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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


terça-feira, 21 de agosto de 2012

1º SÉRIE EM 3º BIMESTRE

Sistemas de orientação e localização: Rosa dos Ventos

1ª semana aulas: 01 e 02 (30/01 à 03/02 de 2012)

ASSUNTO: Localização: Noções preliminares

Objetivos da Aula:

- Conhecer os principais instrumentos de localização e orientação.
- Enumerar as varias formas de orientação e localização existênte.
- Comparar os tipos de orientação entre os astros e instrumentos, como a bússola
- Conhecer e entender a função da rosa dos ventos para orientação e localização das pessoas no espaço geográfico
- Criar conceitos acerca da importância da orientação e a localização para a humanidade.

- Comparar os tipos de orientação entre os astro e instrumentos como bússula


Olá pessoal!Tudo bem? Hoje vamos estudar algumas noções básicas sobre orientações. Nesta aula você vai aprender, o que são pontos cardeais, colaterais, subcolaterais. NUM SEGUNDO VAMOS APRENDER nomeclatura e construir uma rosa dos ventos. E POR FIM aprender a identificar cada um desses pontos em situações concretas no seu dia-adia.

Bem, pessoal!!! A necessidade de orientar-se sempre existiu na história da humanidade. Desta necessidade surgiram algumas formas de orientação na superfície terrestre, foram estabelecidas elementos fixos como pontos de referência.

Você já deve ter usado algum ponto de referência para chegar a algum lugar, como ruas, construções, estradas, rios, pontes e outros. A geografia tem alguns elementos referências como: a Rosa dos ventos(pontos cardeais, colaterais e subcolaterais) e as Coordenadas geográficas (meridianos e paralelos).


a) ROSA DOS VENTOS:(localização relativa)

A Rosa dos Ventos indica os pontos de orientação: cardeais, colaterais e subcolaterais.

Importante:
O que você precisa saber desse assunto é saber como identificar cada uma dos sentidos de direção que compõem a Rosa dos Ventos. De inicio você deverá memorizar apenas o sentido de direção leste. As demais são derivadas a partir dessa primeira noção. OK!!! 


A ESSE RESPEITO SABE-SE QUE A DIREÇÃO LESTE CORRESPONDE A POSIÇÃO A ONDE O SOL APARECE APARENTEMENTE TODAS AS MANHÃS NO HORIZONTE.   

Agora como é  que se chegou a essa determinação desse sentidos de direção?

RESPOSTA:
- Através da observação do movimento aparente do Sol. Certo???

Como assim?

O que se fez, foi observar o movimento que o sol faz, que é aparentemente no mesmo lugar todos os dias.

Pessoal!!! Foi graças a essa observação (ao seu movimento aparente), movimento do sol, executado diariamente, que os primeiros geógrafos ou astrólogos  poderam determinar com precisão relativa os pontos cardeais, que compõem a rosa dos ventos que conhecemos hoje. OK!!!

A partir desse movimento ficou estabelecido que:

- O sol nasce no leste, nascente ou oriente e se põe no oeste, poente ou ocidente.


Observe a gravura abaixo:

- Sabendo-se onde o sol nasce, leste, podemos nos orientar. Basta usar o próprio corpo. Primeiro você estender o braço direito para onde o sol nasce (leste), que o braço esquerdo apontará para o oeste (isto é, onde se poem ). Ao mesmo tempo, tem-se o norte à frente e o sul às costas. 

LEMBRANDO:
AGORA VOCÊ SABE COMO OU EM QUE TIPO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA ESSE ASSUNTO PODE SER COBRADO EM UMA QUESTÃO DE GEOGRAFIA(conteúdo= localização)?

Bem PESSOAL!! Para responder com destreza questões envolvendo, noções de orientação você precisa saber que nos mapas, (como também em carta cartográfica ou em desenhos de outros tipos de áreas geográficas como: bairros, sua escola, sua residência):
- A parte acima do Mapa: - corresponde a direção norte. 
- A parte abaixo do mapa: - corresponde a diração sul.
- O lado direito do mapa: - corresponde a direção leste.
- O lado esquerdo do mapa: - corresponde a direção oeste.

No caso, da pessoa da gravura acima, PARA VOCÊ informar a sua localização, você precisa de pontos de referências, e é nesse momento que os objetos que estão ACIMA, ABAIXO, A DIREIRA, A ESQUERDA, irão lhe auxiliar na determinação da localização da pessoa envolvida na questão tratada acima. Veja gravura abaixo:

ASSIM PODEMOS DIZER QUE em relação ao mapa:
acima ( corresponde a direção NORTE )= NORTE = N
abaixo ( corresponde a direção SUL )= SUL= S
a direita ( corresponde a direção LESTE )= LESTE= E (L)
a esquerda( corresponde a direção OESTE )= OESTE =O


O SEGUNDO aspecto importante QUE você precisa dominar EM A LOCALIZAÇÃO de um lugar é o de identificar os pontos de cardeais, no seu caso, em uma figura ou em um mapa. Para isso, você deve saber identificar as posições dos elementos ou objetos que se encontram próximos a ponto de referência do ponto referêncial (posição do objetos investigado na localização em questão) e desse iniciar a localização do objeto. que neste caso será a noção de: - Acima de,- Abaixo de,- Direita de e- Esquerda de.

EXEMPLIFICANDO:

Considerando a escala como ponto de referência, localize os pontos indicados, utilizando somente AS NOÇÕES DE - Acima de,- Abaixo de,- Direita de e - Esquerda de. Podemos dizer que
a) O teatro localiza-se a ESQUERDA da escola.
b) O estádio de futebol localiza-se ACIMA da escola.
c) A lanchonete localiza-se ABAIXO da escola.
d) A igreja localiza-se a DIREITA da escola.
Observe a MESMA ilustração e complete as questões a seguir.

Considerando a escala como ponto de referência, localize os pontos indicados, utilizando somente os pontos cardeais.
a) O teatro localiza-se a OESTE da escola.
b) O estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
c) A lanchonete localiza-se a SUL da escola.
d) A igreja localiza-se a LESTE da escola.





COLOCANDO EM PRÁTICA O QUE APRENDEMOS:
Atividade de fixação:

1 – A orientação pelo Sol está baseada no seu movimento aparente – é a Terra que gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação da Terra), é por isso que afirmamos ser um movimento aparente. Esse astro aparece, não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, e põe-se no lado oposto. Determinado-se um lado, ao nascer ou pôr-do-sol, pode-se, de modo aproximado, utilizar os pontos de orientação e, a partir daí, orientr-se. De acordo com o texto e com os conhecimentos obtidos, marque a única alternativa CORRETA.


a) ( ) A orientação pelo Sol baseia-se no movimento real do sol que o sol faz ao redor da Terra. Assim, o Sol aparece não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, e põe-se no lado oposto.
b) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 2 e 3 temos o ponto Cardeal Oeste.
c) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 4 temos o ponto Cardeal Oeste.
d) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 3 temos o ponto Cardeal Oeste.

CONTINUANDO  a AULA...CONTINUANDO  a AULA....CONTINUANDO  a AULA...CONTINUANDO  a AULA...CONTINUANDO  a AULA..CONTINUANDO  a AULA.

OBSERVAÇÃO:
Percebeu-se que apenas os pontos cardeais limitavam a localização. Então para dar maior precisão a um local específico criou-se também os pontos colaterais e subcolaterais:
VEJAMOS PRIMEIRAMENTE OS COLATERAIS:..............

BEM, o que você precisa saber a respeito de como nomeclatura com precisão, e sem esquecer para não dá aquele branco na hora de uma prova, de um vestibular ou concurso público.
BEM! Pessoal o 1º passo é saber escrever as inicias dos pontos cardeais em seus respectivos locais na figura da Rosa dos Ventos. Isso você já aprendeu no inicio dessa aula.  Certo!!! Agora vamos aprender a nomeclatura os pontos colaterais. Certo?
Então Vamos lá!!!!!!!!
Atividade Prática:
Primeiro momento da atividade:
- Desenhe uma rosa dos Ventos

 - Agora faça a nomeclatura;



 OBS.: Lembre-se você já sabe nomeclatura os pontos cardeias! Veja a figura ao lado. É assim que você deve ter feito.


Ou abra o link de um JOGO ON LINE SOBRE ROSA-DOS-VENTOS(clique na imagem abaixo)



Se o link na abrir click na URL abaixo. Ok!!!
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html

 
 
Segundo momento da atividade:


Agora observe que:
- os pontos Norte e Sul iniciam pelas consuantes N e S e que,
- os pontos Leste e Oeste iniciam pelas vogais E e

Compreendeu?? Tudo bem? posso continuar?
Então vamos lá!!!

Com base nessa observação você agora irá junta consoantes e vogais em que os pontos sejam perpendiculares, isto é formem um ângula de 90°


Vejamos como nomeclaturamos cada um dos pontos Colaterais
No caso do Noroeste (NO)








Veja que na figura– ele (o noroeste) fica entre o norte e o oeste,












No caso do Nordeste(NE)








Veja que na figura– ele (o nordeste)  fica entre o norte e leste,














No caso do Sudeste (SE)







Veja que na figura– ele (o sudeste) fica entre o sul e o leste,









No caso do Sudoeste (SO),








Veja que na figura– ele (o sudoeste) fica entre o sul e oeste.








Segunda Momento da Atividade:






Nesse caso nos temos:


ColateraisNoroeste (NO) – entre o norte e o oeste,
Nordeste (NE ) – entre o norte e leste,
Sudoeste (SO) – entre sul e o oeste,
Sudeste (SE) – entre o sul e o leste,

Segunda Momento da Atividade:






Nesse caso nos temos:


Subcolaterais
Este- Nordeste (ENE) – entre leste e nordeste;
Nor- Nordeste (NNE) – entre norte e nordeste;
Su-Sudeste (SSE), entre sul e o sudeste;
Este-Sudeste (ESE) entre o leste e o sudeste;
Oeste- Sudoeste(OSO) entre o oeste e o sudoeste;
Oeste-Sudeste (ENE) – entre o oeste e sudeste;
Su-Sudoeste (SSO) – entre o sul e sudoeste;
Nor-Noroeste (NNO) – entre o norte e noroeste;
Oeste-Noroeste (ONO) – entre o oeste e o noroeste.



OFICINA - II
Orientação pelos astros
Como fazer


Orientação em um mapa pelos pontos cardeais

1º momento: Despertar no aluno a necessidade de orientação no espaço, partindo da localização do próprio aluno e de sua necessidade de deslocamento, até os meios de transporte como avião, navio etc.

2º momento: Explicação dos pontos cardeais tomando sempre a posição do sol e o local onde o aluno estiver (se próprio corpo) como pontos de referencia . Marcar com um giz no chão, da sala de aula , os quatros pontos cardeais.

1ª Atividade: Orientação do aluno dentro da sala de aula. Exemplo:



a) Qual a direção que o aluno X tomaria se quisesse sair do seu lugar e ir até a mesa d professor pelo caminho mais curto?

b) Quais as direções que o aluno A tomaria para sair da sala pelo caminho mais curto partindo do seu lugar?

3º. Momento: Despertar no aluno a necessidade de outros pontos de orientação (explicações dos pontos colaterais).


2ª atividade
Alguns colegas de nossa turma resolveram, no sábado jogar uma “pelada” num campinho aqui perto. Esse é um desenho que mostra a posição de cada um, num determinado momento do jogo, em que Marcelo e Renato estão disputando a bola no meio de campo.

Complete os espaço abaixo com os pontos Cardeais e Colaterais de acordo cm o desenho e as suposições feitas sobres o que aconteceu logo depois.

Atenção Observe a posição do Sol –são 6 horas da tarde






a) Se o Renato jogar a bola para o Marcos, ele chutará na direção________________

b) Se Renato atrasar a bola para o João,ele vai chutá-la na direção________________

c) Se a jogada for Marcelo-José-Ricardo, a bola irá primeiro na direção _______________ e depois tomará a direção______________

d) Se o Marcelo ganhar a bola e quiser atrasá-la para o Paulo,ele chutará na direção ___________________

e) Se o Marcelo foi o craque do jogo e marcou um golaço no “frangueiro” do Carlos, ele chutou na direção

3ª. Atividade: Esta é a planta de uma pequena cidade com seus pontos mais importantes marcados. Observecom atenção a planta e a sua legenda e responda o que for pedido.


Observando a posição do Sol e considerando que são 6 horas da manhã, responda:



a) Se você estiver no hotel e precisar ir até hospital, que direção você tomará?

b) Se você, ao sair da fabrica, for fazer compras no supermercado,que direção você vai tomar?

c) Se você sair do correio e quiser ir até a igreja, pelo caminho mais curto, você tomará as direções ___________ e _____________________.

d) Se você estiver no aeroporto e quiser ir até a estação rodoviária atravessando a praça, que direção você tomará?



4º. Momento:

- Explique porque o Leste,nos mapa do atlas, está sempre à direita,utilizando o globo terrestre,com movimento de rotação da Terra e um planisfério.

-Fazer o aluno compreender que os diversos mapas dos atlas são como “partes” planisfério representados na mesma posição, mas com escalas diferentes.

RUA, J.: WASZKIAVICUS, F. A.; TANNURI. M. R. P.; PÓVOA NETO, H. para ensinar Geografia: contribuição para o trabalho com 1º e 2 graus. Ri de Janeiro: Access, 1993. P. 22-25.


O jogo de Futebol

- solicite aos alunos que observem a representação gráfica de um campo de futebol, conforme a figura 9. Os jogadores Os jogadores de uma equipe são: A,B,C,D,E,F,G,H,IJ,L. Os demais jogadores pertencem à equipe adversária.

- Peça que planejem jogadas que conduzam seu time a realizar um gol. A bola inicialmente encontra-se cm o goleiro. Eles deverão traçar setas indicando as direções das mesmas, preenchendo a tabela abaixo e empregando os pontos cardeais e colaterais






- Após a realização do gol, peça aos alunos que respondam as questões como essas:

1. Suponha que a bola esteja com o jogador D, para quem você acredita que ele deva passar a bola, a fim de que ocorra um gol mais facilmente? Por quê?

2. Em que setor do estádio você gostaria de assistir à partida – Sul, Norte, Leste ou Oeste, sendo que o jogo ocorre em Porto Alegre, no mês de janeiro e inicia às 14 horas?



CASTROGIOVANNI, A.C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. Porto Alegre Mediações, 2000.p. 45-47.

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Escola: ____________________________________________________
Cidade: _________________________ Data: _____ de ______ de ____
Aluno (a):______________________________ Número: ___ Série: ___ Turno: __________ Professor: ___________________________________ Disciplina: Geografia

ATIVIDADE DE DIAGNÓSTICA

Utilizando o mapa abaixo, responda:



  1. Identifique a latitude e a longitude dos pontos:

A: ______________.
B: ______________.
C: ______________.
D: ______________.
E: ______________.
G: ______________.
F: ______________.
H: ______________.

2) Complete as lacunas abaixo:

a) O ponto A encontra-se no continente ____________________________________.
b) O ponto B encontra-se no oceano ____________________________________.
c) O ponto C encontra-se no hemisfério norte ou sul? _____________________________.
d) O ponto D encontra-se no hemisfério oriental ou ocidental?_______________________.
e) O ponto E encontra-se no continente_____________________________.
f) O ponto F encontra-se no hemisfério norte ou sul? _____________________________.
g) O ponto G encontra-se no oceano_____________________________.
h) O ponto H encontra-se na linha do Equador ou no Trópico de Capricórnio? _________________.
i) O ponto G encontra-se no oceano no hemisfério leste ou oeste​?_____________________.
j) O ponto J encontra-se na Linha Internacional da Data ou no Meridiano de Greenwich?____________________________________.

3) Desenhe e complete a rosa dos ventos abaixo identificando os pontos cardeais e colaterais.
















4Marque como verdadeiro ou falso as afirmações abaixo:

( ) No Hemisfério Sul para orientar-se durante a noite é possível utilizar como referencial as estrelas da Constelação do Cruzeiro do Sul.
( ) O Sol é o referencial para a orientação do ponto cardeal leste. Assim onde o Sol nasce é o oriente, e onde o Sol se põe é o ocidente.
( ) O Trópico de Capricórnio encontra-se no Hemisfério Norte.
( ) O Círculo Polar Ártico encontra-se próximo ao Polo Sul, enquanto o Círculo Polar Antártico encontra-se próximo ao Polo Norte.
( ) De acordo com a tradição o Polo Norte é a morada do Papai Noel, enquanto que o Polo Sul é a terra dos pinguins.

5) Relacione as colunas abaixo:
(A) Paralelos
(B) Meridiano
(C) Latitude
(D) Longitude
(E) Antípodas

( ) São linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido vertical, e essas principais coordenadas são o Meridiano de Greenwich (0º) a Linha Internacional da Data (180º).
( ) São linhas imaginárias que cortam o planeta no sentido horizontal, e as principais coordenadas são o Equador (0º), o Trópico de Câncer (23º N), o Trópico de Capricórnio (23º S), o Círculo Polar Ártico (66º N) e o Círculo Polar Antártico (66º S).
( ) É a distância de qualquer ponto da superfície da Terra em relação ao Equador.
( ) É a distância de qualquer ponto da superfície da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich.
( ) São dois pontos na superfície terrestre que estão em diâmetros opostos, como o Brasil e as Filipinas ou a Espanha e a Nova Zelândia.


Bons estudos


1 Questão: Observe o mapa abaixo e indique o nome do continente que se localiza:




a) A oeste da Europa
----------------------------------------------------------------------
b) A leste da Europa
---------------------------------------------------------------------
c) Ao sul da Europa
--------------------------------------------------------------------


2 Questão: (Questção somatória) A localização de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e a determinação da hora envolvem o conhecimento dos círculos terrestres, das coordenadas geográficas, dos fusos horários e da orientação. Sobre o tema, assinale o que for correto.

01) A hora local é dada pela passagem do Sol pelo meridiano de um lugar, enquanto a hora legal é baseada nos fusos horários que são em número de vinte e quatro.

02) A orientação no espaço geográfico pode ser feita pela utilização direta dos astros como o Sol, a Lua e as estrelas, ou pela utilização de instrumentos como o GPS e a bússola.

04) A orientação feita através dos mapas leva, em consideração: a seta indicativa da direção dada ao lado do mapa, as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos), as convenções cartográficas e o uso da escala que possibilita calcular as distâncias.

08) As coordenadas geográficas são determinadas pelo cruzamento dos paralelos e meridianos. As longitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um paralelo a outro e são contadas a partir do Equador, enquanto que, as latitudes correspondem às distâncias em graus que vão de um meridiano a outro, iniciando-se pelo de Greenwich.

16) A orientação, no sentido amplo, significa determinar pontos no horizonte que são representados numa figura denominada rosa-dos-ventos onde estão representados os pontos cardeais (N, S, E e O), pontos colaterais (NE, SE, SO e NO) e pontos subcolaterais (NNE, ENE, ESE, SSE, SSO, OSO, ONO e NNO).


Resposta: o total é________________

3 Questão:(UFRN) Analise a figura abaixo e assinale a opção que corresponde, respectivamente, às coordenadas geográficas dos pontos X e Z.




a) 60º de Latitude Sul         30º de Latitude Sul
    15º de Longitude Oeste  90º de Longitude Leste

b) 15º de Latitude Norte   90º de Latitude Norte
    60º de Longitude Leste 30º de Longitude Oeste

c) 60º de Latitude Norte   30º de Latitude Norte
    15º de Longitude Leste 90º de Longitude Oeste

d) 15º de Latitude Sul        90º de Latitude Sul
    60º de Longitude Oeste 30° de Longitude Leste


4 Questão:

5 Questão:(PUC-PR) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente:

a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo de qualquer direção.
b) A representação gráfica da orientação é feita através das coordenadas geográficas.
c) A distância sudoeste-sudeste é de 180°.
d) A distância leste-oeste é de 180°.
e) O espaço entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horário, tem dois pontos colaterais e seis pontos subcolaterais.


6 Questão:(PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas


A direção do ponto C em relação ao ponto A é
a) Sul – Sudoeste
b) Oeste
c) Sudeste
d) Leste – Sudeste
e) Sudoeste

7 Questão:(PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas dos pontos A e C são, respectivamente,

a) 2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 4º e 30’ de latitude Sul e 2º de longitude Leste.

b) 4º de latitude Leste e 2º de longitude Sul / 2º de latitude Leste e 3º e 30’ de longitude Norte.

c) 2º de latitude Sul e 4º de longitude Leste / 3º e 30’ de latitude Sul e 2º de longitude Leste.

d) 2º de longitude Leste e 4º de latitude Norte / 3º e 30’ de longitude Leste e 2º de latitude Norte.
e) 4º de longitude Oeste e 2º de latitude Norte / 2º de longitude Oeste e 4º e 30’ de latitude Norte.


8 Questão:(UFPB) ANALISANDO A FIGURA
Considere as afirmativas:

I. Os pontos A e B localizam-se no hemisfério ocidental.
II.Os pontos B e C localizam-se no hemisfério boreal.
III. Os pontos A e D localizam-se no hemisfério austral.
IV. Os pontos C e D localizam-se no hemisfério oriental.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I e IV
b) apenas II e III
c) apenas I e III
d) apenas II e IV
e) todas

Sistemas de orientação e localização: as coordenadas geográficas

1ª semana aulas: 01 e 02 (30/01 à 03/02 de 2012)

ASSUNTO: : COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Objetivos da Aula:
- Compreender o conceito de meridiano e latitude;
- Identificar os principais paralelos
- Compreender e aplicar os conceitos de latitude e longitude;
- Identificar qualquer ponto, quanto sua localização sobre a superfície terrestre em relação as suas coordenadas geograficas.
- Compreender a função das coordenadas geograficas.




Alá pessoal!! Tudo bem?

Hoje vamos iniciar o nosso estudo sobre localizaçãoé um assunto de geografia muito cobrado no vestibular. Nessa aula vamos aprender o significado das palavra: paralelos, meridianos, latitude, longitude. Além aprendermos como se identificar as coordenadas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre. E por fim apresentaremos o conceito de coordenada geográfica e a sua aplicabilidade para o dia-a-dia.


Então vamos lá..

Como já vimos há uma necessidade de nos orientarmos sobre a superfície terrestre e para tal existem linhas imaginarias chamadas de Paralelos e Meridianos.

a) Paralelos - equidistante dos pólos foi traçada uma linha imaginária: o Equador, que divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: os hemisférios (hemi = metade) . Acima do Equador, o hemisfério Norte e abaixo do Equador o hemisfério Sul. A linha do Equador é o principal paralelo. A palavra Equador é originaria do latim aequatore que significa o que iguala (duas partes). Assim entendemos que a Linha do Equador divide a Terra em duas partes, Hemisfério Norte (Acima da Linha do Equador) e Hemisfério Sul (abaixo da Linha do Equador).

Foram traçadas também várias linhas paralelas ao Equador, denominadas paralelos.

Quatro são os paralelos que receberam denominações especiais - os dois trópicos: de Câncer (ao Norte) e de Capricórnio (ao Sul) e os círculos polares: o Ártico (ao norte) e o Antártico (ao Sul).

Observe a figura Abaixo:




Os paralelos estão numerados de 0º a 90º no hemisfério Norte e de 0° a 90° no hemisfério Sul. São esses paralelos que indicam a Latitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.




b) Meridianos - são círculos que cortam a Terra no sentido Norte-Sul e passam pelos dois pólos, formando à direita o hemisfério Oriental (Leste) e à esquerda o hemisfério Ocidental (Oeste).
Assim como o Equador serve de origem para contagem dos paralelos, os geógrafos resolveram adotar como origem para contagem dos meridianos, o meridiano inicial, também chamado de meridiano de Greenwich, que recebeu esse nome pelo fato de passar perto do observatório de Greenwich, situado nos arredores de Londres (Inglaterra)


O s Meridianos são linhas imaginarias que medem 180°, são semicírculos, que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul cruzando os paralelos do planeta Terra, isto é, atravessam a Terra paralelamente ao Equador. O meridiano Principal é de Greenwich e o antimeridiano, também chamado de Linha Internacional de Mudança da Data. O termo “meridiano” vem do latim meridies, que significa, “linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo”. A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia.


Os Meridianos estão numerados de 0° a 180° a Oeste e a Leste do Meridiano do Greenwich. São esses meridianos que indicam a Longitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS:
Os paralelos e meridianos definidos podem agora nos fornecer um valioso dado referencial que foi sistematizado e chamado de Coordenadas geográficas, elas correspondem a Latitude e Longitude, respectivamente.

Lembre que é o cruzamento das linhas imaginárias dos Paralelos e Meridianos que formam um ângulo de PERPENDICULAR, ISTO É DE 90º = ÂNGULO DE  localização de um determinado lugar,oK!!!!

 Portanto Latitude e Longitudes são dados em graus, em minutos e segundos. Dependendo da precisão que se quer delimitar.  


OBSERVAÇÃO:
As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre que têm por finalidade a orientação e localização.

Paralelamente ao Equador foram traçados os paralelos e perpendicularmente os meridianos.
Vejamos isso na pratica!! É só seguir o link.....
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/oquee.swf

Atividade de Assimilação:


1 - Com base no texto, complete as lacunas:

a) Os ........................ são círculos imaginários traçados paralelamente à linha do Equador.


b) O Equador é o círculo máximo ou maio, ele divide a Terra em dois hemisférios ...................... e sul.


c) Os ..................................... são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois pólos.


d) O meridiano inicial, ou meridiano de Greenwich passa nas proximidades da cidade de Londres na ..........................................


e) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: .......................... (Leste) e ................................................... (Oeste).

2 - Escreva em seu caderno a definição de coordenadas geográficas.


Atividade pratica -  aplicando na pratica o que você entendeu:.


a) Trace um círculo em seu caderno.
b) Localize o Pólo Norte e o Pólo Sul.
c) Trace o meridiano inicial ou Meridiano de Greenwich de um pólo ao outro.
d) Pinte de amarelo o hemisfério Oriental (Leste) e de verde o hemisfério Ocidental (Oeste)



Atividade Fixação


Atividade para verificação do entendimento do texto.


1 Questõa: Assinale V ( verdadeiro ) ou F ( falso ):


1 - ( ) Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador.
2 - ( ) A Linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios, norte e sul.
3 - ( ) Os meridianos são linhas imaginárias traçadas de um pólo ao outro.
4 - ( ) A latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre à linha do Equador.
5 - ( ) A longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich.
6 - ( ) Por meio das coordenadas geográficas, não é possível a localização exata de qualquer ponto na superfície terrestre.


2 Questão: (UNESP) Verificando o mapa e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:


a) norte e sul.
b) sul e ocidental.
c)sul e oriental.
d) oriental e ocidental.
e) ocidental e norte.

3 Questão: (MACKENZIE-SP) Preencha o espaço em branco com a alternativa que convém:


O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou de Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental. Sendo cortado ao norte , pela linha .................., apresenta 7% de suas terras no hemisfério ................. e 93% no hemisfério................., ao sul é cortado pelo trópico de......................(.)


a)do Equador - setentrional - meridional - Capricórnio
b) do meridiano de Greenwich - meridional - setentrional - Câncer
c) inicial - oriental - ocidental - Câncer
d) do Equador - ocidental - oriental - Câncer
e)do meridiano de Greenwich - setentrional - meridional - Câncer.


Atividade de assimilação:
01 Questão: Observe o gráfico abaixo:

a) Com base no que você aprendeu nas aulas de geografia indique a Latitude das dos pontos assinalados no indicados no gráfico acima, na tabela abaixo:
                   OBS:      Latitude Sul = LS                                             Latitude Norte = LN



b) Observe a tabela abaixo. Ela indica a latitude de alguns pontos que você deverá localize no gráfico acima, colocando a letras dos pontos indicados nas latitudes correspondentes:

02 Questão: Observe o gráfico abaixo:

a) Observe o Gráfico acima e indique a Longitude dos pontos assinalados no mesmo gráfico, na tabela abaixo: 3 Observe o mapa abaixo e responda os enunciados que se seguem
 3 Questão: Observe o mapa abaixo e responda os enunciados que se seguem
a)
Com base no que você aprendeu nas aulas de geografia indique a Latitude e as longitudes dos pontos indicados no mapa acima, transcrevendo suas coordenadas para a tabela abaixo na celula reservada para cada um:
4 Observe o mapa abaixo e responda os enunciados das questões 4ª, 5ª e 6 ª que se seguem:



a) Quais são as cidades estão assinalados no mapa?



b) Em quais continentes as cidades estão localizadas? E em quais hemisfério – Norte ou Sul, Leste ou Oeste.


4 – Com base no mesmo mapa identifique a cidade de acordo com a sua localização (latitude e longitude)


a) 42° latitude norte e 13° longitude leste: ________________________________________

b) 19° latitude norte e 73° longitude leste:________________________________________

c) 23° latitude sul e 43° longitude oeste:_________________________________________


5 – Identifique as coordenadas geográficas de:

a) Londres;_________________________________________________________________

b) Cairo;___________________________________________________________________

c) Tóquio; _________________________________________________________________

d) Sydney._________________________________________________________________

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO
Questão 01.Observando o mapa-múndi abaixo no que se refere aos hemisfério, assinale com V a alternativa verdadeira e com F a falsa:


( ) A linha do Equador divide a Terra em duas metades iguais, que recebem os nomes de Hemisfério Norte ou Austral e Hemisfério Sul ou Boreal.

( ) Com exceção do Equador, todos os paralelos dividem a Terra em partes desiguais.

( ) O meridiano de Greenwich, divide a Terra nos Hemisférios Leste ou Ocidental e Oeste ou Oriental.( ) O Hemisfério do Ocidente é também denominado de poente.

( ) O Hemisfério Setentrional é também uma denominação para o Hemisfério Boreal.

02. (PAIES 1997) A representação do espaço geográfico através de mapas é de extrema importância para a compreensão do mundo em que vivemos. Com relação à localização do Brasil na superfície terrestre, marque (V) para cada afirmação que for verdadeira e (F) para cada afirmação que for falsa.

( ) Apenas uma pequena porção do território brasileiro localiza-se no hemisfério norte.
( ) A linha do Equador corta a região Sul do Brasil.
( ) A maior parte do território brasileiro localiza-se no hemisfério setentrional.
( ) O Brasil localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich.


Questão 03 (PUC-PR) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente:

a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo de qualquer direção.
b) A representação gráfica da orientação é feita através das coordenadas geográficas.
c) A distância sudoeste-sudeste é de 180°.
d) A distância leste-oeste é de 180°.
e) O espaço entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horário, tem dois pontos colaterais e seis pontos subcolaterais.

Questão 04. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.


a) mapa 1 = longitude; mapa 2 = latitude; mapa 3 = zonas climáticas
b) mapa1 = meridianos; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = zonas climáticas
c) mapa1 = latitude; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = fusos horários
d) mapa1 = paralelos; mapa 2 = meridianos; mapa 3 = zonas climáticas

Questão 05. Dê as coordenadas geográficas dos pontos abaixo
 
Questão 06 (PUCRS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.

O ponto antípoda de B é

a) 3° de latitude Norte e 2° de longitude Oeste.
b) 87° de latitude Sul e 2° de longitude Oeste.
c) 3° de latitude Norte e 178° de longitude Oeste.
d) 2° de latitude Sul e 177° de longitude Leste.
e) 3° de latitude Sul e 4° de longitude Leste.


Questão 07. (UFES) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do “World Trade Center”, na cidade de Nova York, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado, como o autor intelectual dos ataques, o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova York, nos EUA, é de +9h30min. Com base nas informações acima, a longitude da capital afegã é

a) 142°30’ longitude oeste de Greenwich.
b) 135°00’ longitude oeste de Nova York.
c) 216°30’ longitude leste de Nova York.
d) 83°30’ longitude leste de Greenwich.
e) 68°30’ longitude leste de Greenwich.

Questão 08. (UFPI) O meridiano de Greenwich é essencial para a determinação de uma das coordenadas geográficas. Sobre ele, é correto afirmar que:

a) divide os hemisférios setentrional e boreal.
b) define os graus de latitude.
c) orienta o grau de translação da Terra.
d) estabelece a zonalidade climática.
e) serve de referência para os fusos horários.


Questão 09. (Ufg) O sistema de coordenadas geográficas, adotado atualmente como uma convenção mundial, foi concebido na Grécia Antiga e visava a facilitar a localização de qualquer ponto na esfera terrestre, a partir do cruzamento entre um paralelo e um meridiano. Considerando-se as características desse sistema, uma cidade fictícia, com coordenadas iguais a 7°00’ de longitude Leste e 6°50’ de latitude Sul, estaria localizada a


a)( ) 5° 20’ ao norte da latitude 12°10’ Sul.
b)( ) 5° 30’ a leste da longitude 7° 30’ Leste.
c)( ) 6° 10’ ao sul da latitude 13° 00’ Sul.
d)( ) 8° 30’ a oeste da longitude 15° 30’ Leste.



Questão 10. (G1) As proposições, a seguir, referem-se à orientação, coordenadas geográficas e cartografia.Indique a única correta.
a) A Longitude é a figura formada pela junção dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
b) A Latitude é um ângulo que tem seu vértice no centro da seção plana da Terra, definido pelo paralelo do lugar considerado. Varia do paralelo de Greenwich a 180° pala Leste e 180° para Oeste.
c) A Rosa-dos-ventos é um aparelho de orientação inventado no século XII.
d) A altitude é a diferença de nível de um ponto qualquer na superfície terrestre e o nível médio dos mares.
e) O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios Setentrional e Meridional.




Obsevação: mapa abaixo deverá servir de base para as questões 11 e 12.

Questão 11. Observe  mapa abaixo:
 
A ............... de latitude ................ e .............. de longitude ........................
B ............... de latitude ................ e .............. de longitude ........................
C ................ de latitude ................ e ............... de longitude .......................
D ................ de latitude ............... e ................ de longitude ......................

 

Questão 12 - Dê o nome do continente onde se localizam os seguintes pontos:
A ...............................
B ...............................
C ..............................
D .............................

Questão 13. (UDESC 2008) Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.

a) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.

b) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.

c) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.

d) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas.

e) O paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre.


Questão 14 (UFPB 2009) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:

a) São medidas angulares entre dois pontos.
b) São distâncias em graus entre dois pontos.
c) São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich.
d) A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste.
e) A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.


Questão 15. (UFPR) Na(s) questão(ões) a seguir, leia, analise as afirmativas e escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas geográficas de diferentes localidades.

Com base nesses dados, é correto afirmar:


(01)Todas as localidades estão situadas entre o Trópico de Câncer e a linha do Equador.
(02) As localidades B e C estão situadas na Austrália.
(04) As localidades A e E estão situadas na zona intertropical, no Hemisfério Sul.
(08) As localidades mais próximas da linha do Equador são F e A.
(16) A localidade D está a noroeste da localidade F.


Questão 16. Observe o mapa da cidade de João Pessoa – PB.

 
Esse mapa apresenta uma trajetória, assinalada em linha reta, entre o Hotel Tambaú (Ponto A) e o Estádio José Américo (Almeidão – Ponto B). Partindo-se do ponto A para o ponto B, o trajeto ocorre na direção:
 
a) Nordeste – Sudoeste
b) Noroeste – Sudeste
c) Nordeste - Sudeste
d) Sudoeste – Nordeste
e) Leste – Oeste

Questão 17. Observe, no mapa, os pontos A e B.




    a) A: 40° Lat. N                                                                                      c) A: 40° Lat. S

      140° Long. W                                                                                        160° Long. W
   B: 20° Lat. S                                                                                         B:  20° Lat. N
      60° Long. E                                                                                           60° Long. E

   b) A:40° Lat. N                                                                                           d) A: 40° Lat. N


    140° Long. E                                                                                              140° Long. W
  B: 20° Lat.                                                                                                  B: 20° Lat. S
     60° Long. W                                                                                               60° Long. W

e) A: 40° Lat. E
          160° Long. N
     B: 20° Lat. W
          60° Long. S


Questão 18. Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas.

(1) - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos.
(2) - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta.
(3) - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.
(4)- A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano de ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich.
(5) - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica.

Assinale:
a) se todas são corretas:
b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas;
c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas;
d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas;
e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.

Questão 19 . Com relação às coordenadas geográficas e a localização dos pontos assinalados na figura abaixo, marque V a alternativa verdadeira e F a falsa.


  
( ) Os pontos B e C possuem diferentes latitudes e mesma longitude.
( ) O pondo D está situado nos Hemisférios Norte e Ocidental.
( ) O ponto A está localizado a 0º de longitude e 90º de latitude S.
( ) O ponto B situa-se nos Hemisférios Norte e Ocidental.
Resposta:__________________________________
Questão 20. Assinale, de acordo com o mapa, a alternativa correta.


a) Londres é uma cidade localizada em baixas latitudes.
b) Guayaquil (no Equador) está a leste de Greenwich.
c) Moscou está situada em altas latitudes e a 40o de longitude leste do meridiano de Greenwich.
d) A região norte do Brasil está localizada em altas latitudes.
e) O meridiano de 40oW de Greenwich corta a porção mais ocidental do Brasil.
Questão 21 Observe o esquema a seguir que representa a distribuição das cidades A, B, C e D no planisfério e assinale a alternativa correta.


a) A cidade localizada mais próxima da Europa é a C.

b) A é a cidade mais próxima do Pólo Norte.

c) Todas as cidades estão localizadas em latitudes diferentes.

d) C é a cidade mais próxima a Greenwich

Dica de Professor??!!!
Como a localização geográfica cai nas provas


Entre geopolítica, clima e meio ambiente, questões sobre localização geográfica se fazem presentes nas provas de Geografia dos vestibulares. Normalmente, perguntas sobre orientação são inseridas juntamente com outras matérias, por isso é essencial que o aluno domine este conteúdo. A equipe de Geografia do Anglo, de São Paulo, aponta os cinco passos que os vestibulandos devem seguir na resolução de questões sobre localização:


Há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia.
Para ter êxodo o estudande da cartografia deve:   
Relacionar - os fatos geográficos não acontecem de forma isolada. Eles se conectam às condições naturais e sociais do lugar onde ocorrem, o que explica a numerosa freqüência de questões interdisciplinares que relacionam os conhecimentos geográficos com outras informações.

Dinamicos - não existe um espaço geográfico estático. Tudo está em perpétua mutação, embora muitas vezes as mudanças não possam ser percebidas na escala de tempo que se está usando. Muitas questões utilizam diferentes escalas de tempo, procurando avaliar a capacidade do aluno de entender as diferentes dinâmicas do espaço geográfico.


Todos os espaços geográficos devem ser:
Localizados - há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia. As questões avaliam a capacidade de leitura dessa linguagem e de seu sistema de símbolos específicos.


Comparados - embora os diferentes espaços geográficos tenham suas particularidades, é essencial que comparar o que se está estudando com outros lugares. Muitas questões exploram analogias, avaliando o grau de entendimento das leis geográficas.

Além dos pontos acima, os estudanres devem seguir as seguintes orientações:

1. Estudar com a meta de alcançar uma visão completa e abrangente de todos os tópicos do programa. A maior parte das questões avalia a abrangência de seus conhecimentos geográficos e não sua especificidade.

2. Entender as interdisciplinaridades. Os fatos geográficos não são isolados, mas inseridos em contextos naturais e sociais que envolvem conhecimentos de outras disciplinas.

3. Identificar os vocábulos específicos da geografia. Cada ciência tem seu vocabulário próprio e as questões de vestibular utilizam essa terminologia.

4. Usar mapas procurando visualizar no espaço geográfico os fatos que estão sendo estudados. Estabelecer nexos lógicos com outros fatos regionais ou mundiais.

5. Relacionar o que está estudando com o que já sabe, procurando tirar dessas relações leis geográficas que expliquem a realidade local ou regional. A visão global do espaço geográfico deve ser acompanhada do conhecimento de seus aspectos específicos.

6. Avaliar sua capacidade de analisar de forma crítica e coerente a produção e a transformação do mundo contemporâneo, marcado pela alta instabilidade das fronteiras. Esse tema tem sido usado em muitas questões, quase todas baseadas em análise de textos ou interpretação de mapas.

7. Identificar as relações entre a realidade brasileira e os processos gerais que regem o mundo contemporâneo, no que se refere à natureza e à sociedade.

8. Entender a alteração que a noção de tempo e espaço geográfico estão sofrendo. Muitas questões abordam a evolução das tecnologias de comunicações e de transportes, que aumentam a velocidade de ligação dos diferentes pontos do espaço mundial e ampliam a integração de pessoas e mercados.

9. Analisar a construção dos espaços geográficos, pensando nas transformações que são impostas ao meio ambiente. Esse tem sido o assunto de algumas das mais difíceis questões das provas de geografia e está relacionado às transformações do modo de vida das sociedades contemporâneas.


Professor Reinaldo Scalzaretto(supervisor de geografia do Curso Anglo) Texto adptado

Sistemas de orientação e localização: partes integrantes de uma mapa

4ª semana aulas: 01 e 02 (30/01 à 03/02 de 2012)

ASSUNTO: Cartografia: Partes integrantes de um mapa.

Objetivos da Aula:


-

A cartografia cria, estuda e analisa documentos cartográficos(mapas, cartas topográficas, globos terrestres, etc.). Dentre os elementos essenciais de um mapa estão:
-Título   
-Coordenadas / Referência espacial 
 -Projeção    
-Legenda  
-Escala
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Elementos de um mapa
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 Um documento não cartográfico, mas que usa a espacialização de dados é a “anamorfose”, ou seja, as áreas são representadas com tamanho proporcional a um dado não espacial. Ex: uma anamorfose do mapa mundi sobre população total-os maiores países seriam China e Índia (maiores populações) Antes de detalharmos cada um dos elementos que compoem um mapa vamos dá uma olhadinha no material produzido pelo IBGE sobre CARTOGRAFIA. Veja... http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/oquee.swf

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TÍTULO:
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De um modo geral o título indica duas coisas: a área e o tipo de dado apresentado. Exemplos: “Mundi político”(mapa do mundo com características da divisão política); “Brasil hidrografia”(mapa do Brasil com características da hidrografia), etc.
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COORDENADAS/REFERÊNCIAESPACIAL:
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Referências que permitem localizar o mapa e suas áreas em relação ao globo como um todo. Normalmente contém a “rosadosventos”, coordenadas (latitude e longitude) e, em alguns casos, um pequeno mapa (normalmente num dos cantos inferiores)indicando onde aquela parcela do espaço se encontra em relação a uma área maior. Exemplo: num mapa da América, colocar um pequeno mapa-múndi no canto com a América em destaque. -->
PROJEÇÃO:
Tipos de projeções cartográficas
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As projeções são as adaptações feitas para representar a superfície da Terra (esférica)num plano. Lembre-se que todas as projeções apresentam deformações, que podem ser maiores ou menores e em partes diversas do mapa. Asprojeções podem ser:
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1) Planas, azimutais, radiais ou polares: quando um mapa é representado a partir de um ponto central, radialmente. É muito utilizado para representar regiões polares(como pólo no centro do mapa), como o continente antártico.
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2) Cilíndricas: representam a Terra a partir de um cilindro estendido. É ideal para representar a regição equatorial. É muito utilizado na confecção do mapa mundi e de áreas como o Brasil ou o continente africano. Os primeiros mapas-mundi possuíam uma visão eurocêntrica(evidenciavam a Europa, colocando-a no centro)e esse padrão é muito utilizado até os dias de hoje. O primeiro, de Mercator, representava as distâncias corretas mas deformava as áreas dos continentes(conforme); Peters criticou o eurocentrismo colocando o norte na parte inferior do mapa e privilegiando as áreas, o que distorceu as formas dos continente (equivalente). Mais recentemente alguns autores como Mollweide e Robinson diminuíram as deformações das regiões polares,“diminuindo-as” nos mapas (formato de um elipsóide ou retangular com as bordas arredondadas).
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3) Cônicas: quando um mapa é representado a partir de um cone. É muito utilizado para representar regiões de latitudes médias, como os EstadosUnidos ou o continente europeu.
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LEGENDA

  Elementos de uma legenda



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É o “dicionário do mapa”, ou seja, indica o que as cores, símbolos, linhas e outros representam. Pode ser composta por: Linhas: indicam estradas, fronteiras, ferrovias, etc. Podem ser contínuas, tracejadas e outros. Áreas: indicam países, estados, continentes, etc. Podem ser coloridas, hachuradas (com“padrões”) e outros. Pontos: para eventos pontuais; indicam capitais, cidades, etc. Podem ser estrelas, quadrados, círculos, símbolos e outros.
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ESCALA:

Tipos de Exercícios de Escalas



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G

A resolução de problemas com escalas passa sempre por três momentos específicos:

  • Apresentação dos dados;
  • Resolução do problema, apresentando todos os cálculos;
  • Construção da resposta ao problema.


Existem cinco tipos de problemas com escalas:

  • Converter escalas numéricas em escalas gráficas;



  • Converter escalas gráficas em escalas numéricas.
  • Calcular distâncias reais;
  • Calcular distâncias no mapa;
  • Calcular a escala do mapa;

    EXEMPLIFICANDO:










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