LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


14/03/2012

ASSUNTO: Determinismo Ambiental e a I e a II Grande Guerra Mundial


Contextualizando:
Primeira Guerra Mundial
No final do século XIX, a necessidade de novas fontes de matérias-primas e de mercados Consumidores provocou uma série de guerras localizadas entre os países industrializados. Essas guerras tinham como objetivo a Conquista de Territórios e a Ampliação do Império Colonial. Existia uma Corrente do Pensamento Geográfico por trás disso tudo: Era o Determinismo Alemão e a Teoria do Espaço Vital de Ratzel!
Segundo Ratzel os homens deveriam procurar organizar o espaço para garantir a manutenção da sua vida não só individual, mas principalmente a vida coletiva. Seguindo o raciocínio ratzeliano o maior sinal da decadência de uma sociedade consistiria na perda do território, enquanto o expansionismo seria algo inevitável para uma sociedade que estivesse progredindo.

Em suma, todas as grandes potências econômicas européia do final do século XIX e início do século XX justificavam suas políticas expansionistas, utilizou a idéia de que o seu país tinha de conquistar seu “espaço vital”, ou seja, mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima. isto é o IMPERIALISMO EUROPEU.

1 - Antecedentes/causas:

-Disputas imperialistas (principal):

O Imperialismo e a guerra

Choque entre as principais potências industriais desencadeou a Primeira Grande Guerra;
O choque de interesses imperialistas das nações européias, aliado ao espírito nacionalista emergente, é o principal motivo do conflito. No começo do século XX, a Alemanha se torna o país mais poderoso da Europa Continental após a Guerra Franco-Prussiana (1870) e a arrancada industrial propiciada pela unificação do país em 1871. A nova potência ameaça os interesses econômicos do Reino Unido e os político-militares da Rússia e da França.
A partir de 1870 a unificação da Itália e da Alemanha, começou ameaçar a liderança inglesa no mercado econômico mundial. Italianos e alemães “chegaram atrasados” na corrida imperialista, mas não deixaram de cobrar sua parte na “divisão do bolo”, iniciando as disputas por territórios asiáticos e africanos com os países mais ricos;


- Rivalidades generalizadas:       
     

- FRA X ALE (disputa da Alsácia-Lorena, franceses desejavam revanche contra os alemães)


- ING X ALE (disputa por mercados consumidores

- Antecedentes/causas:
Império Russo e Império Austro – Húngaro: disputa sobre a região dos Balcãs (região estratégica para garantir acesso ao mediterrâneo)

Choque dos Bálcãs : Interesses diferentes sobre as regiões dos Bálcãs;

Veja os principias problemas Diplomáticos e formação das alianças:


- RUS X AUS (Controle dos Bálcãs)


                         - RUS X ALE (Controle dos Bálcãs)


Para a Rússia – era garantir o acesso ao Mar Mediterrâneo, evitar um possível expansionismo alemão e austro-húngaro sobre a região dos Bálcãs;
Justificativa da Rússia– Pan-eslavismo: reunir todos os povos eslavos (sérvios, croatas, eslovenos, tchecos, búlgaros, ucranianos e poloneses) e mantê-los sobre domínio da Rússia;


Observação: Local principal da disputa entre russos e austríacos: região da Sérvia;

                    
                           - SER X AUS (Controle dos Bálcãs)




Para sérvios: Projeto dos sérvios: “Grande Sérvia”, expressava esse desejo expansionista, não era bem visto pelos austro-húngaros, que temiam o surgimento de uma potência rival na região dos Bálcãs;                         

                      

              - FRA X ITA (disputa da Tunísia)


              - ITA X AUS (províncias Irridentes – Tirol, Trentino e Ístria) 

Fases da Guerra Ver com o Professor de História....


Segunda Guerra Mundial


 Contextualizando: Como vismos no final do século XIX e início do século XX, a geografia determinista pregada pelo alemão Ratzel afirmava que nas áreas temperadas a humanidade teria tido um desenvolvimento mais elevado em relação as áreas tropicais (quentes e úmidas).

OBS:.Mas por que se afirmavam isso? Segundo Ratzel as regiões temperadas (Europa) por ter um meio natural mais hostil (frio) proporcionaria então um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social de seus habitantes para suportar todas as contrariedades impostas pelo meio. E afirmava também que nas regiãos tropicais onde o clima era menos agressivo, as dificuldades impostas pelo meio determinava que os seus habitantes fossem preguiçosos e indolentes, e isso era devido o clima quente = atrassados
QUESTIONAMENTOMas será que isso era mesmo verdade? Claro que não!!

Por exemplo, Isso seria o mesmo que dizer que o problema do Nordeste do Brasil é a seca (frase determinista). Observe que essa frase traz a ideia que as condições ambientais, em especial o clima, é capaz de influenciar o desenvolvimento socioeconômico do espaço nordestino. E isso não é verdade. Sabe-se que o problema do nordeste não são as secas mas as cercas e a falta de políticas públicas para desenvolver a região.Observa que essas idéias são carregadas de racismo. Isto é, uma raça é melhor que a outra.

IMPORTANTE:
Essa idéia de determinismo geográfico foi usado pelo Nazismo, (política expansionista e totalitária da Alemanha no pós I Guerra), que algumas nações tinham suas sociedades mais desenvolvidas. Isto é, uma diferença entre os povos, e isso implicou na formulação da idéia de superioridade de algumas raças.
Obs.: Nesse caso a alemã – que naturalmente se desenvolveria mais que as outras. E que como raça superior precisaria de espaço e recursos naturais para se desenvolver. E ai, entra o conceito de Ratzel de Espaço Vital. Isto é, a idéia de que a Alemanha tinha de conquistar seu “espaço vital”, ou seja, mercados consumidores e fornecedores de matéria-prima.

Essas idéias justificariam o que?

1º a idéia do DIREITO Alemão de conquistar o mundo e a criação da GRANDE Alemanha habitada pela raça ariana considerada por eles como superior, justificando dessa maneira mesmo até a perseguição e o extermínio de outras raças, no desenrolar da II Guerra Mundial.

IMPORTANTE:
Tudo isso ocorreu graças ao conceito de ESPAÇO VITAL que justificava a conquista de novos territórios para suprir a maior demanda de recursos para seu desenvolvimento, ou seja, por meio da ampliação do espaço vital necessário para sustentar essa sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...