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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


06/03/2013

CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS: A Questão do Território e Nação



Objetivos da Aula:

Hoje vamos iniciar nossos estudos sobre geografia humana. Atualmente nos vestibulares em relação ciência geográfica, existe uma preocupação na correção conceitual. Há uma preocupação em trabalhar alguns conceitos de Geografia. Os Vestibulares trabalham cada vez mais com conceitos.

Em relação a isso eu penso, eu gosto de dizer para os meus alunos, que:

- O pessoal que gosta de química, matemática e de física é um pessoal que gosta de formulas.

E eu digo que as nossa formula nas ciências sociais é o domínio dos conceitos e aplicá-los na resolução de problemas. É claro!
Hoje vamos falar de dois conceitos:

Nessa nossa 1ª parte da aula. Vamos falar do conceito de ESTADO e do conceito de NAÇÃO.

Então vamos lá!!

ESTADO?????

Quando falamos apalavra Estado ou falamos sobre a palavra Estado, no sentido geográfico ou político. O que é que eu entendo por ESTADO???

A 1ªcoisa que eu tenho que saber é que essa palavra se refere a um conceito político.

OBSERVAÇÂO:

O Estado na verdade é uma grande máquina burocrática.

VEJA...

Quando eu digo: - O que é o ESTADO??? Ou O que é o ESTADO BRASILEIRO???

O que, que eu entendo?

Eu te respondo:
O Estado é... o exército .... O Estado é... a Constituição ... O Estado é... a Polícia....
Ou seja, O ESTADO são todos os aparelhos ideológicos, todos os aparelhos repressores.

Isto é,

O Estado é uma grande máquina burocrata, que materializa a ação política de um povo em um determinado território.



Vamos agora conceituar o que, que é um Estado?

ESTADO: Corresponde a um grupo de pessoas organizada politicamente em torno de um poder soberano representado pelos governantes. Em outras palavras, o Estado é um país politicamente organizado. Para que ele exista, são necessários três elementos: território, povo e governo.


NAÇÃO:
O que é que eu entendo por Nação?

Nação é um grupo de indivíduos que apresentam uma identidade cultural.

PERGUNTA:
Como é que essa identidade é construída???

Bem pessoal!! Essa identidade pode ser construída pela RELIGIÃO (o que é muito comum ocorrer) também ela pode ser construída por uma língua.

OBSERVAÇÃO:
Para mim esses são os dois pontos principais na formação cultural de povo.

CONCLUÍNDO:

Bem pessoal! A construção da identidade por ser construída por (através) de valores e costumes (hábitos).

Podemos dizer, pessoal que a nação é uma grupo de pessoas (indivíduos) que apresentam uma identidade cultural comum. Tudo bem até aqui? Deu para entender?
Vamos agora relacionar os dois conceitos? Digamos que você tem uma Nação. Para que ela exista, ela tem que ocupar uma área territorial, e para isso, ela vai ter que se organizar sobre a forma de ESTADO.

CONCLUÍNDO:
Uma nação vai criar o ESTADO para controlar o território onde ele vive. Porque ela (nação) precisa ter poder sobre esse território, ou seja, para garantir a soberania sobre o território.

Então ele vai construir uma polícia, vai criar uma constituição, (vai criar regras, leis).

Posso dizer então, que a nação cria o Estado para poder controlar a própria nação, criando regras de conduta social, Isto é, a sociedade regulando a própria sociedade.,

Nós professores de geografia e de História comentamos e falamos sobre os movimentos nacionalistas.


Exemplificando:
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Nacionalismo: É um empreendimento de elites políticas econômicas destinado a estabelecer um poder de Estado sobre um território definido. Em sua fase inicial, as elites nacionalista precisam de apoio popular para conduzir as lutas separatista contra o poder imperial ou estatal existente. Depois do estabelecimento do novo Estado, suas instituições encarregam-se de consolidar a identidade nacional.

Os nacionalismos continuam a contestar o poder dos Estado em diferentes lugares do mundo.

Atualmente na porção setentrional da África, movimento que já ficou conhecido primavera Árabe.

Isto é,

A Ocorrência de vários movimentos nacionalistas no mundo inteiro.

Agora qual é o objetivo de todo e qualquer movimento nacionalista?

Resposta:

Não é criara nação. A nação já existe. Ou seja, o objetivo dos movimentos nacionalistas é criar o Estado.

Segunda Parte da Aula:..

Um outro conceito fundamental ciência Geográfica é o conceito de território.
O que é que é um território????

Bem pessoal!! Território é uma área onde alguém ou algum grupo exerce algum tipo de poder.

Observe pessoal que a idéia de território está relacionada ao poder.

Exemplificando:

O que, que é fronteira pessoal???

Fronteira representa o LIMITE desse poder. Ok!!!!!!

IMPORTANTE!!!!

Uma coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de TERRITÓRIOS. Isto é, existem diferentes territórios.

Como assim, professor???


Exemplificando:

O seu quarto! É um tipo de território. Por quê? No seu quarto você exerce algum tipo de poder. Ele é o seu território. Ok!!!

Por quê? Ora no seu quarto você tem um controle sobre quem entra, sobre quem sai?

Concluindo:
Então seu quarto é o seu território. Você mantêm uma relação de poder ali.

O território do seu município, da cidade que você mora, quem é que tem poder sobre esse território?

E o Estado, o PAÍs em que você mora?

O que é que a gente pode concluir com isso?

Que dentro de um território existem vários territórios, isto é, os territórios podem se superpor ou sobrepor-se uns aos outros.OK!!!


Isto é...
Num mesmo território nos temos escalas diferentes de territórios.

Um outro aspecto importante que devemos falar sobre a noção de território é que uma mesma área pode virar diferentes territórios.

EXEMPLIFICANDO:

Um professor quanto está lecionando em sala de aula. Eu posso dizer que a sala de aula é o território dele?

Que tipo de poder um professor exerce em sala de aula?

Agora, digamos que a aula desse professor tenha acabado, e entra um outro professor e inicia a sua aula.

PERGUNTA:
O que é que ocorre com a sala de aula?

Deixa de ser território de um professor e passa a ser território do outro, e isso vai ocorrer ao longo do dia.


UM OUTRO EXEMPLO:
O centro da cidade do Rio de Janeiro. Ok!!!

Durante o dia o centro da cidade do Rio de Janeiro é o território do comercio, isto é,das empresas,do mercado financeiro.

Durante a noite o mesmo centro vira outro território. Por quê?
A noite o centro do Rio de Janeiro é dominado por facções criminosas e pela prostituição. O que fica claro que as relações de poderes estabelecidos durante o dia a noite não mais dominam aquela área. Os atores são outros: Prostitutas, Homossexuais, Pessoas drogadas ou por vendedores de drogas.

Isto é... Muda tudo. As relações de poder são outras.
Então uma mesma área pode virar diferentes territórios durante um dia mas a área continua a mesma. OKKKK!!!

Ficou claro, essa idéia???

OUTRO ASPECTO IMPORTANTE:

È a idéia de TERRITORIALIZAÇÃO

O que é TERRITORIALIZAR?
Territorializar é assumir o controle sobre uma área, que pode ser integralmente ou parcialmente:

Exemplos (professor e diretor)

Contextualizando:

Na TV nós assistimos no Rio de Janeiro recentemente, com as UPP (unidade policiais pacificadoras) a polícia tomando o controle do complexo do Alemão e também mais recentemente o controle da Rocinha.

Vimos a polícia civil, junto com o BOPE, junto com as forças do Estado(Exército, Aeronáutica e Marinha), controlando essas áreas que eram dominadas por facções criminosas.

E a gente pode observar que logo que eles assumiram o controle da vila Cruzeiro (no caso do complexo do Alemão) imediatamente os policiais colocaram lá na parte mais alta do morro uma bandeira do Brasil.

E qual foi a simbologia disso?
Para marcar e legitimar a posse daquela área, isto é,
 
 
 

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