Aula: ROCHAS


Fala galera tudo bem!! Na aula de hoje vamos falar sobre as rochas, de sua classificação(origem) e do seu ciclo, álem de destacarmos a importancia dessa para a econômia de um país.


Bem pessoal as rochas são um agregado natural formado por um ou mais minerais. Estes, por sua vez, são compostos químicos ou substâncias simples com composição química definida, exemplificados por mica, quartzo, grafita, diamante, feldspato, entre outros. A sua classificação mais usada está relacionada à formação ou origem, com três tipos:De acordo com sua origem, as rochas são classificadas em três tipos fundamentais: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.



As rochas magmáticas ou Ígneas são formadas pelo esfriamento e pela solidificação do magma pastoso. Estas são divididas em três sub-classes, a saber: intrusivas (plutônicas), extrusivas (vulcânicas) e hipoabissais.

a) intrusivas/plutônicas/abissais:
As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra pela lenta solidificação do magma. Em função desta lenta formação a rocha apresentará cristais de minerais.

Nesse caso, formam-se no interior da Terra, por meio de um processo lento, que origina cristais de minerais, por exemplo gabro, sienito, diorito, granito e diabásio.

b) extrusivas/vulcânicas/efusivas:
As rochas extrusivas resultam de uma solidificação rápida do magma quando este entra em contato com a atmosfera durante o vulcanismo. Em função desta rápida formação os minerais não formam cristais. 

Nesse caso, a solidificação da lava é rápida, devido à queda da temperatura, não dando tempo para a formação de cristais, exemplificada pelo basalto.  

c) hipoabissais
No terceiro caso, é aquela camada que se forma entre as plutônicas e as vulcânicas. 

IMPORTANTE: Estas rochas são as mais antigas e resistentes, Formam o embasamento rochoso dos continentes, isto é, os escudos cristalinos.


As rochas sedimentares ou estratificadas são formadas a partir da destruição de outra rocha pré-existente. Resultante de um processo erosivo, este material é então transportado, depositado e posteriormente sofre um processo de compactação que irão determinar a sua consolidação. 

Como isso se dá: Depois de sofrer o intemperismo (ação de agentes como a água(intemperismo químico), temperatura(inteperismo físico)) que irão promover a desagregação e decomposição da rocha, estas sofrem a ação da erosão, causada por agentes como vento, sol e água, originando os sedimentos ou detritos, que serão depositados em camadas nos terrenos mais baixos e, posteriormente, agrupados, surgindo estas rochas.

- Físico: divisão de blocos maiores em menores.

- Químico: mudança da composição da rocha em função de reações químicas entre a rocha e soluções aquosas.

- Biológico: ação de plantas que penetram nas fraturas das rochas, decomposição vegetal.

Estes desgaste transformam as rochas em partículas ou pequenos detritos, chamados de sedimentos, irão ser transportados e depositados em locais mais baixos formando as bacias sedimentares.

IMPORTANTE:
Caso a sedimentação envolva matéria orgânica, originam-se os combustíveis fósseis, como, por exemplo, arenito, calcário, carvão mineral, argila, sal-gema e areia.

As rochas metamórficas são aquelas que sofrem mudanças na sua forma geral. Estas mudanças decorrem de novas condições ou de alterações de temperatura e pressão no interior da Terra.
  

Sedimentares ou estratificadas:

Metamórficas: são resultantes da transformação das rochas sedimentares e magmáticas em virtude do aumento da temperatura e da pressão, alterando a composição química da rocha. Os exemplos clássicos são: a ardósia, que provém da argila (sedimentar), o mármore, que provém do calcário (sedimentar), e o gnaisse, resultante do granito (magmática).

O ciclo das rochas é composto por um processo lento, que resulta na transformação de rochas antigas em novas. Confira:






Aula: ROCHAS Aula: ROCHAS Reviewed by Gilvan Fontanailles on julho 22, 2011 Rating: 5

Um comentário

Slider

[recent]

Anuncios!