Correntes do Pensamento Geográfico - Exercícios Vestibulares (1ª Parte)



FALA GALERA!! TUDO BEM!!??
Hoje vamos nesta aula resolver algumas questões sobre as correntes do pensamento geográfico. 
Relembrando a nossa aula você aprendeu que as correntes estão divididas didaticamente 
em dois blocos distintos, a saber: a Geografia Tradicional e a Geografia Crítica.
 
Geografia Tradicional: esse ramo da geografia trabalhava com a idéia de que o ambiente natural determinava as características da sociedade. Essa vertente trabalhava com a descrição da natureza, relacionando muito pouco o papel ativo do homem no meio.
Nesse grupo temos então as as seguintes escolas geográficas:
- O Determinismo Ambiental alemão:
- O Possibilismo francês:
- A Pragmática  ou Teórica-Quantitativa
- O Método Regional.
Geografia Crítica: também, conhecida como geografia marxista, busca explicar a atuação do homem no meio geográfico, pelo aspecto das transformações sociais. O objetivo é integrar a relação entre trabalho, sociedade e natureza, buscando diferenciar os espaços construídos segundo os interesses da sociedade vigente. Esse ramo da geografia possui um caráter mais analítico e politizador.
 
Vamos agora resolver algumas questões a esse respeito!!! OK!!!!!
 

1ª QUESTÃO:UVA 2003.1 "Nos últimos anos, a ciência geográfica tem passado por grandes mudanças conceituais e metodológicas. Esse processo evolutivo, hoje, já nos fornece a idéia de que a Geografia, busca a partir das relações entre os homens e destes com a natureza no decorrer dos tempos, a explicação da organização do espaço."



Com relação a introdução à Geografia, seus métodos, concepções, princípios e evolução, analise as frases abaixo e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas
(  ) O espaço geográfico nada mais é do que a paisagem em sua totalidade – a configuração territorial - , acrescida da sociedade

(  ) . O princípio da causalidade é a prória lei de causa e efeito, característica de todas as ciências. O princípio da causalidade foi defendido, em Geografia, por Humboldt.

(  ) Friedrick Ratzel, defendeu o possibilismo geográfico.

(  ) O determinismo é um princípio radical e fatalista, empregado eventualmente em algumas situações, porém, não sempre e nem em todas.

(  )  Estudar geograficamente o mundo é essencialmente investigar a dinâmica social que está por trás das paisagens ou formas espaciais.

A seqüência, de cima para baixo, é:

a)  F, V, V, V, V
b)  V, F, F, V, F
c)  V , V, F, V, V
d)  F, F, V, F, F

CLF-COMENTA:

Todos são verdadeiros com exceção do terceiro íten da sequência já que Frederich Ratzel foi defensor do determinismo.

Resposta correta: "C"

2ª QUESTÃO:UVA 2004.1 Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens não é
 verdadeiro afirmar que:

A. A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.

B. O espaço geográfico é fruto da dinâmica social (relação homem, natureza e trabalho) que se diferencia de acordo com a formação história, no espaço e no tempo.

C. A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.

D. A sala onde você está fazendo esta prova para concorrer a uma vaga do vestibular, contém natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.

CLF – COMENTA:

A geografia crítica que tem como base Metodológica a teoria Marxista, enquanto que a geografia tradicional usa o método descritivo, representado pelas primeiras escolas geográficas: o determinismo (alemão), e possibilismo (francês) e a geografia quantitativista (EUA)
 

AGORA É SUA VEZ......

3ª QUESTÃO: (UFC) Sobre a Geografia, seus métodos, seus procedimentos, suas abordagens,assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.


a) ( ) A Geografia Tradicional tem por base metodológica a teoria marxista.
b) ( ) O Determinismo Geográfico de Ratzel, surge como resposta ao Possibilismo de Vidal de la Blache.
c) ( ) O espaço geográfico tem uma dimensão histórica e, portanto, devemos considerá-lo na sua relação temporal.
d) ( ) A Geografia ao longo de sua trajetória tem vivenciado avanços e recuos. Hoje, pode-se dizer que a Geografia apresenta grandes avanços metodológicos permitindo  compreender a dinâmica e as contradições sociais do espaço geográfico.
e) A sala onde você está se anasilando este exercício contém natureza transformada pelo trabalho social. Olhe para as paredes, carteiras e demais objetos ao seu redor e perceberá isto. Quase tudo que nos cerca é o resultado do trabalho social sobre a natureza, inclusive o espaço geográfico, objeto de estudo da Geografia.

a)  F,F,F,F e V              
b)  V,F,V,F e V
c) F,F,V,F e F       
d) F,F,V, V e V
e) V,V,V,F e V     

4ª QUESTÃO: (UFC) Considerando o tratamento dado à questão do subdesenvolvimento, pelas Escolas Geográficas, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.


a) ( ) Na Escola Determinista, a questão do subdesenvolvimento coloca-se como resultado dos condicionantes naturais.
b) ( ) Na Escola Possibilista, a superação do subdesenvolvimento dar-se-á após o contato com a civilização.
c) ( ) A adoção de políticas de industrialização não era considerada pela Escola Quantitativista, ao tratar da possibilidade de Superação do subdesenvolvimento.
d) ( ) Na Escola da Geografia Crítica, a questão do subdesenvolvimento é vinculada à situação da dependência e exploração existente entre países.

a)   F,F,F e V               
b)  V,F,V e V        
c) V,V,F e V 
d) F,F,V e V 
e) V,V,V e V
      
5ª QUESTÃO:(UFC) No que diz respeito à relação entre as escolas da Geografia e a legitimação de interesses de determinados Estados-Nações, assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.


a) ( ) O Determinismo Geográfico serviu para legitimar a política expansionista  bismarckiana - na Alemanha.
b) ( ) O Possibilismo Geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade  científica, atendia aos interesses da França, ao contrapor à política expansionista bismarckiana e a viabilizar a política colonialista francesa na África e na Ásia.
c) ( ) A Nova Geografia (Geografia Quantitativista), no pós-45, escamoteia a realidade vivênciada pelos países subdesenvolvidos, ao afirmar que a situação de pobreza e miséria existente é um estágio superável a partir da adoção de políticas de planejamento eficazes.,
d) ( ) A Geografia Crítica segue os mesmos postulados da Geografia Tradicional e da Nova Geografia.
e) ( ) A Geografia Crítica desmascara a Geografia Tradicional e a Nova Geografia ao demonstrar o papel da Geografia na legitimação dos interesses das classes hegemônicas.

a)  F,F,F,F e V               
b)  V,V,V,F e V             
c) F,F,V,F e F 
d) F,F,V, V e V 
e) V,V,V,F e V

6ª QUESTÃO:(UFC) Considerando as diferentes concepções teórico-metodológicas da Geografia é possível afirmar corretamente:

a) Para o Determinismo, o espaço geográfico estrutura-se a partir das relações que se dão entre o homem e a natureza, comandadas pelo primeiro.
b) Segundo o Possibilismo, as características intrínsecas do meio natural são responsáveis pelas diferentes formas e níveis de organização da sociedade.
c) Para o movimento de renovação da Geografia, iniciado na década de 70 o espaço geográfico é produto do trabalho humano.
d) A Geografia Crítica trabalha com o método dialético na análise da especialização das relações sociais, fazendo uso dos princípios da Extensão e Causalidade estabelecidos, respectivamente, por Humboldt e Ratzel.
e) A Geografia Física moderna adota o método geossistêmico, o qual compartimenta a paisagem através da análise isolada do clima, do relevo, da água e do solo.



AGORA É VEZ DO PROFESSOR........




7ª QUESTÃO:UVA 2004.2 "A geografia conheceu, num passado recente, um movimento vigoroso de renovação teórica, que exercitou com radicalidade a crítica às perspectivas tradicionais e introduziu novas orientações metodológicas no horizonte de investigação dessa ciência."



Analise as alternativas abaixo que tratam das concepções, escolas e evolução da Geografia.


I. Sendo a Geografia uma ciência de transformação e elaboração do espaço, a mesma faz uma interconexão entre o espaço da produção, circulação e idéias no decorrer do tempo histórico.

II. A principal mudança no ensino da geografia é a passagem, que ainda ocorre, de uma geografia tradicional e descritiva voltada para a memorização, para uma geografia crítica preocupada com o raciocínio e o espírito crítico do aluno.

III. O principal livro de Friedrich Ratzel, denomina-se Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História; pode-se dizer que esta obra funda a Geografia Humana. Nela, Ratzel definiu o objeto geográfico como o estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade.

IV. Vidal de La Blache criou uma doutrina, o Possibilismo, e fundou a escola francesa de Geografia. E, mais, trouxe para a França o eixo da discussão geográfica, situação que se manteve durante todo o primeiro quartel do século XX.

Estão corretos:

A. somente o item IV
B. somente os itens I e III
C. todos os itens
D. somente os itens II e IV

CLF – COMENTA:

A questão destaca os grandes fundamentadores do pensamento geográfico: Ratzel – representando a corrente de pensamento alemão e Vidal de La Blache o pensamento francês. Portanto todos os itens são corretos.

Resposta correta: "C"

8ª QUESTÃO:UVA 2004.2 Numa alusão aos princípios metodológicos da Geografia, podemos afirmar que o princípio em que o geógrafo compara as características da área estudada com a de outras regiões da Terra, estabelecendo as semelhanças e as diferenças é o:


(A) princípio da analogia, formulado por Karl Ritter e Vidal de la Blache.

(B) princípio da extensão, formulado por Frederico Ratzel.

(C) princípio da atividade, formulado por Jean Brunhes.

(D) princípio da causalidade, formulado por Alexandre de Humboldt.


CLF – COMENTA:

A analogia é o princípio geográfico responsável por buscar semelhanças ou diferenças entre regiões geográficas. Junto com o princípio da extensão é fundamental nos estudos de geografia regional.
 
Resposta correta: "A"  


AGORA É SUA VEZ......     


9ª QUESTÃO:  [...]  as  principais  correntes  de  pensamento geográfico  ou  paradigmas  da  geografia  são: Determinismo  ambiental, Possibilismo,  a Teorética-Quantitativa  e  a  geografia  crítica. (CORRÊA, R. L. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, Série Princípios, 2003.)

Sobre  o  assunto,  assinale  a  afirmativa INCORRETA.

(a) No determinismo ambiental, afirma-se que as condições  naturais  determinam  o  comportamento do  homem,  interferindo  na  sua  capacidade  de progredir.
(b)  O  possibilismo  surgiu  como  contraponto  ao determinismo  ambiental  ao  afirmar a  capacidade do  homem  de  superar  os  desafios  impostos  pelo meio natural.
(c)  O  racionalismo  enfatiza  a  diferenciação  de áreas  a  partir  da  integração  de  fenômenos heterogêneos  em  uma  dada  porção  da  superfície da Terra.


10ª QUESTÃO: Quanto às práticas espaciais, responda com V para verdadeiro e F para falso

( ) As praticas espaciais impõe relações ao uso do espaço, principalmente para explorá-lo mais.
( ) Ação seletiva dos sujeitos sociais no processo de organização do seu espaço. Esta prática envolve julgamento e decisão segundo o projeto estabelecido e possibilita a realização de interesses imediatos ou futuros. Isto é um conceito dado à antecipação espacial.
( ) Espaços marcados pela evasão de capitais, o que pode corresponder à não concretização das virtualidades presentes num determinado lugar, é o conceito para a pratica da marginalização.
( ) A prática definida pela exploração de uma área para a realização de uma atividade antes que condições favoráveis ao seu desenvolvimento tenham sido completamente satisfeitas, é chamada de seletividade espacial.

11ª QUESTÃO:Ela é constituída assim como um instrumentos de controle social eficazes para a reconstrução de áreas devastadas pela Guerra. As técnicas matemáticas e estatísticas eram fundamentais, na visão dessa corrente, para os processos de urbanização, industrialização e expansão de capital que se davam de forma intensa no mundo.

A sociedade que deve ser a preocupação fundamental de todo o ramo do saber humano, é um conjunto total e complexo. Cada ciência particular estuda um dos aspectos desta sociedade. Marque a opção em que é destacado o aspectos que cabe à ciência geográfica estudar.

a) A natureza, pois a Geografia procura defendê-la.
b) A terra, porque a Geografia é a descrição da Terra.
c) O meio ambiente, porque nele o homem está inserido.
d) a organização espacial, porque resulta do trabalho do homem sobre a natureza

AGORA É VEZ DO PROFESSOR........


12ª QUESTÃO:UVA/2005.1  Houve teorias que procuravam explicar, a partir dos fatores naturais, principalmente o clima, desigualdades sociais e econômicas entre os povos. Essa interpretação, bastante cômoda, é fruto de uma escola que pode ser caracterizada como:

A. pragmática

B. evolucionista

C. possibilista

D. determinista


CLF – COMENTA:


O pensamento determinista surge no século XIX, na Alemanha Bismarkina, seus grandes idealizadores foram os Alemães Alexander V. Hamboldt e Frederick Ratzel.



Resposta correta: "D"


13ª QUESTÃO:UVA/2006.2  A Geografia chamada Antiga, ou Nomenclatura, ou dos Viajantes, existiu até o século XVIII, mas não era uma ciência. Foi no século XIX, que graças às contribuições das escolas geográficas da Alemanha e da França, que a Geografia tornou-se uma ciência. Analise as afirmativas que tratam sobre os princípios e as escolas geográficas e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.


( ) Segundo o princípio da causalidade, o geógrafo só realiza a Geografia plenamente como ciência quando demonstra, comprove e explica o fenômeno estudado, evidenciando suas causas e conseqüências .

( ) Fazer analogia, em Geografia, é generalizar conclusões tirando as leis da Geografia Geral, é comparar acidentes ou fenômenos geográficos e também classificar grandezas dos acidentes ou fenômenos comparados.

( ) Frederico Ratzel admitiu o determinismo geográfico no relacionamento do meio com o homem, como se o meio fosse a causa e o homem a conseqüência. Para Ratzel, o homem é um produto do meio em que vive, subordinado, condicionado e fatalizado pelos imperativos fatores do meio natural.

( ) Paul Vidal de La Blache, defensor do princípio de extensão e do determinismo geográfico, é considerado o Pai da Antropogeografia.


A seqüência correta, de cima para baixo, é:

A. V, V, F, F

B. V, V, V, F

C. F, V, F, V

D. F, F, V, V

CLF – COMENTA:


Paul Vidal de La Blache é considerado o líder do possibilismo geográfico da Escola Francesa. E o pai da Antropogeografia é o alemão F. Ratzel.




Resposta correta: “B “

AGORA É SUA VEZ......      

14ª QUESTÃO:(URCA – 2001) “O espaço é concebido como lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade.”

O autor refere-se ao desenvolvimento da análise do espaço no âmbito da:

a) geografia tradicional, em que muito se apóia na teoria do determinismo geográfico;
b) geografia teorética-quantitativa, calcada no raciocínio hipotético-dedutivo do positivismo lógico;
c) geografia crítica, que adota o materialismo histórico e dialético como paradigma;
d) geografia humanística, assentada na subjetividade e no conceito;
e) geografia tradicional francesa, calcada nos conceitos de meio, ação humana e gênero de vida

15ª QUESTÃO: UECE 94.1 Marque a opção verdadeira: 
a) O determinismo defende que o homem modifica o meio
b) Possibilismo defende que o homem é produto do meio
c) A Nova Geografia defende que o subdesenvolvimento é um estágio para se chegar ao desenvolvimento
d) A Nova Geografia defende que o desenvolvimento é um estágio para se chegar ao subdesenvolvimento
e) A Geografia Crítica apóia-se em dados estatísticos e planos para explicar a espacialidade social  
 

16ª QUESTÃO: No que se refere às correntes de pensamento Geográfico, marque a proposição errada:

a) ( ) O determinismo transfere aos elementos naturais a capacidade ou não de progressos dos povos.
b) ( ) No possibilismo está contido o caráter competitivo das classes sociais procurando verificar o papel das relações sociais na organização do espaço
c) ( ) O método Regional estuda a questão da diferença das áreas como objeto de estudo da Geografia.
d) ( )A Geografia teórica encara o subdesenvolvimento como uma etapa necessária superada em pouco tempo.
e) ( ) De acordo com a geografia crítica os agentes da Organização Espacial são os proprietários fundiários, os industriais, os incorporadas imobiliários, etc.


AGORA É VEZ DO PROFESSOR........


17ª QUESTÃO:UVA/2007.1    Identifique o princípio geográfico a que se refere o texto abaixo:

"A cachoeira de Paulo Afonso encontra-se no rio São Francisco e possui 81 metros de altura."
Sales, Geraldo Francisco - Geografia Geral do Brasil. Novo Horizonte.

(A) Princípio da analogia defendido pelo alemão Karl Ritter e principalmente pelo francês Paul Vidal La Blache.

(B) Princípio da extensão defendido pelo alemão Friedrich Ratzel.

(C) Princípio da causalidade defendido pelo alemão Alexander Von Humboldt.

(D) Princípio da atividade defendido por Jean Brunhes.

CLF – COMENTA:
O texto localiza a cachoeira de Paulo Afonso no rio São Francisco, indicando, inclusive sua altura, que é de 81m. Faz-se uso, portanto, do princípio da extensão.

Resposta correta: “B”

18ª QUESTÃO:UVA/2007.2   “Apesar de o homem receber influências do meio onde vive, ele é capaz de modificá-lo e adaptá-lo às sua necessidades”.

Esta afirmação está de acordo com a teoria:


(A) determinista.

(B) possibilista.

(C) malthusiana.

(D) mais-valia.

CLF – COMENTA:

De acordo com os paradigmas da geografia e sua evolução teórico - metodológica, a escola francesa possibilista prega a idéia que a natureza oferece possibilidades de desenvolvimento, bastando ao homem encontrar a técnica mais adequada.

Resposta correta: “B”
 

AGORA É SUA VEZ......     

19ª QUESTÃO: (UECE) São várias as Correntes de Pensamentos Geográficos ou Paradigmas da Geografia a última corrente a ser incorporada que passou a existir conflitamente com as anteriores foi:

a) ( ) Geografia teórica
b) ( ) Determinismo Ambiemtalismo
c) ( ) Método Regional
d) ( ) Geografia crítico-dialética.

20ª QUESTÃO:  (UECE) Nos últimos anos a ciência geográfica têm passados por grandes mudanças conceituais e metodológicos. Esse processo evolutivo, já nos fornece a idéia que a Geografia:
a) ( ) deve limitar a estudar os aspectos físicos dos territórios, para sociólogos explicarem a vida de sociedade.
b) ( ) a ciência de base para entender os fenômenos climáticos, como a seca e as enchentes.
c) ( ) busca, a partir das relações entre os homens e deste com a natureza no ocorrer dos tempos, a explicação da organização do espaço.
d) ( ) é a ciência que estuda as relações dos homens com a natureza.


21ª QUESTÃO: (Unifor 84.1) Considere as seguintes afirmações:

I.“O homem tem seu modo de vida estabelecido pelo meio natural”.
II.“O homem é o agente organizador do espaço”.

De sua análise conclui-se que:

a) ( ) I e II são determinismo e se completam.
b) ( ) I e II são possibilistas e se completam.
c) ( ) I e II são possibilistas mas se opõem.
d) ( ) I é deterministas, II é possibilita e se opõem.
e) ( ) I é possibilita, II é determinista e se opõem.

22ª QUESTÃO:  (UFC-92.2) Modifica no que diz respeito à relação entre as escolas da geografia e a legitimação dos interesses de determinados estados-nações, é verdadeiro afirmar: (marque V ou F )

( ) o determinismo geográfico serviu para legitimar a política expansionista bismarckiana
na Alemanha
( ) O possibilismo geográfico, embora utilizando-se do discurso da neutralidade cientifica, atendia aos interesses da França, ao contrapor-se a política colonialista francesa na África e na Ásia.
( ) A nova geografia ( geografia quantitativista), no pós 45, escamoteia a realidade vivência pelos países subdesenvolvidos, ao afirmar que a situação de pobreza de miséria existente é um estágio superável da adoção de política de planejamento eficazes.
( ) A geografia crítica segue os mesmos postulados da geografia tradicional e d nova geografia.
( ) A geografia crítica desmascara a geografia tradicional e a nova geografia ao demostrar o papel da geografia na legitimação dos interesses das classes hegemônicas.

23ª QUESTÃO: (UECE) “Uma das grandes metas conceituadas da geografia foi justamente de um lado, esconder o papel do Estado bem como o das classes sociais na organização da sociedade e do espaço. A justificativa da obra colonial fio um outro aspecto do mesmo programa (M. Santos)” .

As nações teórico-metodológicas que invertem essas metas conceituadas estão contidas na:

a) ( ) geografia teórica
b) ( ) geografia descritiva
c) ( ) geografia crítica
d) ( ) geografia de percepção

24ª QUESTÃO:  (UECE-91.2) A ideologia segundo a qual os povos mais inteligente e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona trópica, em função do clima quente, são os mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento, essa postura é defendida pelo (a):

a) ( ) geografia crítica
b) ( ) darwinismo geográfico
c) ( ) determinismo geográfico
d) ( ) possibilismo geográfico


25ª QUESTÃO: (UECE) Identifique a opção em que esteja definido o caráter ideológico da Geografia, desde o início da expansão territorial ao capitalismo:

a)Defensora intransigente de um mundo mais justo onde o espaço seria organizado para felicidade das comunidades autóctones.
b)Focalizava o papel das classes sociais na organização do espaço.
c)Sempre adotou uma atitude dinâmica, buscando verificar o papel funcional das áreas do contexto em prol da igualdade social.
d)Serve de esteio científico para expansão do capitalismo, oferecendo-lhe maior conhecimento dos espaços a das sociedades de muitas colônias.


26ª QUESTÃO:  (UECE) A história da Geografia, como todas as ciências particulares, passou por fases determinadas de eminentes geógrafos. Desse modo, podemos afirma:

a) ( ) a geografia só teve dois momentos: o do Determinismo e o do Positivismo.
b) ( ) hoje predominam os trabalhos de geógrafos. Desse modo, podemos afirmar:
c) ( ) no último pós guerra ficou a geografia reduzida às postulações da geografia quantitativa, um ramo da geografia pragmática.
d) ( ) na atualidade, as propostas da geografia crítica, como instrumentos da liberdade do homem. Opõem-se às postulações da geografia pragmática e às da geografia tradicional.



Correntes do Pensamento Geográfico - Exercícios Vestibulares (1ª Parte) Correntes do Pensamento Geográfico  -  Exercícios Vestibulares (1ª Parte) Reviewed by Gilvan Fontanailles on março 06, 2013 Rating: 5

42 comentários

  1. Respostas
    1. Querido Sérgio,
      racionar não tem absolutamente nada a ver com isso.
      O raciocínio pode ser utilizado para responder as questões, claro. Mas o gabarito nos permite avaliar se o nosso raciocínio está correto. Só dessa forma é possível você estudar ativamente.

      Beijos

      Excluir
    2. Certinho! Foi apenas uma brincadeira. Tem que fazer a correção mesmo.

      Excluir
  2. poderia mesmo ter o gabarito pra pessoa se guiar depois.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, pelo conteúdo. Faltou somente o gabarito.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, pena que nao tem gabarito para firmar os estudos

    ResponderExcluir
  5. Gente qual [e a resposta da questão 6

    ResponderExcluir
  6. Eles tem razão professor, os exercícios estão ótimos, ajudaram-me mesmo, porém faltou o gabarito que ajudaria mais ainda

    ResponderExcluir
  7. preciso desse gabarito urgente, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  8. Prof. por favor enviar o gabarito da questão 10 e 11, pois estou trabalhando com meus alunos, estou receoso de minhas conclusões, queria ter para poder confirmar minhas ideias. E-mail fernandousca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Sem gabarito fica complicado. E as questões possuem muitos erros de digitação.

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Era sim possiblista. La Blache que trabalhava o Gênero de vida enquanto Ratzel trabalhava o Espaço Vital.

      Excluir
  11. poxa, fiz várias questões e chego no final e não tem gabarito.....

    ResponderExcluir
  12. o gilvan sumiu com o gabarito..kkkkkkkkkkkkk... poste aseh meu amigo, faz um bem danado... qto tempo nao o vejo dr. ......kalker dia irei na sua kza..abç

    ResponderExcluir
  13. Poxa nego, cadê o gabarito. Custa nada colocar, bj

    ResponderExcluir
  14. Preciso corrigir
    Temos nossos direitos
    GRITEM COMIGOO!!
    GABARITO!
    GABARITOO
    GABARITOOO

    ResponderExcluir
  15. O cara que fez "vcs que lutem pra ir atrás das respostas heheh"

    ResponderExcluir

Slider

[recent]

Anuncios!