Escala; Fuso horário e projeções catográfica - Exercícios Vestibulares (1ª Parte)



A escala interfere no processo de comunicação cartográfica. A escolha de um trabalho com escalas pequenas, médias ou grandes irá definir, em parte, o que poderá ser representado no mapa. A escolha da escala dependerá, é claro, dos objetivos que se pretende cumprir com o mapa, a quem se destina e para que serve. No sentido de trabalhar essa questão, um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas:

Cartograma 1 - escala de 1:25.000
Cartograma 2 - escala de 1:250.000

Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar

A) o cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação de mais detalhes.
B) o cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando representar mais detalhes.
C) o cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas.
D) o cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada área.
 


1. (UFPEL 2005) O conhecimento dos fusos horários, da localização e orientação de diferentes lugares do mundo tem adquirido cada vez maior importância numa economia globalizada. Para a realização de negócios, no mercado financeiro mundial, por exemplo, essas noções são fundamentais. Observe a tabela e o mapa a seguir.


Considere que a abertura das bolsas de valores ocorre às 9h (hora local).
Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que, a partir de Porto Alegre, a seqüência verificada para a abertura das bolsas será, respectivamente,

a) Londres, Pequim, Tóquio e Nova York, e que a cidade de Porto Alegre terá seu horário sempre atrasado em relação a Londres.
b) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e que as cidades de Nova York e Porto Alegre estão no mesmo hemisfério, o Ocidental.
c) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio, e que Porto Alegre, das cidades citadas, é a única localizada no Hemisfério Sul.
d) Nova York, Tóquio, Pequim e Londres, e que Tóquio e Pequim estão no mesmo hemisfério, o Oriental, que varia de 0° a 90° para leste do Meridiano Inicial, o que justifica suas longitudes possuírem a indicação E.
e) Nova York, Londres, Pequim e Tóquio e que Londres está no Hemisfério Setentrional, que varia de 0° a 180° para norte, a partir do Equador.

2. (UFRS 2000) Na última etapa de uma competição aeronáutica internacional, uma equipe formada pelos aviões A e B tem a seguinte tarefa para realizar: o avião A deverá sair às 13 horas (hora local) da cidade de Vila dos Remédios (Fernando de Noronha-PE), com destino à cidade de Manaus-AM; o avião B somente poderá sair da cidade de Vila dos Remédios após a chegada do avião A em Manaus. Para realizar esta tarefa, os pilotos receberam as seguintes informações técnicas: a cidade de Vila dos Remédios está localizada no 1° fuso horário do Brasil, a cidade de Manaus está localizada no 3° fuso horário do Brasil e o tempo de vôo entre as duas cidades tem a duração de 8 horas.
Com base no exposto acima, assinale a alternativa que contém, respectivamente, o horário da chegada do avião A em Manaus e o horário da saída do avião B de Vila dos Remédios.
a) 15h e 17h
b) 19h e 21h
c) 21h e 19h
d) 21h e 22h
e) 21h e 23h

3. (PUCRS 2004) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,
a) Los Angeles e Nova York.
b) Londres e Paris.
c) Roma e Istambul.
d) Dakar e Nairobi.
e) San Diego e Tegucigalpa.


4. (UFRN 2003) Os jogos da última Copa do Mundo, realizados na Coréia do Sul e no Japão, foram transmitidos no Brasil com uma diferença de 12 horas, devido ao fuso horário.


"Trabalhando com Mapas - Introdução à Geografia". São Paulo: Ática, 1997, p. 21.
O jogo entre o Brasil e a Turquia, realizado no dia 03 de junho de 2002, teve início às 06 horas (horário de Brasília).
Com base no mapa de fusos horários, podemos afirmar que o referido jogo foi visto, respectivamente, por egípcios no Cairo, indianos em Bombaim e americanos em Los Angeles, às

a) 13 horas / 02 horas / 23 horas.
b) 23 horas / 13 horas / 02 horas.
c) 14 horas / 11 horas / 01 hora.
d) 11 horas / 14 horas / 01 hora.

5. (UNESP 2003) Que horas devem marcar os relógios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em São Paulo, que fica no terceiro fuso, também a oeste, são doze horas, no horário de verão?
a) Duas horas.
b) Nove horas.
c) Treze horas.
d) Quinze horas.
e) Dezenove horas.

6. (UFU 2001) Um avião parte de Rio Branco (Acre) às 10 horas da manhã do dia 15 de julho com destino ao Rio de Janeiro. O tempo de viagem é de 4 horas. Pergunta-se:



I - Hora no Rio de Janeiro no momento da decolagem.
II - Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada ao Rio de Janeiro, caso o relógio não tivesse sido acertado.
III - Hora no Rio de Janeiro no momento do pouso.
IV - Hora em Rio Branco no momento do pouso no Rio de Janeiro.
V - Hora em Londres (próxima ao meridiano de Greenwich) no momento da decolagem de Rio Branco.
As respostas corretas são, respectivamente
a) 15 h, 14 h, 16 h, 14 h, 12 h
b) 12 h, 14 h, 16 h, 14 h, 15 h
c) 10 h, 16 h, 14 h, 14 h, 15 h
d) 12 h, 14 h, 14 h, 16 h, 15 h

________________
Gabarito: 1–b / 2–b / 3-b / 4-d / 5-b / 6–b.

EXERCÍCIO (PARTE 2)

1ª Questão: A hora não é a mesma em todos os lugares do mundo. Quando são 9 horas da manha em Brasília, são 21 horas em Tóquio, no Japão. Isso acontece porque a definição do tempo está relacionada com o movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do Sol. Enquanto uma região da Terra está iluminada a região oposta está na escuridão Isto significa que estas regiões estão em diferentes fusos horários e o estudo deste tema permitirá a compreensão desses fenômenos de acordo com o texto, a imagem e seus conhecimento marque a única alternativa CERTA:

a) ( ) A hora não é a mesma em todos os lugares do mundo porque a definição de tempo está relacionada com o movimento de rotação da Terra. Assim, quando uma parte da Terra está iluminada pelo Sol é dia, enquanto na outra parte da Terra, escura, é noite.
b) ( ) Dentro de um mesmo fuso horário a hora é diferente para um país que se encontre no hemisfério norte e no  hemisfério sul, desse mesmo fuso, para outro país.
c) ( ) A hora no fuso horário do ponto A está atrasada em relação ao fuso horário 12 horas.
d) ( ) A hora no fuso horário do ponto A é igual a 15 horas


2ª Questão: Leia o texto a seguir, interprete a imagem e responda o que se pede:
“O mapa não deve ser entendido apenas como uma simples ilustração. Ele é um meio de comunicação, uma fonte de conhecimento sobre determinada realidade. Segundo Yves lacoste, geógrafo francês, ler uma carta ou um mapa significa saber agir sobre o terreno”

Em relação ao tema, é incorreto afirmar:

a) Em relação a fiura apresentada,podemos concluir que “A” é uma projeção plana, “B” éuma projeção cilíndrica e “C” é uma projeção cônica.
b) as projeções cartográficas classificam-se em três categorias principais: cilidrica, cônica e plana.
c) A única representação cartográfica da Terra que não apresenta deformação é oPlanisfério de Mercator
d) A representação da superfície cerva da Terra numa superfície plana, como em um mapa, se faz através de representações cartográficas. Procura-se, com isso, minimizar as deformações decorrentes da representação do espaço tridimensional em um plano



3ª Questão:  (Mack-2006) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,
a) 3,6km2.
b) 36 km2.
c) 360 km2.
d) 3.600 km2.
e) 36.000 km2.

4ª Questão: (ENEM-2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e
São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer melhor uso dessas informações.


Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:

a) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).
b) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).
c) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas).
d) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas).
e) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas).

Resposta: Alternativa correta “C”



Comentários:
A questão ressalta a importância do conhecimento sobre o funcionamento do sistema de fusos horários global. O importante nessa questão não é fazer cálculo de fusos horários, mas perceber que ao abrir o pregão de uma bolsa de valores, deve-se começar com a localidade que tem o horário mais adiantado e terminar com aquela que tem o menor horário.

O mapa, apesar de apresentar muitas falhas do ponto de vista cartográfico, mas a leitura adequada dele é de fundamental importância na resolução da questão.

5ª Questão (ENEM-2000) – Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras:

1. Instalação de um parque industrial.
2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.

Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:

a) E e G
b) H e A
c) I e E
d) B e I
e) E e F
Resposta: Alternativa correta C
Comentários:

A instalação de uma torre de transmissão e recepção tem de ser no ponto mais alto (curva de nível com maior valor), ponto B ou ponto E, e a instalação de um parque industrial em região menos íngremes, próximas aos centros urbanos, das vias de transporte (rodovias) e distante dos vales fluviais e da vegetação, ponto I
Ou ainda (outra explicação:)
Considerando-se as condições necessários, a indústria deve permanecer em I, a jusante do rio, em relação à cidade (para evitar a contaminação das águas que possivelmente, são por ela utilizadas) e a torre de transmissão e recepção em E, que apresenta uma elevação com um platô, próprio para a sua instalação. 



6ª Questão (UECE-2000) Considere dois mapas que representam a
Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com as seguintes
escalas:
Mapa 01 (1:50.000);
Mapa 02 (1:500.000)

Pode-se afirmar verdadeiramente que:

a) em ambos os mapas há uma representação cartográfica com grande riqueza de detalhes;
b) os dois mapas possuem o mesmo tamanho;
c) o mapa 02 apresenta riqueza de detalhes por ter escala grande
d) o mapa 01 tem maior tamanho e representa com maior riqueza de detalhes a área da RMF

7ª Questão: (Mack-2004) Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:
a) 1 : 1.200.000
b) 1 : 2.000.000
c) 1 : 12.000.000
d) 1 : 20.000.000
e) 1 : 48.000.000

8ª Questão: (Mack-2006) Sobre um mapa, com escala 1:750.000, um geógrafo demarca uma reserva florestal com formato de um quadrado, apresentando 8cm de lado. A área da reserva florestal medirá, na realidade,
a) 3,6km2.
b) 36 km2.
c) 360 km2.
d) 3.600 km2.
e) 36.000 km2.
 

9ª Questão: A viagem de um empresário de Santiago (Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:

- Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6 horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.

- Depois de uma escala de 2 horas, decola com destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem.

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir.

( ) O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia 2 de janeiro de 2005.
( ) O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de janeiro de 2005.
( ) A diferença de horário entre Santiago e Roma é de 6 horas.
( ) A diferença de horário entre Santiago e São Paulo é de 2 horas.

A seqüência correta é
a) V - F - V - F.
b) V - V - V - F.
c) F - F - F - V.
d) F - F - V - V.
e) V - V - F - V.

10ª Questão: Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.
a) 22 h do sábado.
b) 23 h do sábado.
c) 01 h do domingo.
d) 10 h do domingo.
e) 12 h do domingo.

11ª Questão: Um grupo de pesquisadores partiu de Brasília às 08 horas, rumo à cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Sabendo-se que a diferença entre as duas cidades é de 05 fusos horários e que o vôo durou 08 horas, os pesquisadores chegaram a São Francisco às: 

a) 23 horas.
b) 16 horas.
c) 13 horas.
d) 11 horas.

12ª Questão:Os EUA é um país muito grande. Em Nova York são 14h. Qual o horário de Los Angeles que está 4 fusos horários para oeste? E No Texas que está 2 fusos horários para oeste de Nova York?


13ª Questão:(PUC RS)
INSTRUÇÃO: Imagine que você tem diante de si dois mapas que representam a área urbana do Município de Porto Alegre, de acordo com as escalas seguintes:

Mapa 1 – escala 1:50.000
Mapa 2 – escala 1:1.000.000

Com base nesses dados, é correto afirmar que:

a) Em ambos os mapas ocorre uma representação rica em detalhes, o que
facilita a leitura dos elementos urbanos que constituem a cidade.

b) A escala do mapa 1 é mais recomendada para planisférios que fazem parte de atlas escolares.

c) Um mapa na escala 1:500 possibilita a representação da área urbana de Porto Alegre com mais detalhes que os mapas 1 e 2.

d) O mapa 2, por ser maior que o mapa 1, é mais favorável à representação de detalhes que este último.

e) A riqueza de detalhes que um mapa pode representar não depende da escala, e sim da qualidade da legenda.

14ª Questão:(UNIMONTES MG)
Um turista está no início da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, e quer chegar até um cinema nessa mesma avenida. Ele quer saber quanto ainda deverá caminhar, por isso olha num mapa da cidade, cuja escala é 1:6000, e conclui que a distância entre o local em que ele está e o cinema mede 20 cm.
Qual a distância, no espaço real, a ser percorrida pelo turista para chegar ao cinema?

a) 6 km.
b) 0,6 km.
c) 1,2 km.
d) 12 km.

15ª Questão:O professor de Geografia de Maria, que mora numa cidade do interior de Mato Grosso, solicitou que todos os alunos elaborassem uma representação do bairro onde moram.
A partir dessas informações, assinale a escala cartográfica que Maria deveria utilizar, considerando o tamanho da área a ser representada.

a) 1:100.000
b) 1:750.000 
c) 1:1.500.000  
d) 1:10.000  
e) 1:250.000 

16ª Questão: A coluna da esquerda, abaixo, apresenta o nome de duas das principais projeções cartográficas; a da direita, características relacionadas a uma ou a outra dessas projeções.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

1. projeção de Mercator
( ) mantém as formas dos continentes
2. projeção de Peters
( ) as regiões polares aparecem muito exageradas
( ) dá destaque ao mundo subdesenvolvido
( ) é excelente para a navegação

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 1 – 1 – 1 – 2.
b) 1 – 1 – 2 – 1. 
c) 2 – 1 – 2 – 1.  
d) 2 – 2 – 1 – 1.
e) 2 – 2 – 1 – 2. 
 

17ª Questão:Em um mapa geográfico, cuja escala é 1:1.000.000, duas localidades distanciam-se, em linha reta, 22 cm. Assinale a alternativa que indica corretamente a distância real entre as duas localidades.

a) 222 km.
b) 220 Km.
c) 2 km.
d) 2,2 km.
e) 22 km.
 

18ª Questão:Os mapas representam as superfícies terrestres. A fim de que se possa visualizá-las numa folha de papel ou na tela de um computador, usamos escalas. Uma escala constitui a relação de redução entre as dimensões apresentadas no mapa e seus valores reais correspondentes no terreno representado.

Considere que, em uma planta urbana, a distância entre dois bairros é representada por 20 cm. Sabe-se que a distância real em linha reta entre eles é de 4 km. Com base nessas informações, pode-se deduzir que a escala neste caso corresponde a

a) 1: 5.
b) 1: 80.
c) 1: 2 000.
d) 1: 20 000.
e) 1: 8 000 000.

19ª Questão:Num mapa de escala não citada, a menor distância entre São Paulo e Rio de Janeiro é de 4 cm. Sabendo-se que
a distância real entre ambas é de 400 km, em linha reta, é correto afirmar que o mapa foi feito na escala de:
A)1:40.
B) 1 :10.000000.
C) 1:800.000.
D) 1:5.000.000.

20ª Questão:Em um mapa de escala 1:12.000.000, a distância em linha reta entre dois pontos é de 6 cm. Qual a distância real
entre os dois pontos:
A) 72 km
B) 200 km
C) 7200 km
D) 720 km
   
21ª Questão:(UECE) - Considere mapas com as seguintes escalas numéricas:

I - 1: 1.000.000
II -1: 2.000.000
III -1: 1.000
IV -1: 2.000

Pode-se afirmar corretamente que:

a) Dentre as escalas apresentadas, III é a maior, servindo para mapeamentos de detalhe, inclusive de áreas urbanas.
b) A escala II é a maior, viabilizando mapeamentos com elevado grau de detalhamento.
c) As escalas III e IV permitem o mapeamento de áreas extensas, superiores a 1.000.000 km2, como o Estado do Ceará.
d) A escala I é a que melhor se adéqua para o mapeamento detalhado do município de Fortaleza.

22ª Questão: (ULBRA) - Qual a escala de uma carta na qual uma estrada de 1600m reais é representada por 64 cm?

a) 1:25
b) 1:250
c) 1:2500
d) 1:25000
e) 1:250000

23ª Questão:(FURG) - Em um mapa com escala de 1:500 000, um comprimento de 2,5cm corresponde a uma distância de:

a)12,5 Km
b) 75 Km
c) 125 Km
d) 175 Km
e) 1.250 Km


24ª Questão:(Unesp 2003) - A figura representa o palco da guerra entre a coalizão Anglo-Americana e o Iraque.


Usando as referências contidas na figura e considerando que a distância entre o centro de Bagdá e o limite do último círculo fosse de 5 cm, a escala do mapa seria:

a) 1: 160000000.
b) 1: 53000000.
c) 1: 20000000.
d) 1: 15000000.
e) 1: 3200000.

25ª Questão:(UFRS) - Sabendo que a Terra tem um raio médio de 6371km e que um globo que a representa tem 25,4cm de diâmetro, é correto afirmar que a escala desse globo corresponde, aproximadamente, a:

a) 1: 81.000
b) 1: 5.000.000
c) 1: 6.300.000
d) 1: 50.000.000
e) 1: 100.000.000

26ª Questão:(UFRN) Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; cartograma 2 - escala de 1:500.000. Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o:

a) cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação de mais detalhes.
b) cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes.
c) cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas.
d) cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada área.
Escala; Fuso horário e projeções catográfica - Exercícios Vestibulares (1ª Parte) Escala; Fuso horário e projeções catográfica - Exercícios Vestibulares (1ª Parte) Reviewed by Gilvan Fontanailles on abril 20, 2013 Rating: 5

7 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!