LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


13/06/2013

Exercício/Comentado: Estudos dos climas brasileiros e massas de ar




1ª Questão:Quais os principais tipos de clima? Quais elementos os diferem?

GEOGRAFALANDO COMENTA:



O território brasileiro pode ser dividido em cinco principais tipos climáticos: Clima Equatorial; Tropical; Tropical Úmido; Subtropical; e Semiárido. O principal aspecto que os difere é a atuação das diferentes massas de ar. Isso interfere na formação vegetal da região de cada clima e nos índices de pluviosidade e temperatura ao longo do ano.



2ª Questão: ( UFMA) Leia com atenção os itens abaixo sobre massas de ar:


I - A mEc atua o ano inteiro no Brasil provocando elevados índices de chuva.
II - A mEc é a principal responsável pela escassez de chuva no interior do Nordeste.
III - A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil.
IV - A mEa atua principalmente no Sul do Brasil.
V - A mPa, fria e úmida, penetra no Brasil em forma de frente, atingindo principalmente o interior do Nordeste.

De acordo com a leitura, identifique a resposta certa:

a) I e II
b) II e IV
c) I e III
d) II e V
e) IV e V

GEOGRAFALANDO COMENTA:
 I – Verdadeiro – A massa equatorial continental domina a porção noroeste da Amazônia durante todo o ano. É extremamente quente e úmida, fato que proporciona as precipitações pluviométricas.

II – Falso – A massa equatorial continental é responsável por muita chuva no Nordeste ocidental e não por escassez.

III – Verdadeiro – A massa tropical atlântica é quente e úmida, originária do oceano Atlântico, exerce grande influência sobre a parte litorânea brasileira, presente do Nordeste ao Sul do país.

IV – Falso – A massa equatorial atlântica está presente na Amazônia e no Nordeste do Brasil, sendo ausente na região Sul do território brasileiro.

V – Falso – A massa polar atlântica não atua no Nordeste, atinge principalmente os estados do Sul do Brasil, localizados abaixo do trópico de Capricórnio.

Resposta Correta: Letra C.



3ª Questão: (PUC – RS - adaptado)  Baseado no climograma e nas afirmativas abaixo, responda a questão:

 


I. Trata-se de um clima subtropical úmido com maiores concentrações pluviométricas no verão, superando os mil milímetros anuais.


II. Refere-se a um clima de baixa amplitude térmica, com grande pluviosidade anual.

III. Nas áreas em que predomina esse clima, é produzido trigo, com excelente produtividade.

IV. O clima representado é denominado de Equatorial, existindo nestas áreas uma vegetação do tipo hidrófila e latifoliada, combinando-se para a formação da Floresta Equatorial.

Estão corretas as afirmativas

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


GEOGRAFALANDO COMENTA:

I – FALSO – O clima subtropical caracteriza-se por temperaturas médias e baixas, com regime de chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

II – VERDADEIRO – A amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima registrada num determinado período de tempo. O climograma apresenta médias de temperatura na faixa de 28 a 30° C, o que dá uma amplitude de 2°C durante um ano. Logo, a amplitude térmica é muito baixa. Pelo climograma, essa região apresenta grande pluviosidade, por volta de 1800 mm anual.

III – FALSO – O trigo é uma espécie vegetal adaptada a climas subtropicais úmidos. O climograma não representa o clima subtropical úmido.
IV – VERDADEIRO – O principal elemento que caracteriza o clima equatorial é sua temperatura elevada, com elevada pluviosidade. Além, é claro, da formação da Floresta Equatorial. No caso do Brasil, é o tipo de clima da Amazônia.


4ª Questão:As características descritas abaixo fazem referência a um único tipo de clima brasileiro. Analise-as e responda a qual tipo de clima elas estão se referindo.


·         Temperaturas médias elevadas ao longo do ano.

·         Baixa precipitação anual e chuvas mal distribuídas.

·         Encontro de quatro massas de ar: Equatorial Continental, Equatorial Atlântico, Tropical Atlântico e Polar Atlântica.
·         O fenômeno La Niña, em que há um resfriamento da temperatura média das águas do  Oceano Pacífico Equatorial, pode acarretar um excesso de precipitação.

a)     Clima Tropical
b)     Clima Semiárido
c)     Clima Equatorial
d)     Clima Subtropical
e)     Clima Tropical Úmido

GEOGRAFALANDO COMENTA:
a)     INCORRETO – O clima Tropical, apesar de ter temperaturas elevadas, possui uma alta precipitação, em duas estações bem definidas ao longo do ano. Logo, as características citadas não se referem a este clima.
b)     CORRETO – A temperatura média do Semiárido é de 26 a 28° C, com um índice pluviométrico inferior a 1000 mm anual. Em certas regiões, essa média cai para 300 mm.
c)     INCORRETO – O clima Equatorial possui temperaturas médias elevadas, porém o índice pluviométrico também é alto, em média 1800 mm, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.
d)     INCORRETO – O clima subtropical possui temperaturas médias baixas, além de possuir índice de pluviosidade alto. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.
e)     INCORRETO – O índice pluviométrico do Tropical Úmido é elevado, além de possuir alto valor de umidade relativa do ar. Logo, as características citadas não se referem a esse clima.

Letra “B”.


5ª Questão:Em relação aos tipos de clima no Brasil, marque qual clima abrange uma porção maior do território e melhor caracteriza o país:


a)   – Clima Semiárido

b)   – Clima Equatorial
c)   – Clima Subtropical
d)   – Clima Tropical
e)   – Clima Desértico

GEOGRAFALANDO COMENTA:
a)   FALSO – O clima semiárido abrange somente uma pequena parte do Nordeste.
b)   FALSO – Apesar de abranger toda a Amazônia brasileira, ainda assim não representa nem metade da característica climática brasileira.
c)   FALSO – Abrange somente os estados abaixo do trópico de Capricórnio, e pequena porção de São Paulo.
d)   VERDADEIRO – O clima tropical é o que melhor caracteriza o país e abrange maior porção do território. Ele pega todo o centro-norte do país, algumas faixas litorâneas e um pedaço da região Norte.
e)    No Brasil não existe esse tipo climático.


Os climogramas acima se referem, respectivamente, aos climas brasileiros:



a) Tropical de altitude, Tropical e Tropical úmido.

b) Equatorial Semi-úmido, Tropical de altitude e Tropical Semi-árido.

c) Tropical Úmido, Equatorial Semi-Úmido e

Equatorial úmido.

d) Equatorial úmido, Tropical e Tropical úmido.

e) Tropical, Subtropical e Tropical de altitude.

GEOGRAFALANDO COMENTA:
Os climogramas são, respectivamente:

•equatorial úmido, presente no domínio amazônico;

•tropical, presente no domínio do cerrado;

•tropical úmido, presente no litoral oriental.

 
 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...