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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


02/04/2012

SIMULADO 1º E 2º SÉRIE EM

SIMULADO 2º ANO

1 Questão:-Indique qual teoria demográfica refere-se à afirmação a seguir.


“A burguesia se esforça por difundir entre os trabalhadores a idéia de que o incremento da miséria é uma lei natural e imutável da vida, e que a pobreza não nasce da exploração capitalista, mas da rápida multiplicação da população”.


A-Teoria Malthusiana.
B-Teoria Antimalthusiana.
C-Teoria Neomalthusiana
D-Teoria Plurimalthusiana


2 Questão: (UEPI) A distribuição desigual da população na superfície terrestre leva à existência de regiões densamente povoadas e de regiões subpovoadas. São exemplos de áreas densamente povoadas:


a) Europa Setentrional e Meridional.
b) Ásia de Sudeste e Europa Centro-Ocidental e Meridional.
c) Ásia de Sudoeste e África Meridional.
d) Oriente Médio e Oceania.
e) Kalaari e África Setentrional.

3 Questão:



Acesso em: 10 set. 2009

Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demográfica sobre a situação representada na figura.


a) Charles Darwin
b) Thomas Robert Malthus
c) Karl Marx
d) Friedrich Engels
e) Max Weber

4 Questão: (UFLA) Para o entendimento da dinâmica populacional como um todo, buscou-se a construção de conceitos que expressassem suas especificidades. Estão corretas as definições apresentadas abaixo, EXCETO:

a) População urbana: parcela da população indicada em porcentagem que habita nas áreas urbanas. Apesar do esforço da ONU para padronizar o que é zona rural e urbana, os critérios mudam de nação para nação.

b) Densidade demográfica: número de habitantes de um país por quilômetro quadrado. É obtido por conta simples: divide-se a população pela área.

c) Crescimento demográfico: aumento médio do número de indivíduos de um país, expresso em porcentagem. Resulta do saldo entre os nascimentos e as mortes (crescimento vegetativo) mais o saldo entre imigrantes e emigrantes (crescimento migratório).

d) Expectativa de vida: estimativa anual dos filhos nascidos vivos que cada mulher teria durante o período reprodutivo (15 a 49 anos). Só entram nessa conta bebês nascidos vivos. O indicador reflete a tendência de crescimento ou queda da população do país.

05 Questão: Analise os gráficos e assinale a alternativa em que a lei de Malthus está representada.
a)

 


b)

c)

 d)


e)  



06 Questão: (UCS/RS) Os dados populacionais auxiliam no diagnóstico da situação social e econômica de um território. Eles revelam como evolui a dinâmica populacional com base na natalidade, na mortalidade e na migração. Cada uma dessas informações é apresentada através de taxas. Sobre a taxa de fecundidade é correto afirmar que indica o número

a) de nascidos vivos, subtraindo-se os dados de mortalidade infantil.
b) de nascidos vivos sobre o total da população de um território.
c) de nascidos vivos entre 0 a 1 ano sobre o total da população.
d) médio de filhos que uma dada população teria ao longo dos anos.
e) médio de filhos que uma mulher teria ao final de sua idade reprodutiva.

07 Questão: (UEMG) A estrutura etária da população é comumente retratada por meio de gráficos em forma de pirâmides, conforme a ilustração a seguir.


Assinale a alternativa que descreve CORRETAMENTE o conteúdo representado pelo gráfico das pirâmides populacionais, acima.

a) A forma da pirâmide etária de um país é constantemente associada ao seu grau de desenvolvimento.

b) As pirâmides etárias dos países desenvolvidos costumam apresentar uma base larga e um topo estreito.
c) Nos países subdesenvolvidos, a pobreza rural e a economia primária desestimulam a natalidade.
d) A Alemanha possui uma base estreita indicando a elevada expectativa de vida de sua população.

08 Questão: (UNIFESP) Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela

a) pressão popular para cumprir promessas de campanha.
b) participação de mulheres no alto escalão do governo.
c) estagnação do crescimento econômico no país.
d) ausência de mulheres em idade reprodutiva.
e) necessidade de repor mão-de-obra.


09 Questão: (UFAL) Desde o século XIX, as taxas de mortalidade de vários países da Europa começaram a diminuir. Esse processo só chegou aos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa rápida queda da taxa de mortalidade

a) foi acompanhada na mesma intensidade pela diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade.
b) promoveu um forte crescimento populacional que os neomalthusianos denominaram explosão demográfica.
c) deu início à transição demográfica adotada pela maior parte dos países africanos e asiáticos.
d) deu início à estabilização da população mundial que passou a crescer menos desde os anos de 1960.
e) representou mudanças na estrutura etária da população dos países pobres que passaram a ter altas porcentagens de velhos.

10 Questão: (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da
Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Boa sorte!!!


SIMULADO 1º ANO: ASSUNTO: CORRENTES DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO 

01 – (UNICAP PE) 
A população exerce um papel de extrema importância no processo de estruturação do espaço geográfico. Esse espaço, inclusive, é visto como fruto das relações que se estabelecem entre a sociedade e o meio circundante.
Sobre esse tema, pode-se dizer que:
(  ).  o espaço geográfico apresenta, em cada momento da sua história, as características da sociedade que o produz.
(  ).  a história não se escreve fora do espaço e não há sociedade a-espacial; o espaço, ele mesmo é social.
(  ).   o espaço geográfico, como produto social, é processo de produção concreto, nascido do trabalho, que nada mais é do que a resposta do homem a uma série de necessidades.
(  ).   na medida em que o homem transforma a natureza, criando os produtos de suas necessidades, ele está plantando e com isso mexendo a terra e dando-lhe outro significado.
(  ). .  a apropriação do espaço geográfico se dá formalmente através da apropriação da terra.

a)  F,F,F,F e V           c) F,F,V,F e F          e) V,V,V,V e V

b)  F,V,F,F,F e F        d) F,F,V, V e V     


02. Questões - (UECE) A ideologia, segundo a qual os povos mais inteligentes e os mais cultos são os das zonas temperadas, enquanto os da zona tropical, em função do clima quente, são mais indolentes, resultando disso o desenvolvimento e o subdesenvolvimento; essa postura é defendida pelo(a):
a)Geografia Crítica;
b)Darwinismo Geográfico;
c)Determinismo Geográfico;
d)Possibilismo Geográfico.

03 – UVA 2012.1 - Duas teorias geográficas foram elaboradas para explicar a relação homem-natureza. Uma surgiu na Alemanha no século XIX e a outra na França, no século XX. Essas escolas são respectivamente:

a)  a possibilista de Vidal de La Blache,  e a determinista de Friedrich Ratzel.
b) a  determinista de Friedrich Ratzel e a a possibilista de Vidal de La Blache.
c) a malthusianista de Thomas Malthus e a determinista de Karl Marx.
d) analogia de Karl Ritter e a causalidade de Alexandre Von Humboldt.


04 – (UFC –MOD ENEM – 2004 ) Considere as seguintes informações:

I – “O homem tem seu modo de vida estabelecida pelo meio natural”
II – “O homem é o agente organizador do espaço”

De sua análise conclui-se que:
a)  I e II são deterministas e se completam.
b)  I e II são possibilistas e se completam.
c)  I e II são possibilistas, mas se opõem.
d)  I é determinista, e II é possibilista e se opõem
e)  I é possiblista, II é determinista e se opõem.

05 –(UECE 2005) Marque a opção verdadeira:
a) O determinismo defende que o homem modifica o meio.
b) o possibilismo defende que o homem é produto do meio.
c) A nova Geografia defende que o subdesenvolvimento é um estágio para se chegar ao desenvolvimento.
d) A Geografia Crítica apóia-se em dados estatísticos e planos para explicar a espacialidade social.

06  UECE - 2010.2 “Esta  assume inteiramente um conteúdo político explícito, (...) a geografia é uma prática social em relação à superfície terrestre.”
MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia 
pequena história crítica. p. 116. São
Paulo: Hucitec, 1995.
O autor refere-se neste trecho à visão da geografia embasada na 

A)  Geografia Tradicional.
B)  Geografia Quantitativa.
C)  Geografia Regional.
D)  Geografia Crítica.

07  UECE - 2012.1 –  Estes geógrafos, “apontaram a relação  entre a Geografia e a superestrutura de dominação  de classe, na sociedade capitalista. Desvendaram  as máscaras sociais aí contidas, pondo à luz os  compromissos sociais do discurso geográfico, seu  caráter classista.”

MORAES, Antonio Carlos Robert. Geografia Pequena
História Crítica. São Paulo, HUCITEC, 1995, p.113-114.
O excerto refere-se a uma corrente da geografia
marcada pelo trabalho dos geógrafos

A)  pragmáticos.
B)  críticos.
C)  tradicionais.
D)  positivistas.

08. Marque a alternativa que representa a corrente da Geografia onde a relação existente entre homem e natureza é comandada pela natureza.

(a) Determinismo
(b) Geografia Quantitativa
(c) Nova Geografia
(d) Geografia Crítica
(e) Geografia Marxista

09 – (UnB DF)   

Geografia é muito mais do que localizar rios, desertos e a tundra em um mapa que na verdade distorce a configuração dos sete continentes e dos quatro oceanos e que certamente estará desatualizado em muitos de seus aspectos.
George J. Demko (com adaptações)
Com relação à temática do texto acima, julgue os itens que se seguem.
(  ).  A Geografia procura compreender o estabelecimento de padrões e processos espaciais, o que envolve estudos sobre a revitalização de cidades, a disseminação de epidemias, o mercado de drogas, a tecnologia e as transformações econômicas.
(  ).  A geografia contempla as conexões e as subordinações que transformam ininterruptamente o espaço e fazem que os mapas se desatualizem muito rapidamente.
(  ).  A Geografia se restringe às áreas do globo onde o fluxo de transformações antrópicas é constante.
(  ). O objeto de estudo da Geografia é a investigação de como a natureza se subordina e se adapta às atividades humanas, cada vez mais intensivas e causadoras de impactos.

a) CCEE b)   CECC          c) ECEC          d)  EEEC          e)  CCCE

10  (UnB DF)   
O conceito de espaço geográfico inclui não só as paisagens, como também a dinâmica que produz as paisagens. Com base nesta afirmação e nos conhecimentos de espaço geográfico, pode-se afirmar:
(  ).   O fator determinando na diferenciação das paisagens e do espaço geográfico são os atributos fisiográficos(isto é a natureza) do lugar.
(  ).  lugares distantes entre si podem fazer parte de um mesmo espaço geográfico.
(  ).  A noção de lugar tem sentido mais amplo do que a noção de espaço geográfico.
(  ).  Á medida que as relações sociais tornam-se mais complexas, a dinâmica social se sobrepõe à dinâmica da natureza na formação do espaço geográfico.
(  ).  Os espaços geográficos até o século XV configuram-se completamente desarticulados e independentes.

a)  EECCC             b)   CECCC          c) ECECC          d)  EEECC          e)  CCCEE

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