Dinâmica da Crosta Terrestre - Exercícios de Vestibulares (1ª Parte)



Até a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.
Segundo Morgan, esses movimentos são possíveis porque os continentes e os oceanos estão sobre placas que flutuam sobre uma massa flexível denominada ASTENOSFERA. Esses movimentos fizeram com que a crosta terrestre se dividisse em pelo menos de 15 placas tectônica de espessura média de 150  km. Acredita-se que esse movimento ocorre devido a asternosfera recebe tanta energia do interior da Terra o que faz com que esta impulsione as placas tectônicas pelo menos para três tipos de movimentos: convergentes, divergentes e transcorrentes.  Esses diferentes movimentos das placas, é que irão deslocar os continentes e os oceanos.

a) convergente:  é aquele que promove o choque entre elas, ou seja, as placas se movem no mesmo sentido. Quando isto ocorre as consequências podem ser: fortes tremores de terra e intensa atividade vulcânica que podem originar ilhas ou cadeias de montanhas.
b) divergente:é aquele em que as placas se movem em sentidos contrários, formando uma zona de dispersão, ou seja, uma zona de separação.
c) transcorrente::é nesse movimento onde que encontramos a zona de contato entre as placas. Podendo ocorrer terremotos que alteram a superfície terrestre e originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno. 

Como é que esse assunto é cobrado no ENEM!!!!!???????

Atividade de Aula
1ª Questão: (UFRGS- 2010) A figura a seguir representa processos associados à tectônica de placas
Identifique os processos destacados pelas letras A, B e C, respectivamente.

(A) orogenia – subducção – movimentos convectivos 
(B) orogenia – erosão – subducção 
(C) dobramentos modernos – orogenia – movimentos convectivos 
(D) erosão – subducção – dobramentos modernos 
(E) dobramentos modernos – erosão – subducção

Alternativa correta LETRA “A”

GEOGRAFALANDO COMENTA:





Galera a questão trata dos movimentos tectônicos. Observa-se que a figura mostra o movimento convergente, ou de choque, de duas placas tectônicas. As placas se movimentam a partir da ocorrência de movimentos convectivos do magma



Leitura da gravura:




A = Mostra o movimento horizontal (orogênico)
B = choque de duas placas de densidades diferentes
(subducção)
C = movimento do magma (convectivo)

Veja
Na área de contato entre as duas placas convergentes, identifica-se o afundamento da placa mais densa (subducção, letra B).
Na porção logo abaixo da crosta, ocasionados por diferenças de temperatura e densidade temos o movimento de convecção ou circulação do magma zona de convecção (letra C).
Por conseqüência, ocorre o soerguimento e a formação de montanhas, conhecida como orogenia ou orogênese resultado típico do movimento convergente de placas tectônicas. (letra A),


2ª Questão:Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, referentes à dinâmica das placas litosféricas.

( ) A primeira teoria a defender que a crosta terrestre é uma camada composta de fragmentos móveis e, não, uma camada rígida inteiriça de rochas ficou conhecida como Teoria do Ciclo Geográfico.
( ) O afastamento ou a colisão entre placas litosféricas é um movimento muito lento, que ocorre a uma velocidade média de dois a três centímetros por ano.
( ) O deslocamento das placas litosféricas é decorrente de forças endógenas do planeta, geradas pelas correntes de convecção no interior do manto terrestre.
( ) O movimento entre duas placas, em sentido contrário, provoca grandes dobramentos em suas bordas de cantata, devido ao fenômeno de subducção .

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V - F - F - V.                  
(B) F - V - V - F.                   
(C) V - F - F - F.
(D) F - F - V - V.
(E) F - V - F - F. 

Alternativa correta LETRA: "A"

GEOGRAFALANDO COMENTA:

A teoria a que se refere a primeira afirmativa é a teoria da Deriva Continental, formulada por Alfred Wegener no início do século XX e incorporada à teoria da Tectônica de Placas no pós-guerra.

As placas tectônicas se movimentam lentamente devido ao movimento de convecção do magma que ocorre na astenosfera, porção superior do manto.
Tanto em limites convergentes, quanto em limites divergentes, as placas se movimentam em sentido contrário. Para que a quarta afirmativa possa ser considerada como falsa, a banca deve ter entendido que sentido contrário é um limite divergente de placas.

Nesse caso, é impossível a subducção – mergulho de uma placa sob a outra – e a conseqüente formação de dobramentos; mesmo que tais dobramentos também possam ser originados por obducção

AGORA É A SUA VEZ....!!!!!!
Observe o mapa a baixo e com base na leitura deste responda os enunciados das questões 03 e 04:




3ª Questão: A relação entre as margens ativas de placas tectônicas e a morfologia do relevo terrestre está corretamente expressa, EXCETO:

(A) pela presença de grandes alinhamentos montanhosos.
(B) pela ocorrência de arcos de ilhas.
(C) pela ocorrência de superfícies de aplainamento.
(D) pela presença de fossas oceânicas.

4ª Questão: A partir da observação do mapa, é CORRETO afirmar em relação ao movimento das placas tectônicas:

(A) Predominam movimentos divergentes, o que indica que os agentes internos, modeladores do relevo terrestre, estão pouco ativos.
(B) Porções centrais de placas tectônicas podem tornar-se ativas e gerar novas placas, como está acontecendo no leste africano.
(C) Placas tectônicas podem apresentar movimentos paralelos e, nesse contato, gerar cadeias montanhosas.
(D) O movimento das placas se faz preferencialmente no sentido Norte-Sul e promove a reciclagem de material crustal.

5º Questão (UTFPR) Verifique a figura a seguir e identifique as camadas da Terra que ela representa e, na seqüência, identifique qual das alternativas traz a associação correta dessas camadas. 
 




 
(A) I - Núcleo interno, II - Núcleo externo, III – Manto e IV - Crosta.
(B) I - Núcleo externo, II - Núcleo interno, III – Manto e IV - Crosta.
(C) I - Crosta, II - Núcleo externo, III - Manto e IV - Núcleo interno.
(D) I - Núcleo interno, II - Manto, III - Núcleo externo e IV - Crosta.
(E) I - Crosta, II - Manto, III - Núcleo externo e IV – Núcleo Interno.

Alternativa correta LETRA: "D"

GEOGRAFALANDO COMENTA:

Nessa divisão, a crosta é a camada superficial sólida, com espessura de 35 km. Abaixo da crosta situa-se o manto As rochas do manto comportam-se como um fluido muito viscoso para grandes intervalos de tempo, com matérias sólidos e rígidos desde a base da astenosferas até chegar a profundidade de 2.883 km.
A camada mais interior é o núcleo, fluido extremamente solido na parte mais interna da Terra. Costuma ser dividido em núcleo interno sólido - e núcleo externo liquido  . Essa e o modelo de representar a estrutura interna da Terra sob o modelo químico "geoquímico".




6ª Questão:A figura a seguir representa diversos aspectos da crosta terrestre, segundo a ótica da Tectônica de Placas. A análise dessa figura e os conhecimentos sobre esse assunto permitem concluir que:



 


0-0) as fossas submarinas ou trincheiras oceânicas, como também são denominadas, são encontradas em locais de subdução de placas litosféricas

1-1) a separação de placas pode ocasionar a formação de grandes rupturas na crosta, mais especificamente no assoalho submarino, conhecidas como falhas.

2-2) o mecanismo físico das correntes de convecção do manto é uma das causas mais importantes da separação das placas litosféricas.

3-3) a formação de cadeias orogenéticas se dá exatamente nas áreas em que duas placas litosféricas se afastam.

4-4) as cristas das dorsais oceânicas formam planos interrompidos em face da cinemática das placas litosféricas.




(A) VVFFV
(B) VVVFF
(C) VVVFV
(D) VFVFV
(E)  FVVFV

Alternativa correta LETRA “C”

GEOGRAFALANDO COMENTA:


Afirmativa 0-0 Verdadeira.
Galera  as trincheiras oceânicas ou fossas oceânicas originam-se em zona de subdução ou de colisão de uma placa oceânica com uma placa continental como é o exemplo no choque entre as placa nazca e sul-américana, lembrem-se que fossas submarinas ou trincheiras oceânicas são sinônimos, então esse enunciado está correto
.

Afirmativa 1-1 Verdadeira.
A dinâmica das placas litosféricas ocasiona, muitas vezes, extensas falhas geológicas, mais especificamente no assoalho submarino, por serem mais finos (entre 1 à 6 km) quando comparados os as placas continentais (que vão até 35km)


Afirmativa 2-2 Verdadeira.
A separação das placas litosféricas é explicada pelo mecanismo das correntes de convecção que se verificam no manto que ocorrem  por diferenças de temperatura e densidade do material magmático .



Afirmativa 3-3 Falsa.
A formação de cadeias de montanhas ocorre exatamente na zona de colisão de placas, tomemos como exemplo o choque entre as placa nazca e sul-americana daqual originam as cordilheiras dos Andes . Em áreas de separação existem e a formação de oceanos com a separação de terras continentais.



Afirmativa 44- Verdadeira. O movimento das placas litosféricas oceânicas origina uma descontinuidade das cristas das dorsais oceânicas, pois a cinemática das placas litosféricas (os movimentos das placas) não são sincronizados nem uniformes descontinuidades em seu modelado) 

6ª Questão Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que:

 (A) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
 (B) forma margem continental do tipo passiva.
 (C) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
 (D) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
 (E) coincide com limites divergentes de placas tectônicas.

Alternativa correta LETRA: "A"

GEOGRAFALANDO COMENTA


A ocorrência das cadeias montanhosas como a Cordilheira dos Andes  é explicada através da  colisão de placas tectônicas que é explicado pelo movimento convegente do magma que ocorre no interior do planeta. As placas tectônicas se movimentam lentamente devido ao movimento de convecção do magma que ocorre na astenosfera, porção superior do manto. No caso do surgimento de montanhas temos uma área de colisão de placas tectônicas
E o movimento responsável por essa construção de montanhas é o  convergente:  é aquele que promove o choque entre elas, ou seja, as placas se movem no mesmo sentido. Quando isto ocorre as consequências podem ser: fortes tremores de terra e intensa atividade vulcânica que podem originar ilhas ou cadeias de montanhas.

AGORA É A SUA VEZ....!!!!!!

7ª Questão: (FATEC) A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas

(A) atritam entre si nas extremidades da Terra, derretendo as calotas polares.
(B) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.
(C) deslizam sobre o magma do interior da Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.
(D) movimentam-se em conjunto, desenvolvendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.
(E) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

8ª Questão UEPIA- (adaptado) Teoria da Tectônica de Placas compreende que a litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico de placas que deslizam horizontalmente, arrastando os continentes por cima da astenosfera. As placas são geradas junto às dorsais oceânicas, com a formação do assoalho oceânico, e são destruídas nas fossas oceânicas, ditas zonas de subducção. A Cordilheira dos Andes é formada pela colisão de placas convergentes, ou seja, duas placas que se movem uma em direção à outra. Fossas oceânicas e margens continentais ativas são formadas nesses eixos de colisão. Assim A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir 


De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)

(A) colisão de placas ocênica e continental.
(B) mecanismo de subdução de placas litosféricas.
(C) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.
(D) formação tricheiras oceânicas.
(E) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

9ª Questão (UFLA/2007) Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:


(A) Movimento convergente.          
(B) Movimento tangencial.
(C) Movimento transformante.       
(D) Movimento divergente.
(E) Movimento marítimo.

10ª Questão Unesp/2005-2 O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangéia. Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas:

(A) a das placas tectônicas e a da descontinuidade de Mohorovicic.
(B) a da deriva continental e a da descontinuidade de Gutemberg.
(C) a das placas tangenciais e a das placas continentais.
(D) a das placas tectônicas e a da deriva continental.
(E) as das descontinuidades de Mohorovicic e de Gutemberg.

AGORA É A VEZ DO PROFESSOR....!!!!!!

 11ª Questão (UEL) té a segunda metade do século XIX, pensava-se que o mapa do mundo fosse praticamente uma constante. Alguns, porém, admitiam a possibilidade da existência de grandes pontes terrestres, agora submersas, para explicar as semelhanças entre as floras e faunas da América do Sul e da África. De acordo com a teoria da tectônica de placas, toda a superfície da Terra, inclusive o fundo dos vários oceanos, consiste em uma série de placas rochosas sobrepostas. Os continentes que vemos são espessamentos das placas que se erguem acima da superfície do mar.
Adaptado de: DAWKINS, R. O Maior Espetáculo da Terra.
São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.257-258.
Com base nas informações contidas no texto, nos mapas e nos conhecimentos sobre placas tectônicas, considere as afirmativas a seguir.
Figura 1: Mapa de Placas Tectônicas. (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)



 
Figura 2: Mapa de Zonas Sísmicas e Vulcões.
 (SIMIELI, Maria Helena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2000.)
I. As placas tectônicas que dividem as Américas da Europa e da África são divergentes, comprovando a teoria de Wegener, segundo a qual os continentes estão se afastando.
II. As áreas de subducção são locais de encontro de placas tectônicas, resultando em formação de cadeias de montanhas, como os Andes e o Himalaia.
 III. As áreas propensas a tsunamis, como Tailândia e Japão, coincidem com as faixas de incidência de choques entre placas tectônicas.
IV. O Brasil não sofre a influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral e de localizar-se em uma área de instabilidade tectônica.

Assinale a alternativa correta.

(A) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
(B) Somente as afirmativas II e III são corretas.
(C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
(D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
(E) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

Alternativa correta LETRA: "D"
GEOGRAFALANDO COMENTA:


O território brasileiro é caracterizado pela ausência de processos vulcânicos atuais, embora haja evidências de antigos vulcões e extensos campos de lavas eruptivas. O motivo disso é devido O território brasileiro está no centro de uma placa tectônica chamada "Placa Sul-Americana", que inicia no meio do Oceano Atlântico e vai até a Cordilheira dos Ande.Dessa forma, o item IV está INCORRETO, pois o Brasil não sofre a realmente de influência de tsunamis apesar de possuir um vasto litoral mas não se localizar em uma área de instabilidade tectônica, e sim de estabilidade tectônica.


12ª Questão (CESGRANRIO/1995)Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 60 e 70, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:
 
(A) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
(B) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
(C) está sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal.
(D) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
(E) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

Alternativa correta LETRA: "E"
GEOGRAFALANDO COMENTA:

Trata-se do movimento tangencial entre as placas do pacífico e norte -americana e a falha de San Andréas. É nessse movimento transcorrente que encontramos a zona de contato entre as placas. Podendo ocorrer terremotos que alteram a superfície terrestre e originando falhas e fraturas na crosta terrestre, ou seja, com áreas elevadas e rebaixadas no terreno.


AGORA É A SUA VEZ....!!!!!!
 
13ª Questão: As massas continentais que conhecemos não são fixas, mas se separam, se chocam, abrem fendas a levantam montanhas. Com base na teoria da Deriva dos Continentes, aperfeiçoada pela teoria da Tectônica de Placas, é possível admitir que

(A) o material magmático que sobe para a crosta terrestre vem impedindo que o "Chifre da África" se separe do restante do continente africano.
(B) os continentes, massas flutuantes sobre um mar de magma, tendem a se agrupar em um único megabloco, denominado Pangéia.
(C) o "anel de fogo" do Pacífico sofrerá os efeitos do terremoto Big One, exceto a Califórnia situada na borda da placa Norte-Americana, onde a energia acumulada é menor.
(D) a África e a América do Sul estão se distanciando, com o alargamento do Oceano Atlântico a o deslocamento da placa Sul-Americana em direção à de Nazca.
(E) o surgimento dos Apalaches e das fossas do Pacífico resultou do choque entre as placas Americana a Asiática no período terciário da era atual.

14ª Questão (Ufba) Adaptada Observe a figura a seguir. Sobre o tema esquematicamente representado, é correto afirmar que:
I – se trata de uma representação da estrutura geológica comumente designada como “fossas tectônicas”.
II –  esse tipo de estrutura geológica ocorre especialmente em áreas da crosta onde acontecem colisões de placas litosféricas. 
III – essa estrutura geológica inexiste no Brasil, uma vez que esse país se situa numa margem passiva da placa sul-americana. 
IV –  essa estrutura geológica ocorre quando os esforços tectônicos atuantes na crosta terrestre são de distensão.

Estão corretas:

(A) apenas I, II e IV
(B) apenas II e IV
(Capenas I e IV
(D) todas estão corretas

15ª Questão O bloco diagrama representa o processo de formação de um fenômeno natural de grande magnitude, decorrente da movimentação de placas tectônicas.



 
Assinale a alternativa sobre o local e as condições de movimentação das placas tectônicas e o consequente fenômeno natural.

(A) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, sem deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(B) Em superfície, sem deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas gigantes; maremoto.
(C) No fundo do oceano, com deslocamento do solo sem propagação de ondas; terremoto.
(D) No fundo do oceano, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo e propagação de ondas gigantes; tsunami.
(E) Em superfície, com terremoto em profundidade, deslocamento do solo oceânico e propagação de ondas; maremoto.

16ª Questão: Com relação à constituição interna da Terra, suas camadas e características gerais, é correto dizer-se que

(A) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
(B) o núcleo interno, constituído, principalmente, de ferro e níquel, encontra-se em estado líquido devido às altas temperaturas ali reinantes.
(C) o núcleo externo encontra-se em estado sólido e apresenta uma constituição rochosa. Nele, são geradas correntes elétricas que imantam o núcleo interno e criam o campo magnético da Terra.
(D) a astenosfera, porção do núcleo terrestre dotada de plasticidade, é a sede das correntes de convecção que movimentam as placas litosféricas.
(E) as placas continentais e as oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

15ª Questão: Sobre a deriva continental e a tectônica de placas, assinale o que for correto.

(01) Há cerca de 250 a 300 milhões de anos, existia uma única grande massa continental, denominada Pangeia, cercada por um único oceano, chamado
Pantalassa. A partir da fragmentação da Pangeia, deu-se origem à configuração atual dos continentes.
(02) A isostasia é o estado de equilíbrio dos blocos continentais que flutuam sobre o manto. Os blocos mais espessos, portanto, mais pesados, encontram-se profundamente mergulhados no substrato magmático, enquanto os blocos mais finos e leves encontram-se pouco mergulhados no magma.
(04) A litosfera compreende as rochas da crosta, formada por placas rígidas e móveis, conhecidas como placas tectônicas. A mobilidade dessas placas se dá devido à
existência de uma camada logo abaixo da litosfera, chamada de astenosfera, constituída por rochas parcialmente fundidas e menos rígidas.
(08) A cordilheira dos Andes é formada a partir do contato entre duas placas tectônicas divergentes: a Placa Sul- Americana e a Placa do Pacífico. Nesse caso, as
placas deslizam lateralmente entre si, não ocorrendo destruição nem formação da crosta, tratando-se, assim, de placas conservativas, embora provoquem falhas e terremotos.
(16) A Dorsal Meso-Atlântica é formada pelo contato entre a Placa Sul-Americana e a Placa de Nazca. A Placa Sul-Americana, por ser menos densa, mergulha sob a Placa de Nazca, formando uma subducção no assoalho marinho, que causa o estreitamento do fundo do Oceano Atlântico.
RESPOSTA: Total__________________

18ª Questão: Cientistas da Universidade de Oxford, Inglaterra, detectaram que as placas tectônicas que formam a África e a Arábia encontram-se em movimento. Imagens de satélite detectaram o aparecimento de uma fratura recente na crosta terrestre, no deserto de Afar (perto do Mar Vermelho). Por monitoramento, observaram que, em apenas três semanas, a fenda atingiu 8 metros de profundidade ao longo dos 60 quilômetros de extensão, tendo preenchimento de magma.

ASSINALE a alternativa que apresenta o nome desse processo.

(A) colisão entre placas tectônicas.
(B) zona de Subducção entre placas tectônicas
(C) divergência de placas tectônicas
(D) transcorrência entre placas tectônicas.

19ª Questão  "Tudo virou um inferno, como se a II Guerra Mundial estivesse acontecendo novamente: 4.500 mortos, 23.760 feridos e 270 mil desabrigados."
              ("ISTO É", 25-01-95).
Com base na figura a seguir, é correta a explicação para o acontecimento que atingiu a cidade de Kobe, no Japão:
(A) Em uma falha geológica, houve deslocamento e posterior encontro de placas tectônicas - no caso, a placa Euroasiática com a placa das Filipinas.
(B) Houve um processo de orogênese, isto é, movimento horizontal e prolongado que, atuando sobre as camadas de rochas sedimentares, provoca o dobramento dessas camadas.
(C) Houve um processo de epirogênese, ou seja, movimento vertical leve e prolongado, capaz de provocar elevações e abaixamentos de grandes extensões continentais.
(D) Houve um desmoronamento das rochas no interior da Terra, provocando acomodações das camadas de sedimentos devido ao seu próprio peso.
(E) Ocorreu um rompimento da crosta terrestre pela ação de forte pressão causada pelo magma que, através da falha ou fratura, subiu até a superfície.

20ª Questão: Observe a figura e analise as proposições:

(   ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.
(  ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes.
(  ) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
(  ) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão.
(  ) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.

A opção correta é:

(A) FFVVV                           
(B) FVVFF                               
(C) FVFFV                               
(D) VVFFF

21ª Questão  Analise o mapa a seguir:
A distribuição espacial dos terremotos apresentada no mapa coincide com

(A) áreas de expansão do assoalho oceânico.
(B) dorsais oceânicas.
(C) limites divergentes de placas tectônicas.
(D) margens continentais passivas.
(E) zonas de colisão de placas tectônicas.

22ª Questão Sobre os enunciados que se seguem é correto afirmar, EXCETO:

(A) A Dorsal Atlântica foi formada pelo resultado do deslocamento divergente entre as Sul-Americana e Africana.
(B) A Cordilheira dos Andes foi formada pelo resultado de colisão entre as Placas Sul-Americana e Nazca.
(C) Entre as Placas do Pacífico e a Nazca, verifica-se um movimento predominantemente tangencial.
(D) Das zonas de agregação podem subir materiais do manto para a crosta.
(E) Na zona de subducção, podem ocorrer tremores e atividades vulcânicas.

23ª Questão: Considere as informações a seguir sobre a tectônica de placas:

I - A crosta terrestre é formada por várias placas litosféricas, que se movem umas em relação às outras, sendo carreadas por lentas correntes de convecção existentes na astenosfera.

II - O Japão, localizado na Placa Eurasiana, desenvolve avançadas tecnologias em construção civil, já que sua borda oriental é uma das regiões de maior incidência de terremotos, tsunamis e vulcões.

III - Os limites de contato entre as placas tectônicas são de três tipos: convergentes, divergentes e transformantes.

IV - A fossa mesoceânica constitui uma fratura que se estende paralelamente às cristas mesoceânicas, enquanto a fossa submarina é um depressão longa e estreita que ocorre junto à margem ativa dos continentes.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.
(A) Apenas I, II e III.
(B) Apenas I, II e IV.
(C) Apenas I, III e IV.
(D) Apenas II, III e IV.
(E) I, II, III e IV.

24ª Questão (PUC – MG)  A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:

(A) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
(B) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
(C) A tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos. (D) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

25ª Questão: (FATEC)  O 'tsunami' que matou, em dezembro de 2004, muitos milhares de habitantes de países banhados pelo Oceano Índico já estava quase esquecido quando, em final de maio de 2006, um forte tremor de terras na ilha de Java (Indonésia) fez novas vítimas, que chegam a cerca de 5 mil mortos. Os dois fenômenos, tsunamis e terremotos,

(A) estão relacionados às estruturas geológicas cristalinas, predominantes na região.
(B) representam ocorrência comum nas regiões situadas no centro de uma placa tectônica.
(C) resultam dos desequilíbrios geotérmicos que ocorrem no núcleo, parte central da Terra.
(D) demonstram que os epicentros, locais de formação dos tremores, estão concentrados no hemisfério Sul.
(E) têm origens semelhantes, pois ocorrem devido à movimentação das placas tectônicas.

26ª Questão: (FACID) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades, como ilustra a figura abaixo. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por:


Fonte: camerataallegro.com.br. Acesso em 22/10/2011

(A) forças endógenas incontroláveis.
(B) energias exógenas excepcionais.
(C) forças antrópicas descontroladas.
(D) energias antrópicas excepcionais.
(E) forças endógenas e antrópicas.

27ª Questão: Segundo a Teoria da Deriva Continental, os continentes se separaram a partir de um bloco único denominado Pangéia. Quais são os dois continentes cujo perfil do litoral apresenta um encaixe perfeito, embasando essa teoria?

(A) Antártica e Europa 
(B) Europa e Oceania 
(C) Oceania e América do Norte 
(D) América do Sul e África 
(E) África e América do Norte


28ª Questão: Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental:

(A) é a hipótese de que todos os continentes são derivados de um substrato magmático que emergiu através de fissuras ou falhas geológicas;
(B) é o sistema de classificação dos continentes, conforme as suas respectivas origens;
(C) é a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas.
(D) é o postulado da economia que debate acerca da dependência financeira dos continentes do mundo em relação à Europa.
(E) É a lenda relacionada à existência de um continente perdido, denominado Atlantis.

Alternativa correta LETRA: "C"

GEOGRAFALANDO COMENTA:
A Deriva Continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener que preconizava que todos os continentes atuais encontram-se em constante movimento e que teriam se originado de uma única massa terrestre, denominada Pangeia.


29ª Questão: (PUC-PR)A composição da Litosfera por placas tectônicas está relacionada ao conceito de tectonismo e com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das provas desse dinamismo da crosta é a existência:

(A) dos desertos costeiros.
(B) das dorsais oceânicas.
(C) das calotas polares.
(D) da precessão dos equinócios.
(E) da taiga boreal.

Alternativa correta LETRA: "B"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
A principal evidência da teoria da deriva continental – e que possibilitou a sua comprovação após a Segunda Guerra Mundial – foi a existência das dorsais oceânicas, que são cadeias de montanhas submarinas originadas pela expulsão do magma através de fissuras geológicas, localizadas nos pontos de afastamento entre duas placas tectônicas.

30ª Questão(UFPE)A Deriva dos Continentes e a Teoria da Tectônica de Placas são os dois modelos teóricos das geociências que, no século XX, causaram uma revolução dos conceitos relativos, sobretudo, aos processos geológicos internos. Sobre esses assuntos, o que é correto afirmar?

( ) A hipótese da Deriva dos Continentes foi elaborada pelo geógrafo Alexander Von Humboldt e se apoiou na teoria do “Caos Continental”, estruturada por Ratzel.
( ) A hipótese da Deriva dos Continentes propõe que o posicionamento relativo das massas continentais mudou de forma considerável ao longo do tempo geológico.
( ) A teoria da Tectônica de Placas fornece uma explicação geométrica e cinemática de como a expansão do fundo oceânico e a deriva das placas litosféricas ocorrem numa superfície aproximadamente esférica.
( ) A velocidade e a taxa de expansão das placas litosféricas variaram ao longo do tempo geológico, demonstrando, assim, que as forças responsáveis pelos movimentos dessas placas também se modificaram.
( ) Os aspectos paleoclimáticos que foram apresentados pelo autor da hipótese da Deriva dos Continentes não podem ser empregados como argumentos favoráveis à teoria da Tectônica de Placas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V - F - F - V. F.                  
(B) F - V - V - F.V                   
(C) V - F - F - F. V.
(D) F - V - V - V. F.
(E) F - V - F - F. V

Alternativa correta LETRA: "D"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
(F) – A hipótese da Deriva dos Continentes foi, na verdade, elaborada por Alfred Wegener, e não por Humboldt, bem como não possui relação com a teoria do “Caos Continental”.
(V) – A deriva dos continentes refere-se justamente à dinâmica das movimentações das massas continentais
(V) – A teoria da movimentação das Placas Tectônicas busca explicar a dinâmica da crosta no que se refere aos seus movimentos sobre uma superfície esférica, no caso a Terra.
(V) – Os estudos realizados comprovaram que os movimentos das placas tectônicas nem sempre ocorrem de maneira constante, isto é, manifestando-se sempre em uma mesma velocidade.
(F) – A teoria da Tectônica de Placas está diretamente associada à Deriva Continental, pois é a movimentação das placas litosféricas que originam os movimentos das massas continentais.


31ª Questão: Em 1556, o cartógrafo Abraham Ortelius já sugeria que os continentes estiveram, em outra época, interligados em uma só porção continental. Tal suposição, séculos mais tarde, originou a Teoria da Deriva Continental. O que fez o elaborador de mapas chegar a essa conclusão foi:

(A) a forma com que alguns continentes parecem se encaixar (como a costa oeste brasileira com a costa leste da África).
(B) o fato de que as espécies expostas em seus mapas eram as mesmas em diversas regiões do mundo conhecido na época.
(C) o sonho dos cartógrafos de todo mundo colonial em descobrir cada vez mais novas terras.
(D) o fato de as feições dos continentes aparentar que esses passaram por bruscos movimentos causados por deslocamentos repentinos.
(E) pelo fato de, em suas constantes observações, os continentes nunca se encontrarem nas mesmas faixas de latitudes e longitudes.

Alternativa correta LETRA: "A"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
Os cartógrafos antigos, entre os quais Abraham Ortelius se destacou, notavam a forma com que várias partes do mundo pareciam se encaixar como um quebra cabeça, o que os fazia pensar que, de certa forma, o mundo poderia ter sido um só em outros tempos.

32ª Questão: O movimento ocasionado pelo choque entre as Placas Tectônicas de Nazca e Sul-Americana ocasionou o surgimento:
(A) do continente sul-americano.
(B) das cadeias de montanhas do México.
(C) da Cordilheira dos Andes.
(D) da Cordilheira do Himalaia.
(E) do Grand Canyon.


Alternativa correta LETRA: "C"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
As placas tectônicas de Nazca e Sul-Americana encontram-se na porção oeste do continente sul-americano, provocando o soerguimento do relevo que ocasionou, durante alguns milhares de anos, a formação da Cordilheira dos Andes.

33ª Questão:

Falha de San Andreas, a maior falha Geológica do Mundo

Sobre a falha Geológica de San Andreas, localizada na Califórnia (EUA), podemos afirmar que:

(A) ela é resultado dos intensos terremotos que assolam a região.
(B) sua origem está relacionada ao movimento de colisão e soerguimento entre duas placas tectônicas.
(C) sua formação não possui relação com a tectônica de placas, uma vez que ela se manifesta apenas na superfície terrestre.
(D) ela se formou graças ao movimento de deslocamento tangencial entre duas placas tectônicas.

Alternativa correta LETRA: "D"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
Falhas geológicas são formas de relevo que se originam graças ao tectonismo e formam zonas de grande instabilidade. Elas constituem-se com movimentos de afastamento entre duas placas tectônicas distintas, que ocasionam o distanciamento direto ou tangencial entre elas. No caso da falha geológica de San Andreas, a sua formação ocorreu em virtude do movimento de afastamento tangencial entre as placas Norte-americana e do Pacífico.



34ª Questão: Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:

(A) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.
(B) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.
(C) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.
(D) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.
(E) vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.
 Alternativa correta LETRA: "A"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
Dos elementos citados na questão, são consequências do tectonismo:
- dobramentos modernos – resultantes do choque entre placas no período geológico terciário;
- terremotos – em razão da instabilidade das zonas de atrito entre diferentes placas;
- vulcanismo – causado pelas rupturas nas zonas de encontro entre duas placas que propiciam o acesso do magma à superfície;
- cadeias montanhosas – resultantes do soerguimento causado pelo atrito entre duas placas;
- falhas geológicas – originam-se graças ao afastamento entre duas placas.

Portanto, a alternativa que apresenta somente as consequências dos movimentos das placas tectônicas é a letra A.

35ª Questão: (FUVEST)Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de:

(A) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
(B) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
(C) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
(D) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
(E) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.

Alternativa correta LETRA: "A"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
Zonas que se encontram mais distantes dos pontos de encontro ou de afastamento entre duas placas tectônicas, ou seja, que se localizam no interior dos continentes dessas placas, são menos suscetíveis aos processos causados pelos movimentos tectônicos, que são importantes elementos endógenos de formação do relevo.
Diante dessa estabilidade geológica, a maior parte das ações de transformação do relevo passa a ser realizada pelos agentes externos ou exógenos, como a água, os ventos e o clima, que interferem em processos de erosão e intemperismo, que, com o passar dos séculos, vão moldando a superfície, tornando-a mais plana e, portanto, menos acidentada.
Diante dessas considerações, a alternativa correta é aquela que se refere ao aplainamento do relevo em virtude da erosão e do intemperismo. Letra A.

35ª Questão: (IFPE)Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como:

(A) Orogênese
(B) Diogênese
(C) Fotogênese
(D) Paleogênese
(E) Antrogênese

Alternativa correta LETRA: "A"
GEOGRAFALNDO COMENTA:
O Himalaia é uma forma de relevo constituída em um período de curta duração (sob o ponto de vista do tempo geológico), causado pelo encontro entre duas placas tectônicas. Esse tipo de movimento recebe o nome de orogênese e costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis, resultando na formação de relevos com declividades e altitudes acentuadas, como as cadeias de montanhas e cordilheiras.
Portanto, Letra A.
Dinâmica da Crosta Terrestre - Exercícios de Vestibulares (1ª Parte) Dinâmica da Crosta Terrestre - Exercícios de Vestibulares (1ª Parte) Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 07, 2013 Rating: 5

18 comentários

  1. nossa que idiotice! como vou saber se estou certa se não posso conferir no gabarito?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria do gabarito! Vc pode enviar o mais rápido possível?

    ResponderExcluir
  3. pesquisem bando de preguiçosos ahsuahusahsua

    ResponderExcluir
  4. Achei interessantíssima a atividade, no entanto, com o gabarito facilitaria bastante nossas aulas.

    ResponderExcluir
  5. Segue o gabarito das questões que consegui achar galera!!!!
    4-C 5-D 13-D 15-D 16-A 18-C 19-A 20-E 23-E 24-D
    25-E

    ResponderExcluir
  6. Segue o gabarito das questões que consegui achar galera!!!!
    4-C 5-D 13-D 15-D 16-A 18-C 19-A 20-E 23-E 24-D
    25-E

    ResponderExcluir
  7. o gabarito de cada questao esta logo abaixo da mesma em azul claro.

    ResponderExcluir
  8. O gabarito esta em azul a baixo das alternativas e em negrito.

    ResponderExcluir
  9. Qual a resposta da 21 ???
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!