Estudo dirigido Fusos Horários




Fala galera! Tudo bem!! Hoje vamos falar um pouco sobre fuso horário! Iniciaremos nossa aula revisando alguns conceitos gerais sobre,  destacando para isso dois item (linhas imaginarias e o movimento de rotação da Terra) que julgamos necessários para o entendimento do assunto. OK!! Observe a figura abaixo:
a) MOVIMENTO DE ROTAÇÃO: para completar um giro compleo sobre o seu eixo. A Terra é uma esfera (circunferência) e como tal possui 360°.Em relação a posição astronômica da Terra tomndo como referência o Sol, observa-se que os raios solares atingem a superfície terrestre de forma quase perpendicular  (ao mesmo tempo) de norte à sul (no sentido vertical) tingindo apenas uma semi-circunferência,. OK!!!

Devido esse tipo de incidência solar, as horas terrestre foram determinadas através do deslocamento aparente do sol. Contudo, isso causava confusão no momento da determinação do horário de um local em relação aos ostros lugares.
 
Para resolver esse problema, dividiram-se os 360º da Terra pelas 24 horas de duração do movimento de rotação, resultando em 15 graus. Logo, a cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. A cada uma das 24 divisões se deu o nome de fuso.

360º / 24 horas = 15º
Logo, 15º é igual a 1 hora
Pode-se afirmar também que:
1º = 4 minutos


Como a Terra gira em torno de seu próprio eixo de oeste para leste.


Portanto, todos os locais situados a leste de um ponto qualquer verão o Sol “nascer” antes, e os que estiverem a oeste verão o Sol nascer depois, o que nos permite concluir que:


b) MERIDIANOS:
Ao estudar coordenadas geográficas, você deve ter aprendido que a superfície terrestre é dividida no sentio vertical em 360°, tomando como referência o meridiano de Greenwich, (180° a leste de Greewich e 180° a Oeste de Greenwich), e como o globo terrestre está dividido em 24 fusos. Cada fuso abrange uma determinada hora, e possui (quinze graus)
A hora de Greenwich tornou-se a hora universal, no sentido de que é em relação a ela que se determinam os horários em outros pontos do globo terrestre. A leste de Greenwich, as horas aumentam a cada faixa de 15o, variando entre 0 e 12. Ao contrário, a oeste de Greenwich, as horas diminuem, em idêntica variação. O horário de Greenwich também é chamado de GMT, ou seja, Greenwich Mean Time (mean significando "média").
  


COLACANDO EM PRATICA O QUE VOCẼ APRENDEU
Como  resolver problemas de horário envolvendo mais de um fuso. Para resolver qualquer problema de fuso horário, você deve seguir alguns passos:
1º Passo. Quando as longitudes estão em hemisfério opostos, devem ser somadas. Se forem longitudes em mesmo hemisfério, devem ser subtraídas. Por exemplo:
diferentes hemisférios (opostos)
HEM. OESTE   +    HEM. LESTE
soma
mesmo hemisfério (iguais) 
HEM. OESTE   -   HEM. OESTE
HEM. LESTE    -  HEM. LESTE
    diminui

2º Passo.  O resultado obtido deve ser dividido por 15º, o que permitirá descobrir a diferença horária entre os dois locais.

3º Passo.  A diferença horária deverá ser somada à hora conhecida, caso o local que deseja saber a hora, estiver situado a leste daquele horário que já sabemos. Ou então, se o local que deseja saber a hora estiver a oeste daquele já conhecido, a diferença deverá ser subtraída da hora conhecida.


PONTO A LESTE:
hora conhecida + diferença horária = hora do
local pedido no problema
PONTO A OESTE:
hora conhecida - diferença horária = hora do
local pedido no problema

EXEMPLIFICANDO:
Na cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude leste?
Resolução:
X – 60º de longitude oeste = 08.00h
Y - 90º de longitude leste = ?
01 Passo.  Como as longitudes são opostas. Os valores devem ser somados:
60º oeste + 90º leste = 150º
02 Passo.  Divide-se o valor encontrado por 15º
150º / 15º = 10 horas ou 10 fusos
A diferença horária entre as duas cidades é de 10 horas.
03 Passo.  Desejamos saber a hora em Y. Como Y está a leste de X, significa que devemos somar os valores.
Assim: 08:00 horas + 10:00 horas = 18:00 horas
Resposta: em X, serão 18:00 horas


E lembre-se !!!
Se houver resto na divisão, deveremos
multiplicar esse resto por 4 (quatro), para transformá-lo 
em minutos, porque a cada quatro minutos a Terra
gira 1º em torno de seu eixo.


Exercícios de Aula:
01.   Na cidade X, situada a 60º de longitude oeste são 08:00 horas. Que horas serão na cidade Y situada a 90º de longitude leste?
a)   14:00 horas
b)   15:00 horas
c)   16:00 horas
d)   17:00 horas
e)   18:00 horas

02.   (UFPR) Sobre fusos horários e hora legal, é correto afirmar:

a)   O meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra devido à posição estratégica desse país quanto à incidência da luz solar.
b)   No Brasil, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente.
c)   Os fusos horários são definidos em relação a um fuso inicial que marca permanentemente  12 horas (meio-dia).
d)   O fator que determina a hora legal é o comprimento do meridiano pelo qual passa o fuso horário.
e)   Nem sempre os limites teóricos dos fusos são aplicados. Por vezes e por conveniência,  como no caso brasileiro, consideram-se as fronteiras políticas.


03.   (UNICANTO) Duas cidades separadas por 120° de longitude têm uma distância de:
a)  Quatorze fusos horários
b)   Onze fusos horários
c)   Doze fusos horários
d)   Oito fusos horários
04.   (UEG) Um avião decolou do aeroporto da cidade A (45°W) às 7 horas com destino à cidade B (120°W). O voo tem duração de oito horas. Que horas serão na cidade B quando o avião pousar?

a)   11h
b)   10 h
c)   9 h
d)   8 h
e)   2 h
(Ver gabarito no final da aula)

EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO:

01.   (UFSM) A viagem de um empresário de Santiago (Chile) a Roma (Itália) está organizada da seguinte forma:
  Sai de Santiago (75° de longitude oeste) às 6 horas do dia 2 de janeiro de 2005 e faz escala em São Paulo (45° de longitude oeste), no Brasil, após quatro horas de viagem.
  Depois de uma escala de 2 horas, decola com destino a Roma (15° de longitude leste), durando 10 horas a viagem. Apresente a soma das alternativas corretas:
01)  O avião chega a São Paulo às 14 horas do dia 2 de janeiro de 2005.
02)  O avião chega a Roma às 6 horas do dia 3 de janeiro de 2005.
04)  A diferença de horário entre Santiago e Roma é de 6 horas.
08)  A diferença de horário entre Santiago e São Paulo é de 2 horas.
16)  É impossível prever a hora de chegada em Roma.
Soma_________
02.   (UFPR) Se na efetivação de uma ligação telefônica entre duas cidades brasileiras, aqui denominadas A e B, forem 21 horas na cidade A e 23 horas na cidade B no dia 20 de novembro de 2001, é correto afirmar:
01)  As duas cidades têm um afastamento de, no máximo, 10 graus de longitude.
02)  As duas cidades estão necessariamente na mesma latitude.
04)  O fuso horário que passa pela cidade A tem valor menor que o que passa pela cidade B.
08)  A cidade A é, obrigatoriamente, litorânea e está localizada junto ao Oceano Atlântico.
16)  A diferença horária entre as duas cidades deve-se ao horário de verão; portanto, quando o horário de verão for suspenso, os horários nas duas cidades coincidirão.
32)  As duas cidades têm as mesmas coordenadas geográficas.
64)  A diferença de altitude entre as duas cidades é o fator determinante da diferença horária existente entre as mesmas.
03.  (UFPR) Leia o texto abaixo:
São 19 horas em Kyoto no Japão, cidade localizada a 135º leste de Greenwich, e a televisão japonesa anuncia em rede a ocorrência de um terremoto. Várias localidades do mundo recebem simultaneamente a notícia, dentre elas as cidades de Varsóvia, na Polônia, localizada a 21º leste, e Vancouver, no Canadá, localizada a 123º oeste.
Com base no texto, determine as horas de recebimento da notícia nas duas cidades.
Varsóvia  = __________________
Vancouver = __________________

04.   Um navio emitiu um S.O.S. às 16 horas, hora local. O S.O.S. foi captado num porto onde os relógios marcavam 21 horas. Nesse exato momento em Londres eram 11 horas.
Pergunta-se:
a)   Qual a longitude do navio, no momento em que emitiu o S.O.S.?
b)   Qual a longitude do porto que captou o S.O.S.?
c)   Qual a posição do navio em relação ao porto?



Atividades sobre Fusos Horários (Extras)
01- Um avião concorde decola de Londres quando os relógios locais marcam 12 horas. Voa diretamente para Brasília, em sentido contrário ao da rotação da Terra. Onde pousa após quatro horas de vôo. Qual é a hora local na capital brasileira no momento da aterrissagem?

02. (Fei) Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às:
Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.
 
a) 16 horas
b) 17 horas
c) 18 horas
d) 19 horas

03. (Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
 
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.

04. (Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:
 
a) 3 horas 
b) 1 hora 
c) 2 horas 
d) 5 horas 
e) 4 horas

05. (Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:
 
a) 11h             
b)12h                   
c) 14h              
d) 16h
e) 18h

06. (Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...
 
I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.
V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.
 
Estão corretas as afirmações:
 
a) II e V, apenas.             
b) I, II e IV.
c) I, III e V.                     
d) II e III, apenas.
e) III, IV e V.




07. (Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).
 
a) 45º 
b) 60º 
c) 75º 
d) 90º 
e) 105º

08. (Mack) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):
 
a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.

09. (Vunesp-SP) Verificando um mapa seus conhecimentos e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:
 
a) Norte e Sul;
b) Sul e Ocidental;
c) Sul e Oriental;
d) Oriental e Ocidental;
e) Ocidental e Norte

10- (Fuvest-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45º Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75º leste?
 

a) 5 horas; 
b) 11 horas; 
c) 15 horas; 
d) 19 horas; 
e) 21 horas;

11- Um avião viaja, em linha reta, de São Paulo para o Rio de Janeiro, no dia 21 de junho entre 12 e 13 horas. De que lado do avião está o sol durante o percurso?
 

a) Á direita; 
b) Á esquerda; 
c) Á frente; 
d) Atrás; 
e) A pino;

12- Um avião parte de Manaus (60°W) ás 20 horas com destino a São Paulo (45°W). o tempo de viagem é de quatro horas. Pergunta-se:
 

a) Hora em São Paulo no momento da decolagem.
b) Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada a São Paulo caso o relógio não tivesse sido adiantado.
c) Hora em São Paulo no momento do pouso.
d) Hora em Londres no momento da decolagem de Manaus.




Atividades sobre Fusos Horários (Extras Nº 2)
 
01. (Ufac) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
 

a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.

02. (Ufam) O fuso horário de Manaus em relação à hora de Greenwich está atrasado em:
a) 3 horas;
b) 1 hora;
c) 2 horas;
d) 5 horas;
e) 4 horas;

03. (Ufpi) Na copa da Alemanha o jogo Brasil x França foi iniciado em Frankfurt às 21h do dia 1º de julho de 2006. Sabendo-se que a cidade de Brasília fica a 60º W de Frankfurt, e que entre junho e agosto a Alemanha estava com horário de verão, é correto afirmar que o jogo começou a ser transmitido em tempo real, em Teresina, às:
 

a) 11 horas;
b) 12 horas;
c) 14 horas;
d) 16 horas;
e) 18 horas;

04. (Pucpr) Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio...
 

I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.
V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.
Estão corretas as afirmações:
 

a) II e V, apenas.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II e III, apenas.
e) III, IV e V.


05. (Mack) No último dia 07 de outubro, a Seleção Brasileira de Futebol fez um amistoso contra a Seleção do Kuwait, na Cidade do Kuwait, capital do país. Sabe-se que o fuso horário entre as cidades de Londres e a Cidade do Kuwait é de 3 horas. Assinale a alternativa que indica a distância aproximada, em graus, entre a cidade de Porto Velho (RO) e a Cidade do Kuwait (KW).
 

a) 45º                  
b) 60º                
c) 75º             
d) 90º

06. (Mack) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):
a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.

07. (Vunesp-SP) Verificando um mapa seus conhecimentos e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:
a) Norte e Sul;
b) Sul e Ocidental;
c) Sul e Oriental;
d) Oriental e Ocidental;
e) Ocidental e Norte

08- (Fuvest-SP) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário 45º Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas serão numa cidade localizada no fuso 75º leste?
a) 5 horas;
b) 11 horas;
c) 15 horas;
d) 19 horas;
e) 21 horas;

09- Um avião viaja, em linha reta, de São Paulo para o Rio de Janeiro, no dia 21 de junho entre 12 e 13 horas. De que lado do avião está o sol durante o percurso?
a) Á direita;
b) Á esquerda;
c) Á frente;
d) Atrás;
e) A pino;

10- Um avião parte de Manaus (60°W) ás 20 horas com destino a São Paulo (45°W). o tempo de viagem é de quatro horas. Pergunta-se:
a) Hora em São Paulo no momento da decolagem.
b) Hora que o relógio do passageiro estaria marcando na chegada a São Paulo caso o relógio não tivesse sido adiantado.
c) Hora em São Paulo no momento do pouso.
d) Hora em Londres no momento da decolagem de Manaus.
 



 
Estudo dirigido Fusos Horários Estudo dirigido Fusos Horários Reviewed by Gilvan Fontanailles on maio 03, 2011 Rating: 5

4 comentários

Slider

[recent]

Anuncios!