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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


21/06/2014

PROVA DE GEOGRAFIA DO ENEM 2013: Competências, Habilidades, Comentários e Gabarito Oficial

ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 01

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
01
08
32
21



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Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela
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a) fertilização natural dos solos.
b) expansão da fronteira agrícola.
c) intensificação da migração de retorno.
d) homologação de reservas extrativistas.
e) concentração histórica da urbanização.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C3
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11
Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
             

O tema abordado na questão é a ocupação espacial. No primeiro mapa, é possível observar as maiores aglomerações populacionais no Brasil, neste caso, traduz-se como as áreas mais urbanizadas, já que a maior parcela da população reside nas áreas urbanas. Desta forma, vimos que são exatamente nessas áreas onde os conflitos pela posse da terra são menores, localizados junto ao litoral, em que ocorreu o início do processo de colonização de nosso país.





A questão tematiza uma relação de diferentes formas de distribuição socioespacial. No mapa “Distribuição espacial da atual população brasileira” verificamos uma maior concentração na Zona Atlântica (litorânea). Já no mapa dos “conflitos em terras indígenas”, observamos um maior foco de tensão entre posseiros, grileiros, mineradores e terras indígenas na porção setentrional do país. Portanto, a maior incidência de disputa territoriais envolvendo povos indígenas, explica-se pela concentração histórica da urbanização ao longo da faixa costeira.  
 
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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "E"

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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 02

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
02
09
33
22




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Trata-se de um gigantesco movimento de construção de cidades, necessário para o assentamento residencial dessa população, bem como de suas necessidades de trabalho, abastecimento, transportes, saúde, energia, água etc. Ainda que o rumo tomado pelo crescimento urbano não tenha respondido satisfatoriamente a todas essas necessidades, o território foi ocupado e foram construídas as condições para viver nesse espaço.
MARICATO. E. Brasil, cidades: alternativas para a crise urbana. Petrópolis Vozes. 2001.

A dinâmica de transformação das cidades tende a apresentar como consequência a expansão das áreas periféricas pelo(a)
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a) crescimento da população urbana e aumento da especulação imobiliária.
b) direcionamento maior do fluxo de pessoas, devido à existência de um grande número de serviços.
c) delimitação de áreas para uma ocupação organizada do espaço físico, melhorando a qualidade de vida.
d) implantação de políticas públicas que promovem a moradia e o direito à cidade aos seus moradores.
e) reurbanização de moradias nas áreas centrais, mantendo o trabalhador próximo ao seu emprego, diminuindo os deslocamentos para a periferia.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H19
Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

As cidades brasileiras estão constantemente em transformação, a partir da ação de diversos atores, entre eles os agentes imobiliários, que interferem na valorização e especulação de certas áreas das cidades, que vão atrair grande contingente populacional, havendo o crescimento da população urbana..



A questão tematiza o processo de urbanização, isto é, O crescimento urbano que é um fenômeno que se verifica no  mundo moderno. O mesmo está associado ao processo do êxodo rural, que, por sua vez, foi impulsionado pela industrialização e pela mecanização do campo, tais fatos associados à chamada especulação imobiliária provocaram uma expansão das áreas urbanas periféricas.    

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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "A"

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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 03

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
03
38
28
05



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No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36.ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que “a paisagem carioca é a imagem mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando à preservação da sua paisagem cultural.

Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em: 7 mar. 2013 (adaptado).

O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da______________________________________________

a) presença do corpo artístico local.
b) imagem internacional da metrópole.
c) herança de prédios da ex-capital do país.
d) diversidade de culturas presente na cidade.
e) relação sociedade-natureza de caráter singular.

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1.Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H27
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               


A questão aborda o tema patrimônio natural.Galera ! A cidade do Rio de Janeiro chegará aos 450 anos, em 2015, e sediará os jogos Olímpicos de 2016, co a afirmação de patrimônio Mundial como paisagem natural,m a partir de título recebido da UNISCO.
 cidade do Rio de Janeiro sintetiza a civilização brasileira, com toda a sua diversidade, numa área urbana de grande e rica manifestações sociais e de bela herança histórica.

No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a cidade carioca e a paisagem é marcada pela relação entre a sociedade e a natureza estabelecida no sítio da cidade, ou seja, uma integração entre sua população e o local de moradia e transito dessas pessoas.


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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "E" 
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 04

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
07
18
09
13



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Figura (Foto: Reprodução)

O processo registrado no gráfico gerou a seguinte consequência demográfica:
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a) Decréscimo da população absoluta.
b) Redução do crescimento vegetativo.
c) Diminuição da proporção de adultos.
d) Expansão de políticas de controle da natalidade.
e) Aumento da renovação da população economicamente ativa.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C2
Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H 8
Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

A diminuição da taxa de fecundidade está atrelada a diversos fatores como a inserção da mulher no mercado de trabalho nas últimas décadas. A partir disso, há o decréscimo da taxa de natalidade, fazendo com que ela se aproxime das taxas de mortalidade, reduzindo assim o crescimento vegetativo (diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade).



 A questão aborda o crescimento demográfico brasileiro. Seguindo uma tendência mundial, sobretudo dos países urbanizados, a taxa de fecundidade no Brasil está em constante declínio. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país registra uma média de 1,94 filho por mulher. Entre os fatores que contribuem para a queda da fecundidade, está a urbanização, o trabalho feminino e os métodos contraceptivos. A queda da taxa de fecundidade gera como consequência a redução do crescimento vegetativo.


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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "B" 
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 05

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
09
20
11
15



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 De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS. D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira.
Revista Transporte y Territorio. Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).

A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
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a)  variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social
H16

H 17
- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.


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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
              

O Brasil, por apresentar um território continental, ou seja, de grande extensão, necessita de que os diferentes meios de transportes sejam conectados (modais) – diminuindo os gastos de transporte de mercadorias pelas empresas, reduzindo o tempo de deslocamento das partes interiores até o litoral para a exportação e aos grandes centros urbanos.



A questão aborda o sistema de transporte que é um dos principais desafios brasileiros para os próximos anos é eliminar os gargalos no setor de infraestrutura que limitam a competitividade do país. Brasil tem urgência em recuperar, modernizar e aumentar a capacidade das infraestruturas, de modo a permitir o crescimento da economia. O Brasil foi a única nação de grande dimensões territorial que optou pelo modal rodoviário, o que implica no aumento do custo Brasil. A interligação de modais de transporte no território brasileiro, justifica-se pelas distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.   


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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "B"
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 06

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
14
17
04
20



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Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos palo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…
Cunha. E. Os sertões.
Disponível em: http://pt. scribd.com. Acesso em 2 jun. 2012.
Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na
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a) composição de vegetação xerófila.
b) formação de florestas latifoliadas.
c) transição para mata de grande porte.
d) adaptação à elevada salinidade.
e) homogeneização da cobertura perenifólia.
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1.Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H27
Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.

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2.GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

O trecho de Os Sertões – de Euclides da Cunha – trás uma narrativa na região do sertão nordestino, marcado pelo sistema biogeográfico da Caatinga, onde se tem formação de xerófilas, marcantes pela vegetação cactácea, adaptada ao clima seco e quente do semi-árido brasileiro.



 A questão aborda os aspectos físicos (biogeográficos) do bioma brasileiro da da caatinga. 

Observa-se os elementos  descritos no texto correspondem à paisagem da Caatinga, o mesmo é considerado o único bioma exclusivamente brasileiro. Esse domínio ocupa uma área de aproximadamente 850000 km2, cerca de 10% do território nacional, envolvendo de forma contínua parte dos Estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil)  e parte do norte de Minas Gerais.



O nome caatinga decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante um longo período. Com relação às suas principais características, temos: vegetação formada por três estratos: arbóreo, como árvores de 8 a 12 metros de altura, o arbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceos, baixo de 2 metros de altura, essas formação é do tipo xerófila, com presença de espinhos e folhas caducifoliadas ou decíduas (folhas que caem em um determinado período seco).  
 

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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "A"

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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 07

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
15
01
21
38



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Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.
MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política.
In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que
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a) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.
b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.
c) a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano.
d) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico.
e) a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
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2.GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

Segundo Karl Marx e Friedrich Engels, o trabalho seria a expressão da vida humana, ou seja, por meio do  trabalho o homem transforma a natureza e a si mesmo. Essa condição foi alterada na sociedade capitalista, em que o homem passa a explorar a força de trabalho do outro homem.



A questão aborda aspectos doutrinários a respeito do pensamento marxista (ideologia marxista)e contemplam a Competência 4  e a habilidade 16. No pano de fundo da questão Marx relata a sua interpretação acerca das relações de produção presentes no capitalismo, destacando o papel do trabalho como base da produção material. As relações de produção capitalista são marcadas pela exploração da massa proletária pela burguesia – proprietária dos meios de produção, que impõe o modelo produtivo aos trabalhadores, que são obrigados a atender às necessidades econômicas do modelo capitalista, estando submetidos a forte exploração.

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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "B"
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 08

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
16
02
22
39



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Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.
SENNETT R. A corrosão do caráter, consequências 
pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).

Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que
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a) as tecnologias de informação sejam usadas para democratizar as relações laborais.
b)  as estruturas burocráticas sejam transferidas da empresa para o espaço doméstico.
c) os procedimentos de terceirização sejam aprimorados pela qualificação profissional.
d) as organizações sindicais sejam fortalecidas com a valorização da especialização funcional.
e) os mecanismos de controle sejam deslocados dos processos para os resultados do trabalho.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
- Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social
H16

H 17
- Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
- Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

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2. GEOGRAFALANDO COMENTA:
               

Enquanto o Taylorismo busca o aprimoramento do processo a partir do controle do tempo e das ações dos trabalhadores o Fordismo busca na alta qualificação do trabalhador e na automação da produção a melhoria que fará ter aumento de produtividade e consequentemente dos lucros da empresa, Já o Toyotimos aposta na flexibilização da produção quanto aos aspectos físicos valorizando uma maior liberdade para o trabalhador de certa forma relizar suas tarefas, mas amarrando o salários deste a sua produtividade, assim a partir disso, somente a alternativa E seria cabível.



Desde o inicio do século XX, diferentes sistemas de produção forma introduzidos nas fabricas, com o intuito de reduzir o tempo necessário à produção e maxibilizar os lucros. Estes sistemas revolucionaram o processo de industrialização ao longo da história. Entre os modelos de produção que revolucionaram o mercado está  o Fordismo, Taylorismo e Toyotismo, modelos que globalizaram o sistema do mercado capitalista, dando abertura à produção massificada.



A questão aborda aspectos sobre as características e transformações das estruturas produtivas – C 4 H16/17. Comparando a organização do trabalho no sistema Taylorista/fordista, com o texto exposto na questão, podemos concluir que os mecanismos de controle seja deslocados dos processos para os resultados do trabalho. Isto é, maior liberdade física para o trabalhador, porém este fica preso sobre a necessidade de maxibilizar os lucros, o que o torna preso as processo de produção capitalista atual com mais eficiência para com a produção em relação a força do trabalho.  

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3. Gabarito: A Alternativa correta é a letra "E"
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 09

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
17
03
23
40



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Disponível em: http://ensino.univates.br. Acesso em 11 maio 2013 (adaptado). (Foto: Reprodução)

Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
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a) Origem de matéria-prima.
b) Qualificação de mão de obra.
c) Velocidade de processamento.
d) Necessidade de armazenamento.
e) Amplitude do mercado consumidor.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H18
Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
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2.GEOGRAFALANDO COMENTA


Segundo as imagens, é possível observar a diferença marcante entre as duas formas de produção – o estoque. Na produção empurrada, o armazenamento é originado pela produção em massa, ou seja, é produzido o quanto é possível, enquanto na produção puxada é evidenciada pelo que é requerido, ou seja, pela necessidade do mercado consumidor.

A questão aborda aspectos sobre os modelos de produção capitalista – C 4 H18. As imagens representadas dos modelos 1 e 2, nos mostram diferenças nas maneiras de produção do capitalismo e na industrialização moderna.

A superprodução se dá, com maior possibilidade, no modelo 1, onde o cliente consumidor só se manifesta no momento final do processo, enquanto no modelo 2, a produção se dá de acordo com a manifestação inicial do cliente.


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3. Gabarito: D
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 10

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
19
22
05
27



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Disneylandia 

Multinacionais japonejas instalam empresas em Hong-kong E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[…]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses
na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na
África do Sul
[…]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylandia 


ANTUNES, A Disponível em: www.radio.uol.com.br Acesso em: fev 2013 (fragmento).
Na canção, ressalta-se a coexistencia, no contexto internacional atual, das seguintes situações:______________________________________________

a)  Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c)  Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e)  Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H18
Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
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2.GEOGRAFALANDO COMENTA


Segundo os trechos da música, ficam marcadas as intensas trocas comerciais, onde diversos produtos são produzidos em alguns pontos do planeta, mas a matéria-prima para fazê-los é extraída de outros, enquanto a venda dos manufaturados são realizados em terceiros. Além disso, a migração por motivos de guerra, catástrofes naturais e busca por melhores condições de vida estão cada vez mais intensas em um mundo mais conectado pelos transportes e telecomunicação.


Galera!! A questão aborda os diferentes modos ou tipo de fluxos das globais. Galera o processo de globalização nada mais é do que um aprofundamento das relações econômicas, social, cultural, política, que vem impulsionando o mundo moderno. Dentro deste processo em curso, verificamos a interagem, a aproximação e a abertura entre as empresas internacionais; a circulação de produtos, de mercadorias, e a rapidez nos fluxos comerciais, proporcionada pela terceira revolução tecnológica etc. Porém, quando abordamos os fluxos de movimentação da população internacional, ainda encaramos obstáculos aos deslocamentos (migrações).
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3. Gabarito: B
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 11

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
25
28
15
11



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A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

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a)  questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c)  enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
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2.GEOGRAFALANDO COMENTA





Assunto: Globalização, redes sociais e novas tecnologias de globalização -
A questão versa sobre a realidade do mundo atual em meio a realidade dos novos meios de comunicação, sobretudo, a Internet. Ao refletir sobre a indagação proposta no título “Vida social sem Internet? Sempre lembramos das nossas relações interpessoais, do nosso modo de vida, ou seja, da forma como enxergamos o mundo no qual vivemos com suas inúmeras tendências. Precisamos refletir acerca do quanto as transformações tecnológicas influenciaram e continuam influenciando nosso modo de viver. Se lembrarmos como as pessoas viviam há algum tempo, verificaremos que é possível viver sem internet, pois existiam outros meios de comunicação que possibilitavam o tráfego das informações entre pessoas. Porém, grandes mudanças ocorreram em  todos os espaços de vivências e com isso, o homem passou a ter em suas mãos novos meios de se relacionar com o outro. As transformações que foram ocorrendo, principalmente no cenário tecnológico mundial, proporcionaram aos indivíduos uma dependências em relação à tecnologias. Assim, na atualidade, passamos a considerá-las, neste caso exemplifica-se a Internet, como extensão de nossa forma de nos relacionar co o outro.

Podemos dizer que, atualmente, a Internet tem exercido uma influência muito grande no nosso modo de agir no cotidiano. Como um mecanismo tão veloz e tão prático no modo de se trabalhar  e com um imenso volume de informações de todas as partes do mundo deve ficar fora do nosso círculo social? O que quero dizer é que, realmente, por conta das grandes transformações ocorridas na sociedade, e que continuam ocorrendo, a Internet tornou-se uma forma questionável de se pensar nossas relações sociais.          



Devido ao uso das redes sociais, muitas pessoas acabam deixando suas interações sociais do “mundo real” em segundo plano, pois a internet acaba promovendo conexão com um número maior de pessoas em tempo real e que estão em diferentes locais do planeta.
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3. Gabarito: A
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 12

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
28
31
18
35



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Disponível em: http://BP. blogspot.com. Acesso em: 24 ago. 2011. (Foto: Reprodução)
Na imagem, visualizam-se um método de cultivo e as transformações provocadas no espaço geográfico. O objetivo imediato da técnica agrícola utilizada é
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a)  controlar a erosão laminar.
b) preservar as nascentes fluviais.
c)  diminuir a contaminação química.
d) incentivar a produção transgênica.
e)  implantar a mecanização intensiva.

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1.    Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
              H28
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

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2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               

O método de cultivo visualizado na imagem é o de terraceamento ou curvas de nível. Essa prática dificulta a erosão laminar pela água das chuvas ou da irrigação, já que é retirada a declividade do terreno a partir dos terraços (degraus) feitos no relevo irregular.

A questão aborda aspectos sobre o sistema de plantio em patamares ou em curvas de nível, a imagem permite observar uma técnica de cultivo denominado de patamares (terraços). Esta técnica tem a finalidade de diminuir o escoamento superficial (erosão laminar). O processo se dá pela quebra da declividade acentuada nas encostas das serras, favorecendo assim uma maior infiltração da água. Podemos citar, como exemplo, o sistema agrícola de jardinagem encontrado no sudeste asiático.
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3. Gabarito:A
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 13

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
30
33
20
37



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Disciplina História e Geografia
TEXTO I
A nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas.
Disponível em: www.mst.org.br.
Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado).

TEXTO II
O pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio, mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária.
LESSA, C. Disponível em: www.observadorpolitico.org.br.
Acesso em: 25 ago 2011 (adaptado).
Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, à
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a)  redução do inchaço urbano e à crítica ao minifúndio componês.
b) ampliação da renda nacional e à prioridade ao mercado externo.
c) contenção da mecanização agrícola e ao combate ao êxodo rural.
d) privatização de empresas estatais e ao estímulo ao crescimento econômico.
e) correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.
______________________________________________

1.    Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
        H26
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

______________________________________________

2.GEOGRAFALANDO COMENTA
              

Os textos possuem posições diferentes relacionadas à reforma agrária. No texto I, o autor relaciona a concentração de terra no Brasil a uma origem histórica, em que desde o período colonial há uma formação de grandes latifúndios improdutivos nas mãos de poucos. Já o texto II, o autor está preocupado com o prejuízo do agronegócio, pois a utilização de pequenas propriedades somente gera prejuízos.

A questão aborda aspectos sobre a reforma agrária. Os dois textos deixam claras e evidentes posições distintas sobre a questão fundiária no Brasil.

A primeira colocação defende e analisa  problema históricos de colonização como geradores da injusta distribuição de terra no Brasil. A segunda postura defende e analisa os aspectos econômicos de grande propriedade e do agronegócio.  
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3. Gabarito: E
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 14

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
34
42
34
01



______________________________________________

Embora haja dados comuns que dão unidade ao fenômeno da urbanização na África, na Ásia e na América Latina, os impactos são distintos em cada continente e mesmo dentro de cada país, ainda que as modernizações se deem com o mesmo conjunto de inovações.
ELIAS, D. Fim do século e urbanização no Brasil. Revista Ciência Geográfica, ano IV, n. 11, set/dez. 1988.
O texto aponta para a complexidade da urbanização nos diferentes contextos socioespaciais. Comparando a organização socioeconômica das regiões citadas, a unidade desse fenômeno é perceptível no aspecto
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a) espacial, em função do sistema integrado que envolve as cidades locais e globais.
b) cultural, em função da semelhança histórica e da condição de modernização econômica e política.
c) demográfico, em função da localização das maiores aglomerações urbanas e continuidade do fluxo campo-cidade.
d) territorial, em função da estrutura de organização e planejamento das cidades que atravessam as fronteiras nacionais.
e) econômico, em função da revolução agrícola que transformou o campo e a cidade e contribuiu para fixação do homem ao lugar.
______________________________________________

1. Competências e habilidades do ENEM

C4
Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H19
Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.

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2.GEOGRAFALANDO COMENTA


Apesar de muitas cidades estarem afastadas e apresentarem características socioeconômicas e culturais distintas, podemos observar fenômenos correlatos como o demográfico, no qual certos lugares apresentam grandes aglomerações urbanas, atraídas por uma melhor infraestrutura, havendo o deslocamento das áreas rurais em direção às urbanas.



A questão aborda aspectos sobre o processo de urbanização pelo qual o mundo vem passando nessas ultimas décadas – C 4 H19. Entende-se por urbanização o processo pelo qual a população urbana ultrapassa a rural, ou seja, o somatório da população ocupada no setor secundário e terciário ultrapassa o do setor primário. De um modo geral, podemos afirmar que a urbanização é uma tendência mundial tendo a mesma acontecida de forma distinta pelos vários continentes ocasionada pelo processo de modernização e inovações de um mundo cada vez mais globalizado. Porém, vale ressaltar que urbanização do mundo desenvolvido se deu de forma normal, ou seja, o mercado de trabalho absorveu a mão de obra. Já nos países subdesenvolvidos a urbanização se processou de forma anormal ocasionando a chamada inchação urbana (hipertrofia)   
______________________________________________                .

3. Gabarito:C
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 15

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
35
43
35
02



______________________________________________

Rua Preciados, seis da tarde. Ao longe, a massa humana que abarrota a Praça Puertal Del Sol, em Madri, se levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direção à multidão. Milhares de pessoas fazem ressoar o Slogan: “Que não, que não, que não nos representem”. Um garoto fala pelo magefone: “Demandamos submeter a referendo o resgate bancário”.
Rodriguez. O. Puerta Del Sol, o grande alto-falante.  
Brasil de Fato. São Paulo, 26 maio-1 jun. 2011 (adaptado).
Em 2011, o acampamento dos indignados espanhóis expressou todo o descontamento político da juventude europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicações políticas destes jovens?

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a) Voto universal.
b) Democracia direta.
c) Pluralidade partidária.
d) Autonomia legislativa.
e) Imunidade parlamentar.
______________________________________________

1. Competências e habilidades do ENEM

C5
Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H22
Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.

______________________________________________

2.GEOGRAFALANDO COMENTA


A tema da questão envolve cidadania da juventude européia . A proposta da questão é refletir sobre a insatisfação da juventude na praça Puerta Del Sol dentro de uma perspectiva de questionamento do sentido e função do Estado, sobretudo, no que se refere ao caráter da representatividade política tão defendida por inúmeros teóricos. Ora, se tais jovens contestam  a governabilidade com o slogan ““Que não, que não, que não nos representem” e reivindicam um referendo; estão a exigir uma democracia direta nesse sentido.



Galera!!Desde 2008 com a crise econômica que se iniciou nos EUA, muitos países da União Européia, como a Espanha, houve a implementação das chamadas medidas de austeridades – diminuição dos gastos sociais e aumento dos impostos – para diminuir os prejuízos dos bancos e déficits governamentais. Assim, manifestações surgiram em prol de uma democracia direta, na qual o povo possa tomar em união aos políticos as medidas necessárias para o desenvolvimento social.
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3. Gabarito:B
______________________________________________

ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 16

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
37
45
37
04



______________________________________________
 
Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso.
SANTOS, M. SILVEIRA; M.L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).
A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a
______________________________________________  
a) reforma e ampliação de aeroportos nas capitais dos estados.
b) ampliação de estádios de futebol para a realização de eventos esportivos.
c) construção de usinas hidrelétricas sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.
d) nstalação de cabos para a formação de uma rede informatizada de comunicação.
e) formação de uma infraestrutura de torres que permite a comunicação móvel na região.
______________________________________________  
1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26
H27
H28
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

______________________________________________ 
2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               

Nos últimos anos, a fronteira econômica avançou sobre a Amazônia Legal no que diz respeito aos meios energéticos. Com a construção de gigantescas hidrelétricas, diversos hectares são destruídos pelos alagamentos das áreas de barragem, já que os rios da Amazônia não são caudalosos, necessitando da técnica para transformar as paisagens do norte do Brasil e o melhor aproveitamento energético das usinas.

A questão aborda aspectos sobre o processo de ocupação do território brasileiro na atualidade especificamente da região amazônica.



A ocupação e o povoamento da Amazônia resultam de um longo processo histórico que iniciou com a colonização e foi marcado por inúmeros conflitos entre comunidades tradicionais e os exploradores. Nas últimas décadas, ocorreram alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos, com a construção de rodovias, projetos de extrações mineral e a construção de usina hidrelétricas, sobre os rios Tocantins, Xingu e Madeira.

______________________________________________

3. Gabarito:C
______________________________________________
ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 17

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
39
35
43
43



______________________________________________

 JK — Você agora tem automóvel brasileiro, para correr em estradas pavimentadas com asfalto brasileiro, com gazolina brasileira. Quer mais quer?
JECA — Um prato de feijão brasileiro, seu doutô!
 

THÉO. In: LEMOS, R. (Org.). Uma história do 
Brasil através da caricatura (1840-2001). Rio de Janeiro: Bom Texto; Letras & Expressões, 2001

 A charge ironiza a política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek, ao

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a) evidenciar que o incremento da malha viária diminuiu as desigualdades regionais do país.
b) destacar que a modernização das indústrias dinamizou a produção de alimentos para o mercado interno.
c) enfatizar que o crescimento econômico implicou aumento das contradições socioespaciais.
d) ressaltar que o investimento no setor de bens duráveis incrementou os salários de trabalhadores.
e) mostrar que a ocupação de regiões interioranas abriu frente de trabalho para a população local.

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1. Competências e habilidades do ENEM

C3
Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H15
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

______________________________________________ 
2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               

A questão através da charge ironiza as contradições resultantes do projeto nacional-desenvolvimentista do governo Juscelino Kubistchek. Observa-se uma ênfase à industrialização, marca pessoal de JK produziu expressivo crescimento de alguns setores como o automobilismo, mas, no entanto observamos o aumento das contradições sociais e espaciais conseqüência do êxodo rural, macrocefalia urbana, favelização etc.

Galera!! A política implementada por JK na década de 60 inaugura um novo modelo de desenvolvimento para o país. Esse modelo volta-se para a expansão do parque industrial brasileiro a partir de altos investimentos no rodoviarismo, atraindo multinacionais do ramo automobilístico e conectando as regiões brasileiras pelas estradas. Mais de 90% deste plano - Plano de Metas - esteve voltado para área de transporte,energia e indústria, deixando de lado outras áreas de interesse social como saúde e educação, aumentando os contrastes sociais já existentes no Brasil.

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3. Gabarito:C 
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 18

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
40
36
44
44



______________________________________________

TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.
Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V. Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira. Ipotasi – Revista de Estudos Literários. Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878). Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)
______________________________________________ 

a) submissão de gênero, apoiada pela concepção patriarcal de família.
b) acesso aos produtos de beleza, decorrência da abertura dos portos.
c) ampliação do espaço de entretenimento, voltado às distintas classes sociais.
d) proteção da honra, mediada pela disputa masculina em relação às damas da corte.
e) valorização do casamento cristão, respaldado pelos interesses vinculados à herança.
______________________________________________ 

1. Competências e habilidades do ENEM

C1
Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H3
Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.

______________________________________________ 
2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               

Galera!! A Classificação da Mulher tem sido norteado de gênero pelas óticas biológicas e social, determinantes para a desigualdade de gênero, que traz em seu bojo uma relação assimétrica sob a égide de um discurso que se pauta na valorização de um sexo sobre o outro

A questão trabalha aspectos sobre cidadania e a desigualdade de gênero somada à ordem patriarcal vigente no século XIX, são alguns dos ingredientes que, unidos ao sentimento de culpa inculcado historicamente na psiqué das mulheres, contribuem historicamente para a perpetuação das relações desiguais de poder que acabam por acarretar em violência.

Ambos os textos descrevem o universo feminino no século XIX. Nesse período, a vida das mulheres era marcada pela submissão, apoiada pela concepção patriarcal da família. Enquanto o texto I faz uma representação idealizada do universo feminino, o segundo texto mostra uma mulher presa e privada da sociedade.

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3. Gabarito:A
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão 19

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
42
10
38
23



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No esquema, o problema atmosférico relacionado ao ciclo da água acentuou-se após as revoluções industriais. Uma consequência direta desse problema está na
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a) redução da flora.
b) elevação das marés.
c) erosão das encostas.
d) laterização dos solos.
e) fragmentação das rochas.
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H29
Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

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2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               


A questão aborda um dos assuntos mais recorrente no Enem que é a questão ambiental – especificamente a chuva ácida, que nas ciências humanas, recai  em geografia. Nessa disciplina é sempre cobrado suas consequências (danos ao meio ambiente) ou suas causas (industrialização) relacionando-os com os ambientes naturais.

Galera!! Foi Robert Angus Smith climatologista quem usou, pela primeira vez, o termo “chuva acida”, em 1872, o mesmo observou o tal processo no inicio da chamada Revolução Industrial. A chuva ácida acontece quando existe na atmosfera um número elevado de partículas de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácidos nítrico (HNO3) ou o ácido sulfúrico (H2SO4). Dentre os principais danos ocasionados pela chuva ácida, podemos citar a redução de cobertura vegetal, acidificação do solo, tornando-o improdutivo e mais suscetível à erosão

Uma consequência do ciclo da água após as revoluções industriais está atrelada à redução da flora pela chuva ácida, pois com o aumento da emissão de poluentes na atmosfera pelas fábricas e carros nos grandes centros, acabam entrando em contato com as partículas de chuvas, tornando-as ácidas, que precipitam em rios, solos e montanhas, prejudicando o crescimento das vegetações e de animais marinhos dessas áreas.
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3. Gabarito: A
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ENEM 2011 - Prova comentada - Questão20

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Caderno
Azul
Amarelo
Branco
Rosa
Questão
43
11
39
24



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Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia a base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.
MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. 
Folha de S.Paulo, 2 dez. 2012
A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
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a) Redução da utilização elétrica.
b) Ampliação do uso bioenergético.
c) Expansão das fontes renováveis.
d) Contenção da demanda urbano-industrial.
e) Intensificação da dependência geotérmica
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1. Competências e habilidades do ENEM

C6
Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H28
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

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2.GEOGRAFALANDO COMENTA
               

O Complexo Eólico de Alto Sertão é uma área produtora de energia limpa e renovável, já que gera energia a partir do vento, acrescentando mais uma alternativa à matriz energética brasileira e expandindo as fontes renováveis em nosso território.
A questão aborda um dos assuntos muito recorrente no Enem nos últimos anos que é a questão energética no Brasil e no mundo – especificamente a questão da matriz energética nacional que é uma das mais limpa do mundo, por ser quase 100%  renovável quando comparadas com outras matriz energética de outros países ou até mesmo da mundial. Galera!! A busca incessante, por todos os países do mundo, de novas fontes energéticas é o grande e real fato dos novos tempos. O Brasil ocupa posição destacada na corrida célere e técnica de soluções para a crise energética e sem produzir poluição. O texto se refere à energia dos ventos e insere o quadro de expansão das fontes renováveis.  

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3. Gabarito:C

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