LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


08/03/2013

OFICINA - II Orientação pelos astros:Como fazer?



Orientação em um mapa pelos pontos cardeais

1º momento: Despertar no aluno a necessidade de orientação no espaço, partindo da localização do próprio aluno e de sua necessidade de deslocamento, até os meios de transporte como avião, navio etc.

2º momento: Explicação dos pontos cardeais tomando sempre a posição do sol e o local onde o aluno estiver (se próprio corpo) como pontos de referencia . Marcar com um giz no chão, da sala de aula , os quatros pontos cardeais.
1ª Atividade: Orientação do aluno dentro da sala de aula. Exemplo:


a) Qual a direção que o aluno X tomaria se quisesse sair do seu lugar e ir até a mesa d professor pelo caminho mais curto?

b) Quais as direções que o aluno A tomaria para sair da sala pelo caminho mais curto partindo do seu lugar?

3º. Momento: Despertar no aluno a necessidade de outros pontos de orientação (explicações dos pontos colaterais).


2ª atividade: Alguns colegas de nossa turma resolveram, no sábado jogar uma “pelada” num campinho aqui perto. Esse é um desenho que mostra a posição de cada um, num determinado momento do jogo, em que Marcelo e Renato estão disputando a bola no meio de campo.

Complete os espaço abaixo com os pontos Cardeais e Colaterais de acordo cm o desenho e as suposições feitas sobres o que aconteceu logo depois.

Atenção Observe a posição do Sol – são 6 horas da tarde





a) Se o Renato jogar a bola para o Marcos, ele chutará na direção________________

b) Se Renato atrasar a bola para o João,ele vai chutá-la na direção________________

c) Se a jogada for Marcelo-José-Ricardo, a bola irá primeiro na direção _______________ e depois tomará a direção______________

d) Se o Marcelo ganhar a bola e quiser atrasá-la para o Paulo,ele chutará na direção ___________________

e) Se o Marcelo foi o craque do jogo e marcou um golaço no “frangueiro” do Carlos, ele chutou na direção

3ª. Atividade: Esta é a planta de uma pequena cidade com seus pontos mais importantes marcados. Observecom atenção a planta e a sua legenda e responda o que for pedido.


Observando a posição do Sol e considerando que são 6 horas da manhã, responda:

a) Se você estiver no hotel e precisar ir até hospital, que direção você tomará?
b) Se você, ao sair da fabrica, for fazer compras no supermercado,que direção você vai tomar?
c) Se você sair do correio e quiser ir até a igreja, pelo caminho mais curto, você tomará as direções ___________ e _____________________.
d) Se você estiver no aeroporto e quiser ir até a estação rodoviária atravessando a praça, que direção você tomará?

4º. Momento:

- Explique porque o Leste,nos mapa do atlas, está sempre à direita,utilizando o globo terrestre,com movimento de rotação da Terra e um planisfério.

-Fazer o aluno compreender que os diversos mapas dos atlas são como “partes” planisfério representados na mesma posição, mas com escalas diferentes.

RUA, J.: WASZKIAVICUS, F. A.; TANNURI. M. R. P.; PÓVOA NETO, H. para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2 graus. Ri de Janeiro: Access, 1993. P. 22-25.


O jogo de Futebol

- solicite aos alunos que observem a representação gráfica de um campo de futebol, conforme a figura 9. Os jogadores Os jogadores de uma equipe são: A,B,C,D,E,F,G,H,IJ,L. Os demais jogadores pertencem à equipe adversária.

- Peça que planejem jogadas que conduzam seu time a realizar um gol. A bola inicialmente encontra-se cm o goleiro. Eles deverão traçar setas indicando as direções das mesmas, preenchendo a tabela abaixo e empregando os pontos cardeais e colaterais






- Após a realização do gol, peça aos alunos que respondam as questões como essas:

1. Suponha que a bola esteja com o jogador D, para quem você acredita que ele deva passar a bola, a fim de que ocorra um gol mais facilmente? Por quê?

2. Em que setor do estádio você gostaria de assistir à partida – Sul, Norte, Leste ou Oeste, sendo que o jogo ocorre em Porto Alegre, no mês de janeiro e inicia às 14 horas?


CASTRO GIOVANNI, A.C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. Porto Alegre Mediações, 2000.p. 45-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...