LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


20/05/2013

ESTUDO DIRIGIDO I - EXERCÍCIO DE AULA (FIXAÇÃO) SOLO E ENEM



NOÇÕES PRELIMINARES:  O SOLO no VESTIBULAR e no ENEM Para o estudante do ensino médio que está se preparando para o vestibular ou para o ENEM, uma dica é dar uma olhada no conteúdo sobre solos, pois diversas universidades tem colocado questões sobre o solo em seus processos seletivos e principalmente no ENEM. Nessa lista iremos apresentar os principais tipos de questões cobradas no Enem e nos principais vestibulares do Brasil. É importante que você perceba o assunto solo nas questões exige de você tenha a habilidade de relacionar o tipo de climático: clima quente e úmido (= solos profundos) clima seco quente ou frio = solos rasos! E dessa combinação temos nos solos profundos com o clima quente e úmido = Vegetação arbórea (Mata Atlântica e Floresta Amazônica no Brasil). Solos rasos com clima quente e seco = Caatinga. Esses três fatores o tipo climático, profundidade dos solos e o tipo de vegetacional florestas= Amazônia e Mata Atlântica (arbóreas), Savanas ou Caatinga (arbustivas) e Pradarias (gramíneas) temos dois tipos de hidrografia = presença de rios perenes ou de rios intermitentes. Nas resoluções e comentários a gente vai dando essas dicas! O importante é que você esteja atento a essa relação clima solo vegetação e com o tipo existente de rios que banham essas áreas! É isso que é cobrado no Enem e nos principais vestibulareas    

1ª Questão: ENEM





a) de clima temperado ocorrem alta pluviosidade e grande profundidade de solos.
b) tropicais ocorre menor pluviosidade, o que se relaciona com a menor profundidade das rochas inalteradas.
c) de latitudes em torno de 30° ocorrem as maiores profundidades de solo, visto que ha maior umidade.
d) tropicais a profundidade do solo e menor, o que evidencia menor intemperismo químico da água sobre as rochas.
e) de menor latitude ocorrem as maiores precipitações, assim como a maior profundidade dos solos.

GEOGRAFALANDO COMENTA: Num gráfico que representa todo o espaço geográfico do polo ao Equador, aparece representada a relação que existe entre elementos físicos, como a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial, e a profundidade de desagregação da rocha. Nota-se que a profundidade de desagregação aumenta na medida em que se aproxima das áreas equatoriais (menor latitude), pois nessas regiões ocorrem os índices máximos de precipitação e temperatura.

DICA: COMO É QUE VOCÊ DEVE ESTUDAR ESSE ASSUNTO?
Solo é uma mistura organizada de minerais, material orgânico, organismos vivos, ar e água que serve de suporte físico e fonte de água e nutrientes para o desenvolvimento das plantas.

 Bem pessoal! A formação do solo está ligado ao nível pluviométrico e aos índices elevado da temperatura de uma região
- região de clima quente e úmido = solos profundos
-região de clima frio e seco =solos rasos

- A área mais propicia do planeta à ocorrência de solos profundos está situada próxima a região do Equador, nessa região a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial, são bem maior que em outras regiões do globo. 
Ou seja, a medida que nos aproximamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial aumenta, o que acabam acelerando a desagregação da rocha, dando origem a mais volume ao solo da região. 
-Mas quando nos distanciamos do Equador a temperatura, a precipitação e a evaporação potencial diminuem, também ocorrerá um retardamento ao processo de desagregação da rocha o que torna estas regiões possuírem solos rasos 

CONSEQUÊNCIA:
Isso a acarretará na HIDROGRAFIA:
 -solos profundos = rios perenes(permanentes)
 -solos rasos = rios intermitentes (temporários)



Então galera!! Quando você tiver um clima quente e úmido você terá solos profundo e solos profundos como clima quente e úmido ocorrerá a existência de rios perenes(permanentes). O que  isso acarretará na VEGETAÇÃO? 

Galera! teremos a  FORMAÇÃO VEGETAL de ARBÓREAS.  ou seja, de florestas.

Exemplo:  floresta tropical úmido (mata atlântica)
                 floresta  equatorial úmida (amazônica)

IMPORTANTE:
- Quanto maior for a densidade vegetal do lugar maior também serão os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha que teu origem ao solo do lugar.
- Quanto menor for a densidade vegetal do lugar menor também serão os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha que teu origem ao solo do lugar.

Questão 02 (UNESP) Observe os esquemas que representam dois perfis de solo, 1 e 2, e as duas paisagens vegetais de domínios morfoclimáticos brasileiros, A e B.


a) Relacione cada perfil de solo com a paisagem vegetal correspondente, indicando os respectivos domínios morfoclimáticos.  

b) Justifique sua resposta, considerando os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha.    

c) Cite e Explique um fator que causam a diferença de espessura do solo entre o perfil I e II.      

GEOGRAFALANDO COMENTA:  

a) Resposta: Paisagem A, Caatinga– está relacionada ao perfil 1, típico do domínio da caatinga no sertão do Nordeste Brasileiro.
Paisagem B, Floresta latifoliada Amazônica – está associada ao perfil 2, típico do domínio das terras baixas florestadas tropicais.  

 b) Resposta: A caatinga é típica de clima semi-árido, onde a baixa pluviosidade e pobre vegetação explicam a presença de um solo com pouca matéria orgânica e pequena alteração da rocha. No domínio da floresta há alta pluviosidade e grande concentração de vegetais, o que justifica um solo com muita matéria orgânica e grande espessura de rocha alterada 
Ou ainda:
 a) A paisagem A (caatinga) relaciona-se ao perfil 1  
     A paisagem B (floresta tropical), ao perfil 2.
 b) Quanto maior a densidade vegetal maior os níveis de matéria orgânica e de alteração da rocha.      

Questão 02 (Ufpe-1996) Observe a figura adiante:



No que se refere às características dos horizontes do solo, é incorreto afirmar:  

a) O horizonte R corresponde à rocha matriz, ainda inalterada.  
b) O horizonte C é composto por material proveniente da rocha matriz.
 c) O horizonte B caracteriza-se pela concentração de material lixiviado e transportado do horizonte A.
d) O horizonte A apresenta maior quantidade de rocha decomposta, bem como maior permeabilidade.  
e) O horizonte R corresponde à rocha matriz, já bastante alterada por ação erosiva natural.   GEOGRAFALANDO COMENTA:     
Num perfil de um solo pode-se reunir vários horizontes, os mais comuns são:  
 - Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.
 - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.
 - Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.
 - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.
 

Analisando a Letra E que diz: o horizonte R corresponde á rocha já bastante alterada por ação erosiva natural, está incorreta, pois, o  Horizonte R: corresponde a rocha não alterada que deu origem ao solo, conforme está indicada na altErnativa A: O horizonte R corresponde à rocha matriz, ainda inalterada.    

A alternativa a ser marcada é a letra E    

Questão 03 Unicamp/2005 - adaptada (C-2) (H-6) O gráfico a seguir indica, segundo as latitudes terrestres, as principais características de formação do solo. Com o auxílio do gráfico, julgue os itens com V ou F:

1 - Quanto mais úmido o clima das regiões de baixas latitudes, mais profundos são os solos, devido, entre outros fatores, ao maior índice pluviométrico;  
2 - No domínio da Tundra, em médias latitudes, os solos são pouco profundos, como pouca concentração de argilas ao contrário das regiões desérticas onde os solos são profundos com muita argila;  
3 - Nas regiões mais secas ocorrem grande concentração de ferro e alumínio que favorece a laterização dos solos;  
4 - Nas áreas de desertos a queda da vegetação é menor que nas áreas de florestas tropicais.   São corretos somente os itens:  

a) 1 e 3  
b) 2 e 4  
c) 1 e 4  
d) 2 e 3
e) 3 e 4        

Questão 04 UFSM/2004 Analise a figura que correlaciona latitude, temperatura, pluviosidade e profundidade de alteração da rocha.
 

De acordo com a figura, é correto afirmar que,    
a) quanto menores as latitudes e maiores os valores da pluviosidade e da temperatura, mais profunda é a alteração da rocha.
 b) quanto maiores as latitudes e maiores os valores da pluviosidade e da temperatura, menos profunda é a alteração da rocha.  
c) quanto menores as latitudes e menores os valores da pluviosidade e da temperatura, maior é a profundidade de alteração da rocha.  
d) quanto menores a latitude e a pluviosidade e maior a temperatura, mais profundamente a rocha se altera.  
e) quanto maiores a latitude e a temperatura e menor a pluviosidade, menos profunda é a alteração da rocha.
 GEOGRAFALANDO COMENTA    
 O gráfico relaciona duas variáveis ao processo de formação de solos, a temperatura e a pluvisidade. Veja que questão nos mostra um gráfico, representando de que forma ocorre a formação dos solos e como ela se modifica de um lugar para o outro. Para encontrar a resposta é importante que você faça a leitura adequada do gráfico. E o que ele que nos mostra? Que as áreas próximas à linha do Equador (baixas latitudes) a profundidade de desagregação aumenta na medida em que se aproxima das áreas equatoriais (menor latitude), pois nessas regiões ocorrem os índices máximos de precipitação e temperatura. De acordo com a figura, é correto afirmar que,basicamente quanto menores as latitudes e maiores os valores da pluviosidade e da temperatura, mais profunda é a alteração da rocha.    
A alternativa correta é a letra A  


7 comentários:

  1. Embora estejam faltando alguns gabaritos, gostei muito das questões e dos comentários. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. A resolução da questão está em descobrir o enunciado incorreto!!
      Nesse caso, é a resposta correta a ser marcada é a letra "E". Pois Analisando a Letra E que diz: o horizonte R corresponde á rocha já bastante alterada por ação erosiva natural, está incorreta, pois, o Horizonte R: corresponde a rocha não alterada que deu origem ao solo, conforme está indicada na alternativa A: O horizonte R corresponde à rocha matriz, ainda inalterada.

      Já a alternativa (A) estaria correta, e seria uma das resposta possíveis caso, se a comanda da questão tivesse pedindo a uma resposta correta! Mas ela pedi a INCORRETA! Estão tem que marcar a ERRADA para acerta a questão!!

      Excluir
    2. Gilvan acredito que você se precipitou já que ela pede a correta e não a incorreta como você supôs.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...