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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


27/09/2013

Água: disponibilidade, distribuição




Na prova do ENEM-2009 que foi anulada o tema ÁGUA e os recursos hídricos foram temas de 15 questões das provas de ciências da natureza e de ciências humanas no Enem que vazou. De longe, foi o assunto mais cobrado, seja em aspectos químicos da matéria, seja em perguntas de conhecimentos gerais sobre a distribuição do recurso no planeta.



Objetivos da Aula
- Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
- Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.


Conteúdos específicos
Água: distribuição e disponibilidade. 



ENEM 2001 - Prova comentada - Questão 10

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A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.

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A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:

I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.

Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente,


(A) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios.
(B) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
(C) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento / impermeabilização do solo urbano.
(D) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
(E) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.


Comentário questão 10
Essa questão é fácil, mas requer atenção para a devida associação das formas de alteração e contaminação da água, sejam elas quantitativas ou qualitativas.
I- Contaminação de lençóis freáticos - estes se encontram abaixo da superfície do solo. Assim, sua contaminação se dá, principalmente, pelo uso de insumos e fertilizantes que penetram no solo e atingem o lençol freático, bem como por meio dos aterros sanitários, que produzem o chorume, altamente poluente.
II- Diminuição da umidade do solo - lembre que a vegetação é um fator muito importante para a retenção da água no solo. Assim, o desmatamento contribui para a diminuição da umidade do solo.
III- Enchentes e inundações - o solo impermeabilizado do meio urbano dificulta a absorção natural da água. Assim, grandes quantidades de chuva que ultrapassam os limites de escoamento da rede pluvial podem provocar enchentes e inundações.

Depois de observadas essas particularidades, a alternativa C responde à questão.


Resposta (C)
 



(Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:



a) reduzida área de solos agricultáveis.

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

Comentários:

a) Falso – A redução de áreas agricultáveis não irá interferir na disponibilidade de água no país.

b) Falso – As águas subterrâneas não se esgotarão, pois elas são parte integrante do ciclo natural das águas.

c) Falso – As grandes bacias hidrográficas e os maiores rios não serão escassos, pois a quantidade de água existentes nesses cursos d’água é enorme. Pode haver a redução de seu volume.

d) Falso – O país possui muitas reservas de água doce, portanto, não há necessidade de desanilizar a água do mar.
e) Verdadeiro – Uma crise de água em território brasileiro pode ser desencadeada pela intensa degradação dos mananciais, diminuindo seu volume e comprometendo a sua qualidade. Outro aspecto que pode contribuir para esse fato é o desperdício, pois o uso exagerado e desnecessário desse recurso natural tem como consequência uma diminuição no volume dos cursos d’água
(Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:


a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.



Comentários:



a) Falso – As atividades humanas causam modificações na quantidade e, principalmente, na qualidade das águas, pois os efluentes gerados alteram drasticamente a composição das águas, causando a poluição hídrica. 

b) Verdadeiro – As atividades humanas alteram a quantidade da água através da grande utilização desse recurso, além dos desmatamentos, compactação e impermeabilização do solo que dificulta a infiltração de água, havendo uma redução de volume nos cursos d’água. A qualidade da água é afetada por meio dos esgotos gerados que são lançados nos cursos d’água sem o devido tratamento, essa atitude provoca a poluição hídrica. 

c) Falso – Compromete as águas subterrâneas, pois a água contaminada infiltra no solo e atinge o lençol freático. 

d) Falso – As atividades humanas causam alterações na composição química da água, e diminuem a quantidade de água no subsolo.

e) Falso – A quantidade e a qualidade são comprometidas, se há pouca chuva será refletido na quantidade de água dos cursos d’água.




(Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.



Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:


a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.

Comentários: 

a) Verdadeiro – Numa perspectiva global, a reutilização de água seria a alternativa mais adequada para prevenir a escassez desse recurso. Essa atitude aliada à redução do desperdício, eliminação da poluição dos cursos d’água e desenvolvimento de projetos para uma melhor distribuição de água, poderá proporcionar água de boa qualidade para grande parte da população.
b) Falso – Esse é um processo pode gerar custos elevados em determinadas regiões, sendo, portanto, inviável. Outro aspecto negativo dessa alternativa é que a retirada de água subterrânea em grandes quantidades desencadeia um desequilíbrio no ciclo natural da água.
c) Falso – Essa medida não prevenira a escassez de água, pois irá causar uma exploração exagerada em alguns cursos d’água.
d) Falso – A captação de águas pluviais (água da chuva) é uma boa alternativa no processo de preservação da água, no entanto, a questão solicita uma alternativa que possa ser estabelecida em âmbito global, e em algumas regiões essa medida não seria eficaz, pois existem lugares no planeta que apresentam índices pluviométricos baixíssimos.
e) Falso – Essa medida não contribuirá para a preservação da água do planeta, visto que irá gerar um fluxo de retirada de água muito grande de alguns rios.
 

NOÇÕES PRELIMINARES: 

O volume total da água permanece constante no planeta, estimado em 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos constituem cerca de 97,5% de toda a água do planeta. 

A água no nosso planeta - Ilustração: Robles/Pingado
A) DISPONIBILIDADES: 

VEJAMOS  A GORA QUAL É O PERCENTUAL DE ÁGUA NO PLANETA PARA ESSE USO HUMANO?

Dos 2,5% restantes, aproximadamente 1,9% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, e essa é de difícil acesso. Apenas 0,6 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água estão disponível para o consumo humano. Veja que do total da água existente no planeta é muito pouco a água doce (aquela apropriada para o consumo humano) e para complicar ainda mais ela é mau distribuída no planeta. Algumas regiões tem de mais outras não causando a escassez de água em águas partes do planeta gerando conflitos entre grupos humanos.  O que complicar  o problema de escassez de água doce no mundo é o fato que esses  0,6 % da água doce disponível (aquelas que são as mais vitais para a sobrevivência da espécie humana) são elas as que mais recebem poluentes relacionados as atividades humanas.  
 Fonte: Cetesb. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
 




VEJA na gravura acima como a disponibilidade de água doce é muito pouca para uma população humana cada vez maior. Do total da água do planeta, apenas 2,5% é doce, e dessa 2/3 é indisponível devido o difícil acesso como já vimos, sendo que água doce disponível e acessível é apenas 1/3 dos 2,5% do todo do planeta que correspondem a água doce no planeta.     


Além de ser pouca água doce também está é também mau distribuída no planeta, vejamos isso melhor.


B) DISTRIBUIÇÃO: 
- distribuição das reservas desse recurso se dar de forma desigual no planeta (algumas áreas tem em abundância como é o caso da região da Amazônia e outra carecem desse recurso como a região do semiárido nordestina,)
 
- distribuição das reservas desse recurso se dar de forma desigual no planeta (algumas áreas tem em abundância como é o caso da região da Amazônia e outra carecem desse recurso como a região do semiárido nordestina,)

- crescimento da população mundial é acompanhada por um correspondente aumento de demanda por ÁGUA;

- nos países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos o consumo per capita também cresceu em ritmo acelerado devido a melhoria do padrão de vida dessas populações;

- em 1990, cerca de 13% da população mundial vivia nas cidades; em 20010, segundo a ONU. esse número ultrapassou a marca de 50%. Essa mudança, reflete num substância acréscimo de consumo de água, visto que nas cidades o uso per capita de água para o uso doméstico é em geral superior ao da zona rural.

É muito pouca a água doce no planeta para uma população cada vez maior. Segundo problema está ligado a questão da distribuição da água no planeta. Veja o mapa abaixo: 





O esgotamento das reservas hídricas do planeta não é causado por fatores naturais, mas pelo mau gerenciamento que fazemos das fontes e de seus usos?????????????

Agora como é que esse assunto pode ser cobrado no ENEM??

C) CICLO DAS ÁGUAS

A água pura (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e os cientistas acreditam que apareceu no planeta cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.

As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.

Ciclo das águas - Ilustração: Robbles/Pingado





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