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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


20/06/2011

Primeiro Aprender Aula 10 - Escala e o tamanho das coisas


Exercícios:
1– A escala é um dos elementos fundamentais de um mapa.
Assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso nas seguintes afirmações:

( V) A escala permite saber quantas vezes o espaço representado no mapa ou desenhado numa planta de uma casa ou de um edifício foi reduzido para caber numa folha de papel.
( F ) Quando tiramos uma foto de alguém vemos somente a pessoa e é impossível ver os outros detalhes dela, como a roupa, a cor do cabelo e tipo de lugar onde ela estava no momento da foto.
( V) A escala nos diz se um lugar foi reduzido 10, 100, 1.000 vezes ou mais para caber no papel.
( V) Uma foto não precisa ter o mesmo tamanho da pessoa ou do objeto fotografado. A foto sempre é bem menor. Da mesma forma, isso ocorre com os lugares registrados nos mapas que são reduzidos até caber no papel.
Seqüência correta: (V); (F); (V) e (V)
 

Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
2. Agora que já entendemos o que é e como funciona a escala de um mapa podemos estabelecer algumas relações, E = Escala, D = Distância na realidade e d = Distância no mapa. Assinale o item correto.

a) Para obtermos a distância real usamos: E = D/d.
b) Para obtermos a distância no mapa usamos: d = D/E.
c) Para obtermos a escala usamos: D = d. E.
d) Para obtermos o tamanho da escala usamos: E = e/E
 Observação:
Item correto: “b” e  "c"
b) Para obtermos a distância no mapa usamos: d = D/E.

c) Para obtermos a escala usamos: D = d. E.


Objetivo: Fazer uma releitura das fórmulas matemáticas com um objetivo de compreender a relação existente entre o tamanho real e no papel com o tamanho da escala de cada mapa.
Nível de proficiência: Simples
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
3. Considere as escalas numéricas a seguir. I – 1:1000 II – 1:10000 III – 1:2000000
Pode-se afirmar corretamente que:
a) Das escalas apresentadas a II serve para mapear áreas urbanas.
b) A escala III é a maior e ideal para o mapeamento de detalhes.
c) A escala I é a menor e ideal para mapear áreas extensas.
d) A escala III é a mais adequada para representar detalhes como vilas e bairros.
Observação: 
Item correto: “a”
a) Das escalas apresentadas a II serve para mapear áreas urbanas.


Objetivo: Reconhecer a escala numérica como um dos tipos de escalas existentes e ser capaz de interpretar ou deduzir o melhor tipo de aplicabilidade deste tamanho de escala.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
4. Com base nas diferentes escalas apresentadas, informe as escalas numéricas mais adequadas aos seguintes mapas.

1 – Mapa do estado do Ceará
2 – Mapa de ruas
3 – Planisférios
4 – Plantas arquitetônicas

( 4) 1:60 a 1:150
(2 ) 1: 500 a 1: 20000
(1 ) 1: 25000 a 1: 350000

Associe a seqüência correta:
a) 4-3-1
b) 4-2-1
c) 2-3-4
d) 3-1-4
Observação:
Item correto: “b”
b) 4-2-1


Objetivo: Reconhecer a escala numérica como um dos tipos de escalas existentes e ser capaz de interpretar ou deduzir o melhor tipo de aplicabilidade deste tamanho de escala.
Nível de profi ciência: Intermediário
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
• Conhecimentos/conteúdos envolvidos
: A escala de um mapa como elemento fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
5. Explique como podemos definir a escala geográfica, ou seja, a escala de um mapa.
A escala é um dos componentes fundamentais do mapa. Ela permite saber quantas vezes o espaço representado no mapa ou na planta de uma casa ou de um edifício foi reduzido para caber numa folha de papel.

Observações:
Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Intermediário
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.
6. Qual a importância de conhecer e saber utilizar a escala de um mapa?
Essa resposta é de cunho pessoal, mas deve contemplar, basicamente, a compreensão por parte do educando de que qualquer a escala de um mapa nos dá a idéia precisa do espaço real o qual nós estamos estudando.
 

 Observações:
Objetivo: Fazer uma releitura do texto com um objetivo predeterminado, fazendo a interpretação de algumas informações e desenvolver a percepção do educando para a importância de escala de um mapa.
Nível de proficiência: Complexo
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A escala de um mapa como elemento
fundamental para a leitura, compreensão e produção do mesmo.



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