LEIA ANTES DE ACESSAR O CONTEÚDO

Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


quinta-feira, 28 de abril de 2011

ASSUNTO: Localização – Linhas Imaginariase coordenadas geográficas


Objetivos da Aula:

- Compreender o conceito de meridiano e latitude;
- Identificar os principais paralelos;
- Compreender e aplicar os conceitos de latitude e longitude;
- Identificar qualquer ponto, quanto sua localização sobre a superfície terrestre em relação as suas coordenadas geográficas;
- Compreender a função das coordenadas geográficas.

Alá pessoal!! Tudo bem?

Hoje vamos iniciar o nosso estudo sobre localizaçãoé um assunto de geografia muito cobrado no vestibular. Nessa aula vamos aprender o significado das palavra: paralelos, meridianos, latitude, longitude. Além aprendermos como se identificar as coordenadas de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre. E por fim apresentaremos o conceito de coordenada geográfica e a sua aplicabilidade para o dia-a-dia.



Dica de Geografia Enem cobra questão sobre: coordenadas geograficas.

Ano 5, n. 14, ano 2012





O romance A ilha do dia anterior, de Umberto Eco, conta a história de um nobre europeu e de um padre, chamado Caspar, que participaram de duas expedições marítimas em meados do século XVII. O objetivo das expedições era tornar preciso o cálculo das longitudes.
Tendo como referência o meridiano de Greenwich, a longitude do navio do padre Caspar corresponde a:
(A) 158º Leste
(B) 158º Oeste
(C) 162º Leste
(D) 162º Oeste

Alternativa correta: (C)
Eixo interdisciplinar: Sociedade, Tempo e Espaço
Item do programa: Aplicação das categorias espaço e tempo nas Ciências Humanas
Subitem do programa: Representações do espaço, linguagem cartográfica e o sistema de fusos horários
Objetivo: Calcular longitude com base em um meridiano de referência.
Comentário da questão:
O sistema de coordenadas geográficas está baseado em dois conjuntos de linhas imaginárias: os paralelos e os meridianos. Em relação aos paralelos, a linha do Equador se impõe como referência, em virtude das características únicas desse círculo que divide a Terra em duas metades iguais, uma ao norte e outra ao sul dessa mesma linha. Já em relação aos meridianos, como todos são rigorosamente iguais, trata-se de uma convenção definir um meridiano de referência, o que explica o grande número de linhas desse tipo que já foram utilizadas como marco zero. Um exemplo foi o meridiano que passa sobre a Ilha do Ferro, no atual arquipélago das Canárias. Ele foi considerado o meridiano de 0º por alguns povos europeus na Idade Moderna. Situado a 18º a oeste do meridiano de Greenwich, seu antimeridiano (a 180º dele) encontra-se a 162º a leste de Greenwich. Para chegar a esse resultado, basta somar 180º aos 18º a oeste do meridiano de Grenwich, não importando se fazemos o cálculo na direção leste ou oeste. O resultado será o mesmo. Foi esse meridiano de 162º a leste de Greenwich que o personagem do romance de Umberto Eco, padre Caspar, identificou como sendo o de 180º, usando um sistema de referência diferente do atual.

Então o que é que você precisa saber sobre esse assunto? 

Então vamos lá! A primeira coisa que você vai te que dominar são os conceitos de paralelos e meridianos, para depois saber aplicar esses conhecimentos interdisciplinando com outros conteudos, que vire e mexe são cobrados no Enem e nos vestibulares Brasil a fora! OK!

Como já vimos há uma necessidade de nos orientarmos sobre a superfície terrestre e para tal existem linhas imaginarias chamadas de Paralelos e Meridianos


a) Paralelos - São linhas paralelas ao equador e perpendicular ao eixo terrestre. os paralelos diminuem de extensão à medida que se afastam do equador em direção aos pólos. Podemos traçar 90 paralelos para cada hemisfério (Norte ou Sul)

OBSERVAÇÃO: A palavra Equador é originaria do latim aequatore que significa o que iguala (duas partes).  Como o equador é o circulo máximo da Terra a partir dele, podemos dividir a Terra horizontalmente em duas partes iguais, sendo assim o principal paralelo.

Assim entendemos que a Linha do Equador divide a Terra em duas partes:

- Acima do Equador, o hemisfério Norte
- Abaixo do Equador o hemisfério Sul
Foram traçadas também várias linhas paralelas ao Equador, denominadas paralelos.

Quatro são os paralelos que receberam denominações especiais:
 - os dois trópicos: de Câncer (ao Norte) e de Capricórnio (ao Sul) e 
 - os círculos polares: o Ártico (ao norte) e o Antártico (ao Sul).

Observe as gravuras abaixo:

Os paralelos e as zonas térmicas da Terra:
Os paralelos estão numerados de 0º a 90º no hemisfério Norte e de 0° a 90° no hemisfério Sul. São esses paralelos que indicam a Latitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

b) Meridianos - São linhas que cruzam a Terra passando pelos pólos (sentido vertical) e dividindo a esfera terrestre em duas partes iguais. O meridiano de Greenwich é o principal. A partir dele podemos traçar 180 meridianos para cada hemisfério (Leste ou Oeste).
Assim entendemos que a meridiano do Greenwich divide a Terra em duas partes:

- A direita do meridiano do Greenwich, o hemisfério Oriental também conhecido por Leste.

- A esquerda do meridiano do Greenwich, hemisfério Ocidenta  também conhecido por Oeste.

Os Meridianos estão numerados de 0° a 180° a Oeste e a Leste do Meridiano do Greenwich. São esses meridianos que indicam a Longitude de um determinado lugar sobre a superfície terrestre.

IMPORTANTE: O termo “meridiano” vem do latim meridies, que significa, “linha que une os lugares que têm o meio-dia ao mesmo tempo”. A mesma raiz latina deu origem aos termos Ante Meridiem (AM), antes do meio-dia, e Post Meridiem (PM), depois do meio-dia. 
OBSERVAÇÃO: O meridiano Principal é de Greenwich e o antimeridiano, também chamado de Linha Internacional de Mudança da Data.Localizaçãoo geogárfica:

Localizaçãoo geogárfica:


A partir dos paralelos e meridianos, estabeleceram-se as coordenadas geográficas, que são medidas, em graus, para localizar qualquer pornto da superfície terrestre. Coordenadas geografáficas é, portanto, o ponto onde a latitude e a longitude de um lugar se cruzam.   s Meridianos são linhas imaginarias que medem 180°, são semicírculos, que vão do Pólo Norte ao Pólo Sul cruzando os paralelos do planeta Terra, isto é, atravessam a Terra paralelamente ao Equador.
Latitude É a distância de um lugar qualquer da superfície até o equador medida em graus. A latitude pode variar de 0° a 90° para norte ou sul.


Longitude É a distância de um lugar qualquer da superfície em relação ao meridiano de greenwich, medida em graus. A longitude pode variar de 0° a 180° para leste ou oeste.



Coordenada antípoda (contrária) 
Para calcular a coordenação antípoda, devemos proceder da seguinte maneira:

Exemplo: 
  20° S 
100° L

Latitude: manter a coordenada e inverter os hemisférios.
Longitude: inverter os hemisférios e clacular o arco suplementar, que é igual a 180°.

Assim, tem-se:

Coordenadas                            Antípodas
  20° latitude sul                        20° latitude norte 
100° longitude leste                   80° longitude oeste   


COORDENADAS GEOGRÁFICAS:
Os paralelos e meridianos definidos podem agora nos fornecer um valioso dado referencial que foi sistematizado e chamado de Coordenadas geográficas, elas correspondem a Latitude e Longitude, respectivamente.


Lembre que é o cruzamento das linhas imaginárias dos Paralelos e Meridianos que formam um ângulo de PERPENDICULAR, ISTO É DE 90º = ÂNGULO DE  localização de um determinado lugar,oK!!!!

 

As coordenadas geográficas são um conjunto de linhas imaginárias(meridianos e paralelos) traçadas sobre a superfície terrestre de forma perpendicular têm por finalidade a orientação e localização de qualquer ponto sobre a Terra de forma absoluta.

Atividade de Assimilação:

1 - Com base no texto, complete as lacunas:

a) Os ........................ são círculos imaginários traçados paralelamente à linha do Equador.

b) O Equador é o círculo máximo ou maio, ele divide a Terra em dois hemisférios ...................... e sul.

c) Os ..................................... são linhas imaginárias verticais que passam pelos dois pólos.

d) O meridiano inicial, ou meridiano de Greenwich passa nas proximidades da cidade de Londres na ..........................................

e) O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: .......................... (Leste) e ................................................... (Oeste).

2 - Escreva em seu caderno a definição de coordenadas geográficas.


Atividade pratica -  aplicando na pratica o que você entendeu:.



a) Trace um círculo em seu caderno.
b) Localize o Pólo Norte e o Pólo Sul.
c) Trace o meridiano inicial ou Meridiano de Greenwich de um pólo ao outro.
d) Pinte de amarelo o hemisfério Oriental (Leste) e de verde o hemisfério Ocidental (Oeste)



Atividade Fixação ( para verificação do entendimento do texto.)



01 Questão (UFPB 2009) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:

a)  São medidas angulares entre dois pontos.
b)  São distâncias em graus entre dois pontos.
c)  São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich.
d)  A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste.
e)  A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.

02 Questão Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.

a)  A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.
b)  Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.
c)  Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.
d)  Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas
e)  O paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre.

03 Questão (UDESC 2008)  Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.

A) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.
B) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.
C) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.
D) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas

04 Questão (UFPB 2009)
Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:

A) São medidas angulares entre dois pontos.
B) São distâncias em graus entre dois pontos.
C) São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich.
D) A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste.
E) A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.

05 Questõa: Assinale V ( verdadeiro ) ou F ( falso ):


1 - ( ) Os paralelos são linhas imaginárias traçadas paralelamente à Linha do Equador.
2 - ( ) A Linha do Equador divide a Terra em dois hemisférios, norte e sul.
3 - ( ) Os meridianos são linhas imaginárias traçadas de um pólo ao outro.
4 - ( ) A latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre à linha do Equador.
5 - ( ) A longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre ao Meridiano de Greenwich.
6 - ( ) Por meio das coordenadas geográficas, não é possível a localização exata de qualquer ponto na superfície terrestre.

06 Questão: (UNESP) Verificando o mapa e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a maioria de suas terras nos hemisférios:

a) norte e sul.
b) sul e ocidental.
c)sul e oriental.
d) oriental e ocidental.
e) ocidental e norte.

07 Questão: (MACKENZIE-SP) Preencha o espaço em branco com a alternativa que convém:

O Brasil localiza-se a oeste do meridiano inicial ou de Greenwich, situando-se, portanto, inteiramente no hemisfério ocidental. Sendo cortado ao norte , pela linha .................., apresenta 7% de suas terras no hemisfério ................. e 93% no hemisfério................., ao sul é cortado pelo trópico de......................(.)


a)do Equador - setentrional - meridional - Capricórnio
b) do meridiano de Greenwich - meridional - setentrional - Câncer
c) inicial - oriental - ocidental - Câncer
d) do Equador - ocidental - oriental - Câncer
e)do meridiano de Greenwich - setentrional - meridional - Câncer.


Atividade de assimilação:


01 Questão: Observe o gráfico abaixo:




a) Com base no que você aprendeu nas aulas de geografia indique a Latitude das dos pontos assinalados no indicados no gráfico acima, na tabela abaixo:

                   OBS:      Latitude Sul = LS                                             Latitude Norte = LN




b) Observe a tabela abaixo. Ela indica a latitude de alguns pontos que você deverá localize no gráfico acima, colocando a letras dos pontos indicados nas latitudes correspondentes:


02 Questão: Observe o gráfico abaixo:



a) Observe o Gráfico acima e indique a Longitude dos pontos assinalados no mesmo gráfico, na tabela abaixo: 3 Observe o mapa abaixo e responda os enunciados que se seguem
 
3 Questão: Observe o mapa abaixo e responda os enunciados que se seguem
a) Com base no que você aprendeu nas aulas de geografia indique a Latitude e as longitudes dos pontos indicados no mapa acima, transcrevendo suas coordenadas para a tabela abaixo na célula reservada para cada um:

4 Observe o mapa abaixo e responda os enunciados das questões 4ª, 5ª e 6 ª que se seguem:




a) Quais são as cidades estão assinalados no mapa?


b) Em quais continentes as cidades estão localizadas? E em quais hemisfério – Norte ou Sul, Leste ou Oeste.

4 – Com base no mesmo mapa identifique a cidade de acordo com a sua localização (latitude e longitude)


a) 42° latitude norte e 13° longitude leste: ____________________________

b) 19° latitude norte e 73° longitude leste:__________________________

c) 23° latitude sul e 43° longitude oeste:_________________________


5 – Identifique as coordenadas geográficas de:

a) Londres;________________________________________________

b)Cairo;_____________________________________________

c) Tóquio; __________________________________________________

d) Sydney.___________________________________________________

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO

Questão 01.Observando o mapa-múndi abaixo no que se refere aos hemisfério, assinale com V a alternativa verdadeira e com F a falsa:



( ) A linha do Equador divide a Terra em duas metades iguais, que recebem os nomes de Hemisfério Norte ou Austral e Hemisfério Sul ou Boreal.
( ) Com exceção do Equador, todos os paralelos dividem a Terra em partes desiguais.
( ) O meridiano de Greenwich, divide a Terra nos Hemisférios Leste ou Ocidental e Oeste ou Oriental.( ) O Hemisfério do Ocidente é também denominado de poente.
( ) O Hemisfério Setentrional é também uma denominação para o Hemisfério Boreal.

02. (PAIES 1997) A representação do espaço geográfico através de mapas é de extrema importância para a compreensão do mundo em que vivemos. Com relação à localização do Brasil na superfície terrestre, marque (V) para cada afirmação que for verdadeira e (F) para cada afirmação que for falsa.

( ) Apenas uma pequena porção do território brasileiro localiza-se no hemisfério norte.
( ) A linha do Equador corta a região Sul do Brasil.
( ) A maior parte do território brasileiro localiza-se no hemisfério setentrional.
( ) O Brasil localiza-se a oeste do meridiano de Greenwich.


Questão 03 (PUC-PR) Sobre a orientação, pode-se afirmar corretamente:

a) O espaço entre o sudeste e o noroeste tem dois pontos cardeais, dois pontos colaterais e cinco subcolaterais, partindo de qualquer direção.
b) A representação gráfica da orientação é feita através das coordenadas geográficas.
c) A distância sudoeste-sudeste é de 180°.
d) A distância leste-oeste é de 180°.
e) O espaço entre o ponto colateral noroeste e o ponto colateral sudeste, sentido horário, tem dois pontos colaterais e seis pontos subcolaterais.

Questão 04. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir.
 





a) mapa 1 = longitude; mapa 2 = latitude; mapa 3 = zonas climáticas
b) mapa1 = meridianos; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = zonas climáticas
c) mapa1 = latitude; mapa 2 = paralelos; mapa 3 = fusos horários
d) mapa1 = paralelos; mapa 2 = meridianos; mapa 3 = zonas climáticas

Questão 05. Dê as coordenadas geográficas dos pontos abaixo
 

 Resposta:






Questão 06 (PUCRS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.


O ponto antípoda de B é

a) 3° de latitude Norte e 2° de longitude Oeste.
b) 87° de latitude Sul e 2° de longitude Oeste.
c) 3° de latitude Norte e 178° de longitude Oeste.
d) 2° de latitude Sul e 177° de longitude Leste.
e) 3° de latitude Sul e 4° de longitude Leste.


Questão 07. (UFES) Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do “World Trade Center”, na cidade de Nova York, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado, como o autor intelectual dos ataques, o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova York, nos EUA, é de +9h30min. Com base nas informações acima, a longitude da capital afegã é

a) 142°30’ longitude oeste de Greenwich.
b) 135°00’ longitude oeste de Nova York.
c) 216°30’ longitude leste de Nova York.
d) 83°30’ longitude leste de Greenwich.
e) 68°30’ longitude leste de Greenwich.

Questão 08. (UFPI) O meridiano de Greenwich é essencial para a determinação de uma das coordenadas geográficas. Sobre ele, é correto afirmar que:

a) divide os hemisférios setentrional e boreal.
b) define os graus de latitude.
c) orienta o grau de translação da Terra.
d) estabelece a zonalidade climática.
e) serve de referência para os fusos horários.


Questão 09. (Ufg) O sistema de coordenadas geográficas, adotado atualmente como uma convenção mundial, foi concebido na Grécia Antiga e visava a facilitar a localização de qualquer ponto na esfera terrestre, a partir do cruzamento entre um paralelo e um meridiano. Considerando-se as características desse sistema, uma cidade fictícia, com coordenadas iguais a 7°00’ de longitude Leste e 6°50’ de latitude Sul, estaria localizada a


a)( ) 5° 20’ ao norte da latitude 12°10’ Sul.
b)( ) 5° 30’ a leste da longitude 7° 30’ Leste.
c)( ) 6° 10’ ao sul da latitude 13° 00’ Sul.
d)( ) 8° 30’ a oeste da longitude 15° 30’ Leste.


Questão 10. (G1) As proposições, a seguir, referem-se à orientação, coordenadas geográficas e cartografia.Indique a única correta.
a) A Longitude é a figura formada pela junção dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
b) A Latitude é um ângulo que tem seu vértice no centro da seção plana da Terra, definido pelo paralelo do lugar considerado. Varia do paralelo de Greenwich a 180° pala Leste e 180° para Oeste.c) A Rosa-dos-ventos é um aparelho de orientação inventado no século XII.
d) A altitude é a diferença de nível de um ponto qualquer na superfície terrestre e o nível médio dos mares.
e) O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisférios Setentrional e Meridional.




Obsevação: mapa abaixo deverá servir de base para as questões 11 e 12.

Questão 11. Observe  mapa abaixo:


A ............... de latitude ................ e .............. de longitude ........................
B ............... de latitude ................ e .............. de longitude ........................
C ................ de latitude ................ e ............... de longitude .......................
D ................ de latitude ............... e ................ de longitude ......................
 
Questão 12 - Dê o nome do continente onde se localizam os seguintes pontos:
A ...............................
B ...............................
C ..............................
D .............................

Questão 13. (UDESC 2008) Sobre as coordenadas geográficas, assinale a alternativa correta.

a) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de zero a 90 graus.

b) Coordenada geográfica é o ponto em que duas latitudes se cruzam.

c) Tanto as latitudes quanto as longitudes são medidas em graus, minutos e segundos.

d) Os principais paralelos e meridianos que cortam o território brasileiro são: Equador e Tordesilhas.

e) O paralelo é uma circunferência imaginária, que pode ser traçado até 180 vezes sobre a superfície terrestre.

Questão 14 (UFPB 2009) Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. No cruzamento de um paralelo com um meridiano, há um ponto específico que determina a latitude e a longitude, permitindo a sua localização. Sobre as referidas latitude e longitude, é correto afirmar:

a) São medidas angulares entre dois pontos.
b) São distâncias em graus entre dois pontos.
c) São medidas em quilômetros entre a linha do Equador e o meridiano de Greenwich.
d) A latitude varia de 0º a 180º para Leste ou para Oeste.
e) A longitude varia de 0º a 90º para Norte ou para Sul.

Questão 15. (UFPR) Na(s) questão(ões) a seguir, leia, analise as afirmativas e escreva no espaço apropriado a soma dos itens corretos.

No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas geográficas de diferentes localidades.


Com base nesses dados, é correto afirmar:


(01)Todas as localidades estão situadas entre o Trópico de Câncer e a linha do Equador.
(02) As localidades B e C estão situadas na Austrália.
(04) As localidades A e E estão situadas na zona intertropical, no Hemisfério Sul.
(08) As localidades mais próximas da linha do Equador são F e A.
(16) A localidade D está a noroeste da localidade F.


Questão 16. Observe o mapa da cidade de João Pessoa – PB.

 

Esse mapa apresenta uma trajetória, assinalada em linha reta, entre o Hotel Tambaú (Ponto A) e o Estádio José Américo (Almeidão – Ponto B). Partindo-se do ponto A para o ponto B, o trajeto ocorre na direção:


a) Nordeste – Sudoeste
b) Noroeste – Sudeste
c) Nordeste - Sudeste
d) Sudoeste – Nordeste
e) Leste – Oeste

Questão 17. Observe, no mapa, os pontos A e B.




 
   a) A: 40° Lat. N                                             c) A: 40° Lat. S
          140° Long. W                                               160° Long. W
       B: 20° Lat. S                                                 B: 20° Lat. N
      60° Long. E                                                                60° Long. E

   b) A: 40° Lat.
N                                                d) A: 40° Lat. N
       140° Long. E                                                    140° Long. W
     B: 20° Lat.                                                       B: 20° Lat. S
         60° Long. W                                                     60° Long. W

e) A: 40° Lat. E
      160° Long. N
   B: 20° Lat. W
       60° Long. S


Questão 18. Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas.

(1) - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos.
(2) - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta.
(3) - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.
(4)- A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano de ponto qualquer em relação ao meridiano de Greenwich.
(5) - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica.

Assinale:
a) se todas são corretas:
b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas;
c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas;
d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas;
e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.

Questão 19 . Com relação às coordenadas geográficas e a localização dos pontos assinalados na figura abaixo, marque V a alternativa verdadeira e F a falsa.

  

( ) Os pontos B e C possuem diferentes latitudes e mesma longitude.
( ) O pondo D está situado nos Hemisférios Norte e Ocidental.
( ) O ponto A está localizado a 0º de longitude e 90º de latitude S.
( ) O ponto B situa-se nos Hemisférios Norte e Ocidental.

Resposta:__________________________________

Questão 20. Assinale, de acordo com o mapa, a alternativa correta.



a) Londres é uma cidade localizada em baixas latitudes.
b) Guayaquil (no Equador) está a leste de Greenwich.
c) Moscou está situada em altas latitudes e a 40o de longitude leste do meridiano de Greenwich.
d) A região norte do Brasil está localizada em altas latitudes.
e) O meridiano de 40oW de Greenwich corta a porção mais ocidental do Brasil.



Questão 21 Observe o esquema a seguir que representa a distribuição das cidades A, B, C e D no planisfério e assinale a alternativa correta.




a) A cidade localizada mais próxima da Europa é a C.
b) A é a cidade mais próxima do Pólo Norte.
c) Todas as cidades estão localizadas em latitudes diferentes.
d) C é a cidade mais próxima a Greenwich

Dica de Professor??!!!
Como a localização geográfica cai nas provas

Entre geopolítica, clima e meio ambiente, questões sobre localização geográfica se fazem presentes nas provas de Geografia dos vestibulares. Normalmente, perguntas sobre orientação são inseridas juntamente com outras matérias, por isso é essencial que o aluno domine este conteúdo. A equipe de Geografia do Anglo, de São Paulo, aponta os cinco passos que os vestibulandos devem seguir na resolução de questões sobre localização:
Há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia.

Para ter êxodo o estudande da cartografia deve:

Relacionar -os fatos geográficos não acontecem de forma isolada. Eles se conectam às condições naturais e sociais do lugar onde ocorrem, o que explica a numerosa freqüência de questões interdisciplinares que relacionam os conhecimentos geográficos com outras informações.

Dinamicos -não existe um espaço geográfico estático. Tudo está em perpétua mutação, embora muitas vezes as mudanças não possam ser percebidas na escala de tempo que se está usando. Muitas questões utilizam diferentes escalas de tempo, procurando avaliar a capacidade do aluno de entender as diferentes dinâmicas do espaço geográfico.

Todos os espaços geográficos devem ser:

Localizados -há um intenso uso de mapas nas questões de vestibular e, para interpretá-los, deve-se investir um bom tempo no estudo de Cartografia. As questões avaliam a capacidade de leitura dessa linguagem e de seu sistema de símbolos específicos.

Comparados -embora os diferentes espaços geográficos tenham suas particularidades, é essencial que comparar o que se está estudando com outros lugares. Muitas questões exploram analogias, avaliando o grau de entendimento das leis geográficas.


Além dos pontos acima, os estudantes devem seguir as seguintes orientações:


1. Estudar com a meta de alcançar uma visão completa e abrangente de todos os tópicos do programa. A maior parte das questões avalia a abrangência de seus conhecimentos geográficos e não sua especificidade.

2. Entender as interdisciplinaridades. Os fatos geográficos não são isolados, mas inseridos em contextos naturais e sociais que envolvem conhecimentos de outras disciplinas.

3. Identificar os vocábulos específicos da geografia. Cada ciência tem seu
vocabulário próprio e as questões de vestibular utilizam essa terminologia.

4. Usar mapas procurando visualizar no espaço geográfico os fatos que estão sendo estudados. Estabelecer nexos lógicos com outros fatos regionais ou mundiais.

5. Relacionar o que está estudando com o que já sabe, procurando tirar dessas relações leis geográficas que expliquem a realidade local ou regional. A visão global do espaço geográfico deve ser acompanhada do conhecimento de seus aspectos específicos.

6. Avaliar sua capacidade de analisar de forma crítica e coerente a produção e a transformação do mundo contemporâneo, marcado pela alta instabilidade das fronteiras. Esse tema tem sido usado em muitas questões, quase todas baseadas em análise de textos ou interpretação de mapas.

7. Identificar as relações entre a realidade brasileira e os processos gerais que regem o mundo contemporâneo, no que se refere à natureza e à sociedade.

8. Entender a alteração que a noção de tempo e espaço geográfico estão sofrendo. Muitas questões abordam a evolução das tecnologias de comunicações e de transportes, que aumentam a velocidade de ligação dos diferentes pontos do espaço mundial e ampliam a integração de pessoas e mercados.

9. Analisar a construção dos espaços geográficos, pensando nas transformações que são impostas ao meio ambiente. Esse tem sido o assunto de algumas das mais difíceis questões das provas de geografia e está relacionado às transformações do modo de vida das sociedades contemporâneas.

Professor Reinaldo Scalzaretto(supervisor de geografia do Curso Anglo) Texto adptado

9 comentários:

  1. Nossa um material riquíssimo me ajudou a tirar muitas dúvidas ao fazer os exercícios além de proporcionar ideias para trabalhar em sala de aula com os alunos.

    Muitooooooooo obrigada
    Abraços Geográficos

    ResponderExcluir
  2. João Filipe Santos BA 23 de março de 2014
    Gostei bastante. Tirei muitas dúvidas.
    Obrigado



    ResponderExcluir
  3. Material riquíssimo! Pode me mandar o gabarito? Grata!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...