Como interpretar um texto no Enem

Questões do Enem trazem resposta no enunciado; veja outros truques de interpretação de texto.

Fala galera!! Tudo Bem? Você está se preparando para o Enem 2012? Confira algumas dicas que podem garantir um ótimo desempenho no exame.

Ao ler uma notícia de jornal sobre desmatamento acompanhada de um gráfico que informa sobre o assunto, o aluno precisa identificar as informações mais importantes da notícia e relacioná-las com as informações do gráfico. Desta forma, desenvolverá habilidades distintas de interpretação em uma única atividade como, por exemplo, analisar os textos, identificar as informações mais importantes, comparar os dados, relacionar os textos e as informações, levantar hipóteses e tirar suas conclusões, entre outras coisas.

De acordo com os professores William Roberto Cereja e Ciley Cleto, autores do livro “Superdicas para ler e interpretar textos no Enem” (Editora Saraiva, preço: R$ 13,90), todas as informações do texto ou sobre o texto são importantes. Cabe ao estudante ler o material observando tipo de linguagem, estrutura, conceitos e articulação de ideias. “Assim, como diz o próprio Enem, a leitura é uma espécie de arquicompetência que passa e liga todas as áreas do conhecimento”, afirmam eles.

Confira a seguir 5 dicas importantes para realizar uma boa interpretação de texto e garantir pontos na prova: 

Como interpretar um texto no Enem: 1 - Leia com atenção
Em algumas questões do Enem, as respostas estão no próprio enunciado. Portanto, leia a questão com atenção e localize as informações necessárias para responder.  

Como interpretar um texto no Enem: 2 - Leia toda a questão mais de uma vez com calma e sem ansiedade
As alternativas da questão indicam que o estudante faça uma segunda leitura de modo mais orientado.  
Como interpretar um texto no Enem: 3 - Estude atualidades

Esteja atualizado com relação aos temas de atualidades do momento, pois grande parte dos textos da prova é retirada de jornais, de revistas e da Internet.  

Como interpretar um texto no Enem: 4 - As respostas esperadas pelo Enem alinham-se a uma postura ética e cidadã.
Portanto, as respostas corretas do Enem apresentam uma perspectiva de preservação do meio ambiente, de diversidade cultural, de não preconceito e de respeito aos direitos do cidadão.  

Como interpretar um texto no Enem: 5 - Relacione as informações do texto
Nas situações-problema, relacione as informações comuns aos textos de diferentes linguagens e áreas do conhecimento, pois geralmente o centro da questão está nos pontos comuns entre os textos.  



Como interpretar um texto no Enem Como interpretar um texto no Enem Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 26, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário

Slider

[recent]

Anuncios!