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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


08/09/2013

O que é mais cobrado de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem?

As 45 questões do Enem sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias englobam História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

No caso de História, o professor Gianpaolo Franco Dorigo, supervisor do curso Anglo, pontua: “A primeira observação que deve ser feita é que a prova é bastante extensa, o que abre a possibilidade de uma abrangência bastante grande para os assuntos abordados. Mas as determinações contidas na descrição das Competências e Habilidades podem ajudar a identificar alguns rumos.”

Fazendo isso, é possível constatar, por exemplo, a importância dada aos movimentos sociais. “Nesse sentido, ocorre com alguma frequência o questionamento sobre o movimento operário e as formas de organização em sindicatos e outras associações, bem como suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial inglesa”, explica ele. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.

Já no século XIX, afirma o professor, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. “O movimento da Abolição deve ser encarado não como uma concessão das elites, mas como fruto, em grande parte, da luta dos próprios escravos pela emancipação. Uma tentativa de trazer as questões inauguradas a partir da escravidão para os dias de hoje envolve questões que vão da discriminação racial ao significado da política de ‘cotas’ para minorias”, explica ele.

Mas fique atento: segundo o Gianpaolo, movimentos sociais específicos como a Revolta da Vacina e as guerras de Canudos e do Contestado, no início do período republicano, também podem ser abordados. “A preocupação com História do Brasil é evidente, com as perguntas sobre o assunto geralmente superando aquelas consideradas de História Geral”, constata ele.

Questões ligadas à tecnologia e seu impacto na vida social e política também costumam aparecer, com destaque para as tecnologias de informação. O candidato é levado a questionar como a cultura e a política do século XX sofreram o impacto dessas novas tecnologias.

Exemplos: questões do Enem 2011



O tema da cidadania, desde o surgimento do termo, na Democracia grega e na República romana, até sua prática atual, também é recorrente.
Exemplo: questão do Enem 2011

Em Geografia, problemas urbanos (violência, habitação etc.), a situação rural brasileira e a questão ambiental (o que inclui desmatamento, aquecimento global, erosão etc.) são os temas mais abordados, segundo o professor e supervisor da área no curso Anglo, Paulo Roberto Moraes.
 Exemplo: questões do Enem 2010



Como se preparar
Para os professores, é fundamental ir além das informações cotidas em livros e apostilas e manter em dia a leitura de artigos sobre atualidades na internet e em publicações impressas.

Ter um conhecimento básico dos temas é importante, mas treinar a leitura e interpretação de textos, tabelas, mapas e gráficos também pode ajudar muito. “Vale lembrar que a prova contém enunciados grandes, e muitas vezes a simples leitura do texto ou observação atenta da imagem é suficiente para identificar a alternativa correta”, completa o professor Gianpaolo.


A ampliação do uso de fontes de energia renováveis e não poluentes representa uma das principais esperanças para a redução dos impactos ambientais sobre o planeta.
Considerando os gráficos, a distribuição espacial da produção instalada das energias eólica e fotovoltaica é explicada sobretudo pela seguinte característica dos países que mais as utilizam:
(A) matriz elétrica limpa
(B) perfil climático favorável
(C) densidade demográfica reduzida
(D) desenvolvimento tecnológico avançado

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: A relação sociedade-natureza e suas dinâmicas
Subitem do programa: Técnica e sustentabilidade ambiental na sociedade contemporânea
Objetivo: Explicar o padrão espacial global de distribuição das usinas geradoras de energia solar e eólica.
Comentário da questão:
A energia solar e a energia eólica fazem parte do rol de fontes alternativas aos combustíveis fósseis, principalmente em virtude de duas características: elas são renováveis e não emitem gases poluentes durante o processo de geração. O fator que representa um limite para sua maior disseminação mundial é o alto custo tecnológico de seu desenvolvimento e utilização. Nos dois mapas, estão representados os países com produção mais relevante de energia elétrica a partir dessas duas fontes. Nota-se que a utilização de ambas é mais significativa em países ricos e com nível tecnológico avançado, e não necessariamente em países com as condições naturais mais favoráveis. No caso da energia solar fotovoltaica, os países com clima desértico seriam naturalmente mais favorecidos para geração a partir da incidência solar do que a Alemanha e o Japão, os dois países com maior capacidade instalada dessa fonte, em 2004. No caso da fonte eólica, o predomínio da Europa Ocidental e dos Estados Unidos não é explicado por nenhum fator natural que privilegie esses espaços. Uma exigência para a construção de parques eólicos, por exemplo, é a disponibilidade de espaço, atributo que não é abundante na Europa Ocidental, que é densamente povoada.
Percentual de acertos: 66,96%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



 
A descontinuidade espacial das áreas de influência dessas duas metrópoles meridionais tem como principal explicação a existência de:
(A) fluxos de migrantes da região Sul para outras regiões
(B) filiais de indústrias gaúchas e paranaenses dispersas pelo país
(C) redes de transporte rodoviário com origem nos estados sulistas
(D) matrizes de bancos curitibanos e porto-alegrenses e agências em outros estados

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Hierarquias, territorializações, formas espaciais e dinâmicas sociais da urbanização
Objetivo: Explicar a descontinuidade espacial das atividades polarizadoras das metrópoles do Brasil Meridional.
Comentário da questão:
A configuração espacial da área de influência de uma metrópole revela muito a respeito das atividades econômicas e dos vínculos socioespaciais que ela estabelece com as demais cidades da rede urbana que ela polariza. A área de influência ou polarizada por uma metrópole é função da intensidade e da frequência com que os habitantes das áreas polarizadas recorrem às atividades terciárias da metrópole. No caso das metrópoles da região Sul do Brasil, uma característica dessa configuração destacada no mapa é a descontinuidade espacial das áreas de influência tanto de Curitiba quanto de Porto Alegre. Essa descontinuidade, associada ao conhecimento da diáspora migratória de paranaenses e gaúchos acompanhando a expansão da fronteira agrícola nacional, permite relacionar a migração com a localização dos espaços de influência das duas metrópoles. Essa relação é perceptível pela localização de diversos fragmentos espaciais das áreas polarizadas pelas metrópoles meridionais em territórios de vários estados das regiões Centro-Oeste e Norte. Esses espaços tornaram-se os principais destinos dos migrantes gaúchos e paranaenses nas últimas décadas, principalmente em virtude da disponibilidade de terras baratas.
Percentual de acertos: 41,82%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)





O romance A ilha do dia anterior, de Umberto Eco, conta a história de um nobre europeu e de um padre, chamado Caspar, que participaram de duas expedições marítimas em meados do século XVII. O objetivo das expedições era tornar preciso o cálculo das longitudes.
Tendo como referência o meridiano de Greenwich, a longitude do navio do padre Caspar corresponde a:
(A) 158º Leste
(B) 158º Oeste
(C) 162º Leste
(D) 162º Oeste

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas
Subitem do programa: Representações do espaço, linguagem cartográfica e o sistema de fusos horários
Objetivo: Calcular longitude com base em um meridiano de referência.
Comentário da questão:
O sistema de coordenadas geográficas está baseado em dois conjuntos de linhas imaginárias: os paralelos e os meridianos. Em relação aos paralelos, a linha do Equador se impõe como referência, em virtude das características únicas desse círculo que divide a Terra em duas metades iguais, uma ao norte e outra ao sul dessa mesma linha. Já em relação aos meridianos, como todos são rigorosamente iguais, trata-se de uma convenção definir um meridiano de referência, o que explica o grande número de linhas desse tipo que já foram utilizadas como marco zero. Um exemplo foi o meridiano que passa sobre a Ilha do Ferro, no atual arquipélago das Canárias. Ele foi considerado o meridiano de 0º por alguns povos europeus na Idade Moderna. Situado a 18º a oeste do meridiano de Greenwich, seu antimeridiano (a 180º dele) encontra-se a 162º a leste de Greenwich. Para chegar a esse resultado, basta somar 180º aos 18º a oeste do meridiano de Grenwich, não importando se fazemos o cálculo na direção leste ou oeste. O resultado será o mesmo. Foi esse meridiano de 162º a leste de Greenwich que o personagem do romance de Umberto Eco, padre Caspar, identificou como sendo o de 180º, usando um sistema de referência diferente do atual.
Percentual de acertos: 31,74%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



A realidade sociolinguística no Brasil atual resultou de um conjunto variado de experiências históricas.
No contexto das heranças da colonização portuguesa, a situação atual das línguas indígenas, apresentada no texto, decorre diretamente do seguinte fator:
(A) extensão territorial
(B) miscigenação racial
(C) assimilação cultural
(D) dispersão populacional

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais
Objetivo: Explicar a situação linguística na sociedade brasileira na atualidade com base nas heranças da colonização portuguesa na América.
Comentário da questão:
Como em outras regiões colonizadas pelos europeus, entre os séculos XVI e XVIII, aspectos étnico-culturais variados da formação da sociedade brasileira tembém decorrem de particularidades dessa experiência histórica. A realidade sociolinguística, por exemplo, evidencia, em suas principais características, muitas das marcas das heranças da colonização portuguesa. Isso se manifesta no fato de o português ser a língua oficial e, especialmente, no desaparecimento de grande parte das línguas faladas pela numerosa população de ameríndios dos tempos coloniais. Por meio da catequese e de outras práticas de assimilação e de controle, as populações ameríndias foram aculturadas, ocasionando a expressiva redução, como indicado no texto, do número de línguas indígenas faladas no Brasil de hoje.
Percentual de acertos: 37,96%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Nos últimos anos, registrou-se crescimento das trocas comerciais entre a China e a África Subsaariana. Observe o gráfico:
Com base na análise do gráfico e considerando as características das regiões envolvidas, a ampliação da integração sino-africana está associada, principalmente, à seguinte estratégia econômica da China:
(A) diminuição de custos de produção para a indústria alimentícia
(B) manutenção do suprimento de insumos para o setor industrial de base
(C) implantação de unidades fabris do segmento de bens de consumo duráveis
(D) ampliação do mercado consumidor para as manufaturas de bens não duráveis

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Os ritmos e modalidades de inserção internacional de países da Ásia, África e da América Latina, em especial, o Brasil
Eixo interdisciplinar 2: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa 2: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa 2: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos
Objetivo: Identificar estratégia comercial de potência econômica emergente.
Comentário da questão:
O crescimento econômico acelerado da China nas últimas três décadas resultou em uma demanda crescente por produtos primários, de modo a dar suporte material ao segundo maior PIB do mundo. O continente africano vem-se destacando como fornecedor cada vez mais relevante desses produtos para o gigante asiático, o que se reflete na corrente de comércio entre esses dois espaços da economia mundial. Essa informação pode ser deduzida da leitura do gráfico. Nele, pode-se observar um dado quantitativo e dois dados qualitativos relevantes. O dado quantitativo diz respeito ao aumento acentuado do comércio sino-africano, visível pela evolução das linhas que representam o volume de exportação de cada uma das partes desse comércio bilateral. O primeiro dado qualitativo é o aumento da participação relativa da China como parceiro comercial dos países da África Subsaariana, observável pelo aumento das barras do gráfico ao longo da primeira década do século XXI. O segundo dado qualitativo é o que permite identificar a principal estratégia econômica chinesa com relação à África Subsaariana. Observando-se a composição das importações chinesas, verifica-se o absoluto predomínio de matérias-primas e combustíveis, o que faz dessa porção do mundo um importante fornecedor de insumos para a indústria de base da China, fundamental para todo o setor industrial do país.
Percentual de acertos: 41,15%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



A proporção entre a população e a superfície territorial é um dos elementos que define a relação entre sociedade e espaço. Observe os dados informados abaixo:
De acordo com a tabela, o país mais povoado é a:
(A) China
(B) França
(C) Holanda
(D) Argentina

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas
Subitem do programa: A relação espaço geográfico/espaço social
Objetivo: Discriminar país com maior densidade demográfica.
Comentário da questão:
O povoamento relativo de um espaço pode ser expresso por um dado médio, conhecido como densidade demográfica. Ela é o resultado do cálculo no qual a população absoluta do território é dividida por sua superfície, normalmente expressa em quilômetros quadrados. No cálculo dessa razão para os países indicados na tabela, a Holanda destaca-se como a nação com maior população em relação ao espaço nacional, por apresentar uma densidade demográfica de 392 habitantes/km2, enquanto a China tem 137 habitantes/km2, a França 112 habitantes/km2, e a Argentina 14 habitantes/km2.
Percentual de acertos: 33,47%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)




Os textos referem-se a duas transformações na cidade do Rio de Janeiro nos últimos sessenta anos: a construção do viaduto da Perimetral, na década de 1950, e, na atualidade, sua demolição parcial, prevista nas obras do projeto Porto Maravilha.
Esses dois momentos evidenciam a seguinte mudança nas políticas de planejamento urbano:
(A) interação entre ocupação fabril e modernização dos serviços
(B) integração entre equilíbrio ambiental e ampliação dos espaços públicos
(C) compatibilização entre controle da poluição e redução das estruturas viárias
(D) equiparação entre desenvolvimento do setor de serviços e expansão das áreas de lazer

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Processos espaço-temporais de formação da região metropolitana do Rio de Janeiro
Objetivo: Discriminar alterações nas intervenções e planejamentos urbanos, na cidade do Rio de Janeiro, na atualidade.
Comentário da questão:
A cidade do Rio de Janeiro, a partir da década de 1950, passou por processo de metropolização que alterou bastante sua paisagem natural. A região portuária e suas adjacências sofreram mudanças associadas principalmente à criação de estruturas viárias adaptadas ao aumento do volume de tráfico de veículos automotivos, como, por exemplo, a obra que construiu o viaduto da Perimetral. No momento atual, em que a sustentabilidade ocupa a pauta de todas as agendas governamentais, as políticas de intervenção e de planejamento dos espaços urbanos direcionaram-se para a promoção do equíbrio ambiental e para revisão de ações degradantes das paisagens e belezas naturais. O projeto Porto Maravilha integra esse contexto de novas orientações para a utilização dos espaços públicos. A demolição parcial do viaduto da Perimetral, prevista nesse projeto, tem a finalidade de revitalizar a área portuária carioca, remodelando a paisagem e reestruturando os canais viários.
Percentual de acertos: 40,22%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



A agricultura norte-americana é organizada de acordo com o modelo empresarial, o que torna o espaço agropecuário do país fortemente vinculado à lógica econômica.
O principal fator locacional que explica a posição do Dairy Belt é a presença de:
(A) sistema universitário desenvolvido
(B) mercado consumidor urbano expressivo
(C) rede de transporte propícia à exportação
(D) topografia plana favorável à mecanização

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Organização socioespacial da agropecuária e as novas interações urbano-rurais
Objetivo: Discriminar fator locacional relacionado a determinada organização do espaço agrário norte-americano.
Comentário da questão:
No capitalismo, a localização de uma determinada atividade econômica é essencial para a viabilidade do processo de reprodução ampliada do capital. No caso da agricultura empresarial norte-americana, essa afirmativa é particularmente verdadeira e, por isso, a especialização espacial sempre foi um de seus atributos mais marcantes, ainda que hoje essa característica não seja mais tão acentuada quanto o foi no passado. O Dairy Belt, ou cinturão dos laticínios, está localizado no nordeste dos Estados Unidos. Considerando-se o caráter perecível desse tipo de produto e os altos custos de transporte e estocagem resultantes dessa condição, o fator locacional mais importante para essa atividade é a proximidade do mercado consumidor. Como o nordeste estadunidense reúne a maior concentração de aglomerações urbanas do país, inclusive duas megalópoles – uma de Boston a Washington e outra de Chicago a Pittsburg –, é compreensível o grande número de fazendeiros dedicados à pecuária leiteira nessa porção do país, como demonstra o mapa.
Percentual de acertos: 43,19%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)




Ocupadas pelos britânicos a partir da década de 1830, ainda hoje, como mostra a reportagem, as ilhas mencionadas são alvo de disputas entre Reino Unido e Argentina.
A polêmica sobre o controle dessas ilhas é acentuada, na atualidade, pela seguinte característica da sociedade local:
(A) persistência das rivalidades entre as etnias latinas e europeias
(B) isolamento da economia em contexto de globalização capitalista
(C) vigência de costumes em oposição aos ideais pan-americanistas
(D) valorização do nacionalismo por meio da defesa da identidade cultural

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa: Nação, nacionalismo, globalização, soberania, Estado
Item do programa 2: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa 2: Estado, território e fronteira nas políticas nacionais
Objetivo: Descrever característica da sociedade local relacionada à disputa entre Reino Unido e Argentina pelo controle das Ilhas Malvinas (Falkland Islands).
Comentário da questão:
A presença britânica nas Ilhas Malvinas remonta às disputas territorias do período das lutas de emancipação das colônias ibero-americanas. Naquele momento, década de 1830, a região seria estratégica para os interesses comerciais ingleses. Na década de 1980, e também na atualidade, esse caráter estratégico das Malvinas, que são passagem para a Antárdida e possibilitam acesso a riquezas minerais, garante, em parte, a continuidade das disputas anglo-argentinas. Na época da guerra, entre abril e junho de 1982, o governo argentino mobilizou a população por meio de denúncias contra a interferência imperialista inglesa nas ilhas. A derrota da Argentina acentuou a crise política naquele país e garantiu a posse das Falkland pelo Reino Unido. Na atualidade, a valorização do nacionalismo ainda alimenta as rivalidades. O governo do Reino Unido, para justificar a posse, enfatiza os laços de identidade cultural manifestos no cotidiano da sociedade local, mencionados no texto: presença da Igreja Anglicana e status da língua inglesa como língua oficial.
Percentual de acertos: 38,12%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo.
A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
(A) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
(B) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
(C) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
(D) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos
Objetivo: Identificar característica do atual modelo produtivo capitalista.
Comentário da questão:
O conceito de modelo produtivo no capitalismo foi elaborado para ajudar a compreensão das particularidades desse modo de produção em cada momento de sua história. O capitalismo é um sistema econômico baseado na expansão contínua da produção e do consumo, necessária para que o sistema não entre em crise. O modelo toyotista ou pós-fordista é a mais recente forma de organização do capitalismo para tentar viabilizar a meta do crescimento econômico ilimitado. A letra da canção “3ª do plural” remete à lógica da aceleração do consumo, dirigida pelos agentes do capitalismo. Isso é perceptível nos versos “Corrida pra vender cigarro”; “Corrida pra vender os carros”; “Eles querem te vender, eles querem te comprar”. Particularmente revelador dessa estratégia do capitalismo toyotista é a denominada “obsolescência programada”: trata-se da prática fortemente disseminada de reduzir o tempo médio de vida útil dos produtos para forçar a sua renovação o mais rapidamente possível, por meio da aquisição de um modelo novo. Isso pode ser alcançado tanto por fatores objetivos – por exemplo, a redução da durabilidade material –, quanto por fatores subjetivos – por exemplo, a alteração de design. Configura-se assim a suprema síntese da estratégia de acelerar o ciclo de renovação dos produtos pelos consumidores para viabilizar níveis crescentes de produção.
Percentual de acertos: 66,22%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Entre a posse do presidente João Goulart, em 1961, e a abertura política, iniciada em 1979-1980, a economia brasileira enfrentou conjunturas de crise e de prosperidade, perceptíveis nas variações dos índices econômicos apresentados na tabela a seguir.
As particularidades do período conhecido como “Milagre Econômico” foram caracterizadas por:
(A) redução das taxas de inflação e crescimento do PIB
(B) incremento da dívida externa e retração das importações
(C) estagnação das exportações e manutenção das taxas de inflação
(D) estabilização da balança comercial e diminuição da dívida externa

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Dependência e desenvolvimento econômico
Objetivo: Discriminar características do desenvolvimento econômico brasileiro no período do “Milagre Econômico” (1968-1973).
Comentário da questão:
Entre os aspectos da conjuntura de crise que afetou o governo de João Goulart (1961-1964), destacou-se a escalada inflacionária e o quadro recessivo da economia. Os dirigentes que assumiram o poder executivo federal em abril de 1964 priorizaram, entre outras ações, a reversão dessa situação econômica. Ampliaram-se os investimentos estatais, facilitou-se a entrada de capitais estrangeiros e instauraram-se mecanismos de estabilização do valor da moeda nacional. A partir de 1968, como indicado na tabela, um dos resultados mais expressivos dessas medidas manifestou-se nos elevados índices do PIB e também na contenção da inflação na casa dos 20% ao ano. O governo divulgava esse quadro de crescimento em suas propagandas como um milagre econômico, escamoteando, em parte, as medidas derivadas desse tipo de orientação: a elevação da dívida externa, a facilitação dos mecanismos de crédito e o controle dos salários.
Percentual de acertos: 65,06%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos.
Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:
(A) liberalismo – estatismo
(B) estruturalismo – classicismo
(C) fisiocratismo – institucionalismo
(D) keynesianismo – neoliberalismo

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Estado, planejamento e regulação da economia
Objetivo: Discriminar doutrinas orientadoras da política econômica norte-americana no século XX.
Comentário da questão:
Nos últimos oitenta anos, tem-se assistido ao embate entre duas grandes doutrinas da teoria econômica: a dos liberais ou neoclássicos, que advogam um grau reduzido de intervenção do Estado sobre a vida econômica e social, e a dos keynesianos (com todas as correntes dele derivadas), que defendem o Estado regulador, inclusive no campo da proteção social ao trabalhador. A leitura do gráfico permite associar o nível de concentração de renda ao predomínio de cada uma dessas doutrinas na orientação das políticas públicas norte-americanas. No período de 1930 a 1980, verifica-se a melhoria da distribuição da riqueza no país, momento que coincide com as políticas de linha keynesiana do New Deal, de Roosevelt, a partir de 1933. Já a fase de reversão dessa tendência é iniciada em 1980, com a ascensão de Ronald Reagan à presidência, dando início a sequência de políticas de linha neoliberal que predominaram nas últimas décadas, cuja única exceção foi o governo democrata de Bill Clinton.
Percentual de acertos: 67,48%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Alexandre Marcondes Filho foi ministro do trabalho do governo de Getúlio Vargas, entre 1941 e 1945. Seu texto, impresso nas carteiras de trabalho, reflete as políticas públicas referentes à legislação social que vinha sendo implementada naquela época.
Duas características dessa legislação estão indicadas em:
(A) garantia da estabilidade de emprego / liberdade de associação
(B) previsão de assistência médica / intensificação do controle sindical
(C) proibição do trabalho infantil / regulamentação do direito de greve
(D) concessão de férias remuneradas / qualificação do trabalhador rural

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa: Relações trabalhistas e mercado de trabalho no mundo globalizado, informalidade, marginalidade social e formação profissional na contemporaneidade
Objetivo: Identificar características da legislação social implementada durante o Governo Vargas (1930-1945).
Comentário da questão:
Entre as muitas transformações realizadas durante o governo de Getúlio Vargas, destaca-se a criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio. Esse órgão foi o responsável, entre outras atribuições, pela maior presença do poder de Estado nos conflitos entre capital e trabalho. Institui-se, então, paulatinamente, entre 1931 e 1945, um conjunto de leis reguladoras dos direitos e deveres dos trabalhadores urbanos, empregados no comércio e na indústria: delimitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, previsão de assistência médica para acidentes, regulamentação do trabalho feminino e infantil. Em pararelo, o governo controlava os sindicatos, no sentido de que apenas os que fossem reconhecidos pelo MTIC poderiam usufruir dos benefícios trabalhistas. A carteira de trabalho, como registrado no seu texto de abertura, no momento de sua criação, representou símbolo maior de ações do governo assentadas na perspectiva de beneficiar o trabalhador de áreas urbanas, restringindo contudo a autonomia dos sindicatos.
Percentual de acertos: 19,07%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)




A abordagem apresentada no texto foi desenvolvida a partir do início do século XX e originou uma nova perspectiva das ciências sociais em relação ao estudo das culturas.
Essa perspectiva é denominada:
(A) relativismo
(B) materialismo
(C) evolucionismo
(D) etnocentrismo

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa: Identidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, multiculturalismo
Objetivo: Reconhecer as características da abordagem do relativismo cultural.
Comentário da questão:
O relativismo constitui uma abordagem do fenômeno cultural que propôs a ruptura com as visões etnocêntricas até então predominantes, as quais hierarquizavam as manifestações culturais a partir de valores socialmente contextualizados. O valor de uma cultura dependia da sua avaliação pelos grupos intelectuais das nações consideradas como mais desenvolvidas. O texto aponta o caráter plural da abordagem do alemão Franz Boaz ao destacar que ele “ressaltava não haver cultura superior ou inferior”. A perspectiva de relativizar o contexto no qual a cultura de um povo está inserida é expressa pela afirmativa de que “deveriam ser considerados os fatores históricos, naturais e linguísticos que influenciavam o desenvolvimento de cada cultura”. Em virtude dessas características, a abordagem inaugurada por Boaz ficou conhecida como relativismo cultural.
Percentual de acertos: 40,15%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)




O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).
Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:
(A) clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
(B) grandeza territorial / integração racial das etnias
(C) extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
(D) natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Interesses sociais e práticas culturais na formação da identidade nacional
Objetivo: Discriminar características da identidade nacional brasileira durante o período imperial (1822-1889).
Comentário da questão:
A identidade nacional na sociedade brasileira, durante o período imperial, foi associada, entre outros elementos, a características do território e às origens da população. Em função dos valores do Romantismo como movimento estético e cultural, muitos foram os literatos e artistas que apresentaram em suas obras - romances, poemas, pinturas históricas ou de paisagens - representações simbólicas da terra e de seu povo. O quadro de José Maria de Medeiros, Iracema, inspirado no romance homônimo de José de Alencar, apresenta essas representações da nação, traduzidas na exuberância da natureza tropical, em integração paradisíaca com a índia Iracema, mulher nativa, ícone dos habitantes originais da terra brasileira.
Percentual de acertos: 64,27%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Observe a imagem abaixo, do episódio ocorrido nos E.U.A., no dia 11 de setembro de 2001.

A guinada histórica colocada em questão pelo historiador Eric Hobsbawm associa-se à seguinte repercussão internacional da queda das torres do World Trade Center:
(A) concentração de atentados terroristas na Ásia Meridional
(B) crescimento do movimento migratório de grupos islâmicos
(C) intensificação da presença militar norte-americana no Oriente Médio
(D) ampliação da competição econômica entre a União Europeia e os países árabes

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: A construção de uma nova ordem geopolítica mundial
Objetivo: Identificar repercussão do atentado de 11 de setembro de 2011 para as relações internacionais na atualidade.
Comentário da questão:
O atentado ao World Trade Center adquiriu tamanha repercussão internacional por ter sido um ataque inovador nas suas características principais: o uso de aviões comerciais de passageiros como instrumentos de destruição de construções urbanas. Além desse aspecto, como enfatizado pelo comentário do historiador Eric Hobsbawn, foi acompanhado pela televisão e pela internet, em tempo real, por milhões de pessoas, em diversos lugares do mundo. Representou, para a sociedade norte-americana, ofensiva sem precedentes entre as ações do grupo Al-Qaeda, tendo sido atribuído à liderança de Osama Bin Laden, nas investigações então realizadas. Na procura a Bin Laden e, sob a justificativa de prevenir e evitar outros ataques similares, o governo dos E.U.A. intensificou medidas de fiscalização sobre a população civil, em seu território nacional e, principalmente, realizou intervenções militares no Irã, no Iraque e no Afeganistão.
Percentual de acertos: 75,56%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)



A pílula anticoncepcional contém os hormônios estrogênio e progesterona, que agem sobre a hipófise alterando os níveis de liberação dos seguintes hormônios: folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH).
No gráfico abaixo, são mostradas as variações das concentrações de FSH e de LH durante um ciclo menstrual de 28 dias de uma mulher que não usa anticoncepcionais.
Considere agora uma mulher que utilize esse método anticoncepcional na prescrição usual: uma pílula por dia ao longo de 28 dias.
Os valores sanguíneos dos hormônios FSH e LH, durante o ciclo menstrual dessa mulher, estão apresentados em:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) Opção C
(D) Opção D

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: Sistemas vitais dos animais e vegetais
Subitem do programa: Atuação dos hormônios sexuais
Objetivo: Descrever as alterações de concentração dos hormônios hipofisários LH e FSH, em mulher em uso de pílula anticoncepcional.
Comentário da questão:
O estrogênio inibe a produção do hormônio folículo estimulante (FSH), e a progesterona inibe a produção do hormônio luteinizante (LH). Logo, os níveis de FSH e de LH, em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, serão bem mais baixos do que aqueles encontrados no ciclo menstrual normal. No gráfico, portanto, não estará indicado o pico de concentração desses hormônios próximo ao período da ovulação:
Percentual de acertos: 49,29%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)




A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:
(A) escassez de mão de obra qualificada
(B) precariedade das condições de trabalho
(C) insuficiência dos sistemas de transporte
(D) insalubridade da infraestrutura habitacional

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa: Os conflitos sociais, as estruturas agrária e fundiária e a modernização do campo
Objetivo: Explicar a permanência de problemas sociais relacionados à exploração dos recursos naturais amazônicos.
Comentário da questão:
A extração do látex na região amazônica foi, entre finais do século XIX e o momento atual, uma das principais atividades de exploração dos recursos naturais da floresta tropical. As formas de organização do trabalho, da produção e da comercialização do látex alteraram-se profundamente ao longo desse período, sendo, todavia, repetitivos os conflitos associados ao acesso à terra e à exploração da mão de obra. Como mencionado no texto, o assassinato do líder Chico Mendes, em 1988, tornou-se um marco trágico da permanência de condições precárias de trabalho dos seringueiros, caracterizadas pela negligência quanto aos direitos trabalhistas e aos baixos ganhos auferidos com esse extrativismo.
Percentual de acertos: 72,54%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)




Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”.
Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de:
(A) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental
(B) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana
(C) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos naturais
(D) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Processos espaço-temporais de formação da região metropolitana do Rio de Janeiro
Eixo interdisciplinar 2: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa 2: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política, cidadania e cultura
Subitem do programa 2: Patrimônio e memória
Objetivo: Discriminar ação derivada da designação da cidade do Rio de Janeiro como Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural.
Comentário da questão:
O crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro, ao longo de sua história, sempre esteve associado à intervenção no meio natural. As formas de intervenção alternaram-se e, na atualidade, têm sido cada vez mais condicionadas pelos debates acerca das políticas ambientais e do princípio da sustentabilidade.  A elevação da cidade a Patrimônio Mundial na categoria paisagem cultural em 2012 acentua a necessidade de ações direcionadas para a criação e a preservação da harmonia entre ocupação humana e uso da natureza. Nesse contexto, destacam-se a proteção e a valorização de logradouros cujos atrativos naturais figuram entre as paisagens de cartões-postais consagrados do Rio de Janeiro, como o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas, entre outros.
Percentual de acertos: 51,51%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



O censo de 2010 revelou mudanças significativas na escolha de religião pelos brasileiros, como se pode observar no gráfico.
A mudança registrada nos percentuais de evangélicos para o período 1980-2010 se explica principalmente pelo seguinte fator:
(A) estímulo à migração de fiéis, institucionalizando a criação de novos templos
(B) obrigatoriedade do ensino religioso na educação básica, favorecendo a conversão
(C) capacitação de funções de liderança, priorizando a formação superior de pastores
(D) ampliação de práticas missionárias, mobilizando os meios de comunicação de massa

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Dinâmica populacional no mundo e no Brasil, ao longo do processo histórico
Subitem do programa: Crescimento demográfico e transformações sociais
Objetivo: Explicar o crescimento do percentual de evangélicos na sociedade brasileira entre 1980 e 2010.
Comentário da questão:
As mudanças demográficas e nos hábitos da população brasileira intensificaram-se nos últimos trinta anos. Os censos do IBGE registraram essas transformações, valorizando e disponibilizando dados e informações variadas, como, por exemplo, o da escolha de religião. Como está indicado no gráfico, o declínio do percentual de católicos foi acompanhado, paralelamente, pela elevação do percentual dos que se declaram sem religião e pelo crescimento significativo de evangélicos, que se caracterizam pelo número expressivo de igrejas de denominações diferenciadas. Um elemento importante para a expansão nacional dos evangélicos foi o uso regular das mídias, entre elas a televisão, para a divulgação de obras e ações e a conquista de novos fiéis. A expansão desse grupo religioso valeu-se assim do processo correlato de modernização e diversificação dos meios de comunicação de massa, no Brasil, a partir da década de 1980.
Percentual de acertos: 68,07%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



A situação descrita no texto ocorre porque, no Brasil, a classificação oficial de uma aglomeração urbana se dá exclusivamente a partir do seguinte critério:
(A) hierárquico-funcional
(B) econômico-financeiro
(C) político-administrativo
(D) demográfico-quantitativo

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Expansão urbana no mundo e no Brasil contemporâneo
Subitem do programa: Hierarquias, territorializações, formas espaciais e dinâmicas sociais da urbanização
Objetivo: Identificar critério de definição de aglomerado urbano utilizado no Brasil.
Comentário da questão:
O critério brasileiro de definição de aglomerado urbano é arcaico, data da década de 1930. Por ele, apenas uma função urbana, a político-administrativa, é considerada decisiva para regulamentar o que é ou não um espaço urbano. No país, toda sede de município é classificada como cidade, e qualquer sede de distrito (uma subdivisão municipal) é definida como vila. Ambos, cidade e vila, são considerados aglomerados urbanos. A adoção desse critério gera as distorções apontadas no texto de José Eli da Veiga. Aglomerados com população extremamente reduzida, sem infraestrutura ou funções urbanas avançadas, são classificados como urbanos, apenas porque são sedes municipais ou distritais.
Percentual de acertos: 22,04%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)



Assassinado em 1968, Martin Luther King iniciou suas atividades políticas em 1956, a partir do episódio relatado na reportagem.
O principal resultado das propostas de Martin Luther King para a sociedade norte-americana está diretamente relacionado com:
(A) unificação das leis estaduais
(B) expansão da igualdade social
(C) regulação de causas trabalhistas
(D) universalização dos direitos civis

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico-culturais
Objetivo: Identificar resultado dos movimentos sociais contrários à segregação racial nos E.U.A. nas décadas de 1950 e 1960.
Comentário da questão:
A segregação racial na sociedade norte-americana se apoiava, nos estados do sul, na existência de leis que estabeleciam espaços para brancos e negros em diversos logradouros e atividades quotidianas da vida social, como o caso da ocupação dos assentos em ônibus municipais, relatado na reportagem. No decorrer da década de 1950, expandiram-se os movimentos de contestação a essas leis, favorecidos, em determinados aspectos, pelas repercussões das lutas de descolonização na Ásia e na África, pelo debate acerca dos direitos dos povos e das nações e, especialmente, pela crítica disseminada ao conceito de raça e seus usos legitimadores de práticas de dominação e de exclusão.  As ações deflagradas sob a liderança de Martin Luther King contribuíram para o fim das leis segregacionistas nos E.U.A., alcançando repercussão internacional entre aqueles que lutavam pela universalização dos direitos civis.
Percentual de acertos: 39,75%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



As sociedades industriais modernas desenvolveram formas de medir o tempo associadas ao uso do relógio e à padronização dos horários em escala nacional, como no caso da Inglaterra, no decorrer do século XIX.
Um dos efeitos dessas medidas padronizadoras do tempo se manifestou basicamente na regulação dos:
(A) ritmos do trabalho
(B) sistemas de plantio
(C) níveis de escolaridade
(D) fluxos de investimentos

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas
Subitem do programa: Os diferentes ritmos, percepções e concepções de tempo histórico
Eixo interdisciplinar 2: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa 2: Relações de trabalho no mundo moderno
Subitem do programa 2: Processos de produção, desenvolvimento técnico-científico e as formas de organização do trabalho
Objetivo: Identificar efeito da padronização da marcação do tempo nas sociedades industriais no século XIX.
Comentário da questão:
A Inglaterra foi a primeira sociedade europeia a vivenciar a Revolução Industrial e, portanto, a primeira também a sentir os efeitos dos progressos tecnológicos na alteração dos ritmos da vida social. Como mencionado no texto, a padronização dos horários dos trens e a criação de referências uniformes para a medição do tempo, no território nacional, foram necessidades causadas pelas novas demandas de mercado, nos quadros da mecanização da produção e dos transportes coletivos. A produtividade mais acelerada de uma economia industrial dependia intrinsicamente da regulação e da divisão do trabalho assalariado, garantindo, de maneira complementar, lucros crescentes.
Percentual de acertos: 68,83%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


O comércio externo constitui um dos aspectos mais importantes da economia nacional em tempos de globalização. Observe, por exemplo, o mapa abaixo, que apresenta as importações dos E.U.A. provenientes do continente americano em 2005.
A principal explicação para o elevado valor do intercâmbio de mercadorias dos Estados Unidos com os seus dois principais parceiros no continente americano é a existência de:
(A) acordo comercial
(B) unidade monetária
(C) igualdade tributária
(D) infraestrutura integrada

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado
Objetivo: Explicar intensidade e direção dos fluxos comerciais dos Estados Unidos no continente americano.
Comentário da questão:
O mapa apresenta o total das mercadorias exportadas pelos países da América para os Estados Unidos. Nele, destaca-se o volume de comércio do México e do Canadá, muito superior ao de todos os outros países do continente. A explicação para esse vínculo estreito é a existência do NAFTA, acordo de livre-comércio entre esses três países. A eliminação das barreiras alfandegárias desde a década de 1990, em função desse acordo, aprofundou e expandiu consideravelmente a integração econômica então existente, consolidando o México e o Canadá como os dois grandes parceiros comerciais estadunidenses no continente.
Percentual de acertos: 71,92%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

O exame da distribuição de renda da população auxilia na avaliação do grau de justiça social, da qualidade da ação previdenciária do Estado e da eficácia das políticas públicas de combate à pobreza.
Observe o gráfico que indica a razão entre a renda anual dos 10% mais ricos e a renda anual dos 40% mais pobres, no Brasil, nos anos de 2001 a 2008.

Considerando os dados apresentados, é possível afirmar que a principal ação governamental que contribuiu para a mudança verificada na distribuição da renda na sociedade brasileira durante o período indicado foi:
(A) elevação do valor real do salário mínimo
(B) redução da carga tributária do setor produtivo
(C) diminuição da taxa básica de juros ao consumidor
(D) ampliação do investimento público em infraestrutura

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Heranças coloniais, hierarquias e exclusões sociais
Objetivo: Identificar ação governamental brasileira relacionada à distribuição de renda verificada em período específico.
Comentário da questão:
O gráfico apresenta o quociente resultante da divisão entre a renda total dos 10% mais ricos pela renda total dos 40% mais pobres no Brasil, de 2001 a 2008. Quanto maior o número resultante dessa divisão maior a diferença entre a renda de ricos e pobres. Em 2001, a renda da fração mais rica era 23,34 vezes maior do que a dos mais pobres. Ao longo da década, essa diferença foi reduzindo até atingir a razão de 17,13, indicando assim o processo de melhoria da distribuição da riqueza no país, resultado da elevação do valor real do salário mínimo, da estabilidade da moeda e dos programas sociais governamentais.
Percentual de acertos: 54,54%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

O Conselho de Segurança da ONU pode aprovar deliberações obrigatórias para todos os países-membros, inclusive a de intervenção militar, como ilustra a reportagem. Ele é composto por quinze membros, sendo dez rotativos e cinco permanentes com poder de veto.
A principal explicação para essa desigualdade de poder entre os países que compõem o Conselho está ligada às características da:
(A) geopolítica mundial na época da criação do organismo
(B) parceria militar entre as nações com cadeira cativa no órgão
(C) convergência diplomática dos países com capacidade atômica
(D) influência política das transnacionais no período da globalização

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: A construção de uma nova ordem geopolítica mundial
Objetivo: Explicar critério de funcionamento do Conselho de Segurança da ONU.
Comentário da questão:
A estrutura da Organização das Naçoes Unidas foi implantada logo após a Segunda Guerra Mundial. Em função disso, a escolha dos membros permanentes do Conselho de Segurança favoreceu as nações que foram as principais vencedoras do conflito mundial e que participaram das negociações internacionais que tiveram lugar em diversas conferências naquele período, como as de Yalta, Potsdam, dentre outras. Naquele contexto histórico, a geopolítica mundial era marcada pelo início da bipolaridade entre as duas superpotências que seriam os principais antagonistas da Guerra Fria: Estados Unidos e União Soviética. Além deles, as duas outras potências vencedoras da guerra contra o Eixo na Europa, Reino Unido e França, também se destacavam entre os atores da geopolítica do imediato pós-guerra. Por fim, a China foi incluída, por ter sido um país importante para a derrota japonesa no Pacífico. As mudanças na ordem de poder mundial nas últimas décadas vêm estimulando diversas nações e analistas internacionais a defenderem alterações na composição do Conselho quanto ao número tanto de membros permanentes quanto de membros rotativos.
Percentual de acertos: 46,09%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



A crítica feita nos quadrinhos se relaciona com uma contradição do capitalismo globalizado, o qual se caracteriza simultaneamente por:
(A) elitização do acesso digital – popularização das mídias alternativas
(B) requinte dos sistemas produtivos – declínio dos regimes democráticos
(C) manipulação dos padrões técnicos – simplificação dos métodos de gestão
(D) consumo de produtos sofisticados – exploração da força de trabalho fabril

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado
Objetivo: Descrever contradição do capitalismo monopolista global.
Comentário da questão:
Nos quadrinhos, há uma ironia contundente em relação a uma contradição do capitalismo globalizado. Ao mesmo tempo que mais e mais consumidores do mundo têm acesso a produtos com grande sofisticação tecnológica, esse mercado é ampliado graças às estratégias de terceirização e fragmentação da produção, implementadas pelas empresas globais. Tais estratégias, frequentemente, incluem a subcontratação de empresas que exploram a mão de obra, seja pelo pagamento de baixos salários, seja pela imposição de péssimas condições de trabalho. É o que sugere a história dos quadrinhos quando um dos personagens identifica um pedido de socorro escrito em sangue na caixa onde se encontra o celular.
Percentual de acertos: 86,05%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)



Nas décadas de 1930 e 1940, período de expansão do crescimento industrial, o cotidiano dos brasileiros residentes em grandes centros urbanos foi afetado por mudanças nos meios de comunicação, como ilustram as fotografias.
A multiplicação de meios de comunicação contribuiu principalmente para a crescente uniformização de:
(A) práticas religiosas
(B) demandas políticas
(C) hábitos de consumo
(D) padrões tecnológicos

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Indústria cultural e sociedade de consumo
Objetivo: Identificar mudança causada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação em centros urbanos brasileiros nas décadas de 1930 e 1940.
Comentário da questão:
O crescimento de centros urbanos, como o Rio de Janeiro e São Paulo, na primeira metade do século XX, foi decorrente do processo de industrialização da época. Os meios de comunicação acompanharam essas transformações, modernizando-se e interferindo diretamente nas relações de mercado e nas dinâmicas particulares da propaganda. A imprensa foi o primeiro meio a ser afetado, com a proliferação dos jornais diários e o desenvolvimento de mecanismos mais eficientes para sua distribuição e venda. A radiodifusão, logo em seguida, mal surgia e já se tornava o símbolo mais significativo da modernidade tecnológica e de seus progressos para as comunicações. Nas ondas do rádio e nas páginas dos jornais diários, as informações circulavam, modificando hábitos e comportamentos, em especial aqueles diretamente relacionados a padrões de consumo, dando origem ao que veio a ser chamado de indústria cultural.
Percentual de acertos: 63,09%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



As ideias contidas no projeto político do nazismo buscavam solucionar os problemas enfrentados pela Alemanha após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas ideias, abordada no texto, está associada ao conceito de:
(A) xenofobia
(B) espaço vital
(C) purificação racial
(D) revanchismo militar

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Estado, território e fronteira nas políticas nacionais
Objetivo: Identificar conceito relacionado às propostas do nazismo no contexto dos efeitos da Primeira Guerra Mundial na Europa.
Comentário da questão:
O Tratado de Versalhes tornou-se um dos marcos do fim da Primeira Guerra Mundial. Ao impor ao governo alemão uma série de restrições, perdas territoriais e responsabilidades pelo conflito armado, esse tratado favoreceu o surgimento e a proliferação de ressentimentos nacionalistas. O Partido Nazista constituiu-se e projetou-se nesse contexto, nutrindo-se desses ressentimentos e baseando suas propostas em críticas diretas às imposições de Versalhes. Entre as soluções para a crise que afetou a Alemanha na década de 1920, o projeto nazista propôs o retorno à prosperidade e à grandeza do II Reich por meio da expansão territorial e militar, visando assim a adquirir ou a readquirir regiões consideradas fundamentais e estratégicas. Para o projeto nazista, haveria espaços vitais garantidores da criação da Grande Alemanha. Na década de 1930, a ascensão de Adolf Hitler ao poder de Estado viabilizou a criação do III Reich e a efetivação de tais propostas.
Percentual de acertos: 72,37%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

Os fatores locacionais da indústria passaram por grandes modificações, desde o século XVIII, alterando as decisões estratégicas das empresas acerca da escolha do local mais rentável para seu empreendimento.
O esquema abaixo apresenta alguns modelos de localização da siderurgia, considerando os fatores locacionais mais importantes para esse tipo de indústria: minério de ferro, carvão mineral, mercado e sucata.

No caso dos modelos C e D, as mudanças socioeconômicas que justificam as escolhas de novos locais para instalação de usinas siderúrgicas nas últimas décadas são, respectivamente:
(A) dispersão dos mercados consumidores – revalorização das economias de aglomeração
(B) eliminação dos encargos com a mão de obra – generalização das redes de telecomunicação
(C) diminuição dos preços das matérias-primas – substituição de fontes de energia tradicionais
(D) redução dos custos com transporte – ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos; redes técnicas e as interações socioespaciais no capitalismo globalizado
Objetivo: Reconhecer mudanças em fatores relacionados a padrões de localização industrial.
Comentário da questão:
No capitalismo, a seletividade espacial das empresas é essencial para a sua competitividade. No caso da siderurgia, é crucial a localização em relação à principal matéria-prima - o minério de ferro - e à principal fonte de energia - o carvão -, já que esses são os fatores de maior impacto sobre o custo de produção do aço. Além disso, é muito importante estar próximo a seu mercado consumidor, no caso, as grandes regiões industriais. No passado, só havia viabilidade econômica para uma empresa siderúrgica se ela estivesse situada perto de pelo menos dois, ou mesmo três, desses fatores locacionais, como é possível visualizar nos modelos A e B. O modelo C, no qual o ferro e o carvão vêm de longe, só se tornou viável nas últimas três a quatro décadas, com a redução de custos e com o grande aumento da eficiência dos meios de transporte. Já o modelo D é fruto da ampliação das práticas de sustentabilidade ambiental. Os índices crescentes de reciclagem do aço, especialmente em países desenvolvidos, propiciaram que muitas siderúrgicas passassem a ser integralmente abastecidas com sucata, tornando-se independentes da proximidade das jazidas de minério de ferro. O mercado consumidor torna-se nesse caso, também, fonte de matéria-prima.
Percentual de acertos: 45,45%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Por meio de manifestos, livros e exposições, os modernistas refletiram sobre a sociedade brasileira, avaliando suas principais características e propondo a revisão da identidade nacional.
Essa revisão está baseada na proposta de:
(A) crítica da valorização romântica da natureza tropical
(B) desqualificação das heranças coloniais luso-africanas
(C) negação da cooperação cultural de artistas estrangeiros
(D) reformulação da composição multiétnica da população nativa

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira
Subitem do programa: Interesses sociais e práticas culturais na formação da identidade nacional
Objetivo: Identificar proposta do movimento modernista no contexto das transformações da sociedade brasileira na década de 1920.
Comentário da questão:
A década de 1920, no mundo e no Brasil, configurou-se como um momento de transformações, associadas principalmente aos efeitos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No caso brasileiro, críticas ao Estado oligárquico e às suas tradições se disseminaram, favorecendo a proliferação de projetos relacionados à defesa de ações modernizadoras. Entre intelectuais e artistas, houve os que propuseram a criação de um “Brasil moderno”, dialogando por um lado com movimentos vanguardistas europeus e, por outro, buscando compreender a realidade brasileira, seus problemas e perspectivas. Nesse contexto, o “descobrimento do Brasil” representava uma atitude de reflexão e de intervenção, manifesta de maneiras variadas, na poesia, na prosa, nas artes visuais. O abandono do ufanismo e das idealizações românticas na apresentação da identidade nacional era um dos temas principais nessas produções artísticas.
Percentual de acertos: 23,46%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)



Na crítica feita na charge, os países latino-americanos são representados como um conjunto homogêneo. Contudo, há grandes diferenças entre eles, acentuadas, nas últimas décadas, pelas diretrizes do poder público em cada Estado-nacional.
Um país latino-americano cuja história recente vem sendo marcada pela ampla aplicação dos princípios econômicos do liberalismo e o governante, a partir do qual foi adotada essa orientação, estão indicados em:
(A) Bolívia – Evo Morales
(B) Equador – Rafael Correa
(C) Chile – Augusto Pinochet
(D) Argentina – Néstor Kirchner

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Economia, Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço
Subitem do programa: Estado, planejamento e regulação da economia
Objetivo: Identificar país latino-americano com gestão pública de orientação econômica liberal.
Comentário da questão:
A charge ironiza simultaneamente duas falsas visões depreciativas acerca dos países da América Latina. A imagem e as frases remetem à ideia de que os países do subcontinente são todos iguais e, ao mesmo tempo, associam essas nações à velha concepção das “repúblicas de bananas”, expressão que sugere irrelevância política e econômica. Porém, a despeito de alguns aspectos sócio-históricos em comum, existem múltiplas diferenças entre os estados-nacionais dessa porção do mundo. Uma delas diz respeito à linha que tem orientado a política econômica dessas nações nas últimas décadas. Considerando Bolívia, Equador, Chile e Argentina, por exemplo, apenas a gestão pública no Chile vem sendo claramente fundamentada no liberalismo econômico, desde o governo de Pinochet, iniciado nos anos de 1970. Bolívia, Equador e Argentina têm conduzido sua política econômica com base em expressiva intervenção estatal, pelo menos a partir dos governos de Evo Morales, Rafael Correa e Néstor Kirchner, respectivamente.
Percentual de acertos: 21,90%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)



Na década de 1930, foi publicada a primeira edição da história em quadrinhos em que o personagem Tintim, um jovem repórter belga, faz uma expedição ao Congo, colônia do seu país na época.
Com base nas imagens e nos diálogos apresentados, nota-se que Tintim simbolizava as práticas de colonização europeia na África, associadas à política de:
(A) integração étnica
(B) ação civilizadora
(C) cooperação militar
(D) proteção ambiental

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política, Cidadania e Cultura
Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo
Subitem do programa: Imperialismo e neocolonialismo
Objetivo: Discriminar política associada às práticas culturais do colonialismo europeu no contexto do imperialismo no continente africano.
Comentário da questão:
A ação colonizadora de países europeus no continente africano, no decorrer do século XIX, viabilizou a formação de impérios territoriais e a conquista de áreas de influência. A partir de estratégias variadas, fossem as práticas de exploração direta de recursos naturais e da mão de obra local, fossem as formas de controle e subordinação por meio da dependência financeira e da intervenção política e administrativa, os colonizadores europeus transformaram as condições de vida e de trabalho de povos e sociedades africanas. Tais transformações, em muitos casos, traumáticas e conflituosas, vieram a ser justificadas pelo argumento de que os colonizadores europeus realizavam ações civilizadoras, simbolizadas pelas novas técnicas de produção e de transporte e também por novos hábitos de consumo. A imagem do repórter Tintim, nas suas atitudes e, principalmente, na reação da tribo africana a elas, denota alguns dos significados das ações civilizadoras, pela ótica dos colonizadores europeus.
Percentual de acertos: 68,31%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

A hemofilia A, uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X, é caracterizada pela deficiência do fator VIII da coagulação.
Considere a primeira geração de filhos do casamento de um homem hemofílico com uma mulher que não possui o gene da hemofilia.
As chances de que sejam gerados, desse casamento, filhos hemofílicos e filhas portadoras dessa doença, correspondem, respectivamente, aos seguintes percentuais:
(A) 0% - 100%
(B) 50% - 50%
(C) 50% - 100%
(D) 100% - 100%

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: As bases da genética
Subitem do programa: Hereditariedade e doenças hereditárias
Objetivo: Descrever herança genética de filhos de um casal hemofílico.
Comentário da questão:
A hemofilia é uma doença hereditária recessiva que afeta o cromossoma sexual X. Sendo a mulher XX e o homem XY, o casamento de um homem hemofílico [X (hemofílico) Y] com uma mulher não portadora do gene da hemofília não poderá gerar um filho homem hemofílico. Todavia, as filhas receberão o gene X do pai hemofílico nessa primeira geração. Todas serão, portanto, portadoras do gene da hemofilia. Assim, para esse casal, as chances de nascimento de filhos hemofílicos e de filhas portadoras de hemofilia são, respectivamente, de 0% e de 100%.
Percentual de acertos: 43,43%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


Observe, na figura a seguir, a representação de uma prensa hidráulica, na qual as forças F1 e F2 atuam, respectivamente, sobre os êmbolos dos cilindros I e II. 
Admita que os cilindros estejam totalmente preenchidos por um líquido.
O volume do cilindro II é igual a quatro vezes o volume do cilindro I, cuja altura é o triplo da altura do cilindro II.
A razão entre as intensidades das forças, quando o sistema está em equilíbrio, corresponde a:
(A) 12
(B) 6
(C) 3
(D) 2

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento
Item do programa: Equilíbrio de corpos rígidos
Subitem do programa: Princípio de Arquimedes
Eixo interdisciplinar 2: Bases Metodológicas e Instrumentais
Item do programa 2: Geometria espacial
Subitem do programa 2: Áreas e volumes de cilindros
Eixo interdisciplinar 3: Bases Metodológicas e Instrumentais
Item do programa 3: Princípios de aritmética
Subitem do programa 3: Proporções
Objetivo: Calcular a razão entre duas forças em um sistema em equilíbrio.
Comentário da questão:
As pressões nos dois êmbolos são iguais, tendo em vista que o sistema está em equilíbrio. A pressão P de uma força F sobre uma área A é dada por . Assim, considerando-se A1 e A2 as áreas das bases dos cilindros 1 e 2, tem-se a seguinte relação:

ou

V1 e V2 são os volumes dos cilindros 1 e 2. Sabe-se que o volume corresponde à seguinte relação entre área e altura:
V = A × h
Logo:
V2 = 4 × V1
A2 × h = 4 × A1 × 3h
A2 = 12 × A
Percentual de acertos: 46,32%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

O processo de eutrofização ocorrido em um determinado lago acarretou alterações em diversos parâmetros medidos na água, dentre eles, as concentrações de nutrientes, de oxigênio dissolvido, de organismos aeróbicos e de organismos anaeróbicos.
Observe os gráficos abaixo, que relacionam as concentrações desses parâmetros e o tempo no processo citado.
O gráfico que representa o processo de eutrofização ocorrido na água desse lago está indicado pela seguinte letra:
(A) W
(B) X
(C) Y
(D) Z

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: Integração meio ambiente/seres vivos
Subitem do programa: Poluição e desequilíbrio ecológico
Objetivo: Descrever o comportamento de alguns parâmetros durante o processo de eutrofização da água de um lago.
Comentário da questão:
O processo de eutrofização da água começa com o aumento da concentração de nutrientes. Em seguida, organismos aeróbicos se desenvolvem, o que acarreta a diminuição de O2 dissolvido na água e a consequente diminuição da população de aeróbicos. Com o ambiente alterando-se para a anaerobiose, os microrganismos anaeróbicos começam a se desenvolver, conforme mostra o gráfico Z.
            
Percentual de acertos: 38,43%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



O código de uma inscrição tem 14 algarismos; dois deles e suas respectivas posições estão indicados abaixo.
 Considere que, nesse código, a soma de três algarismos consecutivos seja sempre igual a 20.
O algarismo representado por x será divisor do seguinte número:
(A) 49
(B) 64
(C) 81
(D) 125

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Bases Metodológicas e Instrumentais
Item do programa: Sistemas numéricos
Subitem do programa: Conjuntos e operações
Objetivo: Ordenar números com base em operações aritméticas.
Comentário da questão:
Observe o código incompleto:
A soma de cada três algarismos consecutivos do código de inscrição é igual a 20, então a soma dos dois algarismos que seguem o algarismo 5 é igual a 20 - 5 = 15.
Como a soma do 2º, 3º e 4º algarismos também corresponde a 20, o 4º algarismo é igual a 20 - 15 = 5.
Se o 4º algarismo é 5, e o 5º algarismo é 8, o 6º algarismo é 7, já que 5 + 8 + 7 = 20.
Conclui-se que a sequência (5, 8, 7) se repete da esquerda para direita.


Logo, x = 7, que é divisor do número 49.
Percentual de acertos: 47,18%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Dois balões idênticos são confeccionados com o mesmo material e apresentam volumes iguais. As massas de seus respectivos conteúdos, gás hélio e gás metano, também são iguais. Quando os balões são soltos, eles alcançam, com temperaturas internas idênticas, a mesma altura na atmosfera.
Admitindo-se comportamento ideal para os dois gases, a razão entre a pressão no interior do balão contendo hélio e a do balão contendo metano é igual a:
(A) 1
(B) 2
(C) 4
(D) 8

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações
Item do programa: Gases ideais
Subitem do programa: Evoluções e misturas gasosas
Objetivo: Calcular a razão entre as pressões de dois gases ideais.
Comentário da questão:
Os dois gases têm comportamento ideal, logo aplica-se a equação de Clapeyron:
Balão contendo gás hélio:
Balão contendo gás metano:
sendo
P = pressão           
V = volume           
T = temperatura
n = número de mols
R = constante universal dos gases ideais
Os balões apresentam volumes iguais:.
As temperaturas no interior dos balões também são iguais:.
Portanto:


Igualando-se as equações:

O número de mols de cada substância corresponde à seguinte relação:

sendo m = massa.
As massas molares do gás hélio e do gás metano são, respectivamente, 4 e 16 g/mol. Como as massas de ambos os gases são iguais, têm-se:


Substituindo-se os valores:
Percentual de acertos: 26,97%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

Um homem de massa igual a 80 kg está em repouso e em equilíbrio sobre uma prancha rígida de 2,0 m de comprimento, cuja massa é muito menor que a do homem.
A prancha está posicionada horizontalmente sobre dois apoios, A e B, em suas extremidades, e o homem está a 0,2 m da extremidade apoiada em A.
A intensidade da força, em newtons, que a prancha exerce sobre o apoio A equivale a: 
(A) 200
(B) 360
(C) 400
(D) 720

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento
Item do programa: Equilíbrio de corpos rígidos
Subitem do programa: Peso, centro de gravidade, momento de força
Objetivo: Calcular a intensidade de uma força em um sistema em equilíbrio.
Comentário da questão:
Observe o esquema da situação em análise na questão:

As forças que atuam sobre a prancha só estarão em equilíbrio se obedecerem à seguinte condição:
RA × L = P × d
sendo
RA = força de reação do apoio A
L = comprimento da prancha
P = peso do homen (P = mg = 80 × 10 = 800 M)
d = distância do homem ao apoio B
Assim:

A intensidade da força da prancha sobre o apoio A é igual à intensidade da força RA de reação do apoio A sobre a prancha.
Percentual de acertos: 33,45%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Três pequenas esferas, E1, E2 e E3, são lançadas em um mesmo instante, de uma mesma altura, verticalmente para o solo. Observe as informações da tabela:
A esfera de alumínio é a primeira a alcançar o solo; a de chumbo e a de vidro chegam ao solo simultaneamente.
A relação entre  está indicada em:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) Opção C
(D) Opção D

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento
Item do programa: Leis de Newton
Subitem do programa: Dinâmica e cinemática dos movimentos uniforme e uniformemente variado
Objetivo: Descrever a relação entre as velocidades de corpos em movimento uniformemente variado.
Comentário da questão:
Corpos em queda livre estão sujeitos à mesma força gravitacional e, portanto, possuem a mesma aceleração. A relação entre a altura h, a velocidade inicial v0, a aceleração da gravidade g e o tempo t de queda é dada por:

Para corpos que caem de uma mesma altura, o tempo de queda será menor para o corpo que tiver maior velocidade inicial, no caso, a esfera de alumínio, que é a primeira a alcançar o solo. Assim:
Percentual de acertos: 70,90%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)


O hormônio aldosterona, produzido pela região cortical das glândulas suprarrenais, aumenta a absorção do íon Na+ pelos túbulos renais. Quanto menor a concentração desse íon nos líquidos extracelulares, maior é a produção de aldosterona.
Em um experimento para analisar o funcionamento dos túbulos renais, alguns pacientes foram submetidos a quatro diferentes dietas alimentares. Os resultados obtidos estão indicados no gráfico abaixo, no qual a barra I corresponde à taxa de absorção de água em um paciente com valor normal de concentração extracelular de Na+.
A barra que indica o resultado correspondente a um paciente submetido a uma rígida dieta de restrição de NaCl é a de número:
(A) II
(B) III
(C) IV
(D) V

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: Sistemas vitais dos animais e vegetais
Subitem do programa: Funções dos hormônios no metabolismo
Objetivo: Descrever o mecanismo de absorção de água pelos túbulos renais de pacientes em dieta rígida de restrição de sódio.
Comentário da questão:
A aldosterona circulante no sangue aumenta quando o nível de sódio no plasma sanguíneo decresce, como ocorre em pessoas submetidas à rígida dieta de restrição de sal. Se os níveis de aldosterona se elevam, a reabsorção tubular de Na+ e, passivamente, a de água também se elevam. Portanto, para evitar perdas de Na+ e de água, o organismo do paciente submetido a esse tipo de dieta absorverá mais água, como indica a barra III do gráfico.
Percentual de acertos: 52,53%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Em um reservatório contendo água com pH igual a 7, houve um descarte acidental de ácido sulfúrico. Em seguida, foi adicionada uma determinada substância de caráter básico, em quantidade suficiente para neutralizar a acidez.
O gráfico que representa o comportamento do pH durante esse processo é:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) Opção C
(D) Opção D

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações
Item do programa: Equilíbrio químico
Subitem do programa: Perturbações; acidez e basicidade
Objetivo: Descrever graficamente a variação de pH da água em função da adição de ácidos e bases.
Comentário da questão:
A adição de ácido acarreta a redução do pH. Como o pH inicial da água é igual a 7, com a adição do ácido, o pH passa a ter valores menores que 7. Com a adição da base, ocorre a elevação do pH. Essa elevação se dá até a neutralização da quantidade de ácido adicionada, de forma que o pH retorna a 7.
Percentual de acertos: 67,80%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Aminofenóis são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio ligados aos carbonos do fenol por grupamentos NH2.
Com a substituição de apenas um átomo de hidrogênio, são formados três aminofenóis distintos.
As fórmulas estruturais desses compostos estão representadas em:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) Opção C
(D) Opção D

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações
Item do programa: Funções químicas
Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas e inorgânicas; isomeria
Objetivo: Descrever as fórmulas estruturais dos aminofenóis.
Comentário da questão:
Substituindo-se apenas um átomo de hidrogênio do fenol por um grupo NH2, formam-se três compostos distintos:

Como a cadeia carbônica é numerada de forma que os grupos ligantes apresentam os menores índices, as seguintes fórmulas estruturais correspondem aos mesmos compostos:
Percentual de acertos: 62,52%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

A descoberta dos isótopos foi de grande importância para o conhecimento da estrutura atômica da matéria.
Sabe-se, hoje, que os isótopos 54Fe e 56Fe têm, respectivamente, 28 e 30 nêutrons.
A razão entre as cargas elétricas dos núcleos dos isótopos 54Fe e 56Fe  é igual a:
(A) 0,5
(B) 1,0
(C) 1,5
(D) 2,0

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Os Constituintes Fundamentais da Matéria
Item do programa: Elementos químicos
Subitem do programa: Massa atômica, número atômico, isotopia
Objetivo: Identificar a razão entre as cargas elétricas de núcleos de isótopos.
Comentário da questão:
Prótons são partículas eletricamente carregadas do núcleo, e isótopos são átomos de um mesmo elemento que possuem igual número de prótons. Logo, a razão entre as cargas elétricas de dois isótopos é igual a 1.
De maneira alternativa, conhecendo o valor do número de massa e do número de nêutrons, o isótopo 54Fe possui 54 – 28 = 26 prótons, e o isótopo 56Fe possui 56 – 30 = 26 prótons. Logo, a razão entre o número de prótons é igual a 1.
Percentual de acertos: 51,73%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Em um laboratório, inoculou-se em um rato, previamente mantido em jejum prolongado, o aminoácido alanina marcado com 14C. Após algum tempo, a incorporação de 14C foi medida em quatro substâncias extraídas de diferentes orgãos desse animal:
• glicose, do fígado;
• histidina, do tecido muscular;
• acetilcolina, do cérebro;
• ácido oleico, do tecido adiposo.
Sabendo-se que a alanina, após ser desaminada, produz ácido pirúvico, a eficiência de marcação pelo isótopo radioativo deverá ter sido maior na seguinte substância: 
(A) glicose
(B) histidina
(C) acetilcolina
(D) ácido oleico

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: Sistemas vitais dos animais e vegetais
Subitem do programa: Princípios básicos do metabolismo de carboidratos, de lipídios e de proteínas
Objetivo: Discriminar carboidrato sintetizado em larga escala durante jejum prolongado.
Comentário da questão:
Durante o jejum prolongado, a produção de glicose no fígado é ativada com a utilização de esqueletos carbônicos originados de glicerol, lactato e aminoácidos como a alanina. Após desaminação, a alanina  forma ácido pirúvico, que é utilizado na síntese hepática da glicose. Assim, a eficiência do isótopo radioativo deverá ser maior na glicose, que se encontra no fígado.
Percentual de acertos: 47,57%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Duas lâmpadas, L1 e L2, estão conectadas em paralelo a uma bateria de automóvel. A corrente em L1 é igual a da corrente em L2.
Admita que P1 e P2 sejam as potências dissipadas, respectivamente, por L1 e L2.
A razão  corresponde a:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) 1
(D) 3

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: A Matéria em Equilíbrio e em Movimento
Item do programa: Fenômenos elétricos
Subitem do programa: Potência elétrica
Objetivo: Calcular a razão entre as potências elétricas dissipadas por duas lâmpadas.
Comentário da questão:
A relação entre as potências dissipadas pelas lâmpadas L1 e L2 é dada por:
Como  e como as lâmpadas estão em paralelo, V1 = V2 = V. Logo:
Percentual de acertos: 47,27%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


As tabelas abaixo mostram os palpites de três comentaristas esportivos sobre os resultados de cinco diferentes times de futebol, em cinco partidas a serem realizadas.
 
O resultado de cada time foi acertado por pelo menos dois comentaristas.
Se NA, NB e NC são os números de palpites certos dos comentaristas A, B e C, a relação entre eles pode ser expressa por:
(A) NA > NB > NC
(B) NA > NB = NC
(C) NA= NB > NC
(D) NA= NB = NC

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Bases Metodológicas e Instrumentais
Item do programa: Representação gráfica de dados
Subitem do programa: Tabulações
Objetivo: Descrever relação entre dados de uma tabela.
Comentário da questão:
Os palpites foram acertados por no mínimo dois comentaristas. Com base nessa informação e consultando os palpites feitos, pode-se organizar a seguinte tabela:
Logo, o número de palpites certos dos comentaristas corresponde a:
NA = 4
NB = 4
NC = 3
A relação entre esses números pode ser expressa por:
NA = NB > NC
Percentual de acertos: 70,49%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)


Em uma das primeiras classificações periódicas, os elementos químicos eram organizados em grupos de três, denominados tríades. Os elementos de cada tríade apresentam propriedades químicas semelhantes, e a massa atômica do elemento central equivale aproximadamente à média aritmética das massas atômicas dos outros dois. Observe as tríades a seguir:
Com base nos critérios desta classificação, a letra X corresponde ao seguinte elemento químico:
(A) O
(B) As
(C) Se
(D) Po

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Os Constituintes Fundamentais da Matéria
Item do programa: Elementos químicos
Subitem do programa: Massa atômica, número atômico, isotopia; classificação periódica, propriedades periódicas
Objetivo: Identificar elemento químico com base na sua posição em tabela de classificação periódica.
Comentário da questão:
Na tríade que contém o elemento X, as massas atômicas do enxofre (S) e do telúrio (Te) são iguais a 32 e a 127,5, respectivamente.
A média aritmética dessas duas massas equivale a:

Os elementos químicos cujas massas atômicas mais se aproximam de 79,75 são o selênio (Se), com massa igual a 79, e o bromo (Br), com massa igual a 80. Entre esses dois elementos, porém, o selênio é aquele que apresenta propriedades químicas semelhantes ao enxofre e ao telúrio, sendo sua configuração eletrônica da camada de valência igual a ns2np4. Logo, considerando os critérios dessa antiga classificação periódica, a letra X corresponde ao Selênio (Se).
Percentual de acertos: 89,37%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)

Qualquer célula de um organismo pode sofrer mutações. Há um tipo de célula, porém, de grande importância evolutiva, que é capaz de transmitir a mutação diretamente à descendência.
As células com essa característica são denominadas:
(A) diploides
(B) somáticas
(C) germinativas
(D) embrionárias

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Os Seres Vivos e sua Relação com o Ambiente
Item do programa: A célula
Subitem do programa: Fases da divisão celular
Objetivo: Identificar o tipo de célula responsável pela transmissão de mutação ocorrida no DNA diretamente aos descendentes.
Comentário da questão:
Apenas as células de linhagem germinativa podem transmitir diretamente aos descendentes de um organismo, seja vegetal ou animal, uma mutação ocorrida em seu DNA.
Percentual de acertos: 21,19%
Nível de dificuldade: Difícil (abaixo de 30%)

Um produto industrial consiste na substância orgânica formada no sentido direto do equilíbrio químico representado pela seguinte equação:
A função orgânica desse produto é:
(A) éster
(B) cetona
(C) aldeído
(D) hidrocarboneto

Alternativa correta: (A)
Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações
Item do programa: Funções químicas
Subitem do programa: Classificação e nomenclatura das substâncias orgânicas e inorgânicas
Objetivo: Identificar a função de uma substância orgânica.
Comentário da questão:
Na equação química, o produto orgânico formado no sentido direto tem a seguinte fórmula estrutural:

 
O grupamento funcional desse composto é:


Esse grupamento é característico dos compostos que pertencem à função orgânica éster.
Cabe mencionar que o segundo produto formado na equação é a água, uma substância inorgânica.
Percentual de acertos: 48,15%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

Considere duas amostras, X e Y, de materiais distintos, sendo a massa de X igual a quatro vezes a massa de Y.
As amostras foram colocadas em um calorímetro e, após o sistema atingir o equilíbrio térmico, determinou-se que a capacidade térmica de X corresponde ao dobro da capacidade térmica de Y.
Admita que cX e cY sejam os calores específicos, respectivamente, de X e Y.
A razão é dada por:
(A) Opção A
(B) Opção B
(C) 1
(D) 2

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: As Substâncias e suas Transformações
Item do programa: Fenômenos térmicos
Subitem do programa: Calor específico, calor latente e mudanças de estado
Objetivo: Calcular a razão entre os calores específicos de substâncias distintas.
Comentário da questão:
A relação entre as capacidades térmicas das amostras X e Y é dada por:

sendo
c = calor específico
C = capacidade térmica
m = massa
Levando-se em conta que mx = 4my e Cx = 2Cy, a razão entre os calores específicos é igual a:


Percentual de acertos: 42,94%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


 

DAN SMITH
Adaptado de Atlas dos conflitos mundiais. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2007.
Considere os gráficos e o fato de o território em questão não ter sido marcado por significativa imigração na segunda metade do século XX.
As variações temporais das proporções de católicos e protestantes estão vinculadas ao seguinte indicador demográfico:
(A) expectativa de vida menor entre os protestantes do que entre os católicos
(B) nupcialidade mais expressiva entre os católicos do que entre os protestantes
(C) mortalidade infantil maior entre as crianças protestantes do que entre as católicas
(D) índice de fecundidade mais elevado entre as irlandesas católicas do que entre as protestantes

Alternativa correta: (D)
Item do programa: Movimentos sociais
Subitem do programa: Tensões sociopolíticas, geopolíticas e econômicas no mundo atual e os conflitos nacionalistas, regionalistas e étnico-culturais
Objetivo: Explicar variação temporal das proporções de determinados grupos populacionais.
Comentário da questão:
A análise do primeiro gráfico permite constatar que a proporção de católicos está aumentando na Irlanda do Norte; já o segundo gráfico mostra que a proporção de jovens entre os católicos é maior do que entre os protestantes, o que é típico das populações com taxas mais elevadas de natalidade. De acordo com os gráficos, portanto, pode-se inferir que a causa do aumento da proporção de católicos é o índice de fertilidade mais elevado das irlandesas católicas.
Percentual de acertos: 43,90%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


EUSTÁQUIO DE SENE e JOÃO C. MOREIRA
Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione, 2007.
A importância do Estado na economia de um país varia ao longo do tempo de acordo, dentre outros aspectos, com o papel que desempenha na produção de riqueza.
No gráfico acima, é possível identificar o período de maior relevância do Estado como agente direto do crescimento econômico no Brasil.
Esse período e a correspondente doutrina econômica que fundamentava os seus investimentos são identificados como:

(A) Estado Novo - monetarismo
(B) governo JK - protecionismo
(C) Nova República - liberalismo
(D) regime militar - keynesianismo

Alternativa correta: (D)
Item do programa: Processo sócio-histórico de construção da sociedade brasileira do século XIX aos dias atuais
Subitem do programa: O processo de formação sócioespacial do Brasil urbano e industrial
Objetivo: Discriminar contexto político e respectivo modelo econômico.
Comentário da questão:
De acordo com o gráfico, os investimentos do Estado brasileiro na economia variaram de uma ínfima participação nos primeiros 60 anos do século XX para uma participação ativa que teve seu ponto de culminância entre 1970 e 1980. Este período corresponde ao desenvolvimento do regime militar, cujas diretrizes de investimento envolveram principalmente grandes obras públicas, seguindo o modelo americano presente no New Deal. O modelo, inspirado nas propostas do economista Keynes, focalizava grandes empreendimentos públicos, capazes de mobilizar recursos e mão-de-obra, eliminando o desemprego.
Percentual de acertos: 36,46%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


 

REINALDO SCALZARETTO e DEMÉTRIO MAGNOLI
Atlas geopolítica. São Paulo: Scipione, 1996.
(Nova) Guerra Fria sobre o Ártico
Mesmo divergindo sobre as causas do fenômeno, a comunidade científica é unânime: o Ártico está derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km2 de geleiras desapareceram ao longo dos últimos 30 anos.
Adaptado de http://diplo.uol.com.br
No mapa e na reportagem, apresentam-se informações que remetem a possíveis alterações na economia e na política da Região Ártica, fruto da combinação de eventos como a mundialização do capitalismo e o aquecimento global.
Dois significativos interesses estratégicos que podem produzir uma redefinição da geopolítica do Ártico são:
(A) instalação de bases militares e monitoramento do tráfego aéreo
(B) aproveitamento da biodiversidade e expansão do mar territorial
(C) exploração de recursos minerais e controle de novas rotas marítimas
(D) utilização de reservas de água potável e aproveitamento da energia hidroelétrica

Alternativa correta: (C)
Item do programa: Movimentos sociais
Subitem do programa: Tensões sociopolíticas, geopolíticas e econômicas no mundo atual
Objetivo: Transferir conhecimentos referentes a geopolítica para análise de interesses estratégicos em determinada região do planeta.
Comentário da questão:
A informação sobre o derretimento do gelo no Ártico e a representação cartográfica da região do Pólo Norte contextualizam a compreensão das disputas territoriais que estão se acirrando naquela parte do mundo. Dois fatores relevantes apontam para novas possibilidades de ganhos econômicos: o primeiro é a exploração de recursos minerais, até então inviabilizada pelos altos custos de extração decorrentes das condições climáticas e da extensão da calota polar; o segundo é o controle de novas rotas marítimas, até então bloqueadas pelo gelo durante a maior parte do ano. Essas vias marítimas, uma vez concretizadas, possibilitarão uma brutal redução do tempo e dos custos de transporte de mercadorias, o que é vital para as estratégias de produção e circulação de riquezas das grandes corporações.

Percentual de acertos: 35,69%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


Belezas naturais e boa infra-estrutura de transportes e hotelaria são atributos comuns às áreas que recebem grandes fluxos anuais de turistas.
A leitura do gráfico fornece elementos para concluir que outro importante fator comum aos países que se destacam como destino turístico é:
(A) território vasto com grande diversidade climática
(B) política de preservação do patrimônio histórico
(C) anulação das ações de grupos políticos extremistas
(D) semelhança cultural com o país de origem dos visitantes

Alternativa correta: (B)
Item do programa: Conceito de espaço e de tempo
Subitem do programa: O espaço social e suas representações culturais
Objetivo: Identificar fator de atração turística comum a grupo de países.
Comentário da questão:
No ranking apresentado na tabela, a maioria dos destinos escolhidos por turistas corresponde a países cuja história e cuja cultura são amplamente reveladas pelo patrimônio histórico, destacando-se assim a política de preservação desenvolvida por seus governos.
Percentual de acertos: 75,41%
Nível de dificuldade: Fácil (acima de 70%)


 
Ao longo do meridiano 180º, no Oceano Pacífico, encontra-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Quando for meio-dia em Greenwich, será meia-noite na Linha Internacional de Mudança de Data e lá um novo dia estará se iniciando.
Considere que na localidade B, assinalada no mapa, sejam 11 horas de domingo, do dia 22 de junho de 2008.
Nessas condições, na localidade A, também assinalada no mapa, o horário, o dia da semana e o dia do mês de junho do mesmo ano serão, respectivamente:
(A) 10 - sábado - 21
(B) 11 - sábado - 21
(C) 10 - domingo - 22
(D) 11 - domingo - 22

Alternativa correta: (B)
Item do programa: Conceito de espaço e de tempo
Subitem do programa: Noções de cartografia
Objetivo: Calcular a diferença horária entre duas localidades com base em informações cartográficas.
Comentário da questão:
A Linha Internacional de Mudança de Data é o antimeridiano de Greenwich. Com a instituição do Sistema Internacional de Fusos Horários, em 1884, foi convencionado que:
- a hora é a mesma nas duas metades do fuso que tem essa linha como meridiano central, mas com a diferença de um dia; 
- a metade do fuso que está a oeste de Greenwich (onde está localizado o ponto A no mapa) estará sempre um dia atrasado em relação à metade que está a leste de Greenwich (onde se encontra o ponto B).
Percentual de acertos: 47,51%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

O impacto da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil implicou alterações significativas para a cidade do Rio de Janeiro que se prolongaram durante todo o período conhecido como "joanino". Essas alterações produziram uma nova dinâmica socioeconômica e redefiniram, em vários aspectos, a inserção da cidade no contexto internacional.
Uma função urbana associada a essa nova inserção está indicada em:
(A) crescente pólo turístico em função da chegada da Missão Artística Francesa
(B) expressivo núcleo comercial articulado à nascente rede ferroviária brasileira
(C) principal porto brasileiro relacionado à importação legal de manufaturas britânicas
(D) importante centro religioso decorrente da instalação do Tribunal da Santa Inquisição

Alternativa correta: (C)
Item do programa: Processo sócio-histórico de construção da sociedade brasileira do século XIX aos dias atuais
Subitem do programa: O processo de formação socioespacial do Brasil urbano e industrial
Objetivo: Exemplificar função urbana associada a determinado contexto político-econômico.
Comentário da questão:
Um dos aspectos mais significativos da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, em 1808, foi a transformação do Rio de Janeiro em capital do Império português. Isso fez da cidade o centro de todas as atividades desenvolvidas pela política joanina, tanto interna quanto externamente, o que redundou num crescente aumento de sua importância e no conseqüente avanço do cosmopolitismo e da civilização no Brasil. Uma função urbana que teve grande destaque, justamente por realizar a combinação entre ação interna e externa, foi a de principal porto brasileiro, tendo em vista vários tratados assinados com a Inglaterra.
Percentual de acertos: 69,23%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)



Os mapas indicam a distribuição espacial dos brasileiros que se declaram católicos ou luteranos.
As áreas com maiores índices de concentração de católicos e luteranos, respectivamente, estão associadas ao predomínio, dentre outras, das seguintes características do país:
(A) economia industrial - economia de plantation
(B) ocupação recente - ocupação no período colonial
(C) população de origem mediterrânea - população de origem alemã
(D) percentual de urbanização elevado - percentual de ruralização baixo

Alternativa correta: (C)
Item do programa: Dinâmica da população brasileira ao longo do processo histórico
Subitem do programa: Interação, resistência e produção cultural dos diferentes grupos étnicos
Item do programa 2: Processo sócio-histórico de construção da sociedade brasileira do século XIX aos dias atuais
Subitem do programa 2: O processo de formação socioespacial no Brasil urbano e industrial
Objetivo: Explicar distribuição socioespacial de grupos populacionais associados a determinadas opções religiosas.
Comentário da questão:
A análise do mapa permite identificar tradições históricas e culturais que determinaram a distribuição de católicos e luteranos pelo Brasil. O predomínio de luteranos no Sul está asssociado à intensa imigração de alemães para essa região; já o predomínio de católicos na costa brasileira se justifica pela fixação nessa área de europeus de origem mediterrânea.
Percentual de acertos: 55,78%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)

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