LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


24/03/2013

Estrutura Geológica: Noções Gerais

Para a sociedade, é fundamental estudar a estrutura geológica, uma vez que a ocorrência de recursos minerais, como, por exemplo, combustíveis fósseis, está associada ou atrelada a ela. Esta estrutura corresponde ao conjunto de rochas que compõem o subsolo, sustentando as formas de relevo, ou seja, a estrutura geológica é a parte interna da litosfera, constituída por três conjuntos ou domínios.
 
Escudos antigos ou cristalinos: também chamados de crátons, correspondem às áreas mais antigas da Terra, com formação pré-cambriana e compostos por rochascristalinas, como as magmáticas e as metamórficas. Dão origem aos relevos planálticos e algumas depressões, chamadas de plataformas, que correspondem às áreas cratônicas mais baixas, portanto são recobertas por sedimentos. A importância está associada à ocorrência de minerais metálicos, como o ferro e o manganês.
 
Bacias sedimentares: datam das Eras Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica. São mais recentes que os escudos e formadas pela deposição de sedimentos nas partes mais baixas, originando planícies e planaltos sedimentares. A importância é exemplificada pela ocorrência de carvão (Paleozóica) e petróleo (Mesozóica).
Dobramentos modernos: são áreas que apresentam as mais altas cadeias montanhosas do planeta, formadas no período terciário da Era Cenozóica, por meio da elevação do terreno, em razão da pressão do interior, ou do encontro de duas placas tectônicas. Os exemplos são: Andes, Rochosas, Alpes, cadeia do Atlas, Himalaia, entre outros.
Observe, pelo mapa, a distribuição dos conjuntos que formam a estrutura geológica:


Pela legenda, temos também os dobramentos antigos, que correspondem às cadeias montanhosas antigas, normalmente do Pré-Cambriano e da Era Paleozóica, exemplificadas, respectivamente, pelas serras do Mar e da Mantiqueira no Brasil, e pelos Alpes Escandinavos, entre Noruega e Suécia. Algu- mas classificações da estrutura geológica incluem os dobramentos antigos junto aos modernos. Ambos são conhecidos por faixas orogênicas.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...