LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


08/03/2013

OFICINA - II Orientação pelos astros:Como fazer?



Orientação em um mapa pelos pontos cardeais

1º momento: Despertar no aluno a necessidade de orientação no espaço, partindo da localização do próprio aluno e de sua necessidade de deslocamento, até os meios de transporte como avião, navio etc.

2º momento: Explicação dos pontos cardeais tomando sempre a posição do sol e o local onde o aluno estiver (se próprio corpo) como pontos de referencia . Marcar com um giz no chão, da sala de aula , os quatros pontos cardeais.
1ª Atividade: Orientação do aluno dentro da sala de aula. Exemplo:


a) Qual a direção que o aluno X tomaria se quisesse sair do seu lugar e ir até a mesa d professor pelo caminho mais curto?

b) Quais as direções que o aluno A tomaria para sair da sala pelo caminho mais curto partindo do seu lugar?

3º. Momento: Despertar no aluno a necessidade de outros pontos de orientação (explicações dos pontos colaterais).


2ª atividade: Alguns colegas de nossa turma resolveram, no sábado jogar uma “pelada” num campinho aqui perto. Esse é um desenho que mostra a posição de cada um, num determinado momento do jogo, em que Marcelo e Renato estão disputando a bola no meio de campo.

Complete os espaço abaixo com os pontos Cardeais e Colaterais de acordo cm o desenho e as suposições feitas sobres o que aconteceu logo depois.

Atenção Observe a posição do Sol – são 6 horas da tarde





a) Se o Renato jogar a bola para o Marcos, ele chutará na direção________________

b) Se Renato atrasar a bola para o João,ele vai chutá-la na direção________________

c) Se a jogada for Marcelo-José-Ricardo, a bola irá primeiro na direção _______________ e depois tomará a direção______________

d) Se o Marcelo ganhar a bola e quiser atrasá-la para o Paulo,ele chutará na direção ___________________

e) Se o Marcelo foi o craque do jogo e marcou um golaço no “frangueiro” do Carlos, ele chutou na direção

3ª. Atividade: Esta é a planta de uma pequena cidade com seus pontos mais importantes marcados. Observecom atenção a planta e a sua legenda e responda o que for pedido.


Observando a posição do Sol e considerando que são 6 horas da manhã, responda:

a) Se você estiver no hotel e precisar ir até hospital, que direção você tomará?
b) Se você, ao sair da fabrica, for fazer compras no supermercado,que direção você vai tomar?
c) Se você sair do correio e quiser ir até a igreja, pelo caminho mais curto, você tomará as direções ___________ e _____________________.
d) Se você estiver no aeroporto e quiser ir até a estação rodoviária atravessando a praça, que direção você tomará?

4º. Momento:

- Explique porque o Leste,nos mapa do atlas, está sempre à direita,utilizando o globo terrestre,com movimento de rotação da Terra e um planisfério.

-Fazer o aluno compreender que os diversos mapas dos atlas são como “partes” planisfério representados na mesma posição, mas com escalas diferentes.

RUA, J.: WASZKIAVICUS, F. A.; TANNURI. M. R. P.; PÓVOA NETO, H. para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2 graus. Ri de Janeiro: Access, 1993. P. 22-25.


O jogo de Futebol

- solicite aos alunos que observem a representação gráfica de um campo de futebol, conforme a figura 9. Os jogadores Os jogadores de uma equipe são: A,B,C,D,E,F,G,H,IJ,L. Os demais jogadores pertencem à equipe adversária.

- Peça que planejem jogadas que conduzam seu time a realizar um gol. A bola inicialmente encontra-se cm o goleiro. Eles deverão traçar setas indicando as direções das mesmas, preenchendo a tabela abaixo e empregando os pontos cardeais e colaterais






- Após a realização do gol, peça aos alunos que respondam as questões como essas:

1. Suponha que a bola esteja com o jogador D, para quem você acredita que ele deva passar a bola, a fim de que ocorra um gol mais facilmente? Por quê?

2. Em que setor do estádio você gostaria de assistir à partida – Sul, Norte, Leste ou Oeste, sendo que o jogo ocorre em Porto Alegre, no mês de janeiro e inicia às 14 horas?


CASTRO GIOVANNI, A.C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. Porto Alegre Mediações, 2000.p. 45-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...