Avaliação Diagnóstica Clima 1º Ano

CORREÇÃO COM QUESTÕES COMENTADAS
(As alternativas em vermelho são as corretas)

QUESTÃO 01


(UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa INCORRETA.

(A) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
(B) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
(C) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
(D) Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.

Comentário: Todos os itens são verdadeiros, exceto a alternativa D. Nesse caso, a frase correta seria “Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há menos concentração de gases e umidade, o que diminui a retenção de calor”.

Não se esqueça: Quanto maior a altitude, ou seja, quanto mais alto for o lugar, menor será a temperatura (mais frio será o lugar).

Lugares altos => menor concentração de gases (ar rarefeito) => menor retenção de calor => menor a temperatura.

QUESTÃO 02

(UFMS) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?

(A) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
(B) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
(C) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
(D) Temperatura do ar, altitude, hidrografia e massas de ar.
(E) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.

Comentário: Durante as aulas, estudamos sete fatores climáticos: 1. Latitude, 2. Altitude, 3. Massas de ar, 4. Correntes marítimas, 5. continentalidade e maritimidade, 6. Relevo e 7. Vegetação.

A alternativa que mostra somente fatores climáticos é a B. Os itens sublinhados nas demais alternativas mostra onde estava o erro (a palavra sublinhada poderia se referir a um elemento do clima, como a umidade do ar, ou a uma condição natural, porém não considerada como elemento do clima).

Não se esqueça: fatores climáticos são condições naturais (processos, fenômenos, entre outros) que interferem no clima e no tempo, ou seja, que são capazes de influenciar a temperatura (aumentando-a ou diminuindo-a), a umidade ou a pressão atmosférica de um determinado lugar.

QUESTÃO 03

(UFMS) Leia o texto abaixo e responda à questão a seguir.

Massa de ar derruba temperaturas em SP e no MS

A cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, registrou nesta terça-feira a mais baixa temperatura desde o inverno de 2002, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Nesta manhã, os termômetros chegaram a 4,7ºC (...). Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), a umidade também deve permanecer baixa - em torno de 30%no MS. A baixa temperatura (...) atinge também São Paulo. Hoje, a temperatura chegou a 8ºC na cidade, mas deve cair ainda mais nos próximos dias. Na madrugada desta quarta-feira, o Inmet prevê 5ºC (...).

Folha Online, 05/09/2006 - 18h58

O nome da massa de ar, referida no texto, e sua origem são, respectivamente:

(A) Equatorial Continental e Amazônia.
(B) Frente Fria e Argentina.
(C) Tropical Continental e Chaco Boliviano.
(D) Tropical Atlântica e Oceano Atlântico.
(E) Polar Atlântica e Região Polar Sul.

Comentário: Não há outra: queda de temperatura no Sul, no Sudeste ou em outras partes do país, dias frios ou até mesmo geadas, é a Massa Polar Atlântica (mPa) atuando no território. Essa massa de ar forma-se no sul do Oceano Atlântico, próximo da Antártida, e, em diferentes épocas do ano, passa pela Argentina e Uruguai e chega até o Sul do Brasil, podendo atingir outras regiões.

É incorreto associar o frio às massas Equatorial ou Tropical.

Não se esqueça: Muitos alunos assinalaram a alternativa “Frente Fria e Argentina”. Uma situação de frente fria provavelmente poderá gerar uma condição semelhante àquela descrita na reportagem. No entanto, a questão perguntava o nome da massa de ar e você não pode esquecer que uma frente fria é um encontro entre uma massa polar e uma massa tropical ou equatorial; é chamada de fria pois, nesse caso, o ar polar exerce maior pressão. Numa situação de frente fria, geralmente haverá instabilidade no tempo (ventos fortes, formação de nuvens) e, posteriormente, queda na temperatura.

QUESTÃO 04

Observe o mapa, a tabela e as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


Temperaturas médias anuais

I. Vitória, cidade litorânea, tem sua formação climática apenas constituída pela continentalidade, o que resulta em maiores variações térmicas.
II. As duas cidades apresentam temperaturas médias anuais próximas, o que faz com que tenham a mesma taxa anual de precipitação.
III. Situadas em latitudes muito próximas, as cidades mencionadas na tabela possuem temperaturas médias distintas devido às diferenças de altitudes.

É correto apenas o que se afirma em:

(A) I.     
(B) I e II.     
(C) II.     
(D) III.     
(E) II e III.

Comentário: Analisemos cada item:

I. Vitória, cidade litorânea, tem sua formação climática apenas constituída pela continentalidade, o que resulta em maiores variações térmicas.

Vitória é uma cidade litorânea, ou seja, localiza-se próximo ao mar. No entanto, não é influenciada pela continentalidade mas sim pela maritimidade, o que lhe proporciona menores amplitudes térmicas (menores variações de temperatura entre o dia e a noite ou entre uma estação e outra). Portanto, item INCORRETO.

II. As duas cidades apresentam temperaturas médias anuais próximas, o que faz com que tenham a mesma taxa anual de precipitação.

Há uma diferença de 3º C (2,9º C) na temperatura das duas cidades. Vitória, por sua menor altitude, ou seja, por ser mais baixa, é mais quente que Belo Horizonte. No entanto, o item diz que as duas cidades possuem a mesma taxa anual de precipitação (chuva) e isso não pode ser concluído pelos dados fornecidos. Temos exemplos de cidades da Amazônia e do Nordeste com temperaturas anuais muito próximas, mas com pluviosidade bastante diferente (muita chuva na Amazônia e seca no Nordeste). Portanto, item INCORRETO.

III. Situadas em latitudes muito próximas, as cidades mencionadas na tabela possuem temperaturas médias distintas devido às diferenças de altitudes.

Item CORRETO. A latitude, distância em graus da linha do Equador, das duas cidades é muito próxima (19º e 20º ao sul do Equador). A diferença de cerca de 3º C na temperatura das duas cidades é decorrente da altitude. Belo Horizonte, mais alta (852 metros), é mais fria que Vitória (2 metros).

QUESTÃO 05

Em relação aos fatores climáticos, considere as seguintes afirmações:

I - A temperatura atmosférica não é aquecida diretamente pelos raios solares, mas pela irradiação de calor das massas sólidas e líquidas.
II - Lugares situados próximos ao mar apresentam verões mais quentes e invernos mais frios que lugares de grande continentalidade.
III - As águas do mar, dos oceanos e dos rios demoram mais para se aquecer e para se resfriar do que as terras continentais.
IV - As regiões litorâneas apresentam amplitudes térmicas tão elevadas como aquelas de regiões situadas no interior dos continentes.

Está (ão) correta (s) a (s) alternativa (s):

(A) Apenas II.                         
(B) Apenas I.                          
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas I e II.
(E) Apenas III e IV.

Comentário: Analisemos, mais uma vez, os itens:

I. CORRETO – A luz do sol não aquece diretamente o ar (atmosfera). Se fosse assim, o topo das cordilheiras não teria gelo. A luz do sol aquece a superfície (dos continentes e oceanos) e esta, por sua vez, reflete calor para atmosfera. Alguns gases contidos no ar, conseguem absorver (reter, segurar, prender) boa parte desse calor, deixando a atmosfera aquecida.
II. INCORRETO – O fato da água se aquecer lentamente (o continente se aquece muito mais rápido) e se resfriar mais lentamente, faz com que os lugares próximos aos oceanos tenham menor amplitude térmica (menores variações de temperatura). Observe os dois gráficos abaixo:

 

Londres => próximo do mar => maritimidade => mais chuva, verão mais suave e inverno mais suave.
Moscou => distante do mar => continentalidade => menos chuva, verão mais quente e inverno bem mais frio.

III. CORRETO. Item já comentado acima.
IV. INCORRETO. Basta comparar os dois gráficos apresentados para saber que isso não é verdade.

QUESTÃO 06

De acordo com a primeira coluna (fatores do clima), enumere a segunda coluna (influências).

1. Latitude                   
2. Altitude                    
3. Maritimidade
4. Corrente marítima quente ou fria
5. Relevo

(....) Facilita ou dificulta a penetração das massas de ar para o interior dos continentes.
(....) Origina clima quente e úmido ou mais frio e seco ao longo dos litorais, em diferentes latitudes.
(....) Condiciona o comportamento das temperaturas médias, fazendo-as decrescer à medida em que aumenta a distância do Equador.
(....) Determina a redução da temperatura devido à diminuição da densidade e umidade do ar, o que prejudica a absorção do calor irradiado pela superfície.

A seqüência correta está na alternativa:

(A) 5-4-1-2. 
(B) 2-4-1-3. 
(C) 1-3-2-5. 
(D) 4-2-3-1.
(E) 5-3-1-4.

Comentário: Nesta questão, você tinha cinco fatores e apenas quatro espaços. Isso significa que um deles ficaria de fora. Veja a associação correta:

(5. Relevo) Facilita ou dificulta a penetração das massas de ar para o interior dos continentes. => A umidade do ar pode ser impedida de chegar até determinados lugares, caso a massa de ar que carrega a umidade encontre, por exemplo, um grande conjunto de montanhas.
(4. Corrente marítima quente ou fria) Origina clima quente e úmido ou mais frio e seco ao longo dos litorais, em diferentes latitudes. => É o que acontece com alguns desertos do mundo, como explicado em sala de aula.
(1. Latitude) Condiciona o comportamento das temperaturas médias, fazendo-as decrescer à medida em que aumenta a distância do Equador. => Nessa, não há nem o que comentar!
(2. Altitude) Determina a redução da temperatura devido à diminuição da densidade e umidade do ar, o que prejudica a absorção do calor irradiado pela superfície. => Já foi citado acima: lugares altos => ar rarefeito => menor absorção de calor => menor temperatura.

QUESTÃO 07

(PUCCAMP-SP) Observe o esquema:


Assinale a alternativa que identifica o elemento retratado no esquema:

(A) Maritimidade.                                
(B) Latitude.                            
(C) Continentalidade.
(D) Massas de ar.
(E) Intemperismo.

Comentário: Você reparou que a seta parte de lugares quentes (zona tropical, onde pode existir florestas, campos ou até áreas secas), passa por florestas temperadas (zona temperada) e chega até o gelo e neve (zona polar). Essa variação é definida pela distância da linha do Equador, ou seja, pela LATITUDE.

QUESTÃO 08

(UESPI) O Brasil, em face de sua enorme dimensão e da influência de outros fatores estáticos e dinâmicos, possui uma grande variedade de tipos climáticos. Assinale o tipo climático que domina na Região Sul do país.

(A) Frio Oceânico.                               
(B) Tropical de Altitude.            
(C) Subequatorial.
(D) Temperado Continental.
(E) Subtropical.

Comentário: No Brasil há seis tipos de clima: equatorial, semiárido, tropical típico, tropical litorâneo, tropical de altitude (todos esses quentes ou da zona tropical) e o clima subtropical (da zona temperada do sul).

QUESTÃO 09

Pode-se afirmar que os gráficos apresentados abaixo, referentes ao climograma de Londres e Darwin, correspondem respectivamente aos climas:

 

(A) frio e tropical.
(B) temperado oceânico e tropical.
(C) equatorial e tropical.
(D) subtropical e equatorial.
(E) temperado continental e equatorial.

Comentário: Londres => clima temperado oceânico => chuvas regulares ao longo do ano, verão e inverno muito bem definidos (temperatura aumenta no verão e diminui no inverno).
Darwin => clima tropical => altas temperaturas, com verão chuvoso e inverno seco. Repare que há muita chuva em dezembro, janeiro e fevereiro e pouca chuva nos demais meses. Se parece muito com vários lugares do Brasil.

QUESTÃO 10

(UFPE) Observe o mapa a seguir. As áreas escuras correspondem aos espaços ocupados pelas:


(A) savanas.
(B) florestas subtropicais.
(C) florestas caducifólias temperadas.
(D) florestas tropicais e equatoriais.
(E) pradarias e estepes.

Comentário: Repare que os lugares assinalados (da América, África e Ásia) estão na região da linha do Equador. Trata-se das áreas com as maiores temperaturas médias da Terra, onde predomina o clima equatorial, que, além de muito quente é bastante chuvoso. Nessas áreas, estão as florestas tropicais ou equatoriais, como a Amazônia (na América do Sul) ou a Floresta do Congo (na África).

QUESTÃO 11

(UEPB) “Se você cruzasse, a pé, o Alasca e o Canadá, a Escandinávia e a Sibéria, ‘estaria sempre na mesma floresta’, diz o ativista Dom Sullivan.”


Esta Floresta descrita, que representa 1/3 das matas existentes na terra e está representada no cartograma, é:

(A) A floresta Boreal.               
(B) A floresta Tropical.             
(C) A floresta Temperada.
(D) A floresta Amazônica.
(E) A floresta Galeria.

Comentário: Repare que o mapa destacou uma área bem próxima do Polo Norte. É nessa região que se desenvolve o clima subpolar (clima frio), onde se desenvolve a maior floresta (em extensão territorial) do mundo. Trata-se da floresta boreal (também chamada de Floresta de Coníferas ou Taiga), formada predominantemente por pinheiros.

QUESTÃO 12

Os climogramas abaixo representam dois tipos climáticos que ocorrem em território brasileiro. Pode-se afirmar que os climas 1 e 2 representam respectivamente os climas:


(A) tropical e subtropical.                 
(B) equatorial e semiárido.       
(C) subtropical e semiárido.
(D) equatorial e tropical úmido.
(E) temperado e desértico.

Comentário: Em primeiro lugar, por se tratar de climas que ocorrem no Brasil, você deveria descartar o item E (temperado e desértico). Analisemos os dois gráficos:

OBS:
Linha tracejada – temperatura máxima;
Linha pontilhada – temperatura média;
Linha contínua – temperatura mínima.

Vamos nos focar na temperatura média (linha pontilhada)

Gráfico 1
Boa pluviosidade em todos os meses do ano. Chove numa boa quantidade de janeiro a dezembro.
Temperatura com grande queda no inverno, chegando numa média de 10º C no meio do ano.
ESSE É O CLIMA SUBTROPICAL, característico do sul do Brasil.

Gráfico 2
Baixa pluviosidade. Chove muito pouco ao longo do ano.
Temperaturas altas.
ESSE É O CLIMA SEMIÁRIDO (semi = quase / árido = deserto), característico do interior do Nordeste do Brasil.

QUESTÃO 13

Os gráficos abaixo mostram o climograma de duas cidades brasileiras, cujos tipos climáticos são, respectivamente:

 

(A) equatorial e tropical.                      
(B) polar e seco.                                 
(C) subtropical e tropical.
(D) semi-árido e litorâneo.
(E) equatorial e frio.

Comentário: Colocamos uma cidade amazônica ao lado da nossa querida cidade de Pirassununga. As diferenças climáticas são claras no gráfico:

Tefé: Alta temperatura em todos os meses do ano (média maior que 25º C) e muita precipitação (chuva) de janeiro a dezembro. Trata-se do clima quente e chuvoso da Floresta Amazônica, ou seja, o CLIMA EQUATORIAL.

Pirassununga: A temperatura é alta (média de 21,7º C), porém, há uma leve queda da temperatura no inverno (meio do ano). As chuvas se concentram na época mais quente (verão ou próximo dele): Janeiro, Fevereiro, Março, Outubro, Novembro e Dezembro. Os outros meses são mais secos (menos chuvosos). Esse é o famosos CLIMA TROPICAL que, na maioria das vezes, abriga o CERRADO (a savana brasileira).

QUESTÃO 14

A imagem abaixo mostra a vegetação característica da área destacada no mapa.



O bioma retratado na imagem e representado no mapa recebe o nome de:

(A) Floresta tropical.                
(B) Pradarias.                          
(C) Deserto.
(D) Savana.
(E) Tundra.

Comentário: Repare que a imagem não mostra uma floresta e sim um ambiente misto, formado por gramas (plantas rasteiras ou herbáceas => isso quer dizer que são baixas), arbustos (plantas médias) e árvores espalhadas uma das outras. No mapa, reparamos que este tipo de vegetação domina o interior do Brasil, boa parte da África e algumas partes da Ásia e Oceania. Trata-se da SAVANA, no Brasil chamada de CERRADO, a vegetação que caracteriza o clima tropical típico.

Não se esqueça: Alguns textos ou questões podem dizer que a Savana é um exemplo de vegetação mista por justamente misturar espécies herbáceas, arbustivas e arbóreas. Neste caso, fique atento a esse vocabulário mais técnico.

De olho nos principais biomas:

TUNDRA – vegetação herbácea (rasteira) das áreas polares, que aparecem no curto período de verão e é constituída principalmente por musgos e liquens.
FLORESTA BOREAL – Já falamos sobre ela; é a grande floresta de pinheiros das áreas subpolares.
FLORESTA TEMPERADA – É a floresta das áreas de clima temperado oceânico. Suas árvores se adaptam tanto ao calor do verão quanto ao frio do inverno. Tais árvores mudam de cor ao longo do ano e perdem suas folhas no outono, permanecendo secas no inverno. São DECÍDUAS OU CADUCIFÓLICAS (isso significa que perdem integralmente as folhas).
PRADARIAS – são vastos campos (vegetação rasteira ou herbácea => gramas) das áreas de clima temperado continental ou subtropical, como os Pampas do Rio Grande do Sul.
DESERTOS – formados por vegetação XERÓFILA (adaptada à seca), tais como os cactos. A vegetação é espinhosa e esparsa (espalhada).

Florestas Tropicais e Savanas => já falamos sobre elas.
Avaliação Diagnóstica Clima 1º Ano Avaliação Diagnóstica Clima 1º Ano Reviewed by Gilvan Fontanailles on fevereiro 14, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!