtividade está relacionado a uma maior produção em uma mesma área
 
Pontos negativos: Por outro lado, passa a existir uma grande dependência tecnológicas dessa novas tecnologias por parte dos produtores brasileiros. Visto que as empresas multinacionais eram elas que traziam para o Brasil  essas tecnologias pois não eram produzidas no Brasil. Além de produzir sérios impactos ambientais como compactação dos solos poluição dos solos e leitos de rios com agrotóxicos, perda da biodiversidade e microrganismo responsáveis por de-compositores naturais do solo e a exclusão de muitos produtores rurais que não tiveram acesso a essas tecnologias por não serem capitalizados para comprar essas tecnologias.

Crítica a Revolução Verde(Falta Digitar)
 

Esse assunto no Enem não costuma caí!! Despencar! É muito comum ser cobrado esse assunto!

IMPORTANTE: Galera, nas questões do Enem sobre agricultura você tem que lembrar que o aumento da produtividade é uma característica básica do processo de modernização do campo. OK!!! E essa informação vai aparecer de forma direta e indireta nas questões.

Vamos ver como esse assunto é cobrado no Enem!!

Galera vamos deixar o texto da questão de cor verde e vermelho para os comentários do estudo! Então vamos lá!
 
Texto para as questões 1 e 2
 


Aumento de produtividade
 

Nos últimos anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.



1ª Questão:ENEM 2007 Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004,

a) o aumento do uso da terra.
b) a redução dos custos de material
c) a redução do uso de agrotóxicos.
d) o aumento da oferta de empregos.
e) o aumento do uso de tecnologias.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Claro que você deverá analisar o gráfico ler o texto atentamente mas  o aumento da produtividade é uma característica básica do processo de modernização do campo. Entre os diversos elementos que o gráfico apresenta, observa-se claramente um crescimento nos custos de material e uma queda nas despesas de capital, do uso da terra e dos custos de mão-de-obra. No caso em questão, ao mesmo tempo em que a produtividade aumentava, cerca de 175%, o custo da mão de-obra reduzia-se em 75%. Mas a questão pode ser respondida já só em encontrar um enunciado que trata o aumento da produtividade é uma característica básica do processo de modernização do campo.
Então a resposta é a alternativa com a letra: E


2ª Questão: ENEM 2007 A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que

a) o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra. 
b) o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80.
c) a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200%. 
d) a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90.
e) o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital. 


GEOGRAFALANDO COMENTA:

Num países como EUA, que acreditava e investir intensamente em tecnologia, o aumento dos gastos no chamado  “custo de material”, que pode ser entendido como o aumento no uso de tecnologias, torna-se um dos principais tópicos para o desenvolvimento agrícola. A observação do gráfico mostra claramente que o crescimento da produtividade total da agricultura dos EUA é acompanhada pelo aumento dos custos de material.

Então a resposta é a alternativa com a letra:A



3ª Questão: ENEM 2001 - A população rural do Brasil tem decrescido nas últimas décadas. De acordo com dados do IBGE, na década de 80, a população rural era de aproximadamente 37 milhões; no ano 2000 havia cerca de 31 milhões de brasileiros morando no campo. O gráfico apresenta o comportamento da agricultura no Brasil nas duas últimas décadas em relação à produção e à área cultivada.


Levando em consideração as mudanças ocorridas no campo nas últimas duas décadas e analisando o comportamento do gráfico, é correto afirmar que



(A) as áreas destinadas à lavoura têm aumentado consideravelmente, graças ao crescimento do mercado consumidor.
(B) a produção agrícola aumentou juntamente com a área cultivada, devido à abertura do mercado para exportação.
(C) a densidade demográfica nas áreas cultivadas tem crescido junto com a produção agrícola.
(D) a área destinada à agricultura não aumentou, mas a produtividade tem crescido, graças à aplicação de novas tecnologias.
(E) a produção agrícola do País cresceu no período considerado, enquanto a produtividade do homem do campo diminuiu.

GEOGRAFALANDO COMENTA:
 



Produtividade em termos agrícola, ocorrem quando há o aumento da produção sem que haja um aumento da área cultivada. 

Lembrando: Uma das características dos avanços tecnológicos empregados na produção agrícola nas últimas décadas é o aumento da produtividade. Entretanto, não podemos confundir aumento de produtividade com aumento de produção. Enquanto o aumento de produção está relacionado, muitas vezes, à ampliação das áreas cultivadas, o aumento da produtividade está relacionado a uma maior produção em uma mesma área.

Ao analisar o gráfico, você percebe que a área cultivada no Brasil se manteve relativamente estável entre os anos de 1980 e 1988. Já a produtividade vem aumentando. Isso ocorreu em função dos avanços tecnológicos introduzidos na agricultura brasileira nos últimos anos, como apresenta a alternativa D.

Então a resposta é a alternativa com a letra: D
Modernização Agrícola Brasileira - 1ª Fase: Revolução Verde Modernização Agrícola Brasileira - 1ª Fase: Revolução Verde Reviewed by Gilvan Fontanailles on junho 16, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!