LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


27/12/2012

CLIMA: IMPACTOS AMBIENTAIS - efeito estufa


Noções Preliminares:
Até o início do século 20, a camada de gases que envolve o planeta teve sua composição pouca alterada, Mas no final do século, a repercussão do metabolismo urbano-agro-industrial chegou a uma dimensão mundial, modificando o clima. São milhões de escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas.  

No consumo de produtos como os aerossóis, espumas plásticas, alguns tipos de extintores de incêndio, materiais de isolamento de construção, buzinas de barcos, espumas para embalagem de alimentos, entre vários outros liberam clorofluorcarbonos (CFCs).   
Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, forte chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios. Os principais impactos ao meio ambiente são a redução dacamada de ozônio, o efeito estufa e a precipitação de chuva ácida

Nessa aula vamos iniciar o estudo de alguns desses fenômenos climáticos provocados pela intervenção humana. Iniciaremos pelo efeito estufa. Por ser um desses fenômenos, que tem sido muito cobrado nos vestibulares e principalmente no ENEM.
Então Vamos lá......


EFEITO ESTUFA:

Como a gravura mostra o efeito estufa, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, pelas partículas de gases e de água em suspensão na atmosfera, garante a manutenção do equilíbrio térmico do planeta e, portanto, a sobrevivência das várias espécies vegetais e animais. Sem isso, certamente, seria impossível a vida na Terra ou, pelo menos, a vida como conhecemos hoje. Nesse caso é um fenômeno climático benéfico a vida no planeta Terra. Ok!!!! 

Dessa forma o efeito estufa é um fenômeno natural
Essa modificação no clima global da-se com a escalada da elevação da temperatura da terra provocada pela introdução na atmosfera de excessivas quantidades de gases estranhos. O principal agente causador do efeito estufa é o gás carbônico (CO2) resultante da combustão do carvão, lenha e petróleo. Esse efeito é semelhante à dos vidros fechados de um carro exposto ao sol.

Veja as gravuras abaixo: 


Observe que o vidro permite a passagem dos raios solares, acumulando calor no interior do veículo, que fica cada vez mais quente. 

As consequências desse fenômeno são catastróficas como o aquecimento e a alteração do clima favorecendo a ocorrência de furacões, tempestades e até terremotos; ou o degelo das calotas polares, aumentando o nível do mar e inundando regiões litorâneas; ou afetando o equilíbrio ambiental com o surgimento de epidemias.

Observe a figura abaixo.


Assim, feita essa importante ressalva, a intensificação do efeito estufa, de que tanto se fala ultimamente, resulta, a rigor, de um desequilíbrio na composição atmosférica, provocada pela crescente elevação da concentração de certos gases que têm capacidade de absorver calor, como é o caso do metano, dos clorofluorcarbonos (CFCs), mas principalmente do dióxido de carbono (CO2). Essa elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera se deve à crescente queima de combustíveis fósseis e das florestas, desde a Revolução Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...