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Este blog tem como objetivo, ser um complemento para alunos do ensino médio, no que refere as Ciência Humanas.


27/04/2011

ASSUNTO - CARTOGRAFIA- ESCALA: Estudo Dirigido





O texto abaixo se refere às questões 01 e 02 ESCALAS


Os arquitetos e engenheiros costumam frequentemente, antes de executarem um projeto de casa, prédio, etc., desenhar plantas, nas quais reproduzem a forma que essas construções vão ter na realidade, mas em dimensões reduzidas. Para isso utilizam escalas. Um cartógrafo, quando traça mapas geográficos, também usa escalas para representar as dimensões de um país ou de uma cidade,

Exemplificando:
por exemplo. Em mapas ou em plantas aparecem expressões como
“ escala 1 :12500’’ ou escala “ 1 : 100 ’’ que devem ser lidas assim : “ escala 1 por 12500 ’’ou “ escala 1 por 100 ’’.

OBSERVAÇÃO
Se escolhermos como unidade de comprimento o centímetro, então a escala
“1:12500 ’’ significa que 1cm na planta ou no mapa representa12500cm.


QUESTÃO 01
(Descritor: aplicar o conceito de escala)
Assunto: Segmentos proporcionais
Na planta de uma casa um dos quartos possui 1,5 cm de largura por 2 cm, de comprimento. Sabendo-se que a escala é 1: 200 podemos afirmar que este quarto possui uma área de:

a) 3 m 2


b) 4 m 2


c) 6 m 2


d) 12 m 2

QUESTÃO 02
(Descritor: aplicar o conceito de escala)
Assunto: Segmentos proporcionais
A distância entre duas cidades brasileiras é de 3x10 2 km. Num mapa cuja escala é “1: 45 000 000” esta distância será representada, aproximadamente, por:

a) 1 cm             b) 1,5 cm              c) 0,7 cm         d) 0,5 cm
QUESTÃO 03
(Descritor: aplicar o conceito de escala)
Assunto:Busque em conteúdos de outras disciplinas uma questão que possamos inserir em nosso contexto “Escalas”, definindo o


assunto.

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