LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


23/11/2012

O SISTEMA CAPITALISTA: Noções Gerais


Objetivos da Aula:

  - Entender que o sistema capitalista  por essência produz riqueza  e pobreza como condição de possibilidade de sua existência enquanto sistema econômico.
- Associar as áreas pobres (periferias) do globo à expropriação (das riquezas produzidas pelos países de modo geral) pelos países ricos (centrais).
- Identificar esses tipos de diferenças socioeconômicas em sua realidade local. Isto é saber, que existente no espaço geográfico espaços empobrecidos que são os das periferias e que este só existe devido a existência da expropriação realizados pelas pessoas que vivem no centros (donos dos meios de produção)
 - Compreender  que o espaço geográfico tal como conhecemos hoje é fruto da ação humana sobre a natureza ao longo dos últimos cinco séculos sendo construído e reconstruído ao longo desse período.
 - Relacionar os tipos de espaços produzidos em sua cidade (centro e periferia) aos tipos de espaços produzidos no atual espaço geográfico mundial países ricos(Norte) e países pobres(Sul).

Olá! Pessoal! Tudo bem? Hoje vamos iniciar o nosso estudo sobre a origem da formação e consolidação do sistema capitalista.

O que é o capitalismo?

NOÇÕES PRELIMINARES:
O espaço geográfico é resultado da ação humana sobre a natureza ao longo da história. Ele tal como conhecemos hoje foi construído e reconstruído ao longo dos anos. Isso ocorreu por quê?

Devido o homem ao longo do tempo ter a capacidade de criar e recriar objetos, criar e utilizar novas técnicas, estabelecendo assim novas formas de relação com a natureza, e a partir dessas formas de relacionar com a natureza ele foi modificando o espaço geográfico ao longo do tempo. Nesse processo, o espaço natural e o espaço humanizado sofreram alterações significativas ao longo da história.

Dessa forma, precisamos levar em consideração a relação entre o tempo e o espaço para podermos entender essas transformações. Para entendermos o mundo atual.
Iniciaremos a nossa aula analisando as seguintes imagens da cidade de São Paulo.
Veja.... 




Atividade de reflexão:

- O que tem haver o capitalismo com as realidades socioeconômicas acima apresentadas?
- Há diferenças significativas entre essas duas paisagens culturais?

- Você sabe dizer por que elas são tão diferentes se fazem parte da mesma cidade?

- As pessoas que habitam as moradias da foto A têm a mesma qualidade de vida das que habitam as moradias da foto B? A ponte quais são as diferenças existentes entre elas.

- Esse dois grupos de pessoas se relacionam? (onde, quando e como?)

- É possível que a organização social que regula as relações sociais entre essas pessoas (fotos "A" e "B") possa melhorar as condições de vida das pessoas que moram no bairro da foto A?

Ao buscar respostas para essas questões, não estamos fazendo uma simples descrição de cada paisagem ou mesmo uma análise delas. Estamos procurando compreender a maneira como as pessoas se organizam no espaço, ou seja, como elas produzem, moram, trabalham, satisfazem outras suas necessidades (educação, saúde, lazer, transporte etc.), Mas principalmente como são distribuídas as riquezas produzidas nesse mesmo espaço geográfico entre elas. E entender a construção desse mesmo espaço e compreender o porquê das desigualdades socioeconômicas que existem entre elas.

Atividade de Fixação:

1 – Aponte as diferenças entre as paisagens representadas nas fotos.

2 – Existem situações como essas em seu município? Onde são verificadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...