LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


07/09/2013

O que é mais cobrado de Biologia no Enem?

O número de perguntas de biologia nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) varia em cada edição. Mas um levantamento feito a partir de 2009 (ano em que o exame passou a ter o formato atual) pelo professor Armênio Uzunian, supervisor de Biologia do curso Anglo, mostrou que ecologia é o tema mais comum nas questões.
"Entram aí assuntos como cadeia alimentar, ciclos biogeoquímicos (como o ciclo do carbono e do nitrogênio), interações biológicas, biomas brasileiros, poluição e desmatamento", explica o professor. Como o tema está em destaque no noticiário nacional por causa da Rio+20 e da discussão em torno da usina de Belo Monte, as chances de isso ser cobrado em 2012 são ainda maiores.

Exemplo: questão tirada do Enem 2011:
Em segundo lugar aparece o tema saúde humana: doenças como AIDS, HPV, malária, gripe, dengue, vacinações e soros.
Exemplo: questão tirada do Enem 2010:
Em terceiro vem biologia celular, abordando DNA, RNA, síntese proteica, transgênicos e biotecnologia.
Exemplo: questão tirada do Enem 2011:

O quarto tema mais recorrente é a evolução. "Mas aí o que pedem, basicamente, é a comparação de teorias como a de Lamarck e Darwin", diz o professor.
Exemplo: questão tirada do Enem 2010:
Por fim, o quinto tema que costuma aparecer com mais frequência é fisiologia humana, como o funcionamento dos sistemas circulatório e digestivo.
Exemplo: questão tirada do Enem 2009.

Observação: a resposta correta é a alternativa C.
Como se preparar
"É tradição do Enem privilegiar a leitura e a interpretação de textos, gráficos, tabelas, mapas, e esquemas. Então o aluno precisa desenvolver e aprimorar essa habilidade", afirma o professor Armênio, que considera médio o nível de dificuldade da prova de biologia.
Ele explica que, no geral, os dados necessários para resolver a questão já estão no próprio enunciado. "Basta interpretar o texto ou imagem e usar um pouco de conhecimento adquirido ao longo do Ensino Médio", completa.
As dicas para você se preparar são: comece estudando os temas mais recorrentes, resolva exercícios de interpretação de gráficos, mapas e tabelas e procure informações na imprensa. Revistas e publicações como o Guia do Estudante abordam esses assuntos de um jeito simples de ler.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...