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Este blog tinha como objetivo, apenas de ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas AGORA também estaremos postando aulas com assuntos das Ciências Natureza (Biologia, Química e Física).


20/06/2011

Aula 08 - Tipos de Representação da Superfície Terrestre


Exercícios:
1. Complete as lacunas a seguir de acordo com o conteúdo estudado no texto da aula.
a) Desde as civilizações antigas, o Homem sempre teve o interesse e necessidade de representar a superfície terrestre.
b) Os mais antigos mapas foram feitos em tábuas de argila , pelos babilônios e egípcios, que se baseavam apenas no no conhecimento empirico.
c) Somente no século IV a.C é que surgiu a idéia da esfericidade da Terra por parte dos gregos.
d) De simples desenhos em argila, as representações, passaram a ser feitas por artistas e depois por profissionais, os cartografos.
Respostas:
a) o homem e representar.
b) tábuas de argila e conhecimento empírico.
c) VI a.C e gregos.
d) representações e cartógrafos.
 

• Objetivo: Fazer uma releitura do texto, para reconhecer as informações contidas
e reescrever algumas palavras chaves da compreensão da idéia.
• Nível de profi ciência: simples
• Tipo de questão: Cloze
• Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A história das representações
cartográficas.
2. Cartografia é a arte ou ciência de representar o espaço em uma superfície plana. Cite as três técnicas utilizadas pela cartografia que foram citadas no texto e depois faça uma pesquisa com o auxílio do professor em sites, livros e enciclopédias e defina cada uma delas.
Técnicas Cartográficas
Definição
Estatística, 
Aerofotogrametria e 
Sensoriamento remoto


A Estatística é uma área do conhecimento que utiliza teorias probabilísticas para explicação de eventos, estudos e experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirando delas suas consequências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização do futuro. Em suma, estatística é a ciência que estuda os dados.
A Aerofotogrametria é a ciência ou conjunto de técnicas que permite executar medições precisas utilizando de fotografias métricas realizadas em fotografias ou outras imagens do objeto. ela faz a junção de fotos aéreas, em 3D, e permite chegar a medidas precisas de determinado local.
O Ensoriamento remoto é o conjunto de técnicas para a obtenção de dados de um objeto, um terreno ou uma determinada área da superfície terrestre.

Resposta:
As três técnicas utilizadas são: Estatística, Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto.

- Estatística: A estatística se utiliza das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos. Tem por objetivo obter, organizar e analisar dados estatísticos, a fi m de descrever e explicá-los, além de determinar possíveis correlações e nexos-causais. Em outras palavras, a estatística procura modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros
 

- Aerofotogrametria: Uma aeronave equipada com câmaras fotográfi cas métricas percorre o
território fotografando-o verticalmente, seguindo alguns preceitos técnicos como:
ângulo máximo de cambagem 3º, sobreposição frontal entre as fotos de 60%,
sobreposição lateral de 30%. A Fotogrametria é a ciência que permite executar
medições precisas utilizando fotografi as métricas.
 

- Sensoriamento Remoto: É uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, uma área, uma feição ou um fenômeno no Planeta Terra, sem que haja contato físico, atualmente essas informações são obtidas através de sensores em satélites que geram imagens. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por satélites, do mundo.

Objetivo

Reconhecer as afi rmações contidas no texto e despertar o interesse do educando pela pesquisa. Fazendo com que o estudo de termos desconhecidos sejam uma abertura para a busca do conhecimento.
• Nível de profi ciência: Complexo
• Tipo de questão: Itens de resposta construída
• Conhecimentos/conteúdos envolvidos: Defi nições sobre algumas técnicas utilizadas pela cartografi a para a representação do espaço.
3. A partir das técnicas cartográficas são feitas diversas formas de representação espacial. Assinale o item que contém tais representações.
a) Os mapas, os blocos-diagrama, os gráficos e as pinturas.
b) Os mapas, os blocos-diagrama, os painéis e as tabelas.
c) Os mapas, as esculturas, os gráficos e as tabelas.
d) Os mapas, os blocos-diagrama, os gráficos e as tabelas.
Observações:
A resposta correta é o item: D
 

d) Os mapas, os blocos-diagrama, os gráfi cos e as tabelas.
 

Objetivo: 
Fazer uma releitura do texto em busca de reconhecer, através do raciocínio lógico que as técnicas cartográfi cas têm uma finalidade construtiva e reconhecer no texto qual é essa fi nalidade.
Nível de proficiência:
Simples

Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: A aplicabilidade das técnicas cartográficas na representação do espaço.
4. Assinale a resposta correta quanto aos elementos básicos devem estar contidos num mapa.
a) Tema, escala, legenda e orientação.
b) Tema, título, legenda e orientação.
c) Tema, escala, tamanho e orientação.
d) Pontos cardiais, escala, legenda e orientação.
 A resposta correta é o item “A”
a) Tema, escala, legenda e orientação.

Objetivo: Fazer uma releitura, mais atenciosa, do texto em busca de identifi car os elementos que não podem faltar num mapa, pois a ausência de qualquer um desses prejudicaria sua interpretação.
Nível de profi ciência: Simples
Tipo de questão: Itens de reconhecimento
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: O reconhecimento dos elementos básicos compositores de um mapa, que ajudam na interpretação da representação do espaço.
5. Na questão 03 você ja assinalou o item com as principais formas de representação espacial. Agora defi na cada uma delas.
- Os mapas: são representações da superfície da Terra. Possuem elementos básicos como: tema, escala, legenda e orientação. São exemplos os mapas: geomorfológico, hidrográfico,
- Os blocos-diagrama são formas de representação que expõe o relevo em terceira dimensão.
- As tabelas são representações numéricas que mostram informações ou dados organizados em linhas e colunas.
- Os gráficos são as representações visuais de dados. Geralmente representam os dados de uma tabela. Podem conter várias informações, como: valores, idade, sexo, medidas métricas, localidades geográficas, dentre outros.
Observação: 
Objetivo
Fazer uma releitura do texto buscando fi xar os conceitos mais importantes quanto ao assunto das representações do espaço.
Nível de proficiência: Simples
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: Conceitos sobre as principais formas de representação espacial. 

  Gráfico
Para construir qualquer gráfi co, deve-se observar as seguintes regras:
• Coloque título e legenda.
• Escolha escalas adequadas para colocar os valores nos eixos x e y.
• Coloque, de forma clara, os dados a serem representados nos eixos com as suas respectivas unidades.
• Coloque os valores dos dados apenas com os números necessários à leitura. Procure traçar a melhor reta ou curva, devendo recorrer a métodos matemáticos quando os valores encontrados não estão adequados.
• Objetivo: Estimular o educando à pesquisa, para que possa aplicar os conceitos estudados em sala, de forma prática e exercitar a interdisciplinaridade do conteúdo com algumas técnicas matemáticas.
Nível de proficiência: Complexo
Tipo de questão: Item de resposta construída
Conhecimentos/conteúdos envolvidos: Conceitos sobre as principais formas de representação espacial e técnicas matemáticas para a construção de gráficos e tabelas.

























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