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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

ASSUNTO: Noções de Orientação(Rasa dos Ventos)



Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vamos estudar algumas noções básicas sobre orientações. Nesta aula você vai aprender, o que são pontos cardeais, colaterais, subcolaterais. Num segundo momento vamos aprender a nomenclaturar e construir uma rosa dos ventos. E POR FIM aprender a identificar cada um desses pontos em situações concretas no seu dia-a-dia.
 
Objetivo da aula:
- Conhecer os principais sentidos de localização e orientação.
- Saber o que é um ponto de referencia no espaço geográfico. 
- Entender noções  de
Acima de; Abaixo de; Direita de e o Esquerda de e as varias formas de orientação e localização existente a partir dessas noções.
- Comparar os tipos de orientação entre os astros e instrumentos, como a bússola
- Conhecer os pontos cardeais, colaterais e sub colaterais e entender como realizar a sua nomeclatura correta a partir de um ponto de referencia na resolução de uma situação problema no que se refere a orientação e localização de pontos ou pessoas no espaço geográfico, representado num questão de prova.
- Criar conceitos acerca da importância da orientação e a localização para a humanidade.
 
NOÇÕES PRELIMINARES:  

Galera a necessidade de orientar-se sempre existiu ma história da humanidade. Desta necessidade surgiram algumas formas de orientação na superfície terrestre, foram estabelecidos elementos fixos como pontos de referência.

Você já deve ter usado algum ponto de referência para chegar a algum lugar, como ruas, construções, estradas, rios, pontes e outros. A geografia tem alguns elementos referências como: os pontos cardeais, meridianos e paralelos.

A Rosa dos Ventos indica os pontos de orientação: cardeais, colaterais e subcolaterais.


Veja a gravura abaixo:













Iniciaremos nossa aula de hoje com uma dica de Geografia sobre como o assunto de orientação (pontos cardeais) pode ser cobrado no Enem! 


(Enem/2005) Leia o texto abaixo. 

O jardim de caminhos que se bifurcam
(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda. 
 (Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.) 

Quanto à cena descrita acima, considere que 

 I - o sol nasce à direita dos meninos; 
 II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos: 

A) oeste, sul e leste. 
B) leste, sul e oeste. 
C) oeste, norte e leste. 
D) leste, norte e oeste. 
E) leste, norte e sul.

GEOGRAFALANDO COMENTAR:

A direita dos meninos corresponde ao leste (local em que o sol nasce). Ao dobrar para a esquerda, o senhor tomou a posição para oeste. Nas duas encruzilhadas seguintes, ao dobrar sempre à esquerda foi, primeiro,  para o sul e, depois, para o leste.

Alternativa correta letra: A

Galera veja que não é difícil encontrar a resposta da questão. Contudo você precisa conhecer e ter noção de alguns conceito sobre orientação e saber como usar tais conceitos. Então o que é que você precisa saber sobre esse assunto? 

A primeira coisa que você vai tem que dominar sobre esse assunto são as noções de orientação como: 

Acima de; 
Abaixo de; 
Direita de;
Esquerda de.

Por que professor? Bem pessoal! Pelo simples fato que essas categorias nos servem com a principal ferramenta de análise e interpretação de qualquer situação problema em enunciados de questões de vestibular ou até mesmo no Enem envolvendo esse assunto (orientação). Mas como é que você deve proceder na leitura dessas categorias no mapa? Bem pessoal! Nos mapas essas categorias apresentam-se da seguinte forma. Veja:

- A parte acima do Mapa: - corresponde a direção norte.
- A parte abaixo do mapa: - corresponde a diração sul.
- O lado direito do mapa: - corresponde a direção leste.
- O lado esquerdo do mapa: - corresponde a direção oeste.


OK!!!!!Veja que cada uma delas correspondem a um sentido de direção no mapa,

EXEMPLIFICANDO:


Considerando a escola como ponto de referência, localize os pontos indicados, utilizando somente as noções de: Acima de; Abaixo de; Direita de e o Esquerda de. Podemos dizer que
 


a) O teatro localiza-se a ESQUERDA da escola.
b) O estádio de futebol localiza-se ACIMA da escola.
c) A lanchonete localiza-se ABAIXO da escola.
d) A igreja localiza-se a DIREITA da escola.

Observe a MESMA ilustração e complete as questões a seguir.

Considerando a escola como ponto de referência, localize os pontos indicados, utilizando somente os pontos cardeais.

a) O teatro localiza-se a OESTE da escola.
b) O estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
c) A lanchonete localiza-se a SUL da escola.
d) A igreja localiza-se a LESTE da escola.


 NOMECLATURA DOS PONTOS CARDEAIS:

Atividade de assimilação:


(IMPRIMA a figura abaixo para realizar a tarefa  que segue ):

Observe a figura abaixo.

Observe que ela representa a Rosa dos ventos. Veja que estão destacados na figura os sentidos de direção NORTE e SUL , OESTE e LESTE.
LEMBRANDO:
- A parte acima do Mapa: - corresponde a direção norte.
- A parte abaixo do mapa: - corresponde a diração sul.
- O lado direito do mapa: - corresponde a direção leste.
- O lado esquerdo do mapa: - corresponde a direção oeste.


OK!!!!!

ENTÃO VAMOS LÁ!


01 Questão: Com base no que você aprendeu até aqui nesta aula de geografia. Siga as instruções abaixo



a) PONTOS CARDEAIS:

Você faz uma cruz, Isto é, traça uma linha horizontal e perpendicular a esta você traça uma outra linha vertical. Veja como é fácil!



a) PONTOS CARDEAIS:

1º PASSO:
Trace uma linha Vertical(de cima para baixo) na figura da rosa dos ventos.
Em seguida: 

- Na parte superior do mapa colocar o nome Norte e no círculo a inicial N;
- Na parte inferior do mapa colocar o nome Sul e no círculo a inicial S

Observe que estamos trabalhando com a linha vertical! OK!

2º PASSO:
 Trace uma linha Horizontal(da esquerda para direita) na figura da rosa dos ventos
- Na parte direita do mapa colocar o nome Leste e no círculo a inicial E;
- Na parte esquerda do mapa colocar o nome Oeste e no círculo a inicial O;

Observe que estamos trabalhando com a linha horizontal! OK!

Resumindo:
Veja: Em cima e em baixo: Norte e Sul respectivamente.







No lado direito e esquerdo respectivamente Leste e Oeste.

















b) PONTOS COLATERAIS: 
Em relação aos pontos colaterais para você realizar a nomeclatura correta basta você traçar um X  sobre a cruz. Conforme exemplo abaixo:



1º PASSO

Observe que na linha vertical as iniciais usadas para representar os pontos de direção são consoantes. Isto é, N(norte) e S(sul)  
 
Observe que na linha horizontal as iniciais usadas para representar os pontos de direção são vogais. Isto é, O(oeste) e E (leste).  

2º PASSO


Agora vamos unir as consoantes com as vogais, conforme exemplificaremos baixo: 



N       +      O        =   NO
  N       +      E         =   NE
S        +      O        =   SO 
S            E         =   SE

 
VEJA: Basta você unir uma consoante +uma vogal = sílaba 


EXERCÍCIOS DA AULA
 
COLOCANDO EM PRÁTICA O QUE APRENDEMOS:


01 – A orientação pelo Sol está baseada no seu movimento aparente – é a Terra que gira em torno do seu próprio eixo (movimento de rotação da Terra), é por isso que afirmamos ser um movimento aparente. Esse astro aparece, não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, e põe-se no lado oposto. Determinando-se um lado, ao nascer ou pôr-do-sol, pode-se, de modo aproximado, utilizar os pontos de orientação e, a partir daí, orientar-se. De acordo com o texto e com os conhecimentos obtidos, marque a única alternativa CORRETA.




a) ( ) A orientação pelo Sol baseia-se no movimento real do sol que o sol faz ao redor da Terra. Assim, o Sol aparece não exatamente na mesma posição, que varia no decorrer do ano, mas de um mesmo lado, e põe-se no lado oposto.
b) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 2 e 3 temos o ponto Cardeal Oeste.
c) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 4 temos o ponto Cardeal Oeste.
d) ( ) Considerando que o Sol nasce no ponto 4, entre os pontos 1 e 3 temos o ponto Cardeal Oeste.

02 - Questão: Coloque no desenho abaixo o que se pede nos enunciados que se segue:
a) Colora os pontos cardeais de azul e os colaterais de vermelho.
b) Escreva o nome dos pontos cardeais e colaterais na figura ao lado.
c) Qual é o nome da figura ao lado?



03 - Questão: Preencha o diagrama com o nome dos pontos colaterais:
a) Ponto colateral situado entre o sul e o leste.
b) Ponto colateral situado entre o norte e o oeste.
c) Ponto colateral situado entre o sul e o oeste.
d) Ponto colateral situado entre o norte e o leste.





03 Questão: Localize, com pontos cardeais, os seguintes itens da sala de aula da figura.



a) A mesa do professor: __________________________________
b) A porta de entrada e saída: _____________________________
c) O fundo da sala: _____________________________________
d) A esquerda dos alunos: _______________________________

04 Questão: Observe a figura, na qual algumas pessoas estão observando o pôr-do-sol:





Levando-se em consideração os pontos cardeais, marque a alternativa CORRETA:

a) Rafael localiza-se a leste de Maria.
b) Pedro localiza-se ao norte de Rafael.
c) Maria localiza-se a oeste de Lucas.
d) Lucas localiza-se a oeste de Rafael.
e) Lucas localiza-se ao sul de Pedro.

05 Questão: Observe com atenção o desenho a seguir.





De acordo com o desenho, considerando que são 18 horas, se a bola for chutada do centro em direção aos pontos A, B e C respectivamente, as direções percorridas serão:


a) leste, norte, noroeste
b) oeste, sul, sudeste
c) leste, sul, sudoeste
d) oeste, norte, noroeste
e) sul, leste, noroeste




05ª Qustão: Descreva a importância dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais para nossa orientação sobre a superfície terrestre.

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06ª Questão: A Cartografia é a arte e/ou a ciência que formula as representações espaciais. Cite três formas de representação e comente cada uma delas.

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07 Questão: Observe o mapa abaixo e indique o nome do continente que se localiza:

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