Exercício/Comentado: FUSO HORÁRIO





01) (UFCE-1999) Sobre o sistema de fusos horários, é verdadeiro afirmar que eles são 24, cada um deles:

(A) equivalendo a 15° de longitude.
(B) equivalendo a 10° de longitude.
(C) correspondendo a 10° de latitude.
(D) correspondendo a 15° de latitude.
(E) estabelecido segundo a linha do Equador.

GEOGRAFALANDO COMENTA:

A Terra é uma esfera (circunferência) e como tal possui 360°. Ela realiza um movimento em torno de seu próprio eixo que para completar um giro completo sobre o seu eixo A Terra demora cerca de 24 horas: 


Para a determinção do sistema de fuso horário global dividiram-se os 360º da Terra pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultando em 15 graus. Sendo assim cada um deles correspondem a 15° graus.
Resposta: Alternativa correta “A”


 

02) (UFJF-1998) Se viajarmos em direção ao Ocidente, estamos correndo contra o tempo. Saímos tarde e chegamos mais cedo. Por isso, adotou-se a Linha Internacional de Mudança de Data. Se ela é cruzada de Oeste para leste, o momento após o cruzamento é o dia seguinte.

Marque a alternativa que apresenta onde se situa a Linha Internacional de Mudança de Data:

(A) a 90° de Longitude Oeste;
(B) a 180° de Longitude;
(C) a 90° de Longitude Leste;
(D) a 360° de Longitude;
(E) no Meridiano de Greenwich.


GEOGRAFALANDO COMENTA: O antimeridiano de Greenwich é a Linha Internacional de Mudança de Data localizada no meridiano  180º, no Oceano Pacífico.
Observe a ilustração abaixo:
 

Resposta: Alternativa correta “B”


03) (UEL-2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de oito horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

(A) 22 h do sábado.
(B) 23 h do sábado.
(C) 01 h do domingo.
(D) 10 h do domingo.
(E) 12 h do domingo.


GEOGRAFALANDO COMENTA:
Tóquio = 1 hora da manhã de um domingo.
Manaus= 
Diferença horário= 11 horas.
Duração da viagem: 8 horas
Obs. Manaus está a esquerda de Tóquio.  Você irá subtrai a difrença horária(11 horas) da hora conhecida (Tóquio= 1 hora)

Resolução
Primeiro passo: você subtrair às 2 hora do Domingo (0:00 hora e 1:00 hora), resta então 9 horas para você subtrair do dia anterior (sabado) 24 - 9=15 horas 

Segundo passo: agora você soma o tempo de viagem com a hora conhecida de Manaus:    
15:00h + 8:00h = 23 horas 

Resposta: Alternativa correta “B”
    
04) Um programa televisivo apresentado às 20:00 em Brasília será transmitido, simultaneamente, a que horas em Fernando de Noronha e no Acre, respectivamente?

(A) 20:00 e 21:00
(B) 19:00 e 20:00
(C) 21:00 e 20:00
(D) 20:00 e 20:00
(E) 21:00 e 19:00


GEOGRAFALANDO COMENTA: 

Brasília=20:00h (está localizada no fuso 45° oeste). 
Fernando de Noronha = ______ (está no fuso 30°O + 1 hora em relação a Brasília).
Acre= ______ (por sua vez, pertence, de acordo com a nova Lei do fuso horário nacional, ao fuso 60°O - 1 hora em relação a Brasília). Veja:




Resposta: Alternativa correta “E”



05º Questão: Um time de futebol de São Paulo irá enfrentar uma equipe de Roraima. A delegação do time paulista embarca às 08:00 rumo ao seu destino, e após 6 horas de viagem o time chega. Qual o horário que o time de São Paulo desembarcou em Roraima?


GEOGRAFALANDO COMENTA:
 
São Paulo: 45° O.
Roraima: 60° O.
Tempo de viagem: 6 horas.
Hora do embarque: 8:00h

Resolução: Como Roraima  apresenta 1 hora a menos que São Paulo, então 7:00 somando o tempo do deslocamanto (6 + 7:00h =13 horas) o time paulista desembarcou às 13:00 em Roraima.
 
    
06º Questão: Um time de futebol do estado de São Paulo (localizado no fuso 45° O) irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 14h e a viagem terá duração de 6 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final:
a) 19h
b) 17h
c) 21h
d) 20h
e) 18h

GEOGRAFALANDO COMENTA:
São Paulo: 45° O.
Roraima: 60° O.
Tempo de viagem: 6 horas.
Hora do embarque: 14:00h  
Resolução: Como Roraima  apresenta 1 hora a menos que São Paulo, então 13:00 somando o tempo do deslocamanto (6 + 13:00h =19 horas) o time paulista desembarcou às 19:00 em Roraima.




Resposta: Alternativa correta “A”
                                      
05º Questão: Um empresário amazonense está com uma viagem marcada às 6h para o Rio Grande do Sul. O percurso tem duração de 7 horas e 30 minutos. Considerando o horário do Rio Grande do Sul, a que horas o empresário desembarcará?


GEOGRAFALANDO COMENTA:
Amazonas, localizado no fuso (60° O), possui uma hora a menos com relação ao 
Rio Grande do Sul (45° O).

A viagem terá 7 horas e 30 minutos de duração. Considerando que o empresário irá embarcar às 6h, temos:

6h00min (horário de embarque) + 7h30min (tempo de viagem) = 13h30min.

Entretanto, deve-se adiantar uma hora, pois o estado do Amazonas possui uma hora a menos com relação ao estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim: 13h30min + 1 hora = 14h30min.

Resposta: Portanto, o empresário amazonense desembarcará às 14h30min no Rio Grande do Sul.

06º Questão: Analise o mapa e identifique as principais mudanças do fuso horário brasileiro. Explique os motivos responsáveis por essa modificação.


Resposta: Através da análise do mapa é possível identificar algumas alterações no fuso horário brasileiro:

O estado do Acre e a porção extremo oeste do Amazonas pertenciam ao fuso 75° O, ou seja, com menos 5 horas em relação ao Meridiano de Greenwich e com menos 2 horas em relação ao horário de Brasília. Com as mudanças, esses territórios passaram a integrar o fuso 60° O.

Outra mudança se refere ao estado do Pará, que possuía a porção oeste no fuso 60° O e a porção leste no fuso 45° O. Desde as modificações, todo o estado passou a pertencer ao fuso 45 °O.

As modificações no fuso horário brasileiro foram propostas pelo Senador Tião Viana (PT – AC) e aprovadas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal motivo alegado foi o de adequar os horários dos programas televisivos exibidos em rede nacional, levando-se em consideração a faixa etária da população, pois esses programas seguem o horário de Brasília, que era duas horas adiantado em relação ao horário do Acre e da porção oeste do Amazonas. Nesse sentido, uma programação exibida às 23h na capital federal era transmitida às 21h nesses dois locais.

07º Questão: Analise as alternativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Todos os territórios da Região Nordeste possuem o mesmo horário de Brasília, exceto o arquipélago de Fernando de Noronha.
b) Com as alterações no fuso horário brasileiro, os estados do Pará e do Acre passaram a ter o mesmo horário de Brasília.
c) As Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste têm 3 horas a menos em relação ao Meridiano de Greenwich.
d) De acordo com o novo fuso horário do Brasil, Amazonas e Acre possuem 1 hora a menos em relação à Brasília e 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
e) Um programa televisivo apresentado ao vivo às 22:00 no Rio Grande do Sul estará sendo transmitido às 21:00 no Amapá.

Resposta:
a) Verdadeiro – Com exceção de Fernando de Noronha, todos os territórios nordestinos estão localizados no mesmo fuso horário de Brasília (45° O).
b) Falso – O estado do Pará passou a ter o mesmo horário de Brasília (45° O), entretanto, o estado do Acre apresenta 1 hora a menos em relação à Brasília (60° O), antes da alteração do fuso brasileiro a diferença era de 2 horas (75° O).
c) Falso – As Regiões Sul e Sudeste (45°O) possuem 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich (0°), pois a cada 15°O há uma redução de 1 hora: 45/15 = 3. Porém, na Região Centro-Oeste, apenas Goiás e Distrito Federal estão 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich, pois Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão localizados no fuso horário 60° O, portanto, eles estão 4 horas a menos.
d) Verdadeiro – Com a alteração do fuso horário, Amazonas e Acre passaram a integrar o fuso 60° O, apresentando, portanto, 1 hora a menos em relação à Brasília e 4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
e) Falso - Os dois estados pertencem ao fuso horário 45° O, sendo assim, o programa será exibido no mesmo horário.

08º Questão: Analise as afirmativas sobre o fuso horário brasileiro e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) O território brasileiro está localizado a leste do Meridiano de Greenwich, portanto, as horas são adiantadas com relação ao marco inicial (0°).
b) Fernando de Noronha está situado na zona que corresponde a 30° O, sendo a porção do território brasileiro onde as horas são as mais adiantadas.
c) Todas as unidades federativas da Região Sul e Sudeste apresentam o mesmo horário de Brasília, que é considerado o horário oficial do Brasil.
d) Em consequência da pouca distância do território brasileiro no sentido leste-oeste, o país não apresenta fusos horários distintos.
e) De acordo com as mudanças no fuso horário brasileiro, o estado do Acre passou a pertencer ao fuso 60° Oeste, ou seja, - 4 horas com relação ao meridiano de Greenwich.

Resposta:
Resposta: FVVFV

a) Falso – O território brasileiro está situado a oeste do Meridiano de Greenwich, que é o marco inicial (0°) dos fusos horários. Portanto, as horas são atrasadas com relação ao marco inicial.
b) Verdadeiro – O território de Fernando de Noronha está localizado no fuso 30° O, apresentando as horas mais adiantadas do Brasil.
c) Verdadeiro – O horário oficial do Brasil é o de Brasília (45° O). Todas as unidades federativas que integram a Regiões Sul e Sudeste estão situadas no mesmo fuso da capital federal.
d) Falso – O território brasileiro apresenta uma grande distância no sentido leste-oeste (4.319,4 quilômetros), fato que lhe proporciona a existência de mais de um fuso horário.
e) Verdadeiro – O Acre pertencia ao fuso horário 75° O, entretanto, a aprovação de uma Lei, em 2008, estabeleceu que o estado passasse a integrar o fuso 60° O.

09º Questão: Observe os mapas dos fusos horários brasileiros antes e depois das alterações e destaque as principais modificações realizadas com a implantação da Lei que estabeleceu o novo fuso horário no Brasil.

Resposta:
Antes da modificação do fuso horário do Brasil, os estados seguiam a seguinte hora em relação ao meridiano de Greenwich e à Brasília:

Fernando de Noronha = 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a mais em relação à Brasília.

Todos os estados das Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste), Distrito Federal (Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte) e a porção leste do Pará (Norte) = 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília.

Mato Grosso (Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima (Norte), oeste do Pará e centro-leste do Amazonas = 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília.

Acre e porção oeste do Amazonas = 5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília.

Modificação do fuso horário:

Fernando de Noronha = 2 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a mais em relação à Brasília.

Todos os estados das Regiões Nordeste, Sul, Sudeste, Goiás (Centro-Oeste), Distrito Federal (Centro-Oeste), Tocantins (Norte), Amapá (Norte), Pará (Norte) = 3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília.

Mato Grosso (Centro-Oeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rondônia (Norte), Roraima (Norte), Amazonas (Norte) e Acre (Norte) = 4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília.

Portanto, com a modificação do fuso horário brasileiro, o estado do Pará passou a estar totalmente no fuso 45° O (3 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e a mesma de Brasília), o estado do Acre e a porção leste do Amazonas foram incluídos no fuso 60° O (4 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 1 hora a menos em relação à Brasília). O fuso 75° O (5 horas a menos em relação ao meridiano de Greenwich e 2 horas a menos em relação à Brasília) deixou de ser utilizado no Brasil.



10º Questão: A linha imaginária, que corresponde ao marco inicial (0°) dos fusos horários é:

a) Meridiano de Greenwich
b) Trópico de Câncer
c) Linha do Equador
d) Círculo Polar Ártico
e) Trópico de Capricórnio

Resposta: Alternativa correta: letra “A”

a) Verdadeiro – O Meridiano de Greenwich é a linha imaginária responsável por dividir o globo terrestre em ocidente (oeste) e oriente (leste). Esse é considerado o marco inicial (0°) dos fusos horários, e pelo fato de a Terra girar no sentido de oeste para leste, os fusos a leste de Greenwich têm as horas adiantadas (+). Já os fusos situados a oeste do Meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).
b) Falso – O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada ao norte da linha do Equador.
c) Falso – A Linha do Equador é responsável pela divisão do globo terrestre em Hemisfério Norte (setentrional) e Hemisfério Sul (meridional). Essa linha imaginária não tem relação com os fusos horários.
d) Falso – O Círculo Polar Ártico é uma linha imaginária que está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio.
e) Falso – O Trópico de Câncer é uma linha imaginária localizada ao norte da linha do Equador.


 
EXERCÍCIOS OBRIGATÓRIOS:

01) (Mack-2004) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 23h30min da quarta-feira.
d) 0h30min da quinta-feira.
e) 2h30min da quinta-feira.

Resposta: Alternativa correta C

Comentários:




02º Questão: Um avião faz uma viagem em duas etapas: 1º ETAPA – sai de Santiago (75ºLO), no Chile, às 07 horas do dia dois e faz escala em São Paulo (45º LO), após quatro horas de viagem; 2º ETAPA – depois de quatro horas, levanta voo novamente com destino a Roma (15º LL).
Responda;

a) A que horas o avião chega à São Paulo? 13 HORAS 

b) A que Horas o Avião Chega a Roma, sabendo-se que a viagem de São Paulo a Roma dura dez Horas? 07 HORAS, DIA 03

c) Qual A diferença de horas entre Santiago e Roma? 06 HORAS 

03º Questão:-. (UFAC-2001) Um avião voando a 250 km/h sai de um ponto a 60° W e dirige-se para um ponto a 30° E. Quantos quilômetros e quantos graus percorreriam o avião, se as localidades estivessem nas imediações do equador?

a) 6.660 km e 70°                              b) 7.577 km e 75º
c) 8.880 km e 75º                              d) 8.325 km e 75º            
e)9.990 km e 90º

04º Questão:- (UFAC-2007) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, "A" e "B", encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de "A" às 14h30min e chegou a "B" depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em "B" foi:

(A) 18h30min da quarta-feira.
(B) 19h30min da quarta-feira.
(C) 22h30min da quarta-feira.
(D) 00h30min da quinta-feira.
(E) 02h30min da quinta-feira.

05º Questão: (PUC - Rio Grande do Sul 2007) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° Leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a Oeste de Paulo, e Clara está a 2° Oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que Paulo, Pedro e Clara estão são, respectivamente:




Paulo
Pedro
Clara
A
4 h – dia 6
2h - dia 6
16h – dia 5
B
5h - dia 6
3h – dia 6
5h – dia 5
C
17 h - dia 5
15h – dia 5
18h – dia 5
D
7h – dia 6
9h – dia 5
18h – dia 6
E
5h – dia 6
2h – dia 6
18h – dia 5


06º Questão:- (Unifesp) Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador "plugado" no evento. 






07º Questão:. (Ucpel) Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em:
1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____
2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____
3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____
A sequência correta é

a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).
b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).
c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).
d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).
e) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).


08º Questão:(UFABC) – Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento esportivo que ocorreu em Pequim(1) às 8 horas da manhã do dia 12 de agosto foi visto em São Paulo(2), ao vivo, às

a) 21 horas do dia 11 de agosto.
b) 8 horas da manhã do dia 10 de agosto.
c) 9 horas da manhã do dia 13 de agosto.
d) 20 horas do mesmo dia.
e) 9 horas da manhã do dia 11 de agosto.
RESOLUÇÃO: Resposta: A

09º Questão: ( Enem 2002) O mercado financeiro mundial funciona 24 horas por dia. As bolsas de valores estão articuladas, mesmo abrindo e fechando em diferentes horários, como ocorre com as bolsas de Nova Iorque, Londres, Pequim e São Paulo. Todas as pessoas que, por exemplo, estão envolvidas com exportações e importações de mercadorias precisam conhecer os fusos horários para fazer o melhor uso dessas informações.


Considerando que as bolsas de valores começam a funcionar às 09:00 horas da manhã e que um investidor mora em Porto Alegre, pode-se afirmar que os horários em que ele deve consultar as bolsas e a sequência em que as informações são obtidas estão corretos na alternativa:

(A) Pequim (20:00 horas), Nova Iorque (07:00 horas) e Londres (12:00 horas).
(B) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas) e Pequim (20:00 horas).
(C) Pequim (20:00 horas), Londres (12:00 horas) e Nova Iorque (07:00 horas).
(D) Nova Iorque (07:00 horas), Londres (12:00 horas), Pequim (20:00 horas).
E) Nova Iorque (07:00 horas), Pequim (20:00 horas ), Londres (12:00 horas).


09º Questão: (UFABC) – Considerando a diferença dos fusos horários observados no mapa, um evento esportivo que ocorreu em Pequim(1) às 8 horas da manhã do dia 12 de agosto foi visto em São Paulo(2), ao vivo, às

a) 21 horas do dia 11 de agosto.
b) 8 horas da manhã do dia 10 de agosto.
c) 9 horas da manhã do dia 13 de agosto.
d) 20 horas do mesmo dia.
e) 9 horas da manhã do dia 11 de agosto.
RESOLUÇÃO: Resposta: A




AGORA É SUA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!



10º Questão:. Um avião sai de Moscou  60° L no horário de 13 horas do dia 12.04.10,com destino a Lisboa 0° com o tempo de 2h de viagem. Entre embarque e desembarque o avião levou 2h para sair, com destino a São Paulo (45° O). A que horas e dia o avião chegou em São Paulo?

11º Questão: Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O voo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

12º Questão: Quando em Sidney, na Austrália, situada a 151º de longitude Leste, são 9h, que horas são em Agadir (Marrocos), localizada na longitude 9º Oeste?

13º Questão: Quando em Los Angeles, situada a 118º de longitude ocidental forem 7 horas, que horas serão em Chicago, localizada a 88º de longitude ocidental?

14º Questão: Apesar da dissolução da União Soviética, a Rússia continua sendo o maior país do mundo. Quantas horas de diferença há entre a cidade de Lenigrado, na Rússia européia, localizada a 20º de longitude oriental, e a cidade de Yeropol, na Rússia asiática, situada a 170º de longitude oriental?

15º Questão: Em Vladivostok (153ºL) são 4 horas. Que horas são em Dacar (32º O)?

16º Questão: (UNESP SP/2011) Analise o mapa dos fusos horários:

17º Questão:Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.
Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?

a)Dia 20 às 18h00.
b)Dia 20 às 10h00.
c)Dia 18 às 11h00.
d)Dia 19 às 21h00.
e)Dia 19 às 11h00.

18º Questão: (PUC RS/2011) Três viajantes (A, B e C) saíram de Londres às 20 horas (hora local de Londres) do dia 12 de janeiro, com destino a São Paulo (A), Salvador (B) e Cuiabá (C). Considerando que no Brasil estava ocorrendo o horário de verão, e que a viagem demorou 12 (A), 14 (B) e 16 (C) horas, é correto concluir que o horário e o dia de chegada foram, respectivamente,

a) 7h – dia 13; 6h – dia 13; 8h – dia 13
b) 8h – dia 12; 8h – dia 12; 8h – dia 12
c) 6h – dia 13; 7h – dia 13; 9h – dia 13
d) 8h – dia 13; 6h – dia 12; 9h – dia 12
e) 6h – dia 13; 7h – dia 13; 8h – dia 13



19º Questão: Um programa televisivo apresentado às 20:00 em Brasília será transmitido, simultaneamente, a que horas em Fernando de Noronha e no Acre, respectivamente?

a) 20:00 e 21:00
b) 19:00 e 20:00
c) 21:00 e 20:00
d) 20:00 e 20:00
e) 21:00 e 19:00



20ª Questão: (Mack-2006) Um jatinho particular levanta voo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.
Resposta: Alternativa correta E

Exercício/Comentado: FUSO HORÁRIO Exercício/Comentado: FUSO HORÁRIO Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 14, 2013 Rating: 5

51 comentários

  1. Creio que a questão 03 da UEL seja letra A, e não B. Em outros sites, a duração do vôo era de 9 horas (não 8 como na questão) e por isso a resposta certa seria letra B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Lih... Revisei o meu desenvolvimento da questão 3 e não achei erros.

      Excluir
    2. 1h - Tóquio +9h - duração = 10h (em Tóquio) - 11h = -1 + 24 = 23h do sábado

      Excluir
    3. Sim a resposta certa é 22horas de sábado.

      Excluir
    4. o meu professor colocou essas questoes na prova e todos ficaramem duvida nessa questao

      Excluir
  2. A questão 3 é a letra A, se fosse 9h de duração seria a B :)
    repensem um pouqinho !!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a resposta certa são 22 horas.

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo
    A resposta correta é 22 horas de sábado.

    ResponderExcluir

  5. Galera!! A resposta é a letra B
    Veja a prova e o gabarito da mesma , em:
    http://www.cops.uel.br/vestibular/2006/provas-gabaritos/
    A questão na prova da 2ª fase da UEL ano 2006, trata-se da 15ª questão de geografia entre um total de 20 questões.Veja o link abaixo
    http://www.cops.uel.br/vestibular/2006/provas/geografia_historia.pdf
    15- Considere que um avião supersônico sai da
    cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo
    com direção à cidade de Manaus – AM. A
    duração do vôo é de nove horas e a diferença de
    fuso horário de uma cidade a outra é de onze
    horas. Assinale a alternativa que apresenta
    corretamente a hora e o dia da semana da
    chegada desse avião na cidade de Manaus.
    a) 22 h do sábado.
    b) 23 h do sábado.
    c) 01 h do domingo.
    d) 10 h do domingo.
    e) 12 h do domingo.
    http://www.cops.uel.br/vestibular/2006/provas/gab_geografia_historia.pdf
    Veja:

    Gabarito das Questões Objetivas da Prova do dia 19/12/2005
    GEOGRAFIA
    01 C
    02 C
    03 B
    04 A
    05 B
    06 C
    07 A
    08 D
    09 E
    10 A
    11 C
    12 B
    13 A
    14 E
    15 B
    16 C
    17 B
    18 A
    19 E
    20 D

    Agora! vão atentar o cão com reza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na questão do site houve alteração nos dados de 9 para 8 horas, sendo assim alterou tb a resposta.

      Excluir
    2. na prova esta afirmando que o tempo foi de 9 horas, aqui afirma que o tempo foi de 8 horas. OLHA A QUESTÃO DESSE SITE DE NOVO:

      03) (UEL-2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio à 1 h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus - AM. A duração do voo é de OITO HORAS e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a hora e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

      (A) 22 h do sábado.
      (B) 23 h do sábado.
      (C) 01 h do domingo.
      (D) 10 h do domingo.
      (E) 12 h do domingo.

      1 hora de Tóquio = 14 horas em Manaus, se adicionar OITO HORAS do tempo de viagem fica 9 horas em Tóquio e 22 horas em Manaus. RESPOSTA LETRA A.

      Excluir
  6. Claro que a resposta certa é a alternativa B....mas na questão que vc postou!!!! Nao entendeu??
    Perceba que neste site aqui, a duração do voo é 8 horas e no que vc postou são 9 horas.Aí que entra a diferença. Entendeu??
    OBS: gostei do "vao atentar o cao com reza "....Morri de rir akii...heheheheh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anônimo tá certo! O administrador do site tem que conserta a resposta!

      Excluir
  7. Pra mim a questão está errada, pois entre Manaus e Tóquio há uma diferença de 13 e não 11 horas. Questão mal elaborada.

    ResponderExcluir
  8. na segunda questão dos " exercícios obrigatórios ", como chegar à resposta de 9990?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria que o cálculo estivesse realizado passo a passo para entender pq na questão 3 (obrigatórios) dá 9990 e 90º. os graus foi fácil, mas nãoconsigo entender os km.

      Excluir
    2. É simples: 1 grau de arco no Equador equivale a 111km, então 90 x 111= 9.999 km.
      PS: esse tipo de calculo é aplicado somente para latitudes até 10 graus a partir do Equador no sentido Norte ou Sul. Para distâncias acima desse intervalo, somente com cálculos trigonométrios.

      Excluir
  9. Me ajudem nessa última questão dos exercícios obrigatórios de como chegaram nessa solução

    ResponderExcluir
  10. Me ajudem nessa última questão dos exercícios obrigatórios de como chegaram nessa solução

    ResponderExcluir
  11. Me ajudem nessa última questão dos exercícios obrigatórios de como chegaram nessa solução

    ResponderExcluir
  12. Aproveitano o 'gancho' da questão 03, gostaria de acrescentar uma maneira mais simples de resolver esse problema: MAO TYO
    1) Traçar uma reta w ___l____________________I____E
    ?h 01h
    2) Basta contar as horas decrescente de Toquio dentro da diferença de fuso (11h a menos) até chegar a Manaus.
    3) Somar a hora encontrada de MAO (15H) mais o tempo de voo (8h) = 23h. Pronto, muito fácil!

    Obs.; da maneira como o site explica, é muito complicado, eu não entendi !

    ResponderExcluir
  13. a questão 7 ucpel, o correto é 11,10 e 9 horas e não 11,18 e 9 horas.

    ResponderExcluir
  14. a questão 10 do "agora é sua vez" é impossivel de ser resolvida sem o tempo de voo de Lisboa a São Paulo..

    ResponderExcluir
  15. Gente me ajuda a questão 1 , como chega naquele resultado ?

    ResponderExcluir
  16. a questão 20ª Questão: (Mack-2006) Um jatinho particular levanta voo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. ? como é a resoluçao ?

    ResponderExcluir
  17. a questão 4 está totalmente errada!!!!! a resposta certa seria 21:00 em fernando de noronha que o fuso é +1 em relação a brasília e 18:00 no acre que o fuso é -2 em relação a brasília.

    ResponderExcluir
  18. Quando em Tóquio For 1h, em Manaus serão 12h. a diferença entre as duas cidades são de 13h e não 11h.
    Ex. Tóquio está no fuso 135 Leste e Manaus no 60 Oeste.
    Se em Tóquio são 1h, em Manaus são 12h + 9h (tempo de viagem) = 21h.










    ResponderExcluir
  19. 01) (Mack-2004) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:

    a) 18h30min da quarta-feira.
    b) 19h30min da quarta-feira.
    c) 23h30min da quarta-feira.
    d) 0h30min da quinta-feira.
    e) 2h30min da quinta-feira.

    Resposta: Alternativa correta C

    Não entendi o porquê dessa questão está correta, como seria possível 23:30 alguém pode explicar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidade A 105°W e a Cidade B 45°W

      no mesmo hemisfério subtrai 105 - 45 = 60/15=4
      ENTÃO QUANDO NA CIDADE A FOR 14:30 NA CIDADE B SERÃO 18:30 + tv 5h = 23:30


      Excluir
  20. Olá a questão 9 está com a explicação do fuso horário brasileiro desatualizada. Em setembro de 2013 o Brasil voltou a ter o fuso -5 novamente.

    ResponderExcluir
  21. Qual a resolução dessa não me convenci dessa resposta.

    .
    Um jatinho particular levanta voo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):

    a) 3h do dia 11 de janeiro.
    b) 5h do dia 11 de janeiro.
    c) 3h do dia 10 de janeiro.
    d) 4h do dia 10 de janeiro.
    e) 4h do dia 11 de janeiro.
    Resposta: Alternativa correta qual a resolução

    ResponderExcluir
  22. Por favor... Alguém me ajuda na 14 e na 18??????

    ResponderExcluir
  23. Alguém Me Ajuda Porfavor Alguém Sabe Essa Questão ??? 👉 Um Time de Futebol Viaja da Longitude 60° Leste, Às 10 Horas, Para Uma Cidade Localizada Na Longitude 60° Leste. Se a Viagem Durar 7 Horas, Qual é o Horário Que o Time Chegou ??

    ResponderExcluir
  24. Sugestão. Atualmente o Brasil possui 4 fusos horários

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,
    Meu nome é André, sou professor de Geografia. E gostaria de corrigir o gabarito do enunciado 3 da UEL ... a resposta do enunciado é letra A ( da forma como tá posto o exercício ) e você errou o cálculo no passo a passo, visto que subtraiu a mesma hora 2 vezes, vc no primeiro passo subtraiu 01:00 e 00:00, e no segundo passo subtraiu partindo do 24 que é a mesma hora de 00:00 resultando numa forma errada de fazer.

    RESPOSTA LETRA A ... favor corrigir... erros acontecem ...

    abraços.

    ResponderExcluir
  26. Cadê o ADM do blog para corrigir a questão 3? Comentários de mais de um ano apontando o erro...

    ResponderExcluir
  27. questão 6 por favor, Tóquio, MUmbai e Brasília

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!