RELEVO: Classificação do relevo brasileiro segundo Aziz N. Ab' Saber


a) Quanto ao críterio:

 geomorfoclimático: (que explica a formação do relevo pela ação do clima sobre as rochas = que perda ou ganha sedimentos a partir da ação do clima - temperatura e pluviosidade - sobre as rochas).
 
Aziz Ab'Sáber em seu trabalho sobre a classificação do relevo brasileiro levou em consideração em estudo sobre o relevo apenas a atuação conjunta dos agentes inetrnos e externos que atuam sobre a gêneses do modelado da superfície terrestre, ou seja, dos elementos da natureza como: clima, solo, hidrografia, vegetação etc. ) principipalmente da ação do clima nos diferentes tipos de rochas. Juntamente com a influência interna representada pelo tectonismo.Segundo esse estudo o relevo brasileiro tem sua formação antiga e resulta principalmente da ação das forças internas da terra e da sucessão de ciclos climáticos. A alternância de climas quentes e umidos com áridos ou semi-áridos favoreceu o processo de erosão e explicam a formação do atual modelado do relevo brasileiro.
Nessa perspectiva, Aziz A'b saber observou a evolução do clima(paleoclimas), para realizar a classificação do relevo brasileiro, isto é, as dramáticas alterações ocorridas ao longo do tempo geológico no território brasileiro. Portanto, a análise do relevo atual envolveu também o estudo dos chamados paleoclimas, ou seja, os fatores climáticos passados, que contribuem para explicar o modelado do presente.Com base no estudo dos processos fisiologicos que envolveram as rochas que compõem as estrutura geoologica de brasileira Aziz A'b classificou o relevo brasileiro em dois tipos de macro unidades geomorfológicas: Planaltos e Planície. Além de aumenta de 8 unidades para 10 unidades de relevo.

b) Quanto a Classificação:
 
Planalto: corresponderia a superfície aplainada, onde o processo erosivo estaria predominando sobre o sedimentar.

Planície: (ou terras baixas) se caracterizaria pelo inverso, ou seja, o processo sedimentar estaria se sobrepondo ao processo erosivo independentemente das cotas altimétricas.
c) Quanto as mudanças ocorridas:

Por essa divisão o relevo brasileiro passou a ser dividido em 10 unidades, sendo sete palnaltos, que ocupam cerca de 75% do território nacional e três planícies, que ocupan os 25%  do restante do território.
 
Os planaltos que são:
- Planalto das Guianas
- Planalto Brasileiro,
 subdividido em:
   
- Planalto Central
    - Planalto Meridional
    - Planalto Nordestino
    - Planalto do Maranhão-Piauí
    - Planalto Uruguaio Sul-Riograndense
    - Planalto do Planaltos do Leste e Sudeste

As planícies que são:
Planície e Terras Baixas Amazônica
Planície e Terras Baixas Costeira
Planície do Pantanal



c.1) Quanto as mudanças ocorridas no macro unidades de planaltos:

Em relação a classificação de Aroldo de azevedo passaram-se de quatro unidades de relevo para 7 unidades de relevo. 

- Continuaram os territórios dos planaltos: das guianas e meridional
- Houve uma redistribuição das áreas territorial do planalto central, parte dale forão sedidos para a compor as áreas territorial das novas unidades  relevo: Planalto do Maranhão Piauí; Planaltos Leste e Sudeste.
- Houve uma renomeclaturação e redistribuição do planalto atlântico que foi dividido em duas novas unidades de relevo: 
- Planalto Nordestino
- Planalto Leste e Sudeste
- Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense (no Rio Grande do Sul) compreende o território da planície do Pampa, isso é, na classificação de Aroldo essa região está abaixo de 200 m (altimetria) é uma planície, já na classificação de Aziz A'b Saber é uma região que perde sedimentos é outro critério (fisiológico)por isso é um planalto.

c.1) Quanto as mudanças ocorridas no macro unidades de planícies:

Em relação a classificação de Aroldo de azevedo passaram-se de quatro unidades de relevo para 3 unidades de relevo.



- a planície do pantanal se mantém nas duas classificações.  

- a planície costeira na classificação de Aroldo de azevedo passa a ser denominada de planícies e terras baixas costeiras na classificação de Aziz A'b saber.  
- a planície amazônica, na classificação de Aroldo de azevedo passa a ser denominada de planícies e terras baixas amazônicas na classificação de Aziz A'b saber.  

OBS: o termo “planícies" se refere às várzeas dos rios, onde a sedimentação é intensa, e a expressão “terras baixas", aos baixos planaltos ou platôs de estrutura geológica sedimentar. 

- a planície do pampa deixa de existir(sua área nessa classificação passa a ser um planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense).

RELEVO: Classificação do relevo brasileiro segundo Aziz N. Ab' Saber RELEVO: Classificação do relevo brasileiro segundo Aziz N. Ab' Saber Reviewed by Gilvan Fontanailles on abril 28, 2013 Rating: 5

20 comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Só faltou a questão de sustentabilidade que Aziz Ab'Sáber tinha.. Que influênciou em sua classificação

    ResponderExcluir
  4. Show !!!! muito bem explicado . Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Texto legal, cuidado com o português: Foram e não forão; Cedidos e não sedidos

    ResponderExcluir
  6. Quando ele fez essa classificaçao do relevo brasileiro?

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. quando vc aprender a fazer um nome decente pra sua conta google, vc vem e fala do portugues do cara blz

      Excluir
  8. Onde estão as referências? Assim não dá pra confiar no texto...

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!