LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CLIMA: influência da ALTITUDE


NOÇÕES PRELIMINARES:


A paisagem acima é um exemplo clássico corresponde à variação de temperatura pela altitude. Isso acontece devido  a irradiação solar se dá no caso dessa montanha de  forma inclinada (devido ser um acidente geográfico) e pelo fato da montanha ocupar relativamente uma áreas (espaço) da superfície terrestre que deveria ser ocupado pela camada de ar que forma a atmosfera. Essas duas implicações interferem diretamente no processo de receptação e captação e retenção de calor no ar atmosférico onde se situar essas montanhas.OK!! 



a) CONCEITO: 
OBSERVE a gravura abaixo.

Analisando a gravura acima podemos dizer que altitude é a altura de qualquer objeto ou acidente geográfico em relação ao nível do mar. Isto é, distância em metros medida na vertical desde o nível médio das águas do mar até um determinado lugar. 
OBS.:
Ela pode ser:
- Positiva(lugar referente ao ponto A); ou 
- Negativa (lugares referentes aos pontos B e C).



b) ALTITUDE e o CLIMA:

Para o entendimento da ocorrência do fenômeno(da influência da altitude sobre o clima) precisamos observar dois fatores: o tipo de incidência solar  que ocorre no lugar e a expessura da coluna da atmosfera do lugar.


Antes porém, ainda se faz necessário lembrar, dentre todas as camadas que compõem a atmosfera a TROPOSFERA é a camada que está em contato direto com a superfície da Terra. Ele possui um espessura de cerca de 10 Km de altura e nela se concentra cerca de 75% das partículas (moléculas) que forma o volume dos gases atmosféricos que forma a atmosfera. Essa ultima característica confere a essa camada da atmosfera ser o local onde ocorrem fenômenos como ventos, chuvas, nuvens, etc, isto é, os fenômenos atmosféricos. 


b.1) TIPO DE INCIDÊNCIA SOLAR QUE OCORRE NOLUGAR .

Agora veja a figura baixo. Ao visualizar essa gravura é importante que você analise a forma como ocorre a dispersão da iradição solar nas regiões indicadas pelas letras A e B.  


Veja que a dispersão da incidência solar nos ponto A e B ocorrem da mesma forma. E o que isso nos indica? Que o ar atmosferico terá menor capacidade em reter calor.

Observa-se que, os raios se  incidirem de forma transversal sobre a surpefície terrestre nos pontos destacados. E sabemos que ao retornarem para a atmosfera  os raios  “se espalham mais”  refletindo para atmosfera em várias outras direções, o que dininuirá a energia da radiação solar sobre o anteparo(solo). Como isso, a irradiação solar ao se transformar em calor  terá menas intensidade térmica e consequentemente aquecerá  menos o solo



Quanto maior a altitude, mais o ar se torna rarefeito, isto é, quanto mais alto o lugar, menor é a concentração de gases e de umidade, fato que faz com que a capacidade de retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera se reduza, diminuindo a temperatura.


Isso explicar a ocorrência de ar FRIO nessas duas áreas, mas existe um outro fator que ajudar a explicar as temperaturas baixas nas elevadas altitude que é a expessura da coluna atmosferica do lugar.
b.2) EXPESSURA DA COLUNA ARTMOSFÉRICA DO LUGAR.
Outro ponto importante  sobre esses fenômeno é a quantidade de partículas de moléculas de gases atmosféricos  que compõem a coluna de ar que forma a atmosfera do lugar.

A gente aprendeu que a pressão atmosferica funciona como uma coluna de ar que execer um certo peso sobre os corpos expostos à ela sobre a superfície terrestre.

Sendo assim a pressão variará de acordo com o peso do AR no caso da altitude, isto está ligado a quantidade de moléculas de gases atmosféricos.

Observe a gravura abaixo:


Observa-se que na gravura do lado esquerdo que quanto mais próximo for da superficie terrestre maior será o número de moléculas de gases atmosferico. O oposto ocorre ao se distância da superfície terrestre, observa-se o ar mais com menas moléculas, isto é,  o ar se torna mais rarefeito. Conclui-se que a quantidade de particulas em ambas as colunas de ar não são iguais. E indica que aonde haver maior numeros de moléculas o ar sera mais pesado, e consequentemente mais quente. O contrário ocorr nas elavadas altitude. Com uma coluna de ar não tão alta, menas moléculas (= baixa pressão) o que faz essa atmosfera ter menos capacidade de reter calor  (= ar mais frio) e rarefeito. 

Agora por que isso acontece(MOTIVO)??

A variação da pressão atmosférica está ligada à força da gravidade. Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre). Quanto mais próximo da superfície, maior é a força exercida e, portanto, maior a pressão que a atmosfera faz sobre um ponto.


Exemplificando:



Com base na análise da temperatura nas três situações descrita na gravura acima pode-se concluir que a temperatura diminui com o aumento da altitude. E que em média, para cada 200 metros de altitude que se sobe, a temperatura diminui  aproximadamente 1º C.

Pegando o ponto A como referência podemos fazer o seguinte raciocínio:
Ponto A =       0 m = 22°C
Ponto B =   600 m = 19°C (  600m/200= 3 ou seja - 3°C)
Ponto C = 1200 m = 16°C (1200m/200= 6 ou seja - 6°C)
IMPORTANTE:
A altitude é tão importante para a determinação da temperatura que mesmo em áreas de baixa latitude(clima quente) podemos encontrar montanhas com neve eterna.

Vejamos agravura abaixo:

Ao visualizarmos uma fotografia como essa acima, refletimos sobre  o porquê da existência de clima tão frio como esse capaz de transformar uma paisagem típica de uma região quente do planeta em verdaeiras geleiras, paisagens típicas da região polar.  
c) A ALTITUDE ANULA A LATITUDE 
Na tabela abaixo são comparadas algumas cidades litorâneas (baixa altitude, nível do mar) com cidades de planalto ou de montanhas(alta altitude), para podermos constatar a influencia da altitude na temperatura.OK!!

Então vamos analisar a tabela?

COMO A ALTITUDE ANULA A LATITUDE
Cidade
Altitude
Latitude
Média Térmica Anual
Vitória
2m
20º19’S
24,4ºC
Belo Horizonte
852m
19º56’S
21,5ºC
Rio de Janeiro
5m
22º54’S
23,8ºC
São Paulo
731m
23º32’S
19,8ºC


O que é que se você conclui dessas informações?

IMPORTANTE:
Isso ocorrer devido ESSAS REGIÕES possuirem DIFERENTES ALTITUDES 

EXEMPLIFICANDO: 
A diferença de temperatura média anual entre São Paulo, a uma altitude de aproximada de 700 m e uma temperatura média de 20,0°C, e Santos, a uma altitude de 5 m e com temperatura média anual de 24,0 °C pode ser entendida através de diferença de altitudes. A diminuição vertical média da temperatura na troposfera é de 6,5°C por km. Isso é o que denominamos de gradiente adiabático atmosférico, ou seja, redução da temperatura do ar por expansão do volume sem que ocorra troca de energia com o entorno.

Veja a gravura abaixo:.



Influência da altitude na temperatura
 
A cidade de Vitória, no Espírito Santo, é praticamente plana, possuindo altitude de 2 m e latitude 20º19’S; sua média térmica anual é de 24,4ºC. Em comparação, a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, apesar de possuir menor latitude (19º56’S), é mais fria, possuindo média térmica anual de 21,5ºC. Isso acontece porque sua altitude é de 852 m, bem mais elevada que a cidade de Vitória.



ATIVIDADE DE FIXAÇÃO:

1 - (UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É CORRETO afirmar que o aumento da altitude causa:

a) aumento da longitude.
b) diminuição da pressão atmosférica.
c) aumento da densidade do ar.
d) diminuição da latitude.
e) diminuição dos valores de insolação

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...