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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


20/06/2011

Primeiro Aprender Aula 10 - Escala e o tamanho das coisas


Exercícios:
1– A escala é um dos elementos fundamentais de um mapa.
Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmações:

( V) A escala permite saber quantas vezes o espaço representado no mapa ou desenhado numa planta de uma casa ou de um edifício foi reduzido para caber numa folha de papel.
( F ) Quando tiramos uma foto de alguém vemos somente a pessoa e é impossível ver os outros detalhes dela, como a roupa, a cor do cabelo e tipo de lugar onde ela estava no momento da foto.
( V) A escala nos diz se um lugar foi reduzido 10, 100, 1.000 vezes ou mais para caber no papel.
( V) Uma foto não precisa ter o mesmo tamanho da pessoa ou do objeto fotografado. A foto sempre é bem menor. Da mesma forma, isso ocorre com os lugares registrados nos mapas que são reduzidos até caber no papel.
Seqüência correta: (V); (F); (V) e (V)
 

Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
2. Agora que já entendemos o que é e como funciona a escala de um mapa podemos estabelecer algumas relações, E = Escala, D = Distância na realidade e d = Distância no mapa. Assinale o item correto.

a) Para obtermos a distância real usamos: E = D/d.
b) Para obtermos a distância no mapa usamos: d = D/E.
c) Para obtermos a escala usamos: D = d. E.
d) Para obtermos o tamanho da escala usamos: E = e/E
 Observação:
Item correto: “b” e  "c"
b) Para obtermos a distância no mapa usamos: d = D/E.

c) Para obtermos a escala usamos: D = d. E.


Objetivo: Fazer uma releitura das fórmulas matemáticas com um objetivo de compreender a relação existente entre o tamanho real e no papel com o tamanho da escala de cada mapa.
Nível de proficiência: Simples
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
3. Considere as escalas numéricas a seguir. I – 1:1000 II – 1:10000 III – 1:2000000
Pode-se afirmar corretamente que:
a) Das escalas apresentadas a II serve para mapear áreas urbanas.
b) A escala III é a maior e ideal para o mapeamento de detalhes.
c) A escala I é a menor e ideal para mapear áreas extensas.
d) A escala III é a mais adequada para representar detalhes como vilas e bairros.
Observação: 
Item correto: “a”
a) Das escalas apresentadas a II serve para mapear áreas urbanas.


Objetivo: Reconhecer a escala numérica como um dos tipos de escalas existentes e ser capaz de interpretar ou deduzir o melhor tipo de aplicabilidade deste tamanho de escala.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
4. Com base nas diferentes escalas apresentadas, informe as escalas numéricas mais adequadas aos seguintes mapas.

1 – Mapa do estado do Ceará
2 – Mapa de ruas
3 – Planisférios
4 – Plantas arquitetônicas

( 4) 1:60 a 1:150
(2 ) 1: 500 a 1: 20000
(1 ) 1: 25000 a 1: 350000

Associe a seqüência correta:
a) 4-3-1
b) 4-2-1
c) 2-3-4
d) 3-1-4
Observação:
Item correto: “b”
b) 4-2-1


Objetivo: Reconhecer a escala numérica como um dos tipos de escalas existentes e ser capaz de interpretar ou deduzir o melhor tipo de aplicabilidade deste tamanho de escala.
Nível de profi ciência: Intermediário
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
• Conhecimentos/conteúdos envolvidos
: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
5. Explique como podemos definir a escala geográfica, ou seja, a escala de um mapa.
A escala é um dos componentes fundamentais do mapa. Ela permite saber quantas vezes o espaço representado no mapa ou na planta de uma casa ou de um edifício foi reduzido para caber numa folha de papel.

Observações:
Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
6. Qual a importância de conhecer e saber utilizar a escala de um mapa?
Essa resposta é de cunho pessoal, mas deve contemplar, basicamente, a compreensão por parte do educando de que qualquer a escala de um mapa nos dá a idéia precisa do espaço real o qual nós estamos estudando.
 

 Observações:
Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Complexo
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.



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