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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


23/11/2012

SISTEMA CAPITALISMO: A BURGUESIA: do capitalismo ao industrial;


Objetivos da Aula:
- Entender que a atual configuração do espaço geográfico tem suas origens históricas na Idade Moderna
- Entender como se estabelece as relações de poder dentro de uma organização social e como isso ocorre dentro do plano político, econômico dentro de um modelo de sociedade, num determinado período da sociedade humana
- Compreender como ocorreu a transição do feudalismo para o capitalismo
- Identificar a classe burguesa como a classe social ascendente economicamente com o nascimento do capitalismo enquanto sistema socioeconômico dominante a partir do século XVI e politicamente a partir de meados do século XVIII
- Entender o que foi o liberalismo econômico, e o que isso representou para  as classes mais pobres (proletários) e conhecer os postulados de seus principais pensadores.


 
Fala Galera!!! Tudo bem? Vamos iniciar a aula de hoje lembrando um pouco o assunto que a gente viu nas aulas anteriores.
Ok!!
Então vamos continuar...
Bem!! Pessoal, entender a atual configuração do espaço geográfico e a geopolítica que o rege é preciso primeiro entender como se estabelece as relações de poder que gerenciam as relações sociais, política e econômica. Mas principalmente como essas forças se articulam nessas relações, para podermos entender a atual configuração da geopolítica mundial, para entendermos como se dar e como ocorre o processo de legitimação desses poderes e como se perpetuam no poder. Ok.
 IMPORTANTE:
Dessa forma precisamos elencar dois aspectos importantes para entendermos esse assunto:

1º Aspecto: Você sabe Quem é que detêm, esses poderes atualmente?
- Será o Estado?
 - Será o Capital?
Bem!!! Nós iremos responder essa pergunta ao longo das aulas, nesse bimestre? Mas em tese o capital quem detêm o poder.
2º Aspecto: É importante você saber que sempre (nunca geralmente) as relações sociais estabelecidas ao longo tempo na história da sociedade humana foram e são marcadas pela supremacia de uma classe social sobre as demais de um determinado período histórico

EXEMPLIFICANDO:


A partir dessa gravura observamos que deste a origem da organização social da sociedade humana, isto é desde o modo de produção asiático,passando pelos modo de produção escravocrata, feudalismo, chegando a capitalismo, sempre uma classe social prevaleceu(socialmente, politicamente e economicamente) sobre as demais classes.

IMPORTANTE:
Uma outra análise que podemos fazer é que um sistema de organização social é sempre montado para legitimar e perpetuar determinados tipos de relações sociais estabelecidas no plano político, econômico dentro de um modelo de sociedade, num determinado período da sociedade humana
Veja a gravura:



EXEMPLIFICANDO:
Pirâmide social do feudalismo

Foi o que ocorreu com o sistema FEUDAL que entrou em colapso, e a classe social (BURGUESIA) engendrou um novo modelo de relações sociais, baseado:
- Na livre iniciativa e livre concorrência;
- Na Propriedade Privada (especialmente dos MEIOS DE PRODUÇÃO)
- Na Lei da oferta e da Procura;

Lembrando:

A lei da Oferta e Procura considera que a variação de valores a partir de dois princípios:
- A oferta: Quando mais se tem determinado produto, mais barato ele é, quanto mais raro, mais caro.
- Procura: Quanto mais se deseja determinado produto, mais caro ele é, quanto menos ele é desejável, mais barato.
Agora! Você sabe quem foi que criou e organizou as relações sociais com base nesses postulados?
Resposta: A Burguesia.


Mas, Por Quê? Esse questionamento é a mesma que perguntar
- Por que a Burguesia financiava a cultura e as artes?
- Por que a Burguesia apoiou Napoleão como imperador da França?
- Por que a Burguesia apoiou a reforma protestante?
- Por que a Burguesia era contrária ao absolutismo e ao mercantilismo?
IMPORTANTE:
Essa classe social estava por trás de todos os movimentos sociais e políticos que marcaram o fim do feudalismo e o inicio do capitalismo. A groso modo esses movimentos são chamados em seu conjunto de obra de Revolução Burguesas que foram todos os processos históricos que consolidaram o poder econômico da BURGUESIA, bem como da sua ascensão ao poder político.
CONTEXTUALIZANDO:
Ao longo dos séculos XVII e XVIII a Burguesia se demonstrará como uma classe social REVOLUCIONÁRIA, destruindo a ordem feudal, consolidando o capitalismo etransformando o Estado para atender seus interesses.
IMPORTANTE:
As chamadas REVOLUÇÕES BURGUESAS foram:
- As Revoluções Inglesas do século XVII (puritana e gloriosa);
- A independência dos E.U.A.;
- A Revolução industrial;
- A Revolução Francesa.
- O Iluminismo
Etc.

EXEMPLIFICANDO:
No caso, do iluminismo, vejamos qual era a essência do pensamento econômico do Iluminismo?
Este estava centrado na questão da liberdade econômica, desenvolvendo-se duas ESCOLA:
- os fisiocratas;
- os liberais.
IMPORTANTE:
Essas duas escolas criticavam o MERCANTILISMO e o PACTO COLONIAL, atendendo aos interesses da burguesia.

OBSERVAÇÃO:
- OS FISICRATAS criticavam as praticas mercantilistas e propunham o fim da intervenção do ESTADO nos assuntos econômicos. Segundo os fisiocratas a economia funcionava, seguindo as suas próprias leis.
-OS LIBERAIS, assim como os fisiocratas criticavam as práticas mercantilistas, porem, ao contrário deles, os liberais consideravam o TRABALHO como a principal fonte de RIQUEZA.
E ainda, eles defendiam a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio.

CURIOSIDADE: O principal teórico desta escola foi ADAM SMITH, que sistematizou o pensamento liberal na sua obra “A Riqueza da Nações

IMPORTANTES:
As idéias liberais são conhecidas como LIBERALISMO ECONÔMICO e constituem as premissas básicas do capitalismo.

CONCLUINDO:
Bem pessoal, digamos que essa é a base teórica que deram origem e que sustentam ao atual sistema capitalista até hoje. Só que nesses últimos 300 anos de existência esse sistema econômico passou por várias crises. E para superar essas crises ele foi criando novos mecanismo, novas estratégias como, por exemplo, as revoluções industriais vai ser uma delas, como também os modelos de organizações industrias(fordismo, taylorismo, etc..), e também as formas de organizações industrias como por exemplo os trustes os cartéis etc.. etc... Como veremos nas próximas aulas.

Então pessoal essa era a nossa fala de hoje, valeu e até a próxima aula. OK!!!!!


ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:


1) UVA 2012.2 – Sobre o modo de produção capitalista, é correto afirma que sua base econômica:

I – está nas mãos do Estado, que determina a distribuição dos bens produzidos;
II – é a propriedade social dos meios de produção;
III – está em poder de uma minoria que detém os meios de produção;
IV – está em poder da maioria que usufrui os meios de produção;
V – é a propriedade privada dos meios de produção.

Estão corretas:
a) apenas as afirmativas I e IV.                       b) apenas as afirmativas III e V.
c) apenas as afirmativas II, III e IV.                d) todas as afirmativas.

2) CEDERJ – “Os Estados monárquicos dos séculos XV e XVI encontraram, pois, neste tesouro de experiência e de regulamento, os primeiros elementos de sua política econômica; numa certa medida, o mercantilismo que começa a se afirmar na França e na Inglaterra na segunda metade do século XV estendeu aos limites das jovens monarquias nacionais as preocupações e as práticas das cidades da Idade Média.”
Deyon, Pierre. O Mercantilismo. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.16.

Sobre o Mercantilismo, pode-se afirmar que

a) é um conjunto de teorias sobre o papel da moeda no processo de desenvolvimento europeu. Nesse sentido, a acumulação de moedas é identificada como inibidora do fortalecimento econômico de um país.
b) se constitui numa prática política protecionista que desestimula a importação e favorece a exportação de produtos, eliminando o equilíbrio da balança comercial.
c) suas políticas assentavam-se na certeza de que a riqueza de uma nação tinha relação direta com
o maior incremento na importação de produtos. Por isso, as políticas mercantilistas são essencialmente liberais.
d) está ancorado na manutenção de práticas locais de produção de subsistência e na vinculação estreita com a Igreja Católica. Dessa forma, a prática mercantilistas é essencialmente católica.

3) FEI –  No final do período medieval, parte da burguesia europeia emergente passou a apoiar a centralização do poder nas mãos dos monarcas, em detrimento da nobreza, como forma de garantir privilégios e interesses econômicos, como o do comércio. Esta centralização, que está na origem dos Estados-nações, não ocorreu de forma homogênea em toda a Europa. Assinale a alternativa que indica o país onde o processo de centralização ocorreu em primeiro lugar:

a) Alemanha
b) Itália
c) Holanda
e) Portugal
e) Bélgica

3) FATEC – O Mercantilismo pode ser definido como um conjunto de práticas e doutrinas econômicas adotadas pelo Estado absolutista, na Idade Moderna, com o objetivo de obter e acumular riqueza. Partindo do princípio de que a riqueza de uma nação era determinada pela quantidade de metais preciosos mantidos dentro de seu território, os estados absolutos desse período

a) proibiam as atividades manufatureiras e desviavam os capitais assim liberados para o desenvolvimento de frotas comerciais.
b) criavam cooperativas multinacionais para dividir os custos de empreendimentos, como a colonização de áreas periféricas.
c) eliminavam a livre iniciativa, submetendo as atividades econômicas rurais e urbanas ao monopólio estatal.
d) estabeleciam a lei da oferta e da procura para garantir a livre concorrência e eliminar os entraves ao desenvolvimento comercial.
e) utilizavam políticas intervencionistas para regular o funcionamento da economia e obter uma balança comercial favorável.


UNEMAT – As alternativas a seguir referem-se a alguns aspectos fundamentais que caracterizam o capitalismo desde sua etapa inicial, exceto:

a) sociedade dividida em classes.
b) socialização dos meios de produção.
c) economia de mercado.
d) busca do lucro e acumulação do capital.
e) predomínio da propriedade privada.


UNIOESTE – A respeito da formação da sociedade capitalista, leia o trecho abaixo e assinale a afirmativa INCORRETA.

“O processo que cria o sistema capitalista consiste apenas no processo que retira do trabalhador a propriedade de seus meios de trabalho, um processo que transforma em capital os meios sociais de
produção e sobrevivência e (que) convertem em assalariados os produtores diretos (...). O produtor direto, o trabalhador, só pode dispor de sua pessoa depois que deixou de estar vinculado à gleba (...)”
Marx. O Capital.

a) O processo de formação do sistema capitalista baseou-se na expropriação dos meios de produção de um determinado grupo social – os trabalhadores diretos.
b) sistema capitalista ao se formar transforma o trabalhador em mercadoria, pois este, para sobreviver, deverá vender sua força de trabalho.
c) O processo de formação da sociedade capitalista transformou a terra em mercadoria.
d) A transformação do camponês em trabalhador assalariado baseou-se no processo de expropriação de seu direito a terra.
e) O processo de formação da sociedade capitalista se baseou na socialização dos meios de produção.


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